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Escrever um algoritmo que lê o público total de um jogo de futebol e fornece a renda do jogo - Exercícios Resolvidos de Java

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Pergunta/Tarefa:

Em um determinado jogo de futebol havia 4 tipos de ingressos, assim distribuídos: popular 10%
a R$ 1,00; geral 50% a R$ 5,00; arquibancada 30% a R$ 10,00 e cadeiras 10% a R$ 20,00. Escreva um programa (algoritmo) Java que leia o público total do jogo e forneça a renda obtida.

Um outro enunciado muito comum deste exercício é: Escrever um algoritmo que lê o público total de futebol e fornecer a renda do jogo, sabendo-se que havia 4 tipos de ingressos assim distribuídos: popular 10% a R$ 1,00, geral 50% a R$ 5,00, arquibancada 30% a R$10,00 e cadeiras 10% a R$ 20,00.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o público total do jogo de futebol: 10000
Renda geral do jogo: R$ 76.000,00
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

import java.text.NumberFormat;
import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos obter o público total do jogo de futebol
    System.out.print("Informe o público total do jogo de futebol: ");
    int publico = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // renda do ingresso popular
    double popular = (publico * (10.0 / 100)) * 1.00;
    // renda do ingresso geral
    double geral = (publico * (50.0 / 100)) * 5.00;
    // renda do ingresso arquibancada
    double arquibancada = (publico * (30.0 / 100)) * 10.00;
    // renda do ingresso cadeiras
    double cadeiras = (publico * (10.0 / 100)) * 20.00;
    
    // obtemos a renda total
    double renda_total = popular + geral + arquibancada + cadeiras;
    
    // e exibimos o resultado
    NumberFormat formato = NumberFormat.getCurrencyInstance();
    System.out.println("Renda geral do jogo: " + formato.format(renda_total));
  }
}


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Java ::: Java para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular a transposta de uma matriz em Java - Java para Geometria Analítica e Álgebra Linear

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A matriz transposta de uma matriz A é a matriz AT. Tal matriz é obtida quando copiamos os elementos da matriz A para uma outra matriz (ou para ela mesma) e trocamos de posição as linhas e colunas. Dessa forma, a primeira linha da matriz A se transforma na primeira coluna da matriz transposta, a segunda linha da matriz A se transforma na segunda coluna da matriz transposta e assim por diante.

Em termos de notação, podemos dizer, de forma algébrica, que:

ATji = Aij

Onde i representa as linhas e j representa as colunas, tanto na matriz original quanto na matriz transposta.

É importante estar atento à quantidade de linhas e colunas na matriz original e na matriz transposta equivalente. Assim, se a matriz original for 3x2, a matriz transposta será 2x3.

Antes de vermos o código Java, dê uma olhada na seguinte matriz de duas linhas e três colunas:

\[A = \left[\begin{matrix} 3 & 5 & 7 \\ 1 & 2 & 9 \end{matrix}\right] \]

Sua matriz transposta correspondente é:

\[A^T = \left[\begin{matrix} 3 & 1 \\ 5 & 2 \\ 7 & 9 \end{matrix}\right] \]

E agora veja o código Java que declara uma matriz 2x3 e gera a matriz transposta 3x2:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // vamos declarar e construir uma matrix
    // 2x3 (duas linhas e três colunas
    int matriz[][] = {{3, 5, 7}, {1, 2, 9}};
    
    // vamos exibir os valores da matriz
    System.out.println("Elementos da matriz:");
    for(int i = 0; i < matriz.length; i++){
      for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){
        System.out.printf("%5d  ", matriz[i][j]);
      }
      System.out.println();
    }
    
    // como temos uma matriz 2x3, a transposta deverá ser
    // 3x2, ou seja, três linhas e duas colunas
    int linhas = matriz.length; // linhas da matriz original
    int colunas = matriz[0].length; // colunas da matriz original
    int transposta[][] = new int[colunas][linhas]; 
    
    // e agora vamos preencher a matriz transposta
    for(int i = 0; i < matriz.length; i++){
      for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){
        transposta[j][i] = matriz[i][j];
      }
    }
    
    // vamos exibir os valores da matriz transposta
    System.out.println("Elementos da matriz transposta:");
    for(int i = 0; i < transposta.length; i++){
      for(int j = 0; j < transposta[0].length; j++){
        System.out.printf("%5d  ", transposta[i][j]);
      }
      System.out.println();
    }
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Elementos da matriz:
    3      5      7  
    1      2      9  
Elementos da matriz transposta:
    3      1  
    5      2  
    7      9  



Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se duas strings são iguais em Java sem considerar letras maiúsculas e minúsculas usando o método equalsIgnoreCase()

Quantidade de visualizações: 77 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método equalsIgnoreCase() da classe String da linguagem Java para verificar se duas palavras, frases ou textos são iguais desconsiderando letras maiúsculas e minúsculas.

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String s1 = "GOSTO de Java";
    String s2 = "gosto de java";
    
    System.out.println("A primeira string é: " + s1);
    System.out.println("A segunda string é: " + s2);
    
    if(s1.equalsIgnoreCase(s2)){
      System.out.println("As duas strings sao iguais");
    }
    else{
      System.out.println("As duas strings não sao iguais");
    }
      
    System.exit(0);
  }
} 

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

A primeira string é: GOSTO de Java
A segunda string é: gosto de java
As duas strings são iguais


Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como excluir um arquivo em Java usando o método delete() da classe File - Curso de Java para iniciantes

Quantidade de visualizações: 14827 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método delete() da classe File da linguagem Java para excluir um arquivo no computador local. Se o arquivo for excluído com sucesso, o retorna será true, e false em caso contrário.

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

import java.io.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    File arquivo = new File("C:\\estudos_java\\osmar.txt");
         
    if(arquivo.delete()){
      System.out.println("Arquivo excluido com sucesso.");
    }
    else{
      System.out.println("Não foi possivel excluir o arquivo");
    }
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Arquivo excluido com sucesso.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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