Você está aqui: Java ::: Pacote java.awt.event ::: KeyEvent

Java Swing - Como retornar o código da tecla pressionada usando o método getKeyCode() da classe KeyEvent do Java

Quantidade de visualizações: 4217 vezes
O método getKeyCode() da classe KeyEvent é usado quando queremos obter o código da tecla pressionada durante um evento KEY_PRESSED ou KEY_RELEASED. Para o evento KEY_TYPED, o keyCode é VK_UNDEFINED.

Veja um trecho de código no qual usamos o método getKeyCode() para obter e informar o código da tecla pressionada durante um evento keyPressed:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.awt.Container;
import java.awt.FlowLayout;
import java.awt.event.KeyEvent;
import java.awt.event.KeyListener;
import javax.swing.JFrame;
import javax.swing.JOptionPane;

public class Janela extends JFrame implements KeyListener{
  public Janela(){
    super("Eventos do Teclado");
    Container c = getContentPane();
    FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
    c.setLayout(layout);
    
    // vamos adicionar o objeto listener 
    addKeyListener(this);

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
    
  @Override
  public void keyPressed(KeyEvent e){
    // vamos obter o código da tecla pressionada
    int codigo = e.getKeyCode();
    JOptionPane.showMessageDialog(null, "O código da tecla pressionada é: " + codigo);  
  }
    
  @Override
  public void keyReleased(KeyEvent e){
    // sem implementação
  }

  @Override
  public void keyTyped(KeyEvent e){
    // sem implementação
  }   
  
  public static void main(String args[]){
    Janela j = new Janela();
    j.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Ao executar este código e pressionarmos uma tecla nós teremos o seguinte resultado:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

O código da tecla pressionada é: 65

É importante observar que o código da tecla pode ser obtido somente nos eventos keyPressed e keyReleased. Para o evento keyTyped o retorno do método getKeyCode() é VK_UNDEFINED.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como transformar um StringBuffer em uma String usando o método toString() da classe StringBuffer

Quantidade de visualizações: 29 vezes
Como já vimos em dicas anteriores, um objeto da classe String é imutável, ou seja, quando modificamos o conteúdo de uma String, o interpretador cria um novo objeto, copiando o conteúdo da string anterior para o objeto recém-criado. Já a classe StringBuffer é mutável, ou seja, podemos modificar o seu conteúdo sem a necessidade da criação de um novo objeto.

Você ficará surpreso ao saber que não podemos atribuir uma variável do tipo StringBuffer em uma variável do tipo String e vice-versa. Ao tentarmos fazer isso, os seguintes erros de compilação são exibidos:

a) error: incompatible types: StringBuffer cannot be converted to String
b) error: incompatible types: String cannot be converted to StringBuffer

Assim, sempre que for necessário converter um StringBuffer em uma String, temos que usar o seu método toString(). Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package arquivodecodigos;

// Este exemplo mostra como converter um
// StringBuffer em uma String

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    StringBuffer frase = new StringBuffer("Programação Java");
    String resultado = frase.toString(); 
    System.out.println(resultado);
    
    System.exit(0);
  }
} 



Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Modificadores

Programação Orientada a Objetos em Java - Como usar o modificador static em suas aplicações Java

Quantidade de visualizações: 18798 vezes
O modificador static pode ser aplicado a métodos e variáveis. Além disso, este modificador pode ser usado para a inicialização de códigos estáticos de uma classe.

Um recurso marcado com este modificador pertence à uma classe, e não às suas instâncias. Isso quer dizer que podemos acessar métodos ou variáveis estáticas sem a necessidade de criar uma cópia da classe. Veja por exemplo o método main() usado como ponto de entrada para um aplicativo Java:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

public static void main(String args[]){
  //
}

Como o método main é chamado antes mesmo de qualquer cópia de classes serem criadas, o modificador static se torna essencial. Veja o que acontece se o retirarmos:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

public class Estudos{
  public void main(String args[]){
    System.out.println("Olá");
    System.exit(0);
  }
}

O código compila sem problemas. Porém, ao tentarmos executar teremos o seguinte erro:

Exception in thread "main" 
java.lang.NoSuchMethodError: main
Vejamos agora o que acontece quando tentamos acessar uma variável não estática a partir de um trecho de código estático:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

public class Estudos{
  String frase = "Estou aqui!";   

  public static void main(String args[]){
    System.out.println(frase);
    System.exit(0);
  }
}

Ao tentarmos compilar este código teremos o seguinte erro:

Estudos.java:5: non-static variable frase cannot be 
referenced from a static context
 System.out.println(frase);
                       ^
1 error
Este erro aconteceu porque a variável frase foi definida sem o modificar static. Isso faz com que ela pertença à instâncias da classe, ou seja, para acessá-la teríamos que criar uma cópia da classe Estudos. Experimente alterá-la para:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

static String frase = "Estou aqui!";

Execute o programa novamente e veja como o erro desaparece.

Para demonstrar como recursos estáticos pertencem mesmo à classe e não às suas cópias, considere o seguinte exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    for(int i = 0; i < 5; i++){
      Cliente cliente = new Cliente();
      System.out.println("Sou o cliente número: " + 
        cliente.quant);
    } 
   
    System.exit(0);
  }
}

class Cliente{
  public static int quant = 0;   

  public Cliente(){
    quant++;
  }
}

Ao compilar e executar este código você terá o seguinte resultado:

Sou o cliente número: 1
Sou o cliente número: 2
Sou o cliente número: 3
Sou o cliente número: 4
Sou o cliente número: 5
Isso aconteceu porque a classe Cliente possui uma variável estática que é incrementada todas as vezes que o construtor da classe é chamado.

