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Como usar o operador de bits ^ (OU Exclusivo/XOR sobre bits) da linguagem Java

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O operador de bits ^ (OU Exclusivo/XOR sobre bits) da linguagem Java é usado quando queremos comparar os bits individuais de dois valores integrais (inteiros) e produzir um terceiro resultado. Os bits no resultado serão configurados como 1 SE SOMENTE UM dos bits nos dois outros valores for 1. Em caso contrário os bits são configurados como 0 (no caso em que ambos os bits correspondentes estão configurados como 1 ou 0).

Vamos analisar os seguintes valores binários:

a) 0101 (5 decimal)
b) 0100 (4 decimal)

Quando aplicamos o operador ^ nestes dois valores teremos o seguinte resultado:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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0101
0100
----
0001

Veja que o resultado é 0001, uma vez que apenas o quarto bit do primeiro valor está configurado como 1, enquanto o seu correspondente no segundo valor está configurado como 0. Vamos ver isso em Java agora. Observe o seguinte trecho de código:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    int a = 5;
    int b = 4;
    int c = a ^ b; // OU exclusivo/XOR
     
    // exibe o resultado (em inteiro e em bytes)
    System.out.println("a = " + obterBits(a) + " (" + a + ")");
    System.out.println("b = " + obterBits(b) + " (" + b + ")");
    System.out.println("a ^ b = " + obterBits(c) + " (" + c + ")");
  }
  
  // método auxiliar que converte um inteiro em sua representação em bits
  public static String obterBits(int valor){
    int mascara = 1 << 31;
    StringBuffer buffer = new StringBuffer(35);
    
    for(int i = 1; i <= 32; i++){
      if((valor & mascara) == 0){
    	buffer.append('0');
      }
      else{
    	buffer.append('1');
      }
      
      valor <<= 1;
      
      if(i % 8 == 0){
        buffer.append(' ');
      }
    }
    
    return buffer.toString();
  }
}


Ao executar este código teremos o seguinte resultado:

a = 00000000 00000000 00000000 00000101 (5)
b = 00000000 00000000 00000000 00000100 (4)
a ^ b = 00000000 00000000 00000000 00000001 (1)

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Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como remover espaços em excesso em uma string Java usando expressões regulares

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Em algumas situações nós precisamos remover os espaços em excesso de um texto ou frase. Há várias formas de se realizar esta tarefa, e uma delas é por meio do uso de expressões regulares.

Veja um trecho de código no qual usamos o método replaceAll() da classe Matcher para substituir dois ou mais espaços por apenas um espaço:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

// Este exemplo mostra como remover todos os espaços
// duplicados de uma string

import java.util.regex.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String frase = "Programar   em  Java  e   bom";
    System.out.println("Com espaços em excesso: " + frase);
    
    frase = removerEspacosDuplicados(frase);
    
    System.out.println("Sem espaços em excesso: " + frase);
    
    System.exit(0);
  }
  
  public static String removerEspacosDuplicados(String str){
     String patternStr = "\\s+";
     String replaceStr = " ";
     Pattern pattern = Pattern.compile(patternStr);
     Matcher matcher = pattern.matcher(str);
     return matcher.replaceAll(replaceStr);
  }
}  

Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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Com espaços em excesso: Programar   em  Java  é   bom
Sem espaços em excesso: Programar em Java é bom



Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como criar herança em Java usando extends - Programação orientada a objetos em Java

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Quando estamos projetando as classes que farão parte de um sistema, é aconselhável ter em mente um conceito muito importante da programação orientada a objetos: a herança.

O que um aluno, um professor e um funcionário possuem em comum? Todos eles são pessoas e, portanto, compartilham alguns dados comuns. Todos têm nome, idade, endereço, etc. E, o que diferencia um aluno de uma outra pessoa qualquer? Um aluno possui uma matrícula; Um funcionário possui um código de funcionário, data de admissão, salário, etc; Um professor possui um código de professor e informações relacionadas à sua formação.

É aqui que a herança se torna uma ferramenta de grande utilidade. Podemos criar uma classe Pessoa, que possui todos os atributos e métodos comuns a todas as pessoas e herdar estes atributos e métodos em classes mais específicas, ou seja, a herança parte do geral para o mais específico. Comece criando uma classe Pessoa (Pessoa.java) como mostrado no código a seguir:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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public class Pessoa{ 
  public String nome;    
  public int idade;
}

Esta classe possui os atributos nome e idade. Estes atributos são comuns a todas as pessoas. Veja agora como podemos criar uma classe Aluno que herda estes atributos da classe Pessoa e inclui seu próprio atributo, a saber, seu número de matrícula. Eis o código:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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public class Aluno extends Pessoa{ 
  public String matricula;
}

Observe que, em Java, a palavra-chave usada para indicar herança é extends. A classe Aluno agora possui três atributos: nome, idade e matricula. Veja um aplicativo demonstrando este relacionamento:

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no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // cria um objeto da classe Aluno
    Aluno aluno = new Aluno();
 
    aluno.nome = "Osmar J. Silva";
    aluno.idade = 36;
    aluno.matricula = "AC33-65";
 
    // Exibe o resultado
    System.out.println("Nome: " + aluno.nome + "\n" +
      "Idade: " + aluno.idade + "\n" +
      "Matrícula: " + aluno.matricula);
  } 
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Nome: Osmar J. Silva
Idade: 36
Matrícula: AC33-65

A herança nos fornece um grande benefício. Ao concentrarmos características comuns em uma classe e derivar as classes mais específicas a partir desta, nós estamos preparados para a adição de novas funcionalidades ao sistema. Se mais adiante uma nova propriedade comum tiver que ser adicionada, não precisaremos efetuar alterações em todas as classes. Basta alterar a superclasse e pronto. As classes derivadas serão automaticamente atualizadas.

