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Você está aqui: C++ ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Entendendo o tipo time_t do header <ctime>Quantidade de visualizações: 6414 vezes |
O tipo time_t, presente no header <ctime> é usado quando precisamos representar datas e horas e, quando necessário, efetuar operações aritméticas envolvendo as mesmas. Este tipo é obtido por meio de uma chamada à função time(). Veja:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <cstdlib> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { // declara uma variável do tipo time_t e atribui a ela // o resultado de uma chamada à função time() time_t hora_atual = time(NULL); cout << "Segundos desde 01/01/1970: " << hora_atual << "\n\n"; system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este trecho de código teremos algo parecido com: Segundos desde 01/01/1970: 1334017044 Como podemos ver, o tipo time_t é apenas um apelido para um long, como declarado no header time.h: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- typedef long time_t; Desta forma, time_t guarda a quantidade de segundos decorridos desde a meia-noite do dia 01/01/1970 UTC. |
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C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Processos |
Como usar a função EnumProcesses() da WinAPI em seus códigos C++ para obter os identificadores de cada processo ativo no WindowsQuantidade de visualizações: 8398 vezes |
A função EnumProcesses() pode ser usada quando queremos obter os ids de todos os processos sendo executados no momento no Windows. Veja o protótipo desta função:BOOL WINAPI EnumProcesses( DWORD* pProcessIds, DWORD cb, DWORD* pBytesReturned ); Esta função possui três parâmetros: a) DWORD* pProcessIds - Um ponteiro para uma matriz que receberá a lista de identificadores dos processos. É importante definir uma matriz um pouco grande, visto que não sabemos de antemão quantos processos serão retornados. b) DWORD cb - O tamanho da matriz pProcessIds em bytes. c) DWORD* pBytesReturned - O números de bytes retornados na matriz pProcessIds. Podemos facilmente saber quantos processos foram encontrados simplesmente dividindo o número de bytes retornados pela quantidade de bytes em um DWORD. Veja um trecho de código no qual listamos os ids de todos os processos sendo executados atualmente. ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> #include <psapi.h> /* Este exemplo usa o header <psapi.h> É necessário fazer uma referência à psapi.lib */ using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ DWORD processos[1024]; // vamos listar até 1024 processos DWORD pBytesReturned; // bytes retornados pela função EnumProcesses() // vamos listar os processos EnumProcesses(processos, sizeof(processos), &pBytesReturned); // quantidade de processos retornados int retornados = pBytesReturned / sizeof(DWORD); // agora vamos listar os ids dos processos retornados for(int i = 0; i < retornados; i++){ if(!processos[i] == 0){ cout << "Processo " << (i + 1) << ": " << processos[i] << endl; } } system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } O id de um processo pode ser fornecido para muitas funções úteis do Windows, entre elas OpenProcess(). Veja um trecho de código no qual fechamos (forçadamente) um processo mediante o fornecimento de seu id: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos fechar o processo com o id 3040 // CUIDADO: Verifique o id do processo antes de fechá-lo // pode ser que você esteja fechando processos essenciais // para o bom funcionamento do Windows // vamos abrir o processo desejado // vai retornar ERROR_INVALID_HANDLE se o processo não // puder ser aberto HANDLE hProcesso = OpenProcess(PROCESS_TERMINATE, 0, 3040); // vamos fechar o processo if(TerminateProcess(hProcesso, 0)){ cout << "Processo finalizado com sucesso." << endl; } else{ cout << "Erro ao finalizar o processo: " << GetLastError() << endl; } // vamos fechar o handle do processo CloseHandle(hProcesso); system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } |
