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Você está aqui: Android Java ::: Dicas & Truques ::: AndroidManifest.xml |
Entenda o arquivo AndroidManifest.xml presente em suas aplicações AndroidQuantidade de visualizações: 10020 vezes |
Todas as aplicações Android precisam ter um arquivo AndroidManifest.xml (precisamente com este nome e extensão) no diretório raiz. O propósito deste arquivo é conter e fornecer informações essenciais sobre a aplicação para o sistema Android. E, as informações contidas neste arquivo são carregadas antes que qualquer código da aplicação seja executado. Se você ainda não o fez, abra o arquivo AndroidManifest.xml de qualquer aplicação que você esteja desenvolvendo. Você deverá ter algo como: <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <manifest xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android" package="arquivo.estudos" android:versionCode="1" android:versionName="1.0"> <application android:label="@string/app_name" > <activity android:name="EstudosActivity" ...... Veja que o arquivo AndroidManifest.xml não é nada mais que um arquivo XML contendo uma hierarquia de elementos. O arquivo e seus elementos possuem as seguintes tarefas: a) Informar o nome do pacote Java da aplicação. O nome de pacote funciona como um identificador único para a aplicação. b) Descrever os componentes da aplicação - as atividades (activities), serviços (services), receptores de transmissão (broadcast receivers) e fornecedores de conteúdo (content providers) que fazem parte da aplicação. As classes que implementam cada um dos componentes são indicadas e suas responsabilidades são publicadas (por exemplo, com quais mensagens Intent elas conseguem lidar). Estas declarações permitem ao sistema Android saber quais componentes existem e sob quais condições eles devem ser iniciados. c) Determinar quais processos servirão os componentes da aplicação. d) Declarar quais permissões a aplicação deve ter a fim de acessar partes protegidas da API e interagir com outras aplicações. e) Declarar as permissões que outras aplicações devem ter a fim de interagir com os componentes da aplicação atual. f) Listas as classes de instrumentação (Instrumentation) que fornecem análise (profile) e outras informações enquanto a aplicação estiver sendo executada. Estas declarações estão presentes no arquivo de manifesto somente enquanto a aplicação estiver sendo desenvolvida e testada; elas são removidas antes que a aplicação seja publicada. g Declarar o nível mínimo da API do Android que a aplicação exige. h Listar as bibliotecas para as quais a aplicação faz referências. |
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Android Java ::: android.widget ::: Spinner |
Entenda e aprenda a usar a classe Spinner em suas aplicações AndroidQuantidade de visualizações: 2204 vezes |
Um objeto da classe Spinner no Android representa uma lista de itens, ou uma caixa de combinação, a partir da qual o usuário poderá escolher apenas uma opção. Em outras linguagens de programação tais como Delphi e C#, este controle é chamado de ComboBox. No Swing do Java, ele é chamado JComboBox. No HTML, nós o conhecemos como <select>. Veja a posição da classe Spinner na hieraquia de classes do Android: public class Spinner extends AbsSpinner implements DialogInterface.OnClickListener java.lang.Object android.view.View -> android.view.ViewGroup -> android.widget.AdapterView<android.widget.SpinnerAdapter> -> android.widget.AbsSpinner -> android.widget.Spinner Veja a seguir como podemos declarar um elemento Spinner no arquivo XML de layout: Spinner android:id="@+id/cidade" android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content" android:layout_marginTop="10dp" ...... Note que o elemento Spinner que declaramos possui o id "cidade" e, a parte mais importante, o vetor "cidades_nomes" para o seu atributo entries. Este vetor foi declarado no arquivo strings.xml da seguinte forma: <string-array name="cidades_nomes"> <item>Goiânia</item> <item>Cuiabá</item> <item>São Paulo</item> ...... Pronto. Isso é tudo. Se você executar seu aplicativo agora, já verá um caixa de combinação, ou seja, um Spinner com os nomes de cinco cidades ser exibido na tela. Experimente selecionar um dos itens. Em mais dicas dessa seção você verá como obter o item selecionado, como disparar uma ação como resultado da mudança de seleção de itens, como adicionar itens ao Spinner em tempo de execução e muito mais. |
Android Java ::: android.widget ::: Button |
Como detectar um clique em um botão do Android usando o evento onClick no XML de layoutQuantidade de visualizações: 1703 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos detectar um clique em um botão usando o evento onClick diretamente no arquivo XML de layout. No entanto, para usar este artifício, algumas regras devem ser seguidas: a) O método chamado pelo clique do botão deverá ser public e retornar void; b) O único parâmetro do método deverá conter apenas um objeto da classe View, representando a view na qual o evento onclick ocorreu. Veja um exemplo completo no qual detectamos o clique no botão e exibimos uma mensagem AlertDialog contendo apenas um botão OK. Comece analisando o XML de layout (o nome do botão foi definido no arquivo strings.xml): <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <LinearLayout xmlns:android=" http://schemas.android.com/apk/res/android" android:orientation="vertical" android:layout_width="fill_parent" android:layout_height="fill_parent"> tools:context=".MainActivity"> <Button xmlns:android=" ...... Veja agora o código Java no MainActivity.java: package com.example.estudosandroid; import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity; import android.content.DialogInterface; import android.os.Bundle; import android.view.View; import android.app.AlertDialog; public class MainActivity extends AppCompatActivity { @Override protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) { super.onCreate(savedInstanceState); setContentView(R.layout.activity_main); } // método público que será chamado ao clicarmos no botão public void enviarMensagem(View view) { ...... |
Android Java ::: android.widget ::: Toast |
Como usar a classe Toast em suas aplicações AndroidQuantidade de visualizações: 9996 vezes |
Um objeto da classe pública Toast (do pacote android.widget) nos oferece uma forma de exibir uma pequena e rápida mensagem aos usuários de nossas aplicações Android. A mensagem exibida aparecerá como uma view flutuante sobre a tela atual da aplicação e não receberá foco. O objetivo é alertar o usuário sobre o sucesso ou fracasso de alguma atividade, aguardar alguns segundos e fazer a mensagem desaparecer. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do Android SDK: java.lang.Object ...... Eis um exemplo de como usar um objeto desta classe para exibir uma breve mensagem quando o usuário clicar um botão na view: package arquivo.estudos; import android.app.Activity; import android.os.Bundle; import android.view.View; import android.widget.Button; import android.widget.Toast; public class EstudosActivity extends Activity { /** Called when the activity is first created. */ @Override public void onCreate(Bundle savedInstanceState) { super.onCreate(savedInstanceState); setContentView(R.layout.main); ...... O botão usado neste exemplo foi criado em um layout XML com a seguinte declaração: <Button android:id="@+id/btn" android:layout_height="wrap_content" ...... Veja que aqui nós usamos o método estático makeText() da classe Toast para exibir a mensagem ao usuário. A constante Toast.LENGTH_SHORT faz com que a mensagem seja exibida por um curto período de tempo. |
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