Você está aqui: C# ::: Namespace System.Windows.Forms ::: Control

Entenda e aprenda a detectar o evento KeyPress da classe Control em suas aplicações C# Windows Forms

Quantidade de visualizações: 3442 vezes
O evento KeyPress é declarado originalmente na classe Control e ocorre quando uma tecla é pressionada enquanto o controle possui o foco. É importante observar onde o evento KeyPress se localiza na sequencia de passos produzida pelo pressionamento de uma tecla:

1) KeyDown - A tecla é abaixada;
2) KeyPress - O evento KeyPress ocorre;
3) KeyUp - A tecla é liberada.

Veja que há três eventos do teclado que você pode capturar, e o evento KeyPress está localizado entre os outros dois.

Quando o evento KeyPress ocorre, o tratador de evento recebe um objeto da classe KeyPressEventArgs. Até o .NET Plataform 3.0, esta classe possui as seguintes propriedades:

a) Handled - Obtém ou define um valor indicando se o evento KeyPress foi gerenciado (se o valor desta propriedade for true, o evento foi cancelado).

b) KeyChar - Obtém ou define o caractere correspondente à tecla pressionada.

Observe o seguinte trecho de código:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos em Java, Python, VisuAlg, Portugol, Delphi, C#, C, C++, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Aprenda a programar resolvendo problemas do mundo real. Tudo em português, com comentários em português.

Quero Ser Apoiador(a)


Neste código nós obtemos o caractere digitado e o exibimos na barra de títulos do formulário. Veja outro exemplo:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos em Java, Python, VisuAlg, Portugol, Delphi, C#, C, C++, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Aprenda a programar resolvendo problemas do mundo real. Tudo em português, com comentários em português.

Quero Ser Apoiador(a)


Aqui nós verificamos se o usuário digitou a letra "a" minúscula, ou seja, o evento KeyPress é muito útil quando queremos testar caracteres digitados.

Para finalizar, saiba que não devemos usar o evento KeyPress para tratar teclas do tipo Enter, Tab, Insert, Delete, Home, End, Page Up, Page Down, etc. Para estas devemos usar os eventos KeyDown e KeyUp.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de C# - Criando dois vetores de inteiros de forma que a soma dos elementos individuais de cada vetor seja igual a 30

Quantidade de visualizações: 254 vezes
Pergunta/Tarefa:

Considere os seguintes vetores:

// dois vetores de 5 inteiros cada
int[] a = { 50, -2, 9, 5, 17 };
int[] b = new int[5];
Escreva um programa C# que preencha o segundo vetor de forma que a soma dos respectivos elementos individuais de cada vetor seja igual a 30.

Sua saída deverá ser parecida com:

Valores no vetor a: 50   -2   9   5   17   
Valores no vetor b: -20   32   21   25   13
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C#:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    // função principal do programa C#
    static void Main(string[] args) {
      // dois vetores de 5 inteiros cada
      int[] a = { 50, -2, 9, 5, 17 };
      int[] b = new int[5];

      // vamos preencher o segundo vetor de forma que a soma dos
      // valores de seus elementos seja 30
      for (int i = 0; i < b.Length; i++) {
        b[i] = 30 - a[i];
      }

      // vamos mostrar o resultado
      Console.Write("Valores no vetor a: ");
      for (int i = 0; i < a.Length; i++) {
        Console.Write(a[i] + "   ");
      }

      Console.Write("\nValores no vetor b: ");
      for (int i = 0; i < b.Length; i++) {
        Console.Write(b[i] + "   ");
      }

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}



C# ::: Windows Forms ::: CheckBox

Como testar se uma CheckBox do C# Windows Forms está marcada ou desmarcada

Quantidade de visualizações: 22106 vezes
Em algumas situações precisamos verificar se uma CheckBox do C# Windows Forms está marcada ou desmarcada. Para isso só precisamos acessar sua propriedade Checked. Esta propriedade retorna um valor true se a CheckBox estiver marcada e false em caso contrário.

Veja o trecho de código abaixo (estou assumindo que você colocou um Button e uma CheckBox no seu formulário):

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos verificar se a CheckBox está marcada ou desmarcada
  if(checkBox1.Checked)
    MessageBox.Show("A CheckBox está marcada");
  else
    MessageBox.Show("A CheckBox está desmarcada");
}

Se você quiser inverter o teste, ou seja, verificar primeiro se a CheckBox está desmarcada, poderá fazer algo assim:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos verificar se a CheckBox está marcada ou desmarcada
  if(!checkBox1.Checked)
    MessageBox.Show("A CheckBox está desmarcada");
  else
    MessageBox.Show("A CheckBox está marcada");
}



C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como adicionar ou subtrair dias de uma data em C# usando o método AddDays() da classe DateTime

Quantidade de visualizações: 26620 vezes
Em algumas situações nossos códigos precisam adicionar ou subtrair dias de uma data. Isso pode ser feito com o auxílio do método AddDays() da estrutura DateTime. Este método recebe o número de dias a serem acrescidos ou substraídos da data representada pelo DateTime atual e retorna um novo DateTime com as devidas modificações.

Veja um trecho de código no qual adicionamos 5 dias à data atual:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

static void Main(string[] args){
  // vamos obter a data de hoje
  DateTime hoje = DateTime.Now;

  // exibe a data de hoje
  System.Console.WriteLine("Hoje é {0:d}", hoje);

  // vamos adicionar 5 dias à data de hoje
  DateTime data_futura = hoje.AddDays(5);

  // exibe a data daqui a cinco dias
  System.Console.WriteLine("Daqui a 5 dias será {0:d}", data_futura);

  // pausa o programa
  System.Console.Write("\nPressione qualquer tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

É possível também subtrair dias. Para isso só precisamos fornecer um valor negativo para o método AddDays(). Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

static void Main(string[] args){
  // vamos obter a data de hoje
  DateTime hoje = DateTime.Now;

  // exibe a data de hoje
  System.Console.WriteLine("Hoje é {0:d}", hoje);

  // vamos subtrair 7 dias da data de hoje
  DateTime data_passado = hoje.AddDays(-7);

  // exibe a data sete dias atrás
  System.Console.WriteLine("Há 7 dias era {0:d}", data_passado);

  // pausa o programa
  System.Console.Write("\nPressione qualquer tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

Lembre-se, contudo, que o método AddDays() pode disparar uma exceção do tipo ArgumentOutOfRangeException se o DateTime resultante for menor que MinValue ou maior que MaxValue. MinValue e MaxValue são os menor e maior valores que um DateTime pode representar.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

Veja mais Dicas e truques de C#

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 10 usuários muito felizes estudando em nosso site.