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Exercícios e Algorítmos Resolvidos de Java - Programa Java para somar os elementos da diagonal secundária de uma matriz - Desafio de Programação Resolvido em JavaQuantidade de visualizações: 9209 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Em álgebra linear, a diagonal secundária de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que i + j é igual a n + 1 (onde n é a ordem da matriz). A diagonal secundária de uma matriz quadrada une o seu canto inferior esquerdo ao canto superior direito (conforme mostrado na saída do problema proposto abaixo). Escreva um programa (algorítmo) Java que declara uma matriz 3x3 e pede ao usuário para informar seus valores. Em seguida mostre todos os valores da matriz e a soma dos elementos da diagonal secundária. Sua saída deverá ser parecida com a imagem abaixo: Informe o valor para a linha 0 e coluna 0: 5 Informe o valor para a linha 0 e coluna 1: 2 Informe o valor para a linha 0 e coluna 2: 7 Informe o valor para a linha 1 e coluna 0: 5 Informe o valor para a linha 1 e coluna 1: 3 Informe o valor para a linha 1 e coluna 2: 12 Informe o valor para a linha 2 e coluna 0: 4 Informe o valor para a linha 2 e coluna 1: 10 Informe o valor para a linha 2 e coluna 2: 1 5 2 7 5 3 12 4 10 1 A soma dos elementos da diagonal secundária é: 14 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package exercicios; import java.util.Scanner; public class Exercicios { public static void main(String[] args) { // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos declarar e construir uma matriz de três linhas e // três colunas int matriz[][] = new int[3][3]; int soma_diagonal = 0; // guarda a soma dos elementos na // diagonal secundária // vamos ler os valores para os elementos da matriz for(int i = 0; i < matriz.length; i++){ // linhas for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){ // colunas System.out.print("Informe o valor para a linha " + i + " e coluna " + j + ": "); matriz[i][j] = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); } } // vamos mostrar a matriz da forma que ela foi informada System.out.println(); for(int i = 0; i < matriz.length; i++){ // percorre as linhas for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){ // percorre as colunas System.out.printf("%5d ", matriz[i][j]); } // passa para a próxima linha da matriz System.out.println(); } // vamos calcular a soma dos elementos da diagonal secundária int ordem = 3; // ordem da matriz for(int i = 1; i <= matriz.length; i++){ for(int j = 1; j <= matriz[0].length; j++){ if((i + j) == (ordem + 1)){ soma_diagonal = soma_diagonal + matriz[i - 1][j - 1]; } } } // finalmente mostramos a soma da diagonal secundária System.out.println("\nA soma dos elementos da diagonal secundária é: " + soma_diagonal); } } |
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Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como remover quebras de linhas de uma string - Como usar o método replaceAll() da classe String para remover quebras de linha de um texto - RevisadoQuantidade de visualizações: 7 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos usar o método replaceAll() da classe String para remover quebras de linha de uma palavra, frase ou texto. Veja:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String original = "Programar em Java\n é mais fácil do\n que você pensa."; // vamos exibir a String original System.out.println("Original: " + original); // agora vamos remover as quebras de linha String nova = original.replaceAll("[\\n]", ""); // vamos exibir a String sem as quebras de linha System.out.println("Sem quebras de linha: " + nova); System.exit(0); } } Este código exibirá o seguinte resultado: Original: Programar em Java é mais fácil do que você pensa. Sem quebras de linha: Programar em Java é mais fácil do que você pensa. Esta dica foi revisada e atualizada para o Java 8. |
Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games) |
Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentadoQuantidade de visualizações: 5893 vezes |
Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada. Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos. Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução: Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo? O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem. Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo. Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador: // o jogador escolheu Pedra? else if(jogador == 1){ // o computador escolheu Papel? if(computador == 2){ System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o computador escolheu Tesoura System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } // o jogador escolheu Papel? else if(jogador == 2){ // o computador escolheu Tesoura? if(computador == 3){ System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o ocmputador escolheu Pedra System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como adicionar ou subtrair dias de uma data e hora usando o método add() da classe Calendar do JavaQuantidade de visualizações: 13407 vezes |