C++ ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI |
Como definir o tipo de instrumento (programa) em um evento MIDI e enviar a mensagem para a função midiOutShortMsg() da API Win32 do WindowsQuantidade de visualizações: 1014 vezes |
Vimos em dicas nessa seção como usar a função midiOutShortMsg() da API Win32 do Windows para tocar notas musicais no dispositivo de saída MIDI. No entanto, nos exemplos anteriores, a nota tocada foi no instrumento padrão, ou seja, Acoustic Grand Piano, e no canal 1. Nesta dica mostrarei como definir o instrumento e também falarei um pouco mais sobre como tocar as notas em canais diferentes. Vamos então, com muita atenção. Analisando a documentação MIDI, encontramos que uma mudança de programa (instrumento musical) no canal 1 é representada pelo código de status 192 (hexadecimal C0), seguido pelo código do instrumento a ser usado (um valor inteiro que vai de 0 a 127, e que deverá ser convertido em hexadecimal). Assim, é bom dar uma olhada nessa lista: Piano Timbres: 1 Acoustic Grand Piano 2 Bright Acoustic Piano 3 Electric Grand Piano 4 Honky-tonk Piano 5 Rhodes Piano 6 Chorused Piano 7 Harpsichord 8 Clavinet Chromatic Percussion: 9 Celesta 10 Glockenspiel 11 Music Box 12 Vibraphone 13 Marimba 14 Xylophone 15 Tubular Bells 16 Dulcimer Organ Timbres: 17 Hammond Organ 18 Percussive Organ 19 Rock Organ 20 Church Organ 21 Reed Organ 22 Accordion 23 Harmonica 24 Tango Accordion Guitar Timbres: 25 Acoustic Nylon Guitar 26 Acoustic Steel Guitar 27 Electric Jazz Guitar 28 Electric Clean Guitar 29 Electric Muted Guitar 30 Overdriven Guitar 31 Distortion Guitar 32 Guitar Harmonics Bass Timbres: 33 Acoustic Bass 34 Fingered Electric Bass 35 Plucked Electric Bass 36 Fretless Bass 37 Slap Bass 1 38 Slap Bass 2 39 Synth Bass 1 40 Synth Bass 2 String Timbres: 41 Violin 42 Viola 43 Cello 44 Contrabass 45 Tremolo Strings 46 Pizzicato Strings 47 Orchestral Harp 48 Timpani Ensemble Timbres: 49 String Ensemble 1 50 String Ensemble 2 51 Synth Strings 1 52 Synth Strings 2 53 Choir "Aah" 54 Choir "Ooh" 55 Synth Voice 56 Orchestral Hit Brass Timbres: 57 Trumpet 58 Trombone 59 Tuba 60 Muted Trumpet 61 French Horn 62 Brass Section 63 Synth Brass 1 64 Synth Brass 2 Reed Timbres: 65 Soprano Sax 66 Alto Sax 67 Tenor Sax 68 Baritone Sax 69 Oboe 70 English Horn 71 Bassoon 72 Clarinet Pipe Timbres: 73 Piccolo 74 Flute 75 Recorder 76 Pan Flute 77 Bottle Blow 78 Shakuhachi 79 Whistle 80 Ocarina Synth Lead: 81 Square Wave Lead 82 Sawtooth Wave Lead 83 Calliope Lead 84 Chiff Lead 85 Charang Lead 86 Voice Lead 87 Fifths Lead 88 Bass Lead Synth Pad: 89 New Age Pad 90 Warm Pad 91 Polysynth Pad 92 Choir Pad 93 Bowed Pad 94 Metallic Pad 95 Halo Pad 96 Sweep Pad Synth Effects: 97 Rain Effect 98 Soundtrack Effect 99 Crystal Effect 100 Atmosphere Effect 101 Brightness Effect 102 Goblins Effect 103 Echoes Effect 104 Sci-Fi Effect Ethnic Timbres: 105 Sitar 106 Banjo 107 Shamisen 108 Koto 109 Kalimba 110 Bagpipe 111 Fiddle 112 Shanai Sound Effects: 113 Tinkle Bell 114 Agogo 115 Steel Drums 116 Woodblock 117 Taiko Drum 118 Melodic Tom 119 Synth Drum 120 Reverse Cymbal Sound Effects: 121 Guitar Fret Noise 122 Breath Noise 123 Seashore 124 Bird Tweet 125 Telephone Ring 126 Helicopter 127 Applause 128 Gun Shot A especificação MIDI define que o canal 10 seja reservado para os kits de percussão. Os instrumentos abaixo possuem os números de notas a serem enviados neste canal. 