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Como quebrar uma string Java em suas partes usando o método split() da classe StringQuantidade de visualizações: 3808 vezes |
O método split() da classe String é usado quando queremos quebrar uma string em suas partes e obter, como retorno, um vetor (matriz ou array) de objetos da classe String. Veja sua assinatura:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public String[] split(String regex) Veja que o argumento regex é uma expressão regular que será usada para separar as partes da string. Veja um trecho de código no qual separamos todas as palavras de uma frase usando o caractere de espaço como delimitador: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { String frase = "Gosto muito de programar em Java e PHP"; // vamos obter as partes da string usando o espaço como delimitador String partes[] = frase.split("\\s+"); // vamos percorrer as partes obtidas for(int i = 0; i < partes.length; i++){ System.out.println(partes[i]); } } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Gosto muito de programar em Java e PHP Tenha cuidado. Se uma expressão regular inválida for fornecida para o método split(), uma exceção do tipo PatternSyntaxException será atirada. Há uma sobrecarga do método split() com a seguinte assinatura: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public String[] split(String regex, int limit) Esta sobrecarga nos permite definir a quantidade de vezes que o padrão da expressão regular será aplicado e afeta a quantidade de partes da string que serão retornados. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { String frase = "Gosto muito de programar em Java e PHP"; // vamos obter as partes da string usando o espaço como delimitador String partes[] = frase.split("\\s+", 3); // vamos percorrer as partes obtidas for(int i = 0; i < partes.length; i++){ System.out.println(partes[i]); } } } Ao executarmos este código o resultado será: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Gosto muito de programar em Java e PHP |
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Java ::: Dicas & Truques ::: Threads |
Threads em Java - O que são threads e como usá-las em seus programas JavaQuantidade de visualizações: 13496 vezes |
Uma thread é um fluxo de execução de uma determinada tarefa em um programa. Na programação tradicional, temos apenas um fluxo de execução que começa a executar no início do programa e vai até o final. Com o uso de threads podemos ter várias tarefas sendo executadas ao mesmo tempo, cada uma independente da outra. Em programas que contêm interfaces gráficas, o uso de múltiplos fluxos de execução (ou threads) é muito comum. Enquanto digitamos em uma caixa de texto, uma animação pode estar sendo executada ou um arquivo sendo baixado. O Java permite que tenhamos várias threads sendo executadas ao mesmo tempo. Cada tarefa (ou thread) é uma instância da interface Runnable. Esta interface descreve apenas um método: public void run(); ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // criamos uma classe que servirá como thread class MinhaThread extends Thread{ private String nome; public MinhaThread(String nome){ this.nome = nome; } public void run(){ for(int i = 1; i <= 20; i++){ System.out.println(nome + ": " + i); } } } public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar duas threads MinhaThread t1 = new MinhaThread("Thread 1"); t1.start(); // chamamos o método start() e não run() MinhaThread t2 = new MinhaThread("Thread 2"); t2.start(); // chamamos o método start() e não run() System.exit(0); } } Salve este código como Estudos.java, compile e execute. Veja que cada thread escreverá de 1 a 20 na tela. Observe como as duas threads se alternam em suas tarefas, ou seja, de tempos em tempos uma cede lugar para que a outra seja executada. Note também que, embora nossa classe tenha um método run() nós não o chamamos. O que fazemos é chamar o método start(), que torna a thread elegível para ser executada a qualquer momento. Uma outra forma de criarmos uma thread é fazer com que nossa classe implemente a interface Runnable. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // criamos uma classe que servirá como thread class MinhaThread implements Runnable{ private String nome; public MinhaThread(String nome){ this.nome = nome; } public void run(){ for(int i = 1; i <= 20; i++){ System.out.println(nome + ": " + i); } } } public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar duas threads MinhaThread mt1 = new MinhaThread("Thread 1"); Thread t1 = new Thread(mt1); t1.start(); MinhaThread mt2 = new MinhaThread("Thread 2"); Thread t2 = new Thread(mt2); t2.start(); System.exit(0); } } O funcionamento do código é o mesmo. A diferença é que agora, a classe usada como thread implementa a interface Runnable. A forma de criação da thread também foi alterada. Agora nós criamos instâncias de Thread fornecendo nossa classe thread como argumento e chamamos o método start da classe Thread e não de nossa própria classe, como fizemos anteriormente. |
Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Projetos Java Programação Orientada a Objetos - Exemplos Java |
Simulação de Sistema Bancário usando Programação Orientada a Objetos em Java - Projeto completo com código fonte - Versão consoleQuantidade de visualizações: 16495 vezes |