Este trecho de código mostra como usar o método add() da classe Calendar da linguagem Java para adicionar ou subtrair dias de uma data. Veja que este método requer o campo de calendário e um número inteiro. Para o nosso propósito, o campo de calendário pode ser DAY_OF_MONTH ou DATE. Um valor positivo adiciona dias enquanto um valor negativo subtrai. Veja o código completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.util.*; import java.text.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ Calendar agora = Calendar.getInstance(); // formata e exibe a data e hora atual Format formato = new SimpleDateFormat( "dd/MM/yyyy - HH:mm:ss"); System.out.println("Hoje é: " + formato.format(agora.getTime())); // vamos adicionar 5 dias a esta data agora.add(Calendar.DAY_OF_MONTH, 5); // o mesmo resultado pode ser obtido com // agora.add(Calendar.DATE, 5); // formata e exibe o resultado formato = new SimpleDateFormat( "dd/MM/yyyy - HH:mm:ss"); System.out.println("Daqui a 5 dias será: " + formato.format(agora.getTime())); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Hoje é: 19/03/2021 - 22:13:54 Daqui a 5 dias será: 24/03/2021 - 22:13:54 |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Camadas de escoamento Em escoamento laminar, o perfil de velocidade é parabólico. Em escoamento turbulento, não há uma definição correta, porém o escoamento acontece em quatro camadas. Quais são elas? A) Subcamada viscosa, camada de atrito de Darcy, camada de transição e camada externa. B) Subcamada viscosa, subcamada amortecedora, camada laminar e camada externa. C) Camada viscosa, camada amortecedora, camada de transição e camada limite de filme. D) Camada viscosa, camada amortecedora, camada de atrito de Darcy e camada limite de filme. E) Subcamada viscosa, subcamada amortecedora, camada de transição e camada externa. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Número de Reynolds O número de Reynolds (abreviado como Re) é utilizado para o cálculo do regime de escoamento de um fluido no interior de um tubo ou de um duto. Considere que um sistema hidráulico opera com óleo SAE 10W, de densidade igual a 920kg/m3 e viscosidade dinâmica de 0,018kg/(m.s), à temperatura de 55°C. Sabendo que o fluido escoa a uma velocidade média de 0,147m/s, e que o tubo tem 1m de diâmetro, qual é o número de Reynolds para o escoamento? A) 7.513,33. B) 2.300. C) 112,65. D) 715,33. E) 1.126,50. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Postura ética profissional A ética na engenharia envolve muitas questões, entre elas o estudo das decisões, das políticas e dos valores que são moralmente desejáveis na prática dessa profissão. Sendo assim, estudar ética na engenharia tem como objetivo: A) Capacitar os engenheiros a identificarem oportunidades para que seus projetos sejam aceitos. B) Capacitar os engenheiros a enfrentarem a complexidade moral envolvida nas decisões e ações do exercício. C) Priorizar a conformidade com normas técnicas em detrimento de considerações éticas mais amplas. D) Minimizar a importância do consentimento informado em projetos que impactam comunidades locais. E) Priorizar sempre o lucro das empresas sobre os valores éticos na execução de projetos. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
O projeto de instalação hidrossanitária As fossas sépticas consistem em alternativas para o tratamento primário, em soluções individuais de esgotamento sanitário. A ABNT NBR 7229:1993 (Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos) define alguns cuidados necessários em relação ao tamanho e ao dimensionamento necessário. Considere as seguintes sentenças: I - O tanque séptico consiste em uma unidade cilíndrica ou prismática retangular de fluxo horizontal para tratamento de esgotos por processos de sedimentação, flotação e digestão, o qual deve respeitar uma distância mínima de 1,50m de construções. II - O sumidouro é definido como um poço seco escavado no chão, sendo impermeabilizado. III - O lodo e a escuma removidos dos tanques sépticos podem ser lançados em corpos de água ou galerias de águas pluviais, desde que atendam aos limites de lançamento definidos em lei. Assinale a alternativa correta: A) Apenas a sentença II está correta. B) As sentenças I e II estão corretas. C) Apenas a sentença I está correta. D) Apenas a sentença III está correta. E) Apenas as sentenças II e III estão corretas. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil |
Locação da obra Quais equipamentos são considerados de grande importância para a locação de uma obra? A) Colher de pedreiro, óculos de proteção, protetor auricular e luvas. B) Trena de plástico, capacete, cimento e calculadora digital. C) Colher de pedreiro, trena de plástico e régua metálica. D) Régua metálica, teodolito e trena de plástico. E) Teodolito, nível de mangueira, trena metálica, linha de náilon e prumo. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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