35 Acoustic Bass Drum 36 Bass Drum 1 37 Side Stick 38 Acoustic Snare 39 Hand Clap 40 Electric Snare 41 Low Floor Tom 42 Closed High Hat 43 High Floor Tom 44 Pedal High Hat 45 Low Tom 46 Open High Hat 47 Low Mid Tom 48 High Mid Tom 49 Crash Cymbal 1 50 High Tom 51 Ride Cymbal 1 52 Chinese Cymbal 53 Ride Bell 54 Tambourine 55 Splash Cymbal 56 Cowbell 57 Crash Cymbal 2 58 Vibraslap 59 Ride Cymbal 2 60 High Bongo 61 Low Bongo 62 Mute High Conga 63 Open High Conga 64 Low Conga 65 High Timbale 66 Low Timbale 67 High Agogo 68 Low Agogo 69 Cabasa 70 Maracas 71 Short Whistle 72 Long Whistle 73 Short Guiro 74 Long Guiro 75 Claves 76 High Wood Block 77 Low Wood Block 78 Mute Cuica 79 Open Cuica 80 Mute Triangle 81 Open Triangle É uma lista bem longa e ficará a ser cargo estudá-la ou usá-la como referência. Meu interesse maior é o código C/C++. Assim, vamos ver logo como definir o instrumento no canal 1 como Overdriven Guitar. Este instrumento possui o código 30 mas, na programação, devemos diminuí-lo em 1, ficando 29, e, ao passarmos para hexadecimal teremos 1D. A mudança de programa no canal 1 é representada pelo código 192, o que em hexadecimal é C0. Pronto, agora basta construirmos o DWORD da forma que fizemos nas dicas anteriores e chamar a função midiOutShortMsg(). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { unsigned int erro; // guarda o erro caso algo dê errado HMIDIOUT saida; // handle para o dispositivo de saída MIDI. // vamos abrir o dispositivo de saída MIDI erro = midiOutOpen(&saida, MIDI_MAPPER, 0, 0, CALLBACK_NULL); if (erro != MMSYSERR_NOERROR) { printf("Não foi possível abrir o mapeador MIDI: %d\n", erro); } else { printf("Mapeador MIDI aberto com sucesso\n"); } // vamos definir o instrumento como Overdriven Guitar // no canal 1 midiOutShortMsg(saida, 0x00001DC0); // vamos tocar o dó central com velocidade 100 midiOutShortMsg(saida, 0x00643C90); Sleep(1000); // a nota vai durar 1 segundo // dispara a mensagem Note-off midiOutShortMsg(saida, 0x00643C80); // agora vamos fechar o dispositivo de saída MIDI midiOutClose(saida); system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } Execute esse código e ouça um nota dó sendo tocada na guitarra com uma linda distorção. Se você quiser tocar a nota nó no canal 2 ou canal 3, basta usar C1, C2, e assim por diante. Uma última observação é você ficar atento ao fato de que os códigos de Note-on e Note-off para o canal 1 é 90 e 80 (em hexadecimal). Se for no canal 2, os códigos correspondentes serão 91 e 81 (sempre em hexadecimal). |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como remover parte de uma string em C++ usando a função erase()Quantidade de visualizações: 17154 vezes |
Em algumas situações nós precisamos remover parte de uma palavra, frase ou texto em C++. Para isso nós podemos usar a função erase(). Esta função é usada para remover parte de uma string, consequentemente diminuindo seu tamanho. Veja a sua assinatura: string& erase(size_t pos = 0, size_t n = npos); Veja o código C++ completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos criar uma string string frase("Gosto de MySQL"); // Antes da remoção cout << "Antes da remocao: " << frase << endl; // vamos remover "My" string nova_frase = frase.erase(9, 2); // e mostramos o resultado cout << "Depois da remocao: " << nova_frase << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Antes da remoção: Gosto de MySQL Depois da remoção: Gosto de SQL |
C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercício Resolvido de C++ - Como testar se um ano é bissexto em C++ - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou nãoQuantidade de visualizações: 405 vezes |
Pergunta/Tarefa: Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016. Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400. Escreva um programa C++ que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o ano: 2024 O ano informado é bissexto. Veja a resolução comentada deste exercício usando C++: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas para resolver o problema int ano; // vamos solicitar que o usuário informe um ano cout << "Informe o ano: "; cin >> ano; // vamos verificar se o ano informado é bissexto if(((ano % 4 == 0) && (ano % 100 != 0)) || (ano % 400 == 0)){ cout << "O ano informado é bissexto."; } else{ cout << "O ano informado não é bissexto."; } cout << "\n" << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C++ Básico |
