Você está aqui: Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como retornar apenas o caminho de um arquivo (sem o nome do arquivo e extensão)Quantidade de visualizações: 7416 vezes |
Em algumas situações precisamos obter apenas o caminho de um arquivo, ou seja, se tivermos um caminho e nome de arquivo da seguinte forma: C:\temporario\Java\dica.txt o retorno deverá ser apenas: C:\temporario\Java Veja abaixo um método que realiza esta tarefa. Para facilitar, criei o método estático e o coloquei em uma classe Utilidades. Veja o código para a classe: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.io.File; public class Utilidades { public static String getCaminho(String caminho){ // vamos obter o índice da última aparição do separador de caminho int pos = caminho.lastIndexOf(File.separatorChar); if (pos > -1) { return caminho.substring(0, pos); } // por padrão vamos retornar uma string vazia return ""; } } Veja agora como usar o método getCaminho() da classe Utilidades a partir do método main() da classe principal: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Main { public static void main(String[] args) { // define um caminho e nome de arquivo String caminho = "C:\\temporario\\Java\\dica.txt"; // vamos retornar apenas o caminho do arquivo, ou seja, retirar o // nome do arquivo String caminhoFinal = Utilidades.getCaminho(caminho); // vamos mostrar o resultado System.out.println("O caminho do arquivo é: " + caminhoFinal); } } |
![]() |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessáriasQuantidade de visualizações: 409 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias para iluminar um determinado cômodo de uma residência. Dados de entrada: a potência da lâmpada utilizada (em watts), as dimensões (largura e comprimento, em metros) do cômodo. Considere que a potência necessária é de 18 watts por metro quadrado. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a potência da lâmpada (em watts): 100 Informe a largura do cômodo (em metros): 6 Informe o comprimento do cômodo (em metros): 4 Serão necessárias 4 lâmpadas. Veja a resolução completa para o exercício em Java, comentada linha a linha: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- // Como calcular o número de lâmpadas necessárias package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema double potencia_lampada, largura_comodo, comprimento_comodo; double area_comodo, potencia_total; int quant_lampadas; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler a potência da lâmpada System.out.print("Informe a potência da lâmpada (em watts): "); potencia_lampada = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos ler a largura do cômodo System.out.print("Informe a largura do cômodo (em metros): "); largura_comodo = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // agora vamos ler o comprimento do cômodo System.out.print("Informe o comprimento do cômodo (em metros): "); comprimento_comodo = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // agora vamos calcular a área do cômodo area_comodo = largura_comodo * comprimento_comodo; // calculamos a potência total necessária para iluminar // todo o cômodo potencia_total = area_comodo * 18; // e finalmente calculamos a quantidade de lâmpadas necessárias quant_lampadas = (int)(potencia_total / potencia_lampada); // será necessário no mínimo uma lâmpada if (quant_lampadas == 0) { quant_lampadas = quant_lampadas + 1; } // e mostramos o resultado System.out.println("Serão necessárias " + quant_lampadas + " lâmpadas."); } } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação orientada a objetos em Java - Como criar e usar interfaces em seus programas JavaQuantidade de visualizações: 11703 vezes |
Muitos estudantes de Java torcem o nariz quando nós, professores e instrutores, tocamos no assunto de interfaces. Definitivamente este não é um tópico fácil de entender ao primeiro contato. Comecemos com uma analogia simples. É sabido que é cada vez maior o número de softwares sendo desenvolvidos em equipes, ou seja, o projeto do software é desmembrado e suas funcionalidades são implementadas por grupos diferentes de programadores. Quando estamos desenvolvendo software em grupos de programadores, é comum desenvolvermos partes que dependem do trabalho de um outro grupo. E, nem sempre podemos esperar que uma parte da qual dependemos fique pronta para só então progredirmos. Para isso, um contrato entre os grupos de programadores é firmado. E este contrato é o que chamamos de interface. Suponhamos que em um determinado momento meu grupo está desenvolvendo código que depende da parte de impressão, sendo desenvolvida por outro grupo. Todos se reúnem e decidimos quais funcionalidades a classe de impressão terá e quais métodos públicos serão disponibilizados. Feito isso, uma interface contendo a assinatura destes métodos é disponibilizada para todos e o desenvolvimento continua. Mais tarde, quando a classe de impressão estiver sendo desenvolvida, ela poderá implementar a interface anteriormente disponibilizada e tudo está resolvido. Sendo assim, uma interface na linguagem de programação Java é um tipo referência, similar a uma classe. A diferença é que uma interface pode conter apenas constantes e assinaturas e métodos. Não há a implementação dos corpos dos métodos. Além disso, interfaces não podem ser instanciadas usando new. Veja o que acontece quando tentamos fazer isso (lembre-se de que List