Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: Android Java ::: Dicas & Truques ::: AndroidManifest.xml

Atributos do elemento <application> e seus possíveis valores (AndroidManifest.xml)

Quantidade de visualizações: 6735 vezes
O elemento <application> representa os atributos globais de uma aplicação. Este elemento contém sub-elementos que declaram cada um dos componentes da aplicação e apresenta atributos que afetam todos eles.

O elemento <application> está contido no elemento <manifest> e pode conter os elementos <activity>, <activity-alias>, <service>, <receiver>, <provider> e <uses-library>.

Veja a lista completa dos atributos do elemento <application>:

<application
  android:allowTaskReparenting=["true" | "false"]
  android:backupAgent="string"
  android:debuggable=["true" | "false"]
  android:description="string resource"
  android:enabled=["true" | "false"]
  android:hasCode=["true" | "false"]
  android:hardwareAccelerated=["true" | "false"]
  android:icon="drawable resource"
  android:killAfterRestore=["true" | "false"]
  android:label="string resource"
  android:logo="drawable resource"
  android:manageSpaceActivity="string"


Veja agora uma descrição resumida de cada um destes atributos (em outras dicas desta seção você encontra estes atributos individualmente):

android:allowTaskReparenting - Indica se as atividades que a aplicação define podem ser movidas da tarefa que as iniciou para a tarefa com as quais elas possuem afinidade quando tal tarefa é a próxima a ser o foco principal da aplicação. Se o valor for "true" elas poderão ser movidas e "false" se eles devem permanecer com a tarefa que as iniciou. O valor padrão é "false".

O elemento <activity> possui seu próprio atributo allowTaskReparenting que pode sobrescrever o valor definido no elemento <application>.

android:backupAgent - O nome da classe que que implementa o agente de back-up da aplicação, uma sub-classe de BackupAgent. O valor deste atributo deve ser um nome de classe completamente qualificado (tal como "net.arquivodecodigos.projeto.MeuBackupAgent"). Contudo, como um atalho, se o primeiro caractere do nome for um ponto (por exemplo, ".MeuBackupAgent"), este será precedido pelo nome de pacote especificado no elemento <manifest>. Não há valor padrão para este atributo.

android:debuggable - Indica se a aplicação pode ser depurada (debugged), mesmo quando esta estiver sendo executada em um dispositivo em modo usuário. Se o valor for "true", a depuração poderá ser feita. O valor padrão é "false".

android:description - Um texto mais longo e mais descritivo sobre a aplicação. Este texto é entendido por humanos e deve ser definido como uma referência a um recurso do tipo string.

android:enabled - Indica se o sistema Android pode instanciar componentes da aplicação. Se o valor for "true", isso poderá ocorrer. Também, se o valor for "true", o atributo enabled de cada componente definirá se este estará habilitado ou não. Se o valor for "false", ele sobrescreve os valores enabled de cada componente. O valor padrão é true.

android:hasCode - Indica se a aplicação contém algum código. Se o valor for "true", ela contém códigos. Quando o valor é "false", o sistema não tenta carregar o código da aplicação ao lançar componentes. O valor padrão é "true".

Uma aplicação não possui códigos próprios apenas quando está usando classes de componentes, tal como uma atividade que usa uma classe AliasActivity, o que é uma situação muito rara.

android:hardwareAccelerated - Indica se a renderização fornecida por aceleração de hardware deve ser habilitada para todas as Activities e Views da aplicação. Se o valor for "true", a renderização estará habilitada. O valor padrão é "false".

A partir do Android 3.0, um renderizador OpenGL por acelerador de hardware está disponível às aplicações, de forma a melhorar a performance de muitas operações de gráficos 2D comuns. Quando o renderizador por aceleração de hardware está habilitado, a maioria das aplicações no Canvas, Paint, Xfermode, ColorFilter, Shader e Camera são aceleradas. Isso resulta em animações mais suaves, rolagem mais suve e respostas mais precisas, atém mesmo para aplicações que não usam as bibliotecas OpenGL do framework de forma explícita.

É importante observar que nem todas as operações OpenGL 2D são aceleradas. Se você habilitar a a renderização fornecida por aceleração de hardware, teste sua aplicações para se certificar que esta pode fazer uso do renderizador sem provocar erros ou falhas.

android:icon - Um ícone para a aplicação como um todo, e ícone padrão para os componentes da aplicação. Este atributo deve ser definido como uma referência a um recurso drawable contendo uma imagem (por exemplo, "@drawable/icon". Não há ícone padrão.

android:killAfterRestore - Indica se a aplicação deve ser finalizada depois de suas configurações terem sido restauradas durante uma operação de restauração completa do sistema. Operações de restauração de pacotes únicos nunca farão com que a aplicação seja fechada. A operação de restauração completa do sistema geralmente ocorre apenas um vez, quando o telefone é configurado pela primeira vez. Aplicações de terceiros normalmente não precisam usar este atributo.

