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Como detectar o evento KeyDown da classe Control em suas aplicações C# Windows FormsQuantidade de visualizações: 2642 vezes |
O evento KeyDown é declarado originalmente na classe Control e ocorre quando uma tecla é pressionada (mas não liberada) enquanto o controle possui o foco. É importante observar onde o evento KeyDown se localiza na sequencia de passos produzida pelo pressionamento e liberação de uma tecla: 1) KeyDown - A tecla é abaixada (pressionada); 2) KeyPress - O evento KeyPress ocorre; 3) KeyUp - A tecla é liberada. Veja que há três eventos do teclado que você pode capturar, e o evento KeyDown é o primeiro da lista. Quando o evento KeyDown ocorre, o tratador de evento recebe um objeto da classe KeyEventArgs. Até o .NET Plataform 3.0, esta classe possui várias propriedades, entre elas a propriedade KeyValue, que permite obter a representação numérica da propriedade KeyCode (que retorna o código da tecla pressionada). Veja um trecho de código no qual usamos o evento KeyDown do formulário para exibir um número inteiro representando o código da tecla pressionada: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void Form1_KeyDown(object sender, KeyEventArgs e){ // obtém a representação numérica do código da tecla pressionada int codigo = e.KeyValue; // mostra o resultado MessageBox.Show("O código da tecla pressionada é: " + codigo); } Note que as propriedades KeyValue e KeyCode estão disponíveis apenas nos eventos KeyDown e KeyUp, uma vez que estes recebem um objeto da classe KeyEventArgs. O evento KeyPress recebe um objeto da classe KeyPressEventArgs. |
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C# ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como gerar um número aleatório usando a função Next() da classe Random do C#Quantidade de visualizações: 23640 vezes |
Este exemplo mostra como gerar números randômicos usando C#. Para isso nós vamos usar o método Next() da classe Random. Este método retorna um número inteiro maior ou igual a zero e menor que a constante MaxValue (cujo valor é 2.147.483.647). Observe que cada chamada a Next() gera um número aleatório diferente, não havendo a necessidade de criar um novo objeto da classe Random para cada número desejado. Eis o código: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ // cria um objeto da classe Random Random rnd = new Random(); // gera o número aleatório na faixa // 0 até MaxValue (2.147.483.647) int numero = rnd.Next(); // exibe o resultado Console.Write("O número gerado foi: {0}", numero); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: O número gerado foi: 504 |
C# ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como resolver uma equação do segundo grau em C# - Como calcular Bhaskara em C#Quantidade de visualizações: 1179 vezes |
Como resolver uma equação do 2º grau usando C# Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando a linguagem C#. Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a ≠ 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita. Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0. Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente. Como resolver uma equação do 2º grau Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns: a) Fórmula de Bhaskara; b) Soma e produto. O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa. Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara Como nosso código C# vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja: \[\Delta =b^2-4ac\] Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades: a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais. b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real. c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real. Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara: \[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\] Vamos agora ao código C#. Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos { class Principal { static void Main(string[] args) { // os coeficientes double a, b, c; // as duas raizes, a imaginaria e o discriminante double raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante; // vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes Console.Write("Valor do coeficiente a: "); a = Double.Parse(Console.ReadLine()); Console.Write("Valor do coeficiente b: "); b = Double.Parse(Console.ReadLine()); Console.Write("Valor do coeficiente c: "); c = Double.Parse(Console.ReadLine()); // vamos calcular o discriminante discriminante = (b * b) - (4 * a * c); // a equação possui duas soluções reais? if (discriminante > 0) { raiz1 = (-b + Math.Sqrt(discriminante)) / (2 * a); raiz2 = (-b - Math.Sqrt(discriminante)) / (2 * a); Console.Write("Existem duas raizes: x1 = " + raiz1 + " e x2 = " + raiz2); } // a equação possui uma única solução real? else if (discriminante == 0) { raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a); Console.Write("Existem duas raizes iguais: x1 = " + raiz1 + " e x2 = " + raiz2); } // a equação não possui solução real? else if (discriminante < 0) { raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a); imaginaria = Math.Sqrt(-discriminante) / (2 * a); Console.Write("Existem duas raízes complexas: x1 = " + raiz1 + " + " + imaginaria + " e x2 = " + raiz2 + " - " + imaginaria); } Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Valor do coeficiente a: 1 Valor do coeficiente b: 2 Valor do coeficiente c: -3 Existem duas raizes: x1 = 1 e x2 = -3 |
