Você está aqui: Java ::: Pacote java.lang ::: StringBuffer

Curso completo de Java - Como usar a classe StringBuffer da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 8954 vezes
A classe StringBuffer, no pacote java.lang, representa uma sequencia de caracteres mutável e segura em relação a threads. Um objeto StringBuffer é parecido com uma String, com a diferença que um StringBuffer pode ser modificado in-place, ou seja, modificações em seu conteúdo não geram uma nova cópia, como acontece com objetos da classe String.

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes Java:

java.lang.Object
  java.lang.StringBuffer
A classe StringBuffer implementa as interfaces Serializable, Appendable e CharSequence.

A qualquer momento um StringBuffer contém uma sequencia de caracteres em particular, mas o tamanho e o conteúdo da sequencia pode ser alterado por meio de certas chamadas de métodos.

Objetos StringBuffer são seguros para acesso em um ambiente de múltiplas threads. Os métodos são sincronizados (synchronized) onde necessário de forma a garantir que todas as operações em uma instância em particular se comportem como se estivessem em ordem serial, ou seja, sejam consistentes com a ordem das chamadas de métodos feitas por cada uma das threads envolvidas.

As operações principais de um StringBuffer são os métodos append() e insert(), que são sobrecarregados para aceitar dados de qualquer tipo. Cada um destes métodos converte a informação fornecida em string e então acrescenta ou insere os caracteres desta string no string buffer. O método append() sempre adiciona os caracteres no final do buffer. O método insert(), por sua vez, adiciona os caracteres em um determinado ponto.

Por exemplo, se z se refere a um objeto string buffer cujo conteúdo é "start", então a chamada de método z.append("le") faria com que o string buffer tivesse agora ""startle"", enquanto z.insert(4, "le") alteraria o conteúdo do string buffer para "starlet".

Em geral, se sb se refere a uma instância de StringBuffer, então sb.append(x) tem o mesmo efeito que sb.insert(sb.length(), x).

Sempre que uma operação ocorre envolvendo uma sequencia de fonte (por exemplo, adicionar ou inserir a partir de uma outra sequencia), esta classe sincroniza somente o string buffer no qual a operação está sendo feita.

Todo string buffer possui uma capacidade (capacity). Enquanto o comprimento da sequencia de caracteres contida no string buffer não exceder a capacidade do mesmo, não há necessidade de alocar uma nova matriz interna de buffer. Se o buffer interno for sobrecarregado, ele será automaticamente expandido. A partir do Java 5, esta classe foi suplementada com uma classe equivalente criada para o uso em ambiente de thread única: StringBuilder. A classe StringBuilder deve ser usada em vez de StringBuffer, uma vez que ela suporta as mesmas operações mas é mais rápida por não executar sincronização.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercício Resolvido de Java - Um programa Java que calcula qual o menor número possível de notas de 100, 50, 10, 5 e 1 em que o valor a ser sacado pode ser decomposto

Quantidade de visualizações: 15688 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que lê um valor inteiro e simule o comportamento de um caixa eletrônico, ou seja, calcule qual o menor número possível de notas de 100, 50, 10, 5 e 1 em que o valor a ser sacado pode ser decomposto. Seu programa deverá exibir uma saída parecida com:

Informe o valor do saque (valor inteiro): 139
O valor do saque pode ser expresso em:
1 notas de 100
0 notas de 50
3 notas de 10
1 notas de 5
4 notas de 1


Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console (lendo a entrada do usuário por meio do uso da classe Scanner):

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

public static void main(String[] args){
  // não se esqueça de adicionar um import para a classe Scanner
  // import java.util.Scanner;

  // vamos criar um objeto da classe Scanner
  Scanner entrada = new Scanner(System.in);

  // variáveis que vão guardar a quantidade de notas de 100, 50, 10, 5 e 1;
  int cem = 0, cinquenta = 0, dez = 0, cinco = 0, um = 0;
  int valor; // guarda o valor lido
  int temp; // variável auxiliar

  // vamos solicitar o valor a ser sacado
  System.out.print("Informe o valor do saque (valor inteiro): ");