Exercício Resolvido de C++ - Como ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor em C++Quantidade de visualizações: 1560 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C++ para ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor. O usuário poderá informar um valor positivo ou negativo. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro: 16 O número informado foi: 16 O antecessor é 15 O sucessor é: 17 Veja a resolução comentada deste exercício usando C++: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema int numero, sucessor, antecessor; // vamos pedir para o usuário informar um número inteiro cout << "Informe um número inteiro: "; cin >> numero; // vamos calcular o sucessor do número informado sucessor = numero + 1; // vamos calcular o antecessor do número informado antecessor = numero - 1; // e agora mostramos os resultados cout << "O número informado foi: " << numero << endl; cout << "O antecessor é " << antecessor << endl; cout << "O sucessor é: " << sucessor << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de C++ - Desafio do número ausente. Dado um vetor de números naturais 1..n, encontre o valor ausenteQuantidade de visualizações: 648 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dado o vetor: int valores[] = {1, 8, 7, 2, 6, 5, 3}; Encontre o elemento ausente na sequência de valores do vetor, sabendo que o primeiro valor é 1 e o último elemento é 8. Perceba que o vetor não precisa estar ordenado. Além disso, o entrevistador se certificará de que os valores serão sempre positivos e não haverá valores repetidos. Sua saída deverá ser parecida com: O número ausente é: 4 Dica: Use a fórmula n * (n + 1) / 2 para facilitar a resolução do exercício. Veja a resolução comentada deste exercício usando C++: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos declarar um vetor de inteiros faltando // um valor na sequência (não necessariamente ordenada) // Note a ausência do número 4 int valores[] = {1, 8, 7, 2, 6, 5, 3}; int i, soma_n, ausente, soma_elementos; int quant = 8; // tamanho do vetor + 1 // o primeiro passo é obter a soma de 1..n elementos // natuais usando a fórmula n*(n+1)/2 soma_n = (quant * (quant + 1)) / 2; // agora vamos somar os elementos do vetor soma_elementos = 0; for(i = 0; i < 7; i++){ soma_elementos = soma_elementos + valores[i]; } // agora calculamos o valor ausente ausente = soma_n - soma_elementos; // vamos mostrar o resultado cout << "O número ausente é: " << ausente << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercício Resolvido de C++ - Um método recursivo que conta de 0 até 10Quantidade de visualizações: 918 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um método recursivo que conta e exibe os valores de 0 até 10. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura: void contar_recursivamente(int n){ // sua implementação aqui } Sua saída deverá ser parecida com: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Veja a resolução comentada deste exercício usando C++: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> #include <cstdlib> using namespace std; // método recursivo que conta de 0 até 10; void contar_recursivamente(int n){ // vamos exibir o número atual cout << n << " "; // devemos prosseguir com a recursividade? if(n < 10){ // incrementa o valor de n n++; contar_recursivamente(n); // e faz uma nova chamada recursiva } } // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // efetua uma chamada ao método recursivo fornecendo o primeiro valor contar_recursivamente(0); cout << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++ |
Como retornar uma referência ao primeiro elemento de um vector C++ usando a função front()Quantidade de visualizações: 6641 vezes |