C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
C# para iniciantes - Como usar o laço for da linguagem C#Quantidade de visualizações: 11939 vezes |
O laço for em C# é usado quando queremos executar uma instrução ou um bloco de instruções um determinado número de vezes. Este laço é composto de três partes: Inicialização: Laços for são controlados por uma variável de controle. Nesta parte nós definimos o tipo de dados e o valor inicial desta variável. Esta parte do laço é executada somente na primeira iteração. Teste da condição de parada: Cada iteração do laço acontece mediante uma condição. Esta condição é avaliada e, caso o retorno seja satisfatório, a execução do laço continua. O resultado da avaliação desta parte do laço deve ser true ou false. Tenha em mente que, se a condição já for falsa na primeira iteração, o laço nunca será executado. Incremento ou decremento da variável de controle: Esta parte do laço é executada após cada iteração. É aqui que incrementamos ou decrementamos o valor da variável de controle. Esta parte é importante. Não manipular o valor da variável de controle pode resultar em laços infinitos. Veja um laço for no qual contamos de 0 a 10: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ for(int i = 0; i <= 10; i++){ Console.WriteLine("{0}", i); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } Veja agora um laço for que exibe os números pares de 0 a 10: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ for(int i = 0; i <= 10; i += 2){ Console.WriteLine("{0}", i); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } E finalmente, um laço for que conta de 10 até 0: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ for(int i = 10; i >= 0; i--){ Console.WriteLine("{0}", i); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } Com exceção da parte do teste de condição de parada, as demais partes de um laço for podem conter múltiplas instruções separadas por vírgulas. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ for(int i = 0, x = 3; i < 10; i++, x *= 4){ Console.WriteLine("{0}", i + x); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual a sintaxe correta para mostrar o tipo de uma variável em Python?a = 45 print("O tipo da variável é: {0}".format(______________)) A) typeOf(a) B) Type(a) C) typeof(a) D) type(a) E) type a Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Introdução à Ética Aristóteles viveu entre grandes personalidades, já que foi discípulo de Platão e mestre de Alexandre, O Grande. Suas reflexões giravam em torno da política, da ética e da metafísica, e foram tão importantes que na atualidade influenciam campos científicos diversos, da política à biologia, passando, é claro, pela filosofia. Considerando essas informações, analise as afirmativas a seguir. I - Aristóteles foi o primeiro filósofo a elaborar tratados sistemáticos de ética, como a Ética a Nicômaco. II - Aristóteles investiga o que é a felicidade, e ela deve ser um bem perfeito que se busca por si mesmo, e não como meio para outra coisa. III - Ele partilhava da ideia de que uma pessoa virtuosa precisa viver numa sociedade regida por Deus, porque a ética não pode desvincular-se da religião. Está correto apenas o que se afirma em: A) I e II, apenas. B) III, apenas. C) I, apenas. D) II, apenas. E) II e III, apenas. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Analise o seguinte código JavaScriptconst numeros = [33, 2, 8]; numeros.sort(); document.write(numeros[1]); Qual é o resultado de sua execução? A) 2 B) 8 C) 1 D) 33 Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Qual é a forma correta de adicionar comentários de uma linha em JavaScript? A) <!-- Este é um comentário --> B) // Este é um comentário C) ' Este é um comentário D) # Este é um comentário Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia |
Cálculo da vazão de dimensionamento de uma galeria de águas pluviais FEMPERJ-2012-TCE-RJ: A vazão de dimensionamento de uma galeria de águas pluviais que drena uma área densamente urbanizada de 10 hectares, considerando-se uma chuva de projeto com intensidade de 60 mm/hora, duração igual ao tempo de concentração da bacia e coeficiente de escoamento superficial igual a 0,90, através do Método Racional, é: A) 150 m3/s B) 0,150 l/s C) 1,5 m3/s D) 150 l/s E) 15 m3/s Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
Veja mais Dicas e truques de C# |
Dicas e truques de outras linguagens |
Java - Como usar null em Java |
Códigos Fonte |
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