  // vamos ler o valor do saque
  valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine());

  // inicializa a variável temporária
  temp = valor;

  // quantas notas de 100?
  if(temp >= 100){
    cem = valor / 100;
    temp = valor % 100;
  }
  // quantas notas de 50?
  if(temp >= 50){
    cinquenta = temp / 50;
    temp = temp % 50;
  }
  // quantas notas de 10?
  if(temp >= 10){
    dez = temp / 10;
    temp = temp % 10;
  }
  // quantas notas de 5?
  if(temp >= 5){
    cinco = temp / 5;
    temp = temp % 5;
  }
  // quantas notas de 1?
  if(temp >= 1){
    um = temp / 1;
  }

  // vamos exibir o resultado
  System.out.println("O valor do saque pode ser expresso em:");
  System.out.printf("%d notas de 100\n", cem);
  System.out.printf("%d notas de 50\n", cinquenta);
  System.out.printf("%d notas de 10\n", dez);
  System.out.printf("%d notas de 5\n", cinco);
  System.out.printf("%d notas de 1\n", um);
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Formulários e Janelas

Java Swing - Como centralizar a janela JFrame ao abrir a aplicação Java Swing

Quantidade de visualizações: 20341 vezes
Em várias ocasiões nós gostaríamos de centralizar a janela JFrame, ou seja, a janela principal de nossa aplicação Java Swing ao abrir o programa. Para isso nós podemos usar o método setLocationRelativeTo() e fornecer a ele o valor null.

Veja como isso pode ser feito no código abaixo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

import java.awt.*;
import javax.swing.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos() {
    super("Uso da classe JFrame");
     
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
 
    // centraliza a janela    
    setLocationRelativeTo(null);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java para ler as notas n1 e n2 de um aluno e calcule a sua média aritmética

Quantidade de visualizações: 317 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java para ler as notas n1 e n2 de um aluno e calcule a sua média aritmética. Se a média for igual ou superior a 7,0 mostre uma mensagem indicando que o aluno foi aprovado.

Se a média for igual ou maior que 3,5 e inferior a 7,0 seu programa deverá indicar que o aluno ficou de exame. Uma média menor que 3,5 indica reprovação direta.

No caso do exame, leia uma nota entre 0 e 10. Agora a média do aluno deverá ser a média entre a média anterior e a nota do exame. Se a nova média for igual ou superior a 5,0 o aluno estará aprovado. Caso contrário o aluno será reprovado.

Use validação para evitar que o usuário informe notas inválidas, ou seja, notas menores que 0 ou maiores que 10. Caso notas inválidas sejam fornecidas seu programa deverá solicitar a nota novamente até que o usuário forneça notas válidas.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a nota N1: 9.4
Informe a nota N2: 11
Nota inválida. Informe a nota N2: 8.3
A média do aluno é: 8.85
O aluno foi aprovado

Informe a nota N1: 4.2
Informe a nota N2: 1.8
A média do aluno é: 3.0
O aluno reprovou direto.

Informe a nota N1: 5.7
Informe a nota N2: 6
A média do aluno é: 5.85
Informe a nota do exame: 7
A média do aluno com o exame é: 6.425
O aluno foi aprovado após o exame.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    double n1, n2, media, exame;
    
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler a primeira nota
    System.out.print("Informe a nota N1: ");
    n1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    // a nota é válida?
    while ((n1 < 0) || (n1 > 10)) {
      System.out.print("Nota inválida. Informe a nota N1: ");
      n1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    }
    
    // vamos ler a segunda nota
    System.out.print("Informe a nota N2: ");
    n2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    // a nota é válida?
    while ((n2 < 0) || (n2 > 10)) {
      System.out.print("Nota inválida. Informe a nota N2: ");
      n2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    }
    
    // vamos calcular a média do aluno
    media = (n1 + n2) / 2.0;
    System.out.println("A média do aluno é: " + media);
    
