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Como usar o método next() da interface Iterator do Java para retornar o próximo elemento da iteração

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O método next() da interface Iterator é usado quando queremos acessar o próximo elemento de uma iteração. Veja sua assinatura:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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E next()

Veja que o tipo retornado equivale ao tipo do elemento usado na declaração do iterador. Veja um exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

import java.util.ArrayList;
import java.util.Iterator;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    // vamos criar uma ArrayList
    ArrayList<String> pessoas = new ArrayList();
    pessoas.add("Osmar");
    pessoas.add("Carlos");
    pessoas.add("Fernanda");
    
    // vamos obter um iterador para a lista
    Iterator<String> pessoa = pessoas.iterator();
    
    // vamos obter o próximo elemento (neste caso, o primeiro)
    String s1 = pessoa.next();
    System.out.println(s1);
    
    // vamos obter o próximo elemento (o segundo)
    String s2 = pessoa.next();
    System.out.println(s2);
    
    // vamos obter o próximo elemento (o terceiro)
    String s3 = pessoa.next();
    System.out.println(s3);
    
    // vamos obter o próximo elemento (vai dar erro. não há um quarto elemento)
    String s4 = pessoa.next();
    System.out.println(s4);
  }
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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Osmar
Carlos
Fernanda
Exception in thread "main" java.util.NoSuchElementException
  at java.util.ArrayList$Itr.next(ArrayList.java:834)
  at estudos.Estudos.main(Estudos.java:30)
Java Result: 1

Veja que o método next() atira uma exceção do tipo NoSuchElementException se o iterador não possuir mais elementos.

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Java ::: Dicas & Truques ::: Formulários e Janelas

Como definir um ícone para a janela do aplicativo Java Swing usando o método setIconImage() da classe JFrame

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Este exemplo mostra como definir um ícone para uma janela JFrame do Java Swing. Antes de testar o código, certifique-se de ter uma imagem chamada icon.gif no diretório de execução do aplicativo (ou no local que você especificar).

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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import java.awt.*;
import javax.swing.*;

public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos() {
    super("A classe JFrame");
    
    // Define o ícone para a janela    
    ImageIcon icone = new ImageIcon("icon.gif");
    setIconImage(icone.getImage());
   
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Java ::: Java Swing - Gerenciadores de Layout ::: GridBagLayout

Como usar o gerenciador de layout GridBagLayout em suas aplicações Java Swing

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O gerenciador de layout GridBagLayout é um dos mais complexos e mais flexíveis. Embora possa parecer, esta classe não é uma sub-classe de GridLayout, como mostra sua posição na hierarquia de classes Java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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java.lang.Object
  java.awt.GridBagLayout

Esta classe implementa as interfaces LayoutManager, LayoutManager2 e Serializable.

A vantagem do gerenciador de layout GridBagLayout em relação ao GridLayout, é que, com o GridBagLayout nós podemos fazer com que os componentes nas linhas e colunas possam ter diferentes tamanhos e às vezes ocupar múltiplas linhas e colunas.

O trecho de código abaixo mostra a forma mais simples de se criar um GridBagLayout. Veja que os botões são arranjados de forma horizontal na janela. É claro que sem os ajustes necessários, não tiramos muito proveito do uso deste gerenciador (mas isso será visto em outras dicas dessa seção):

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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import javax.swing.*;
import java.awt.*;

public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Como usar a classe GridBagLayout");

    // define o layout
    setLayout(new GridBagLayout());

    // adiciona componentes à janela
    add(new JButton("Botão 1"));
    add(new JButton("Botão 2"));
    add(new JButton("Botão 3"));
    add(new JButton("Botão 4"));
    
    setSize(350, 150);
    setVisible(true);    
  }

  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Ao executar este código Java Swing nós teremos o seguinte resultado:




Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Ler dois números inteiros e informar se os dois possuem o mesmo dígito no final em Java

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que pede para o usuário informar dois números inteiros e informe se os dois números informados possuem o último dígito igual, ou seja, terminam com o mesmo dígito.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe o primeiro número: 28
Informe o segundo número: 4318
Os dois números possuem o último dígito igual.

Informe o primeiro número: 39
Informe o segundo número: 93
Os dois números não possuem o último dígito igual.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir para o usuário informar dois inteiros
    System.out.print("Informe o primeiro número: ");
    int n1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o segundo número: ");
    int n2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // agora vamos testar se os dois números terminam com
    // o mesmo último dígito
    if(Math.abs(n1 % 10) == Math.abs(n2 % 10)){
      System.out.println("Os dois números possuem o último dígito igual.");
    }
    else{
      System.out.println("Os dois números não possuem o último dígito igual.");
    }
  }
}



Vamos testar seus conhecimentos em

Dimensionamento de pilares de canto

Os pilares de canto são solicitados pela flexão oblíqua, tendo momentos de 1ª ordem e excentricidades nas direções x e y.

Analise os dados para o pilar a seguir:



Qual o valor das excentricidades no topo e na base do referido pilar, em x e y?

A) e1,x,A = 1,02cm.
e1,x,B = 1,31cm.
e1,y,A = 2,05cm.
e1,y,B = 1,75cm.

B) e1,x,A = 1,52cm.
e1,x,B = 1,31cm.
e1,y,A = 2,22cm.
e1,y,B = 1,99cm.

C) e1,x,A = 2,10cm.
e1,x,B = 1,56cm.
e1,y,A = 1,50cm.
e1,y,B = 1,99cm.

D) e1,x,A = 2,78cm.
e1,x,B = 1,32cm.
e1,y,A = 1,50cm.
e1,y,B = 1,99cm.

E) e1,x,A = 1,78cm.
e1,x,B = 1,32cm.
e1,y,A = 1,22cm.
e1,y,B = 0,99cm.
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Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Analise o seguinte código JavaScript

const numeros = [33, 2, 8]; 
numeros.sort();
document.write(numeros[1]);

Qual é o resultado de sua execução?

A) 2

B) 8

C) 1

D) 33
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Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual o resultado da execução do seguinte código Python?

for i in range(0, 10, 3):
  print(i, end="  ")

A) 0 3 6 9

B) 0 1 2 3

C) 3 6 9 12

D) 10 20 30 40

E) 0 0 0 0
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Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

A linguagem JavaScript diferencia letras maiúsculas de letras minúsculas (case-sensitive)?

A) Sim

B) Não
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Vamos testar seus conhecimentos em

Características do concreto armado

A fissuração é um efeito importante nas estruturas de concreto e não deve ser desprezada. O conhecimento íntimo desse tipo de efeito é de vital importância para garantir a durabilidade e o desempenho das estruturas por longos anos.

A seguir, correlacione os tipos de fissuração e as definições:

1 - Fissuras plásticas.
2 - Fissuras térmicas.
3 - Fissuras de retração por secagem.

( ) Desenvolvem-se por conta de tensões de tração devido à restrição interna causada por retração diferencial entre a superfície e o interior do concreto.

( ) Desenvolvem-se nas primeiras idades do concreto, após o endurecimento.

( ) Desenvolvem-se antes de o concreto estar endurecido, entre 1 e 8 horas após o lançamento.

Agora, assinale a alternativa que traz a sequência correta:

A) 1 - 2 - 3.

B) 2 - 1 - 3.

C) 3 - 1 - 2.

D) 2 - 3 - 1.

E) 3 - 2 - 1.
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