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Entendendo a estrutura do arquivo AndroidManifest.xml das aplicações AndroidQuantidade de visualizações: 7143 vezes |
O arquivo AndroidManifest.xml é o arquivo de configuração central do Android. Por isso, é muito importante entender sua estrutura e quais elementos são válidos. Para facilitar uma consulta rápida, listei abaixo a estrutura geral. Se você quiser ver mais detalhes sobre cada elemento, basta copiar o elemento desejado e inserir na caixa de pesquisa do site. Estrutura geral do arquivo AndroidManifest.xml: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <manifest> <uses-permission /> <permission /> <permission-tree /> <permission-group /> <instrumentation /> <uses-sdk /> <uses-configuration /> <uses-feature /> <supports-screens /> <compatible-screens /> <supports-gl-texture /> <application> <activity> <intent-filter> <action /> <category /> <data /> </intent-filter> <meta-data /> </activity> <activity-alias> <intent-filter> . . . </intent-filter> <meta-data /> </activity-alias> <service> <intent-filter> . . . </intent-filter> <meta-data/> </service> <receiver> <intent-filter> . . . </intent-filter> <meta-data /> </receiver> <provider> <grant-uri-permission /> <meta-data /> </provider> <uses-library /> </application> </manifest> Veja estes mesmos elementos em ordem alfabética (somente estes elementos são válidos no arquivo de manifesto AndroidManifest.xml): <action> <activity> <activity-alias> <application> <category> <data> <grant-uri-permission> <instrumentation> <intent-filter> <manifest> <meta-data> <permission> <permission-group> <permission-tree> <provider> <receiver> <service> <supports-screens> <uses-configuration> <uses-feature> <uses-library> <uses-permission> <uses-sdk> |
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Android Java ::: android.widget ::: Button |
Como detectar um clique em um botão do Android usando o evento onClick no XML de layoutQuantidade de visualizações: 1638 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos detectar um clique em um botão usando o evento onClick diretamente no arquivo XML de layout. No entanto, para usar este artifício, algumas regras devem ser seguidas: a) O método chamado pelo clique do botão deverá ser public e retornar void; b) O único parâmetro do método deverá conter apenas um objeto da classe View, representando a view na qual o evento onclick ocorreu. Veja um exemplo completo no qual detectamos o clique no botão e exibimos uma mensagem AlertDialog contendo apenas um botão OK. Comece analisando o XML de layout (o nome do botão foi definido no arquivo strings.xml): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <LinearLayout xmlns:android=" http://schemas.android.com/apk/res/android" android:orientation="vertical" android:layout_width="fill_parent" android:layout_height="fill_parent"> tools:context=".MainActivity"> <Button xmlns:android=" http://schemas.android.com/apk/res/android" android:id="@+id/button_send" android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content" android:text="@string/btn_enviar" android:onClick="enviarMensagem" /> </LinearLayout> Veja agora o código Java no MainActivity.java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package com.example.estudosandroid; import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity; import android.content.DialogInterface; import android.os.Bundle; import android.view.View; import android.app.AlertDialog; public class MainActivity extends AppCompatActivity { @Override protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) { super.onCreate(savedInstanceState); setContentView(R.layout.activity_main); } // método público que será chamado ao clicarmos no botão public void enviarMensagem(View view) { AlertDialog dialogo = new AlertDialog.Builder(MainActivity.this).create(); dialogo.setTitle("Aviso"); dialogo.setMessage("Esta é uma mensagem de aviso"); dialogo.setButton(AlertDialog.BUTTON_NEUTRAL, "OK", new DialogInterface.OnClickListener() { public void onClick(DialogInterface dialog, int which){ dialog.dismiss(); // fecha o AlertDialog } } ); dialogo.show(); } } |
Android Java ::: androidx.appcompat.app ::: AppCompatActivity |
Como usar o método startActivity() da classe Activity ou AppCompatActivity do Android para mudar de telasQuantidade de visualizações: 1738 vezes |