    // o aluno foi aprovado?
    if (media >= 7.0) {
      System.out.println("O aluno foi aprovado");
    }
    // o aluno ficou de exame?
    else if ((media >= 3.5) && (media < 7.0)){
      // vamos ler a nota do exame
      System.out.print("Informe a nota do exame: ");
      exame = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
      // a nota é válida?
      while ((exame < 0) || (exame > 10)) {
        System.out.print("Nota inválida. Informe a nota do exame: ");
        exame = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
      }
      
      // calcula a nota média
      media = (media + exame) / 2.0;
      System.out.println("A média do aluno com o exame é: " + media);
      
      // o aluno foi aprovado após o exame?
      if (media >= 5.0) {
        System.out.println("O aluno foi aprovado após o exame.");
      }
      else {
        System.out.println("O aluno foi reprovado após o exame.");
      }
    }
    // reprovou direto
    else {
      System.out.println("O aluno reprovou direto.");
    }
  }
}



Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil

Alvenaria: Técnicas construtivas

As alvenarias possuem espessuras variáveis, e o posicionamento dos tijolos ou blocos é item do projeto que influencia no desempenho da edificação e no isolamento térmico e acústico, por exemplo. Quando a alvenaria é erguida tendo tijolo maciço no sentido de sua menor espessura, denomina-se alvenaria de:

A) Meio tijolo.

B) Um tijolo.

C) Cutelo.

D) Um tijolo e meio.

E) Oca.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia

A Bacia Tocantins-Araguaia é a maior bacia hidrográfica totalmente brasileira. Além da sua importância econômica e ambiental, a referida bacia possui a maior ilha fluvial do mundo. Como é denominada essa ilha?

A) Ilha do Marajó.

B) Ilha do Bananal.

C) Ilha Solteira.

D) Ilha do Gurupá.

E) Ilha do São Francisco.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Princípios específicos do Direito do Consumidor

(Juiz do Trabalho - RJ - 2015). Sob a visão clássica, cinco são os princípios que regem o direito contratual. A relação de consumo é ajustada por contrato e aqueles princípios também a ela se aplicam. Contudo, em face da natureza da relação de consumo, alguns desses princípios têm seu valor reduzido, enquanto outros assumem relevância. Tem relevância para a relação de consumo, o seguinte princípio do direito contratual:

A) Da ordem pública.

B) Da relatividade dos contratos.

C) Da boa-fé.

D) De obediência às regras mercantis.

E) Da autonomia da vontade.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em

Domínios de Deformações

Vigas de concreto armado, com seções submetidas a um momento fletor e a um esforço cortante, são dimensionadas de tal forma que se determine uma armadura longitudinal para resistir ao momento fletor e uma armadura transversal para resistir ao esforço cortante.

Analise as informações a seguir, a respeito da solicitação normal do tipo momento fletor:

I) Solicitação de flexão simples ocorre quando a única solicitação atuante é o momento fletor.

II) Solicitação de flexão composta ocorre quando, além do momento fletor, há uma força normal atuante.

III) Solicitação de flexão oblíqua ocorre quando o plano de flexão compreende um eixo de simetria da seção transversal.

Assinale a alternativa correta:

A) Somente a afirmação I está correta.

B) Somente as afirmações I e II estão corretas.

C) Somente a afirmação II está correta.

D) Somente a afirmação III está correta.

E) Somente as afirmações II e III estão corretas.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Ética profissional, social, política

A delimitação do que é ético e do que é moral é motivo de grande confusão. Ao longo da história do pensamento humano, podemos identificar que, por estarem em relação constituinte um do outro, ambos os domínios da vida humana são pensados como a mesma coisa. Contudo, ética e moral têm os seus sentidos e práticas distintas.

A respeito disso, assinale a alternativa correta:

A) A moral é ausente de normas de condutas sociais.

B) A ética é um exercício subjetivo sempre guiado pela moral.

C) A moral diz respeito a um conjunto de normas e tradições universais.

D) Ética se aplica à ação no âmbito profissional e público.

E) A ética tem um caráter universal e a moral, um caráter particular.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 56 usuários muito felizes estudando em nosso site.