é interface): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // cria um objeto da interface List List lista = new List(); } } Ao tentarmos compilar este código teremos a seguinte mensagem de erro: Estudos.java:6: java.util.List is abstract; cannot be instantiated List lista = new List(); ^ 1 error Interfaces devem ser implementadas por classes ou extendidas por outras interfaces. Agora, um detalhe interessante. Se você verificar a API do Java, verá que a interface List é implementada pelas classes AbstractList, ArrayList, LinkedList e Vector. Desta forma, o código anterior pode ser modificado para: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // cria um objeto da interface List List lista = new ArrayList(); } } Este código compila normalmente e fortalece nossa discussão a respeito da interface de impressão. O sistema inteiro pode fazer referências a uma interface e, para que ele funcione da forma esperada, só precisamos fornecer a classe que implementa a interface no momento de instanciar os objetos. Isso demonstra que o nome de uma interface pode ser usado em qualquer lugar no qual um tipo da classe que a implementa seja necessário. Vamos ver agora como criar uma interface chamada Pessoa. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- public interface Pessoa{ public void setNome(String nome); public String getNome(); } Salve esta interface como Pessoa.java e a compile. Pronto! Esta interface já pode ser usada no sistema, contanto que todos do grupo tenham concordado com as assinaturas dos métodos. Agora observe uma classe Cliente que implementa esta interface: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- public class Cliente implements Pessoa{ private String nome; private int idade; public void setNome(String nome){ this.nome = nome; } public String getNome(){ return this.nome; } } Salve este código como Cliente.java e o compile. O primeiro detalhe a observar é o uso da palavra-chave implements para mostrar que a classe implementa a interface Pessoa. Note também que a classe fornece implementação para todos os métodos da interface. Não seguir esta regra geraria o seguinte erro de compilação: Cliente.java:1: Cliente is not abstract and does not override abstract method getNome() in Pessoa public class Cliente implements Pessoa{ ^ 1 error Em resumo, uma interface define um protocolo de comunicação entre dois objetos e pode conter, além das assinaturas dos métodos, constantes. Neste caso todas estas constantes serão implicitamente public, static e final. Mesmo que estes modificadores sejam omitidos. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres |
Exercícios Resolvidos de Java - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em Java - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondenteQuantidade de visualizações: 509 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um caractere: A Você informou o caractere: A O código ASCII correspondente é: 65 Veja a resolução comentada deste exercício em Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação System.out.print("Informe um caractere: "); // vamos ler o caractere informado char caractere = entrada.nextLine().charAt(0); // agora vamos obter o código ASCII correspondente int codigo = (int)caractere; // e mostramos o resultado System.out.println("Você informou o caractere: " + caractere); System.out.println("O código ASCII correspondente é: " + codigo); } } O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos. |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Modificadores |
Como usar o modificador native da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 9631 vezes |
O modificador native é usado exclusivamente com métodos. A implementação de um método marcado como native não é feita em Java mas sim em outra linguagem de programação, tal como C ou C++. Veja um exemplo de uma aplicação Java contendo um método native: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ private static native void escrever(); public static void main(String[] args){ System.loadLibrary("Funcoes"); escrever(); } } O primeiro detalhe a observar é a definição de um método native chamado escrever(). Veja que este método possui apenas a assinatura, o que quer dizer que sua implementação virá de um ponto externo ao nosso código. Em seguida temos uma chamada ao método LoadLibrary() da classe System. Este método recebe uma string contendo o nome da biblioteca que contém a implementação do método escrever(). O próprio método LoadLibrary se encarrega de acrescentar as extensões .dll ou .so ao nome da biblioteca que será carregada. Quando estamos trabalhando com métodos native, é sempre uma boa idéia estudarmos JNI (Java Native Interface). JNI é uma API do Java que permite que métodos Java chamem funções nativas implementadas em C. |
Java ::: Pacote java.lang ::: String |
Como testar o conteúdo no final de uma string usando Java - O método endsWith() da classe StringQuantidade de visualizações: 119 vezes |
