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POO - Programação Orientada a Objetos - Exercício Resolvido 5 - A classe Dado (construtores, métodos, getters e setters e encapsulamento) - Desafio de Programação Resolvido em Java

Quantidade de visualizações: 9534 vezes
Pergunta/Tarefa:

Os dados são pequenos poliedros gravados com determinadas instruções. O dado mais clássico é o cubo (seis faces), gravado com números de um a seis. Para este exercício você deverá criar uma classe Dado para representar um dado e que nos permitirá rolá-lo e tirar valores que variarão de 1 a 6, ou seja, um dado de seis lados. A classe deverá conter os seguintes campos de dados e métodos:

a) Um campo de dados constante privado do tipo int que define quantas faces o dado possui. O valor desta constante deverá ser 6.

b) Um campo de dados privado do tipo int chamado valorFace que guardará o valor atual da face do dado.

c) Um construtor sem argumentos que cria um novo objeto da classe Dado e define o valor da variável valorFace como 1.

d) Métodos get() e set() para a variável privada valorFace. O método set() deve garantir que o valor fornecido como argumento esteja dentro da faixa esperada. Se o valor for inválido, exiba uma mensagem "Valor inválido para a face do dado".

e) Um método rolar() que vai "rolar" o dado e guardar o resultado na variável valorFace. O valor sorteado deverá estar na faixa de 1 até a quantidade de faces do dado.

f) Um método chamado getQuantidadeFaces() que retorna um int representando a quantidade de faces do dado.

Crie um método main() para testar a classe Dado. Sua saída deverá ser algo parecido com:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

Dado.java:

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package estudos;

public class Dado{
  private final int FACES = 6; // quantidade de faces
  private int valorFace; // valor atual da face virada para cima
  
  // construtor padrão que define o valor inicial da face como 1
  public Dado(){
    valorFace = 1;
  }
  
  // permite rolar o dado
  public void rolar(){
    this.valorFace = (int)(Math.random() * FACES) + 1;
  }

  // permite obter o valor da face do dado
  public int getValorFace(){
    return valorFace;
  }

  // permite definir o valor da face do dado
  // CUIDADO. Este valor deverá estar entre 1 e o número máximo de faces
  public void setValorFace(int valorFace){
    if((valorFace > 0) && (valorFace <= FACES)){
      this.valorFace = valorFace;
    }
    else{
      System.out.println("Valor inválido para a face do dado");  
    }
  }
  
  // retorna a quantidade de faces do dado
  public int getQuantidadeFaces(){
    return this.FACES;
  }
}

Veja agora o método main() que nos permite testar a funcionalidade da classe Dado:

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----------------------------------------------------------------------

package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos criar um novo objeto da classe Dado
    Dado d = new Dado();
    
    // vamos rolar o dado e obter o valor tirado
    System.out.println("Primeira rodada");
    d.rolar();
    System.out.println("Valor tirado: " + d.getValorFace());
    
    // vamos rolar o dado mais uma vez
    System.out.println("Segunda rodada");
    d.rolar();
    System.out.println("Valor tirado: " + d.getValorFace());
    
    // vamos tentar definir um valor inválido para a face de um
    // dado de seis faces
    d.setValorFace(7);
  }
}


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