Sobre este projeto Java Durante estes anos que tenho trabalhado como freelancer, mais da metade das requisições dos meus clientes foram ajuda para desenvolver idéias de programação orientada a objetos em Java para projeto de faculdades e universidades. Com isso percebi que boa parte dos alunos e iniciantes em programação orientada a objetos já entendem toda a teoria. O que lhes falta é prática, ou seja, aplicar estes conhecimentos em aplicações do mundo real. Pensando nisso, apresento a você um projeto muito interessante e que, se bem entendido e praticado, o ajudará a desenvolver qualquer tipo de aplicação, seja comercial ou para solucionar problemas cotidianos. O projeto Java apresentado nesta dica é uma simulação completa de um Sistema Bancário, tudo com código fonte em Java, comentado, com variáveis em português, em um nível médio de programação, para facilitar o entendimento de todos. Nesta simulação nós temos a criação de classes Java, construtores, encapsulamento de dados, agregação e composição, métodos com retorno e sem retorno, variáveis estáticas, variáveis públicas e privadas, e relacionamento entre objetos (um para um, um para muitos, muitos para um) usando ArrayList. Sim, o projeto faz uso extensivo de ArrayList, o que o torna muito rico para o aprendizado e fixação dos conhecimentos da linguagem Java e suas classes principais. O Diagrama de Classes Java Antes de falarmos mais sobre o projeto, dê uma boa olhada no seu diagrama de classes: ![]() Como a aplicação está estruturada? Como podemos ver no diagrama de classes, nós temos uma classe Sistema que contém zero ou vários objetos da classe Banco (relacionamento um para muitos). A classe Banco, por sua vez, possui uma ArrayList de objetos da classe Agência, ou seja, mais um relacionamento um para muitos, já que cada agência pertence a um único banco. Cada agência pode possuir zero ou mais contas, e cada conta possui um ArrayList de objetos da classe Transação, o que nos permite registrar todas as operações nas contas e emitir o extrato bancário, com os débitos, créditos e transferências entre contas. Tudo isso é feito por meio de vários menus de opções, como podemos ver na imagem a seguir: ![]() Devo usar ArrayList do Java para desenvolver o sistema? Sim, objetos da classe ArrayList são perfeitos quando precisamos representar relacionamentos um para muitos e muitos para um. É claro que poderíamos usar vetores de objetos (usando array), mas ficaríamos restritos a tamanhos fixos, enquanto o ArrayList nos permite cadastrar quantos bancos, pessoas, agências e contas quisermos. Dessa forma, veja, por exemplo, o trecho de código que cria um novo banco: switch(opcao){ case 1: // vamos cadastrar um novo banco System.out.print("\nNúmero do Banco: "); String numeroBanco = entrada.nextLine(); System.out.print("Nome do Banco: "); String nomeBanco = entrada.nextLine(); // vamos incrementar o contador de bancos Banco.contadorBancos++; // agora vamos criar um novo objeto da classe Banco Banco b = new Banco(Banco.contadorBancos, nomeBanco, numeroBanco); // e o adicionamos no ArrayList de bancos bancos.add(b); // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso. System.out.println("\nO banco criado com sucesso"); break; Note que este trecho de código é parte do case da opção Novo Banco do menu Gerenciar Bancos. Veja como usamos uma variável estática contadorBancos da classe Banco para criarmos um valor inteiro auto-incremento que nos permite identificadores únicos para cada banco. Veja agora mais um trecho de código muito interessante. Trata-se case 3: // vamos pesquisar uma conta System.out.print("\nId, número ou nome cliente da conta: "); pesquisaConta = entrada.nextLine(); // chamamos o método que pesquisa a conta temp = pesquisarConta(agenciaAtual, pesquisaConta); if(temp == null){ // conta não encotrada System.out.println("\nConta não encontrada na agência."); } else{ // mostra a conta encontrada System.out.println("\nId da conta bancária: " + temp.getId()); System.out.println("Número da conta: " + temp.getNumero()); System.out.println("Cliente: " + temp.getCliente().getNome()); System.out.println("Agência: " + agenciaAtual.getNumero() + " - " + agenciaAtual.getCidade()); System.out.println("Banco: " + bancoAtual.getNumero() + " - " + bancoAtual.getNome()); System.out.println("Saldo atual: " + temp.getSaldo()); System.out.println("Limite atual: " + temp.getLimite()); } break; Viu que código mais lindo? Note como a Programação Orientada a Objetos em Java nos permite desenvolver idéias de forma bem parecida mesmo ao mundo real. O fechamento com chave de ouro O produto final da aplicação Java deverá ser um extrato bancário mostrando os dados da conta escolhida, o histórico de transações com data, tipo da transação e valor, e o saldo atual da conta, com ou sem limite. Veja na imagem abaixo a formatação apresentada (mesmo em modo texto): ![]() Como posso obter este código fonte? Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) SBJCNB-A - Sistema Bancário em Java com Código Fonte Versão Console - NetBeans IDE - Faça o Download. 2) SBJCNB-B - Sistema Bancário em Java com Código Fonte Versão Console - Lê e salva os dados em arquivo usando serialização (Serializable), ou seja, os métodos readObject() e writeObject() - NetBeans IDE - Faça o Download. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens |
Manipulação de imagens em Java - Como carregar imagens JPG (JPEG), GIF ou PNG usando o método getImage() da classe ToolkitQuantidade de visualizações: 23670 vezes |
O método getImage() da classe Toolkit retorna um objeto da classe Image que obtém informações de imagem (pixels) a partir do caminho informado. Veja que este método não verifica se a imagem informada para o método existe ou se foi carregada com sucesso. Veja mais dicas nesta seção para aprender a realizar tais tarefas. O código abaixo mostra como chamar o método getImage() para carregar uma imagem ao clicar em um botão: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ private Image imagem = null; public Estudos() { super("Estudos Java"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout()); JButton btn = new JButton("Carregar Imagem"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ @Override public void actionPerformed(ActionEvent e){ // imagem a ser carregada String minhaImagem = "C:\\estudos_java\\lago.jpg"; // Obtém o Toolkit padrão Toolkit toolkit = Toolkit.getDefaultToolkit(); imagem = toolkit.getImage(minhaImagem); JOptionPane.showMessageDialog(null, "A imagem foi carregada. Agora é só manipulá-la."); } } ); c.add(btn); setSize(400, 300); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: A imagem foi carregada. Agora é só manipulá-la. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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