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Entenda o arquivo AndroidManifest.xml presente em suas aplicações Android

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Todas as aplicações Android precisam ter um arquivo AndroidManifest.xml (precisamente com este nome e extensão) no diretório raiz. O propósito deste arquivo é conter e fornecer informações essenciais sobre a aplicação para o sistema Android. E, as informações contidas neste arquivo são carregadas antes que qualquer código da aplicação seja executado.

Se você ainda não o fez, abra o arquivo AndroidManifest.xml de qualquer aplicação que você esteja desenvolvendo. Você deverá ter algo como:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<manifest xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
      package="arquivo.estudos"
      android:versionCode="1"
      android:versionName="1.0">
    <application android:label="@string/app_name" >
        <activity android:name="EstudosActivity"
                  android:label="@string/app_name">
            <intent-filter>
                <action android:name="android.intent.action.MAIN" />
                <category android:name="android.intent.category.LAUNCHER" />
            </intent-filter>
        </activity>
    </application>
</manifest>

Veja que o arquivo AndroidManifest.xml não é nada mais que um arquivo XML contendo uma hierarquia de elementos. O arquivo e seus elementos possuem as seguintes tarefas:

a) Informar o nome do pacote Java da aplicação. O nome de pacote funciona como um identificador único para a aplicação.

b) Descrever os componentes da aplicação - as atividades (activities), serviços (services), receptores de transmissão (broadcast receivers) e fornecedores de conteúdo (content providers) que fazem parte da aplicação. As classes que implementam cada um dos componentes são indicadas e suas responsabilidades são publicadas (por exemplo, com quais mensagens Intent elas conseguem lidar). Estas declarações permitem ao sistema Android saber quais componentes existem e sob quais condições eles devem ser iniciados.

c) Determinar quais processos servirão os componentes da aplicação.

d) Declarar quais permissões a aplicação deve ter a fim de acessar partes protegidas da API e interagir com outras aplicações.

e) Declarar as permissões que outras aplicações devem ter a fim de interagir com os componentes da aplicação atual.

f) Listas as classes de instrumentação (Instrumentation) que fornecem análise (profile) e outras informações enquanto a aplicação estiver sendo executada. Estas declarações estão presentes no arquivo de manifesto somente enquanto a aplicação estiver sendo desenvolvida e testada; elas são removidas antes que a aplicação seja publicada.

g Declarar o nível mínimo da API do Android que a aplicação exige.

h Listar as bibliotecas para as quais a aplicação faz referências.

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Android Java ::: android.widget ::: Button

Como detectar um clique em um botão do Android usando o evento onClick no XML de layout

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Nesta dica mostrarei como podemos detectar um clique em um botão usando o evento onClick diretamente no arquivo XML de layout. No entanto, para usar este artifício, algumas regras devem ser seguidas:

a) O método chamado pelo clique do botão deverá ser public e retornar void;
b) O único parâmetro do método deverá conter apenas um objeto da classe View, representando a view na qual o evento onclick ocorreu.

Veja um exemplo completo no qual detectamos o clique no botão e exibimos uma mensagem AlertDialog contendo apenas um botão OK. Comece analisando o XML de layout (o nome do botão foi definido no arquivo strings.xml):

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<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LinearLayout xmlns:android="
  http://schemas.android.com/apk/res/android"
  android:orientation="vertical"
  android:layout_width="fill_parent"
  android:layout_height="fill_parent">
  tools:context=".MainActivity">

  <Button xmlns:android="
    http://schemas.android.com/apk/res/android"
    android:id="@+id/button_send"
    android:layout_width="wrap_content"
    android:layout_height="wrap_content"
    android:text="@string/btn_enviar"
    android:onClick="enviarMensagem"
    />

</LinearLayout>

Veja agora o código Java no MainActivity.java:

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package com.example.estudosandroid;

import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity;
import android.content.DialogInterface;
import android.os.Bundle;
import android.view.View;
import android.app.AlertDialog;

public class MainActivity extends AppCompatActivity {
  @Override
  protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
    super.onCreate(savedInstanceState);
    setContentView(R.layout.activity_main);
  }

  // método público que será chamado ao clicarmos no botão
  public void enviarMensagem(View view) {
    AlertDialog dialogo = new 
      AlertDialog.Builder(MainActivity.this).create();
    dialogo.setTitle("Aviso");
    dialogo.setMessage("Esta é uma mensagem de aviso");
    dialogo.setButton(AlertDialog.BUTTON_NEUTRAL, "OK",
      new DialogInterface.OnClickListener() {
        public void onClick(DialogInterface dialog, 
          int which){
          dialog.dismiss(); // fecha o AlertDialog
        }
      }
    );

    dialogo.show();
  }
}



Android Java ::: androidx.appcompat.app ::: AppCompatActivity

Como usar o método startActivity() da classe Activity ou AppCompatActivity do Android para mudar de telas

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Por mais simples que nossas aplicações Android sejam, elas serão compostas de duas ou mais telas, ou seja, duas ou mais Activity ou AppCompatActivity. Nesta dica mostrarei como usar o método startActivity() dessas duas classes para levar o usuário da primeira tela para a segunda. Lembre-se de que AppCompatActivity herda de Activity e, nos dias atuais, é a classe preferida para representar as telas individuais das aplicações Android.

Comece criando um novo projeto no Android Studio. Escolha Empty Activity e dê o nome "App Duas Telas" ao projeto. Observe que o Android Studio já criou uma Activity ou AppCompatActivity com o nome MainActivity.java.