O primeiro elemento em um contêiner STL vector do C++ pode ser acessado por meio da função front(). Como esta função é sobrecarregada, temos duas opções:reference front(); const_reference front() const; ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá inteiros vector<int> valores; // vamos inserir três elementos valores.push_back(54); valores.push_back(13); valores.push_back(87); // vamos obter o valor do primeiro elemento do vector // Note que front() pode ser usada dos dois lados // de uma operação de atribuição int valor = valores.front(); cout << "Primeiro elemento: " << valor << endl; // vamos alterar o valor do primeiro elemento valores.front() = 102; // vamos testar o resultado cout << "Primeiro elemento: " << valores.front() << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Note que aqui nós usamos: int valor = valores.front(); int& valor = valores.front(); valor = 102; Observe agora o seguinte trecho de código: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- int valor = valores.front(); // o primeiro elemento é 54 valores.front() = 20; cout << "Primeiro elemento: " << valor << endl; Aqui nós acessamos o valor do primeiro elemento, guardarmos-o na variável valor e atribuímos o valor 20 à valores.front(). Porém, ao imprimirmos a variável valor o seu conteúdo ainda é 54. De fato, o que gostaríamos é que uma alteração em valores.front() afetasse também a variável valor. Assim: int& valor = valores.front(); // o primeiro elemento é 54 valores.front() = 20; cout << "Primeiro elemento: " << valor << endl; ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- const int& valor = valores.front(); // o primeiro elemento é 54 valores.front() = 20; valor = 300; // esta linha não compila cout << "Primeiro elemento: " << valor << endl; Agora o efeito que queríamos é alcançado. Alterações em valores.front() afetam a variável valor, mas, não podemos alterar valor diretamente, já que esta variável é uma referência constante agora. |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Ética Empresarial e Profissional: Noções Gerais A partir dos anos 80, a questão da ética começou a ganhar mais destaque e importância nas rotinas das empresas brasileiras. Indique a alternativa que contém os fatores que contribuem para essa mudança. A) O enxugamento dos cargos de comando; a competição interna pelos cargos mais elevados; a conquista de maior autonomia pelos empregados. B) O enxugamento dos cargos de comando; a competição externa pelos cargos mais elevados; a conquista de maior autonomia pelos empregados. C) O enxugamento dos cargos operacionais; a competição interna pelos cargos mais elevados; a conquista de maior autonomia pelos empregados. D) O enxugamento dos cargos operacionais; a competição interna pelos cargos mais elevados; as parcerias com os fornecedores. E) Maior contratação para os cargos operacionais; a competição interna pelos cargos mais elevados; a conquista de maior autonomia pelos empregados. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Analise o seguinte código JavaScriptvar palavra = 'b' + 'a' + + 'a' + 'a'; palavra = palavra.toLowerCase(); document.write(palavra); Qual é o resultado de sua execução? A) baaa. B) banana. C) anana. D) bananas. E) Um erro de execução. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Viscosidade dos fluidos A velocidade é um fator determinante na viscosidade de um fluido. Muitos estudos apresentam o cálculo da viscosidade a partir da velocidade média de um fluido viscoso. Como é chamado o fluido com viscosidade variável com a velocidade em que a tensão de cisalhamento não é diretamente proporcional à taxa de deformação? A) Fluido compressível. B) Fluido não compressível. C) Fluido newtoniano. D) Fluido não newtoniano. E) Fluido relativo. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual o resultado da execução do seguinte código Python?frase = "Gosto Muito de Python" frase = frase.swapcase() print(frase) A) gOSTO mUITO DE pYTHON B) Gosto muito de python C) Gosto Muito De Python D) PYTHON DE MUITO GOSTO E) gosto MUITO de PYTHON Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Vidros Qual dos tipos abaixo não é um modelo de vidro: A) Float. B) Acrílico. C) Laminado. D) Aramado. E) Cromogênico. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++ |
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Firebird - Como usar o tipo de dados BLOB do Firebird para a gravação de imagens, vídeos e arquivos de música |
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