O valor padrão é true, o que significa que, depois que a aplicação finalizar o processamento de seus dados depois de uma restauração do sistema, ela será fechada.

android:label - Um rótulo entendido por humanos para a aplicação como um todo, e o rótulo padrão para cada um dos componentes da aplicação. O rótulo deve ser definido como uma referência para um recurso de string, de forma que ele possa ser localizado, assim como as outras strings na interface de usuário. Contudo, como uma conveniência, enquanto estivermos desenvolvendo a aplicação, seu valor pode ser definido como um literal string.

android:logo - Um logotipo para a aplicação como um todo, e o logo padrão para as activities. Este atributo deve ser definido como uma referência a um recurso drawable contendo uma imagem (por exemplo, "@drawable/logo". Não há logotipo padrão.

android:manageSpaceActivity - O nome completo e qualificado de uma sub-classe de Activity que o sistema pode lançar para permitir aos usuários gerenciar a memória ocupada pela aplicação no dispositivo. A activity deve também ser declarada com o elemento <activity>.

android:name - O nome completo e qualificado de uma sub-classe de Application implementada para a aplicação. Quando o processo da aplicação é iniciado, um objeto desta classe é instanciado antes dos demais componentes.

Esta sub-classe é opcional; a maioria das aplicações não precisa de uma. Na ausência da sub-classe, o Android usa uma instância da classe base Application.

android:permission - O nome de uma permissão que os clientes devem ter a fim de interagir com a aplicação. Este atributo é uma forma conveniente de definir uma permissão que se aplica a todos os componentes da aplicação. O valor definido pode ser sobrescrito por aqueles definidos nos componentes individuais.

android:persistent - Indica se a aplicação deve permanecer executando o tempo todo. Se o valor for "true" isso ocorrerá. O valor padrão é "false". As aplicações normalmente não devem definir valor para este atributo. Ele é direcionado apenas a algumas aplicações de sistema.

android:process - O nome de um processo no qual todos os componentes da aplicação serão executados. Cada componente pode sobrescrever este atributo e definir o seu próprio. Por padrão, o Android cria o processo para a aplicação quando o primeiro de seus componentes precisa ser executado. A partir daí todos os demais componentes executam neste mesmo processo. O nome do processo padrão deve ser igual ao nome de pacote definido no elemento <manifest>.

Ao atribuir a este atributo o nome de um processo que é compartilhado com outra aplicação, devemos cuidar para que os componentes de ambas aplicações executem no mesmo processo. Mas, somente se as duas aplicações também compartilharem o ID de usuário e serem assinadas com o mesmo certificado.

Se o nome atribuído a este atributo começar com dois pontos (":"), um novo processo, privado em termos da aplicação, será criado quando houver a necessidade. Se o nome do processo começar com uma letra minúscula, um processo global com este nome será criado. Um processo global pode ser compartilhado com outras aplicações, reduzindo o uso de recursos.

android:restoreAnyVersion - Indica se a aplicação está preparada para tentar restaurar quais conjuntos de dados em back-up, até mesmo se o back-up foi feito por uma versão mais atual da aplicação que está instalada no dispositivo. Se definirmos o valor true para este atributo, o Backup Manager tentará a restauração até mesmo quando uma diferença de versão sugerir que os dados são incompatíveis. Use este atributo com cuidado. O valor padrão é false.

android:taskAffinity - Um nome de afinidade que se aplica a todas as atividades dentro da aplicação, exceto aquelas que definiram uma afinidade diferente em seus atributos taskAffinity. Por padrão, todas as atividades dentro da mesma aplicação compartilham a mesma afinidade. O nome desta afinidade é o mesmo definido para o nome de pacote no elemento <manifest>.

android:theme - Uma referência a um recurso de estilo definindo um tema padrão para todas as activities na aplicação. As activities individuais podem sobrescrever o padrão fornecendo seus atributos de temas próprios.

android:uiOptions - Permite definir opções extras para a UI (User Interface) das atividades. Os valores possíveis são "none" e "splitActionBarWhenNarrow".

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Veja mais Dicas e truques de Android Java

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 29 usuários muito felizes estudando em nosso site.