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Exercícios e Algorítmos Resolvidos de Java - Somando os elementos da diagonal principal de uma matriz - Exercícios Resolvidos de JavaQuantidade de visualizações: 8921 vezes |
Pergunta/Tarefa: Em álgebra linear, a diagonal principal de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que i é igual a j. A diagonal principal de uma matriz quadrada une o seu canto superior esquerdo ao canto inferior direito (conforme mostrado na saída do problema proposto abaixo). Escreva um programa (algorítmo) Java que declara uma matriz 3x3 e pede ao usuário para informar seus valores. Em seguida mostre todos os valores da matriz e a soma dos elementos da diagonal principal. Sua saída deverá ser parecida com a imagem abaixo: Valor para a linha 0 e coluna 0: 1 Valor para a linha 0 e coluna 1: 4 Valor para a linha 0 e coluna 2: 7 Valor para a linha 1 e coluna 0: 12 Valor para a linha 1 e coluna 1: 9 Valor para a linha 1 e coluna 2: 8 Valor para a linha 2 e coluna 0: 5 Valor para a linha 2 e coluna 1: 10 Valor para a linha 2 e coluna 2: 14 Valores na matriz 1 4 7 12 9 8 5 10 14 A soma dos elementos da diagonal principal é: 24 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package exercicios; import java.util.Scanner; public class Exercicios { public static void main(String[] args) { // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos declarar e construir uma matriz de três linhas // e três colunas int matriz[][] = new int[3][3]; int soma_diagonal = 0; // guarda a soma dos elementos // na diagonal principal // vamos ler os valores para os elementos da matriz for(int i = 0; i < matriz.length; i++){ // linhas for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){ // colunas System.out.print("Informe o valor para a linha " + i + " e coluna " + j + ": "); matriz[i][j] = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); } } // vamos mostrar a matriz da forma que ela foi informada System.out.println(); // percorre as linhas for(int i = 0; i < matriz.length; i++){ // percorre as colunas for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){ System.out.printf("%5d ", matriz[i][j]); } // passa para a próxima linha da matriz System.out.println(); } // vamos calcular a soma dos elementos da diagonal principal for(int i = 0; i < matriz.length; i++){ for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){ if(i == j){ soma_diagonal = soma_diagonal + matriz[i][j]; } } } // finalmente mostramos a soma da diagonal principal System.out.println("\nA soma dos elementos da diagonal principal é: " + soma_diagonal); } } |
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Java ::: Pacote java.io ::: Console |
Java para iniciantes - Como usar a classe Console da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 9836 vezes |
A classe Console, que é definida no pacote java.io como public e final, fornece métodos para acessar o dispositivo de console baseado em caracteres associado com a máquina virtual Java (JVM) sendo executada no momento. Um objeto desta classe é obtido por meio de uma chamada ao método console() da classe System. Veja:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.io.Console; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos obter o console para a JVM atual Console console = System.console(); // vamos testar se o console foi obtido com sucesso if(console != null){ System.out.println("Console obtido com sucesso"); } else{ System.out.println("Não foi possível obter o console"); } } } É importante observar que, durante a autoria desta dica (Maio/2012), não é possível obter um objeto da classe Console executando a aplicação dentro do Netbeans e/ou Eclipse, somente executando a aplicação a partir da linha de comando ou outros editores, tais como o JCreator. A razão disso é que, tanto o Netbeans quanto o Eclipse executam a janela de console como um processo de fundo, afim de obter sua saída e exibir em suas próprias janelas. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes da plataforma Java: java.lang.Object java.io.Console O fato de a máquina virtual ter um console ou não depende da plataforma na qual ela está sendo executada, e também na forma que a JVM foi invocada. Se a máquina virtual é iniciada a partir de uma janela de linha de comando interativa sem redirecionar os fluxos de entrada e saída padrão, então o console existirá e estará conectado ao teclado e tela a partir da qual a JVM foi lançada. Se a máquina virtual é iniciada automaticamente, por exemplo, como um gerenciador de agendamento de tarefas em segundo plano, então ela, em geral, não terá um console. Se a JVM atual tiver um console, então este é representado por uma instância única da classe Console, que pode ser obtida por meio de uma chamada ao método console() da classe System. Se nenhum dispositivo de console estiver disponível, uma chamada a este método retornará o valor null. Operações de leitura e escrita são sincronizadas para garantir a atomicidade das operações críticas. Assim, as chamadas aos métodos readLine(), readPassword(), format() e printf(), assim como operações de leitura, formatação e escrita nos objetos retornados pelos métodos reader() e writer() poderão causar bloqueios em cenários de múltiplas threads. Chamar close() nos objetos retornados pelos métodos reader() e writer() não fechará os fluxos destes objetos. Os métodos de leitura da classe Console retornam null quando o fim do fluxo de entrada de console é alcançado, por exemplo, ao digitar control-D no Linux/Unix ou control-Z no Windows. Operações de leitura subsequentes terão sucesso se caracteres adicionais forem inseridos mais tarde no dispositivo de entrada do console. |
Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como rotacionar os elementos de uma ArrayList do Java para frente ou para trás usando o método rotate()Quantidade de visualizações: 11041 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método rotate() da classe Collections da linguagem Java para rotacionar os elementos de uma ArrayList. Veja sua assinatura:void rotate(List<?> list, int distance) Este método faz com que um elemento na posição i seja movido para a posição (distance + i) % list.size(). Se você quiser inverter a ordem da rotação, forneça um valor negativo para o argumento distance. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.ArrayList; import java.util.Collections; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>(); // adiciona itens na lista nomes.add("Carlos"); nomes.add("Maria"); nomes.add("Fernanda"); nomes.add("Osmar"); // exibe os elementos da ArrayList System.out.println("Antes da rotação:\n"); for(int i = 0; i < nomes.size(); i++) System.out.println(nomes.get(i)); // Vamos rotacionar os elementos uma posição Collections.rotate(nomes, 1); // exibe os elementos da ArrayList System.out.println("\nDepois da rotação:\n"); for(int i = 0; i < nomes.size(); i++) System.out.println(nomes.get(i)); System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Antes da rotação: Carlos Maria Fernanda Osmar Depois da rotação: Osmar Carlos Maria Fernanda |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Modificadores |
Programação Orientada a Objetos em Java - Como usar o modificador de acesso public da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 9897 vezes |
O modificador de acesso public é aquele que permite o maior grau de acesso a um recurso Java (um recurso é uma classe, um método ou uma variável). O único modificador de acesso permitido a uma classe não interna é public. Não é permitido usar outro modificador. Na ausência do modificador public, o acesso à classe será de pacote (package). Quando usamos este modificador, as classes, métodos e variáveis podem ser acessadas a partir de qualquer outra classe sem qualquer restrição. Além disso, um método public pode ser sobrescrito (sofrer override) por qualquer subclasse da classe que o declara. O método main() da aplicação é declarado public para que o ambiente de execução Java tenha acesso a ele. Declará-lo de outra forma fará com que a execução da aplicação se torne impossível. Veja um exemplo de uma classe Java pública, com uma variável de instância pública e um método também público: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; // uma classe pública public class Cliente { // uma variável pública public int codigo; // um construtor público public Cliente(){ this.codigo = 532; } // um método público public int obterCodigoCliente(){ return this.codigo; } } |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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