Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics

C# Windows Forms - Como passar um objeto da classe Graphics como argumento para um método e usá-lo para desenhar na superfície do formulário

Quantidade de visualizações: 5948 vezes
Em algumas situações gostaríamos de escrever um método que recebe um objeto da classe Graphics como argumento e usar este objeto para alguma tarefa, por exemplo, desenhar na superfície do formulário. Nesta dica eu mostro como isso é possível. Comece escrevendo o seguinte método:

// um método que recebe um objeto da classe Graphics
private void desenhar(ref Graphics g){
  // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na
  // cor preta e espessura de 1 pixel
  g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80),


Note que, na definição do parâmetro do método nós usamos a palavra-chave ref. Isso foi necessário porque queremos que o objeto Graphics seja passado por referência, uma vez que o estamos liberando dentro do corpo do método com uma chamada ao método Dispose().

Veja agora como obter o objeto Graphics relacionado ao formulário atual e passá-lo ao método desenhar():

private void button1_Click_1(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o objeto Graphics relacionado ao formulário atual
  Graphics graphics = this.CreateGraphics();


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

Veja mais Dicas e truques de C#

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 28 usuários muito felizes estudando em nosso site.