Veremos agora o uso do modificador static na inicialização de blocos de código estáticos. Observe o código:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    for(int i = 0; i < 5; i++){
      Cliente cliente = new Cliente();
      System.out.println("Sou o cliente número: " + 
        cliente.quant);
    } 
   
    System.exit(0);
  }
}

class Cliente{
  public static int quant = 0;   

  public Cliente(){
    quant++;
  }  

  static{
    System.out.println("Bloco estático");
  }
}

Compile e execute este exemplo. Você terá o seguinte resultado:

Bloco estático
Sou o cliente número: 1
Sou o cliente número: 2
Sou o cliente número: 3
Sou o cliente número: 4
Sou o cliente número: 5
Veja que criamos 5 cópias da classe Cliente. Porém, o bloco de código estático foi executado apenas uma vez, e antes mesmo do construtor da classe.


Java ::: Java para Engenharia ::: Unidades de Medida

Como converter Quilograma-Força para Newton em Java - Java para Física

Quantidade de visualizações: 341 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos efetuar a conversão de Quilograma-Força para Newton usando Java. Este cálculo é comum quando estamos tentando resolver problemas de Física usando programação.

Antes de continuarmos, vamos revisar estas duas unidades de medida. O Quilograma-Força (kgf) é a unidade de medida de uma força que faz um objeto com uma massa de 1 kg acelerar em um metro por segundo ao quadrado (1 m/s2). O Newton é a unidade utilizada para medir força no Sistema Internacional de Unidades (SI).

Agora vamos à fórmula para transformar Quilograma-Força em Newton. Veja:

\[\text{Newton} = \text{Quilograma-Força} \cdot 9,8 \]

Note que só precisamos multiplicar Quilograma-Força por 9,8 para obtermos o resultado em Newton.

Vamos ver um exemplo? Veja um código Java completo que pede para o usuário informar um valor em Quilograma-Força e o converte para Newton:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    double kgf, newton; 

    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler o valor em Quilograma-Força
    System.out.print("Informe o valor em kgf: ");
    kgf = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // agora vamos fazer a conversão para Newton
    newton = kgf * 9.80665;
    
    // e mostramos o resultado
    System.out.println("O resultado é: " + newton + " N");
  }
}

Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor em kgf: 50
O resultado é: 490.3325 N


Vamos testar seus conhecimentos em

Características do concreto armado

No campo da engenharia, a reologia desempenha um papel crucial no estudo do comportamento de materiais, especialmente quando submetidos a forças ou tensões. Ela investiga como os materiais reagem a essas forças e como suas propriedades podem variar de acordo com fatores como taxa de deformação, temperatura e pressão.

No contexto do concreto armado, um fenômeno reológico em particular ocorre quando a deformação do material aumenta com o tempo sob carregamento constante em comparação com a deformação inicial.

Como esse fenômeno é classificado na reologia do concreto armado?

A) Retração.

B) Expansão.

C) Fluência.

D) Variação de temperatura.

E) Deformações excessivas.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais

Instalações prediais de combate a incêndio

A norma NBR 13714 estabelece os critérios mínimos exigíveis para sistemas de hidrantes e de mangotinhos, para uso exclusivo no combate a incêndio. Com base nesses critérios, assinale a alternativa correta:

A) Uma edificação com área de 850m2 não necessita de um sistema de mangotinhos ou de hidrantes para proteção contra incêndio.

B) O ponto de tomada de água para hidrantes e mangotinhos pode ser instalado a até 10m de distância das portas externas e escadas.

C) Os hidrantes devem ser distribuídos de tal forma que qualquer ponto da área a ser protegida seja alcançado por no mínimo dois esguichos.

D) Uma edificação com parede externa de 12m de altura necessita que o hidrante externo seja instalado afastado no máximo 18m da edificação.

E) Uma edificação com parede externa de 12m de altura necessita que o ponto de tomada de água seja instalado a no máximo 2m em relação ao piso.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira

Ações em estruturas: apresentação dos principais carregamentos na análise de estruturas convencionais

Uma das formas de produzir energia elétrica é por meio da energia nuclear. A energia nuclear frequentemente é contestada por apresentar dois grandes problemas: a geração de lixo nuclear, de difícil descarte; e a fragilidade estrutural dos reatores nucleares.
Quanto ao segundo ponto, é necessário construir uma estrutura no entorno dos reatores que seja capaz de absorver, inclusive, o impacto de uma bomba (em caso de guerra). Uma bomba é um caso de que tipo de ação?

A) Permanente direta.

B) Excepcional.

C) Acidental indireta.

D) Acidental direta.

E) Permanente indireta.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil

Locação da obra

No caso de obras de grande área (m2), erros acumulados de alinhamento podem acarretar perda de tempo e dinheiro, sendo conveniente, portanto, o auxílio da topografia. Para esse tipo de obra, que tem muitos elementos (fundações, paredes, etc.), qual é o processo ideal de locação?

A) Processo dos cavaletes.

B) Processo dos piquetes.

C) Processo dos perfis metálicos.

D) Processo dos tapumes (ou gabaritos ou tábuas corridas).

E) Locação com auxílio das construções vizinhas.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual instrução é usada para interromper um laço em Python?

A) return

B) catch

C) break

D) continue

E) exit
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 40 usuários muito felizes estudando em nosso site.