Por mais simples que nossas aplicações Android sejam, elas serão compostas de duas ou mais telas, ou seja, duas ou mais Activity ou AppCompatActivity. Nesta dica mostrarei como usar o método startActivity() dessas duas classes para levar o usuário da primeira tela para a segunda. Lembre-se de que AppCompatActivity herda de Activity e, nos dias atuais, é a classe preferida para representar as telas individuais das aplicações Android. Comece criando um novo projeto no Android Studio. Escolha Empty Activity e dê o nome "App Duas Telas" ao projeto. Observe que o Android Studio já criou uma Activity ou AppCompatActivity com o nome MainActivity.java. Vamos nos certificar de que esta Activity é de fato a tela principal da aplicação. Abra o arquivo AndroidManifest.xml e veja se seu elemento <activity> se parece com o que temos abaixo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <activity android:name=".MainActivity"> <intent-filter> <action android:name="android.intent.action.MAIN" /> <category android:name="android.intent.category.LAUNCHER" /> </intent-filter> </activity> Se tudo estiver Ok, vamos agora criar a segunda tela. Clique com o botão direito em cima do pacote "com.example.appduastelas" e escolha New -> Activity -> Empty Activity. Dê o nome "SegundaTela", desmarque a opção Launcher Activity e clique o botão Finish. Se você observar o arquivo AndroidManifest.xml novamente, você verá que a segunda tela já foi adicionada lá. Agora vamos examinar o arquivo XML de layout para a primeira tela (layout\activity_main.xml): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <LinearLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android" xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools" android:layout_width="match_parent" android:layout_height="match_parent" android:padding="16dp" android:orientation="vertical" tools:context="com.example.appduastelas.MainActivity"> <Button android:id="@+id/abrir_tela" android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content" android:layout_marginTop="20dp" android:onClick="abrirSegundaTela" android:text="@string/abrir_tela" /> </LinearLayout> Note que temos um elemento <LinearLayout> e, dentro dele, um elemento <Button>. No botão nós declaramos o método abrirSegundaTela para seu atributo onClick. Não esqueça de atualizar o arquivo strings.xml para refletir o texto do botão "@string/abrir_tela". Pronto. Agora vamos ver o arquivo XML de layout para a segunda tela (layout\activity_segunda_tela.xml): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <LinearLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android" xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools" android:layout_width="match_parent" android:layout_height="match_parent" android:padding="16dp" android:orientation="vertical" tools:context="com.example.appduastelas.SegundaTela"> <TextView android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content" android:text="Sou a segunda tela."/> </LinearLayout> Nesse layout nós temos um elemento <LinearLayout> e, dentro dele, um elemento <TextView>, que serve apenas para exibir um texto qualquer na segunda tela. Para finalizar, só precisamos escrever o método abrirSegundaTela() na MainActivity.java. Veja o código completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package com.example.appduastelas; import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity; import android.content.Intent; import android.os.Bundle; import android.view.View; public class MainActivity extends AppCompatActivity { @Override protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) { super.onCreate(savedInstanceState); setContentView(R.layout.activity_main); } // método usado para abrir a segunda tela public void abrirSegundaTela(View view) { Intent intent = new Intent(this, SegundaTela.class); startActivity(intent); } } Veja que dentro do método abrirSegundaTela(), que recebe uma View com parâmetro, nós criamos um novo objeto da classe Intent e fornecemos o nome da segunda tela. Em seguida fazemos uma chamada ao método startActivity() passando o Intent recém-criado como argumento. Pronto! É só isso. Execute a aplicação, clique no botão e veja a segunda tela ser exibida. Pressione o botão Voltar e repita quantas vezes quiser. Agora é só criar mais telas e desenvolver vários e vários apps Android. |
Android Java ::: android.widget ::: Toast |
Como usar a classe Toast em suas aplicações AndroidQuantidade de visualizações: 9910 vezes |