Em algumas situações nós precisamos de verificar o conteúdo no final de uma palavra, frase ou texto. Para isso nós podemos usar o método endsWith() da classe String da linguagem Java. Este método recebe a substring a ser testada e retorna true se ela for encontrada no final da string e false em caso contrário. Note que este método diferencia maiúsculas de minúsculas. Veja um exemplo completo de seu uso: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String arquivo = "Pessoa.java"; // o nome do arquivo termina em ".java"? if(arquivo.endsWith(".java")){ System.out.println("O arquivo contém a extensão desejada"); } else{ System.out.println("O arquivo não contém a extensão desejada"); } System.exit(0); } } Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado: O arquivo contém a extensão desejada. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como converter de octal para decimal usando o método parseInt() da classe Integer da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 10109 vezes |
Nesta dica eu mostrarei como podemos tirar proveito do método parseInt() da classe Integer do Java para converter um valor octal para decimal. Para isso nós só precisamos fornecer o valor 8 como segundo argumento para esta função. Veja o código completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ String octal = "10"; // efetua a conversão de octal para // decimal int decimal = Integer.parseInt(octal, 8); // exibe o resultado System.out.println("O octal " + octal + " em decimal é " + decimal); System.exit(0); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: O octal 10 em decimal é 8 |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como comparar duas strings em Java usando o método equals() da classe StringQuantidade de visualizações: 147 vezes |
Nesta dica mostrarei como usar o método equals() da classe String da linguagem Java para comparar duas palavras, frases ou texto. Este método retorna um valor true se as duas string forem iguais e false em caso contrário. Veja o código para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String s1 = "Gosto de Java"; String s2 = "Gosto de Java"; if(s1.equals(s2)){ System.out.println("As duas strings sao iguais"); } else{ System.out.println("As duas strings não sao iguais"); } System.exit(0); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: As duas strings sao iguais |
Java ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como adicionar ou subtrair dias de uma data e hora usando o método add() da classe Calendar do JavaQuantidade de visualizações: 13560 vezes |
Este trecho de código mostra como usar o método add() da classe Calendar da linguagem Java para adicionar ou subtrair dias de uma data. Veja que este método requer o campo de calendário e um número inteiro. Para o nosso propósito, o campo de calendário pode ser DAY_OF_MONTH ou DATE. Um valor positivo adiciona dias enquanto um valor negativo subtrai. Veja o código completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.util.*; import java.text.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ Calendar agora = Calendar.getInstance(); // formata e exibe a data e hora atual Format formato = new SimpleDateFormat( "dd/MM/yyyy - HH:mm:ss"); System.out.println("Hoje é: " + formato.format(agora.getTime())); // vamos adicionar 5 dias a esta data agora.add(Calendar.DAY_OF_MONTH, 5); // o mesmo resultado pode ser obtido com // agora.add(Calendar.DATE, 5); // formata e exibe o resultado formato = new SimpleDateFormat( "dd/MM/yyyy - HH:mm:ss"); System.out.println("Daqui a 5 dias será: " + formato.format(agora.getTime())); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Hoje é: 19/03/2021 - 22:13:54 Daqui a 5 dias será: 24/03/2021 - 22:13:54 |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual o resultado da execução do seguinte código Python?valor = 5 contador = 0 while valor < 20: valor = valor + 3 contador = contador + 1 print("O laço while repetiu {0} vezes.".format(contador)) A) O laço while repetiu 7 vezes. B) O laço while repetiu 6 vezes. C) O laço while repetiu 4 vezes. D) O laço while repetiu 5 vezes. E) O laço while repetiu 8 vezes. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Responsabilidade civil no código de defesa do consumidor Qual é o prazo decadencial previsto em lei para reclamar o vício do produto, considerando que o vício está em um automóvel? A) 5 dias. B) 15 dias. C) 30 dias. D) 60 dias. E) 90 dias. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Equação de Bernoulli Considere o tubo de fluxo abaixo contendo óleo, que flui de forma a podermos considera-lo um fluido ideal. Ele flui por um tubo que sobe de nível e se estreita. Dois manômetros marcam a pressão em dois pontos do tubo, como mostra a figura. Qual o valor da pressão indicada no segundo manômetro? (Dados: ρóleo = 900 kg / m3 e g = 9,8 m/s2) ![]() A) 38,4 kPa B) 162 kPa C) 64,4 kPa D) 135 kPa E) 74,0 kPa Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Materiais de construção Qual a definição de peso? A) A relação entre a massa do componente com o mesmo volume de agua destilada em temperatura específica. B) Resistência que o material oferece à penetração de um corpo duro. C) A relação entre massa e volume. D) O espaço que determinada quantidade de material ocupa. E) É definido como a força com que a massa é atraída para o centro da Terra e varia de local para local. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Empuxo O princípio elaborado por Arquimedes diz que a força de flutuação sobre um corpo submerso em um fluido é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo. À luz desse princípio, calcule a carga total que um navio no mar (1,03g/cm3) pode carregar sem afundar, supondo que ele tem um volume de 200m3. A) 150.000kg. B) 190.000kg. C) 106.000kg. D) 200.000kg. E) 206.000 kg. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |