Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresCódigo-Fonte Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Você está aqui: JSF - Java Server Faces ::: Pacote javax.faces.context ::: Flash

Aprenda a usar a classe Flash em suas aplicações JSF

Quantidade de visualizações: 3089 vezes
Um objeto da classe Flash fornece formas de passar objetos temporários entre as views (visões) do usuário geradas pelo ciclo de vida do JSF. Em outras palavras, um objeto Flash pode ser preenchido em uma requisição e usada na próxima. Seu conceito foi obtido a partir do framework Ruby on Rails.

Veja sua posição na hierarquia de classes do Java Server Faces:

java.lang.Object
  extended by javax.faces.context.Flash
A classe Flash implementa a interface java.util.Map<java.lang.String,java.lang.Object>.

Um objeto Flash pode ser obtido por meio de uma chamada ao método getFlash() da classe ExternalContext. Veja um trecho de código no qual usamos um objeto Flash no método salvarLivro() de um controller JSF (marcado como @ManagedBean e @SessionScoped):

// é chamado a partir do botão Gravar da página cadastrarLivro.xhtml
// e, após salvar o livro na tabela do banco de dados
// redireciona para sucessoCadastrarLivro.xhtml
public String salvarLivro() throws Exception {
  LivroDAO dao = new LivroDAO();
  dao.gravarLivro(this.getLivro());
  // vamos obter um objeto da classe Flash
  // import javax.faces.context.ExternalContext;
......


Note que as quatro linhas que usei para colocar a mensagem no Flash podem ser abreviadas para apenas uma. Veja:

FacesContext.getCurrentInstance().getExternalContext().getFlash().put(
......


Ao fazer isso nós dispensamos os imports javax.faces.context.ExternalContext e javax.faces.context.Flash (precisando manter apenas javax.faces.context.FacesContext).

Veja agora como exibir a mensagem do Flash na página sucessoCadastrarLivro.xhtml:

<h:body>
  <p><b><h:outputText value="#{flash.aviso}" /></b></p>
        
  <h:form>
     <h:commandLink action="#{livroController.novoLivro()}" 
......


Nas páginas JSF (JSP ou Facelets) um objeto Flash é referenciado pela variável flash.

Ao executar o método salvarLivro() e carregar a nova página, uma mensagem "O livro foi cadastrado com sucesso." será exibida. É importante observar que o conteúdo colocado em um objeto Flash é removido tão logo a nova requisição é concluída. Veja em dicas desta seção como manter o conteúdo do flash por mais de uma requisição.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Veja mais Dicas e truques de JSF - Java Server Faces

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 23 usuários muito felizes estudando em nosso site.