Um objeto da classe pública Toast (do pacote android.widget) nos oferece uma forma de exibir uma pequena e rápida mensagem aos usuários de nossas aplicações Android. A mensagem exibida aparecerá como uma view flutuante sobre a tela atual da aplicação e não receberá foco. O objetivo é alertar o usuário sobre o sucesso ou fracasso de alguma atividade, aguardar alguns segundos e fazer a mensagem desaparecer. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do Android SDK: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- java.lang.Object android.widget.Toast Eis um exemplo de como usar um objeto desta classe para exibir uma breve mensagem quando o usuário clicar um botão na view: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivo.estudos; import android.app.Activity; import android.os.Bundle; import android.view.View; import android.widget.Button; import android.widget.Toast; public class EstudosActivity extends Activity { /** Called when the activity is first created. */ @Override public void onCreate(Bundle savedInstanceState) { super.onCreate(savedInstanceState); setContentView(R.layout.main); Button button = (Button) findViewById(R.id.btn); button.setOnClickListener(new View.OnClickListener(){ public void onClick(View v) { Toast.makeText(EstudosActivity.this, "Bem-vindo à minha aplicação Android", Toast.LENGTH_SHORT).show(); } }); } } O botão usado neste exemplo foi criado em um layout XML com a seguinte declaração: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <Button android:id="@+id/btn" android:layout_height="wrap_content" android:layout_width="wrap_content" android:text="Clique" /> Veja que aqui nós usamos o método estático makeText() da classe Toast para exibir a mensagem ao usuário. A constante Toast.LENGTH_SHORT faz com que a mensagem seja exibida por um curto período de tempo. |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Qual é a sintáxe correta do laço FOR em JavaScript? A) for (var i = 0; i <= 5) {} B) for var i = 1 to 5 {} C) for (var i <= 5; i++) {} D) for (var i = 0; i <= 5; i++) {} Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
A responsabilidade moral Na relação moral e ética, pode-se perceber que, enquanto as inquietações com a esfera conceitual dos valores regentes do comportamento humano estão localizadas no âmbito da ética, as questões práticas desse campo pertencem à esfera da moral, que governa a alma de cada indivíduo. Portanto, diferenciar moral e ética significa dizer que: A) moral é a aplicação da ética. B) moral é a prática da ética em nossa sociedade. C) não podemos diferenciar, pois são idênticas. D) moral é o conjunto de valores, e ética é a reflexão dos mesmos. E) moral e ética são antagônicas. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fundações |
Fundações profundas As estacas Strauss podem ser armadas com ferragem longitudinal (barras retas) e estribos que permitam livre passagem do soquete de compactação e garantam um cobrimento da armadura não inferior a 3cm. A estaca Strauss é recomendada: A) apenas em terrenos com comprimento fixo de cravação. B) em trabalhos abaixo do lençol freático. C) em terrenos com comprimento variável de cravação. D) com a disponibilidade de equipamentos robustos e complexos na execução. E) em áreas não suscetíveis à presença de agentes biológicos. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D |
Comando Create Alignment from Objects Qual dos objetos abaixo não pode ser usado para criar um alinhamento quando acionamos o comando Create Alignment from Objects, disponível no item Alignment da aba Create Design? A) Line B) Arc C) Circle D) Polyline Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Máquinas de fluxo radial Máquinas de fluxo radial, com fluxo predominantemente radial na região de trabalho da linha de lâmina móvel, podem ser exemplificadas por um ventilador ou bomba de fluxo radial (ou centrífuga), cujo escoamento se dá com o fluxo de saída ortogonal ao de entrada ao rotor. Sobre as classificações de fluxo em máquinas hidráulicas, qual afirmativa está correta? A) O fluxo axial ocorre em máquinas hidráulicas quando o fluido entra pelas pás do rotor em um sentido e sai no mesmo sentido, porém na direção contrária à de entrada. B) O fluxo misto ocorre em máquinas hidráulicas quando o fluido entra pelas pás do rotor em um sentido e sai no mesmo sentido, porém na direção contrária à de entrada. C) O fluxo misto em máquinas hidráulicas ocorre quando o fluido entra e sai no mesmo sentido, porém com ângulo próximo a 90° em relação à entrada. D) Há um grupo que não se enquadra na categoria de fluxo radial. Esse grupo específico tem um escoamento do fluxo que entra em um sentido e sai perpendicularmente. E) Há um grupo que não se enquadra na categoria de fluxo radial, tampouco na categoria axial. Esta categoria remanescente é conhecida como máquinas de fluxos misto. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
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Dicas e truques de outras linguagens |
AutoCAD Civil 3D - Como criar pontos COGO no AutoCAD Civil 3D Ruby - Como inserir uma substring em uma determinada posição de uma string em Ruby usando a função insert() |
Códigos Fonte |
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