Você está aqui: Java ::: Pacote java.lang ::: Integer |
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Usando as constantes MAX_VALUE e MIN_VALUE para retornar o maior e menor valor que pode ser armazenado em um intQuantidade de visualizações: 11730 vezes |
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Em algumas situações precisamos saber qual o maior e/ou menor valor que pode ser armazenado em uma variável do tipo int. Para isso podemos usar as constantes MAX_VALUE e MIN_VALUE da classe Integer. A constante MAX_VALUE retorna o maior valor que um int pode representar, ou seja, (2 elevado a 31) - 1, que é igual a 2147483647. Veja:
Ao executarmos este código o resultado será: O valor máximo de um int é: 2147483647. A constante MIN_VALUE retorna, por sua vez, o menor valor que um int pode representar, ou seja, -2 elevado a 31, que é igual a -2147483648. Veja:
Ao executarmos este código o resultado será: O valor mínimo de um int é: -2147483648. |
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Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics |
Como desenhar texto na superfície de uma JLabel do Java Swing usando o método drawString() da classe GraphicsQuantidade de visualizações: 11533 vezes |
A classe Graphics possui um método chamado drawString() que é usado para desenhar uma string na superfície de um componente. Veja a assinatura deste método:public abstract void drawString(String str, int x,int y) Como podemos ver, só precisamos fornecer a string a ser desenhada, a coordenada x e a coordenada y. Estas coordenadas são obtidas a partir do canto superior esquerdo do componente no qual desenharemos. O trecho de código abaixo mostra como desenhar a string "Arquivo de Códigos" em um JLabel: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JLabel label; public Estudos() { super("Desenhando em um JLabel"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new BorderLayout()); // Cria um JLabel label = new JLabel(); c.add(label, BorderLayout.CENTER); // Cria um botão JButton btn = new JButton("Desenhar uma string"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ // Desenha uma string no JLabel Graphics graphics = label.getGraphics(); graphics.drawString("Arquivo de Códigos", 20, 50); } } ); // Adiciona o botão à janela c.add(btn, BorderLayout.SOUTH); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Dados - Árvores Binárias e Árvores Binárias de Busca |
Exercícios Resolvidos de Java - Travessia de uma árvore binária de busca usando o percurso em-ordem (in-order, In-ordem ou ordem simétrica)Quantidade de visualizações: 2202 vezes |
Pergunta/Tarefa: O percurso em ordem (em-ordem, in-order, In-ordem ou ordem simétrica) é usado quando queremos exibir os valores dos nós da árvore binária de busca em ordem ascendente. Neste tipo de percurso nós visitamos primeiramente a sub-árvore da esquerda, então o nó atual e finalmente a sub-árvore à direita do nó atual. É importante notar que esta travessia é feita por meio de uma função recursiva. Escreva um programa Java que contenha uma árvore binária de busca cujos nós guardarão, além das referências para o filho esquerdo e o filho direito, apenas um valor inteiro. Forneça uma função inserir() que permitirá inserir os valores na árvore. Em seguida forneça uma função recursiva que permitirá fazer a travessia in-order da árvore. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um valor inteiro: 7 Informe um valor inteiro: 3 Informe um valor inteiro: 18 Informe um valor inteiro: 4 Informe um valor inteiro: 9 Percurso em ordem: 3 4 7 9 18 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: Código para NoArvore.java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class NoArvore { int valor; // valor armazenado no nó NoArvore esquerdo; // filho esquerdo NoArvore direito; // filho direito // construtor do nó public NoArvore(int valor){ this.valor = valor; } } Código para ArvoreBinariaBusca.java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class ArvoreBinariaBusca { private NoArvore raiz; // referência para a raiz da árvore // método usado para inserir um novo nó na árvore // retorna true se o nó for inserido com sucesso e false // se o elemento não puder ser inserido (no caso de já // existir um elemento igual) public boolean inserir(int valor){ // a árvore ainda está vazia? if(raiz == null){ // vamos criar o primeiro nó e definí-lo como a raiz da árvore raiz = new NoArvore(valor); // cria um novo nó } else{ // localiza o nó pai NoArvore pai = null; NoArvore noAtual = raiz; // começa a busca pela raiz // enquanto o nó atual for diferente de null while(noAtual != null){ if(valor < noAtual.valor) { pai = noAtual; noAtual = noAtual.esquerdo; } else if(valor > noAtual.valor){ pai = noAtual; noAtual = noAtual.direito; } else{ return false; // um nó com este valor foi encontrado } } // cria o novo nó e o adiciona ao nó pai if(valor < pai.valor){ pai.esquerdo = new NoArvore(valor); } else{ pai.direito = new NoArvore(valor); } } return true; // retorna true para indicar que o novo nó // foi inserido } // método que permite disparar a travessia em-ordem public void emOrdem(){ emOrdem(raiz); } // sobrecarga do método emOrdem com uma parâmetro (esta é a // versão recursiva do método) private void emOrdem(NoArvore raiz){ if(raiz == null){ // condição de parada return; } // visita a sub-árvore da esquerda emOrdem(raiz.esquerdo); // visita o nó atual System.out.print(raiz.valor + " "); // visita a sub-árvore da direita emOrdem(raiz.direito); } } E aqui está o código para a classe que permite testar a árvore: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos criar um novo objeto da classe ArvoreBinariaBusca ArvoreBinariaBusca arvore = new ArvoreBinariaBusca(); // vamos inserir 5 valores na árvore for(int i = 0; i < 5; i++){ System.out.print("Informe um valor inteiro: "); int valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos inserir o nó e verificar o sucesso da operação if(!arvore.inserir(valor)){ System.out.println("Erro. Um elemento já contém este valor."); } } // vamos exibir os nós da árvore usando o percurso em ordem System.out.println("\nPercurso em ordem:"); arvore.emOrdem(); System.out.println("\n"); } } |
Java ::: Pacote java.lang ::: String |
Como retornar os caracteres de uma string como um vetor de char usando o método getChars() da classe String do JavaQuantidade de visualizações: 8156 vezes |
O método getChars() da classe String pode ser usado quando queremos retornar todos ou parte dos caracteres de uma string como uma matriz de char. Veja sua assinatura:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public void getChars(int srcBegin, int srcEnd, char[] dst, int dstBegin) O parâmetro srcBegin indica o índice do primeiro caractere a ser copiado. O parâmetro srcEnd indica o índice APÓS o último caractere a ser copiado. O parâmetro dst é uma matriz de char para a qual os caracteres serão copiados e dstBegin indica o offset (ponto inicial) da matriz a ser preenchida. Veja um trecho de código no qual copiamos os 5 primeiros caracteres de uma string para uma matriz de char chamada letras: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Main { public static void main(String[] args) { // vamos declarar e inicializar uma string String frase = "Cuiabá é muito quente"; // declara uma matriz de 5 chars char letras[] = new char[5]; // vamos copiar os 5 primeiros caracteres da frase anterior // e guardá-los nas primeiras posições da matriz frase.getChars(0, 5, letras, 0); // vamos percorrer a matriz letras for (int i = 0; i < letras.length; i++) { System.out.print(letras[i] + " "); } } } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: C u i a b O método getChars() pode atirar uma exceção do tipo IndexOutOfBoundsException se valores inválidos forem fornecidos aos seus parâmetros. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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