Esta dica foi testada no Java 8.


Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics

Como desenhar texto na superfície de uma JLabel do Java Swing usando o método drawString() da classe Graphics

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A classe Graphics possui um método chamado drawString() que é usado para desenhar uma string na superfície de um componente. Veja a assinatura deste método:

public abstract void drawString(String str,
  int x,int y)


Como podemos ver, só precisamos fornecer a string a ser desenhada, a coordenada x e a coordenada y. Estas coordenadas são obtidas a partir do canto superior esquerdo do componente no qual desenharemos.

O trecho de código abaixo mostra como desenhar a string "Arquivo de Códigos" em um JLabel:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;

public class Estudos extends JFrame{
  JLabel label;  

  public Estudos() {
    super("Desenhando em um JLabel");
    
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new BorderLayout());

    // Cria um JLabel
    label = new JLabel();
    c.add(label, BorderLayout.CENTER);

    // Cria um botão
    JButton btn = new 
      JButton("Desenhar uma string");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          
          // Desenha uma string no JLabel
          Graphics graphics = label.getGraphics();
          graphics.drawString("Arquivo de Códigos", 
            20, 50);     

        }
      }
    );
    
    // Adiciona o botão à janela
    c.add(btn, BorderLayout.SOUTH);

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso.


Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Equação da continuidade

Um cano de 2,00 cm de diâmetro se estreita para 8,00 mm. No primeiro segmento, um líquido flui com velocidade de 4,00 m/s. A velocidade do líquido no segundo segmento e a vazão de volume no cano valem, respectivamente:

A) 16,0 m/s e 1,26 x 10-3 m3/s.

B) 100 m/s e 5,03 x 10-4 m3/s.

C) 25,0 m/s e 4,00 x 10-4 m3/s.

D) 25,0 m/s e 1,26 x 10-3 m3/s.

E) 1,00 m/s e 1,26 m3/s.
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Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Qual é o local correto para a inserção de códigos JavaScript em um documento HTML?

A) Seção <head>

B) Seção <body>

C) Os códigos JavaScript podem ser colocados tanto na seção <head> quanto na seção <body>
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Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia

(UFT 2013) A ocorrência de desmatamentos nas margens do rio Paraíba do Sul é o principal processo responsável pelo assoreamento. Sua vegetação encontra-se bastante alterada devido às diversas formas de ocupação e uso do solo, que resultaram em processos de erosão e assoreamento.

TERRA, L. et al. Conexões: Estudos de Geografia Geral e do Brasil, 2010, p. 248, vol I e II.

Os trechos percorridos por um rio que correspondem respectivamente à jusante e à montante são as:

A) áreas da nascente e da desembocadura do rio.

B) áreas das vertentes direita e esquerda do rio.

C) áreas onde os rios se encontram com o mar.

D) áreas da desembocadura e da nascente do rio.

E) áreas das vertentes esquerda e direita do rio.
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Vamos testar seus conhecimentos em Fundações

Fundações

Ano: 2019 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Jaru - RO Prova: IBADE - 2019 - Prefeitura de Jaru - RO - Engenheiro Civil

Uma sondagem foi realizada segundo a norma ABNT NBR 6484:2001 (Solo - Sondagens de simples reconhecimento com SPT - Método de ensaio). Após a execução das 3 etapas previstas no ensaio, o seguinte resultado foi apresentado:

8/16 - 10/14 - 13/16

O índice de resistência à penetração (N) é:

A) 18

B) 23

C) 31

D) 46

E) 54
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

O exercício do direito à propriedade

Ainda sobre as ações judiciais correlatas aos direitos de vizinhança, mais especificamente sobre as ações de demarcação e divisão de propriedades, retificação de registros imobiliários e relação entre esses procedimentos, assinale a alternativa correta no que toca aos seus objetivos, às hipóteses de cabimento e às demais peculiaridades:

A) A ação de demarcação serve para esclarecer os limites divisórios entre dois prédios de dois proprietários diferentes.

B) O procedimento de retificação de matrícula serve para individualizar em matrículas separadas um bem que é de propriedade conjunta (condomínio).

C) A ação de demarcação dispensa memorial descritivo e prova pericial no processo.

D) As ações demarcatória e divisória não podem ser cumuladas na mesma ação, pois têm objetos diferentes.

E) Os procedimentos ou as ações de marcação e divisão de propriedades só podem ser realizados judicialmente.
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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