Vamos nos certificar de que esta Activity é de fato a tela principal da aplicação. Abra o arquivo AndroidManifest.xml e veja se seu elemento <activity> se parece com o que temos abaixo:

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<activity android:name=".MainActivity">
  <intent-filter>
    <action android:name="android.intent.action.MAIN" />
    <category android:name="android.intent.category.LAUNCHER" />
  </intent-filter>
</activity>

Se tudo estiver Ok, vamos agora criar a segunda tela. Clique com o botão direito em cima do pacote "com.example.appduastelas" e escolha New -> Activity -> Empty Activity. Dê o nome "SegundaTela", desmarque a opção Launcher Activity e clique o botão Finish.

Se você observar o arquivo AndroidManifest.xml novamente, você verá que a segunda tela já foi adicionada lá.

Agora vamos examinar o arquivo XML de layout para a primeira tela (layout\activity_main.xml):

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<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LinearLayout
    xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
  xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools"
  android:layout_width="match_parent"
  android:layout_height="match_parent"
  android:padding="16dp"
  android:orientation="vertical"
  tools:context="com.example.appduastelas.MainActivity">

  <Button
   android:id="@+id/abrir_tela"
   android:layout_width="wrap_content"
   android:layout_height="wrap_content"
   android:layout_marginTop="20dp"
   android:onClick="abrirSegundaTela"
   android:text="@string/abrir_tela" />
</LinearLayout>

Note que temos um elemento <LinearLayout> e, dentro dele, um elemento <Button>. No botão nós declaramos o método abrirSegundaTela para seu atributo onClick. Não esqueça de atualizar o arquivo strings.xml para refletir o texto do botão "@string/abrir_tela".

Pronto. Agora vamos ver o arquivo XML de layout para a segunda tela (layout\activity_segunda_tela.xml):

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<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LinearLayout
    xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
  xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools"
  android:layout_width="match_parent"
  android:layout_height="match_parent"
  android:padding="16dp"
  android:orientation="vertical"
  tools:context="com.example.appduastelas.SegundaTela">

  <TextView
    android:layout_width="wrap_content"
    android:layout_height="wrap_content"
    android:text="Sou a segunda tela."/>
</LinearLayout>

Nesse layout nós temos um elemento <LinearLayout> e, dentro dele, um elemento <TextView>, que serve apenas para exibir um texto qualquer na segunda tela.

Para finalizar, só precisamos escrever o método abrirSegundaTela() na MainActivity.java. Veja o código completo:

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package com.example.appduastelas;

import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity;

import android.content.Intent;
import android.os.Bundle;
import android.view.View;

public class MainActivity extends AppCompatActivity {
  @Override
  protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
    super.onCreate(savedInstanceState);
    setContentView(R.layout.activity_main);
  }

  // método usado para abrir a segunda tela
  public void abrirSegundaTela(View view) {
    Intent intent = new Intent(this, SegundaTela.class);
    startActivity(intent);
  }
}

Veja que dentro do método abrirSegundaTela(), que recebe uma View com parâmetro, nós criamos um novo objeto da classe Intent e fornecemos o nome da segunda tela. Em seguida fazemos uma chamada ao método startActivity() passando o Intent recém-criado como argumento.

Pronto! É só isso. Execute a aplicação, clique no botão e veja a segunda tela ser exibida. Pressione o botão Voltar e repita quantas vezes quiser. Agora é só criar mais telas e desenvolver vários e vários apps Android.


Android Java ::: Gerenciadores de Layout ::: LinearLayout

Como usar o gerenciador de layout LinearLayout em suas aplicações Android

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O gerenciador de layout LinearLayout (no pacote android.widget) do Android SDK nos permite exibir seus componentes filhos em uma única coluna ou linha. Esta classe está disponível desde a API Level 1. Veja sua posição na hierarquia de classes do Android:

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java.lang.Object 
   android.view.View 
      android.view.ViewGroup 
         android.widget.LinearLayout 

As classes diretas mais conhecidas são: NumberPicker, RadioGroup, SearchView, TabWidget, TableLayout, TableRow e ZoomControls.

Veja um exemplo de como podemos usar o gerenciador LinearLayout em um arquivo de layout em XML:

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no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<LinearLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
    android:orientation="vertical"
    android:layout_width="fill_parent"
    android:layout_height="fill_parent">
</LinearLayout>

Veja agora como este mesmo gerenciador pode ser criado em tempo de execução a partir do método onCreate() de uma activity:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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package arquivo.estudos;

import android.app.Activity;
import android.os.Bundle;
import android.view.ViewGroup.LayoutParams;
import android.widget.LinearLayout;

public class EstudosActivity extends Activity
{
    /** Called when the activity is first created. */
    @Override
    public void onCreate(Bundle savedInstanceState)
    {
        super.onCreate(savedInstanceState);

        // vamos criar o gerenciador de layout
        LinearLayout layout = new LinearLayout(this);
        layout.setOrientation(LinearLayout.VERTICAL);
        layout.setLayoutParams(new LinearLayout.LayoutParams(
           LayoutParams.FILL_PARENT, LayoutParams.FILL_PARENT));

        // vamos atribuir este layout à janela
        setContentView(layout);
    }
}

Em ambos os exemplos, os componentes filhos serão dispostos em uma única coluna, ou seja, serão empilhados na vertical, uma vez que o valor da orientação do layout é vertical. Note que a orientação do layout LinearLayout é definida em um arquivo XML usando o atributo android:orientation. Via código, a orientação é definida por meio de uma chamada ao método setOrientation(). A orientação padrão de um LinearLayout é horizontal (os componentes são dispostos em uma linha horizontal e a quebra de linha só ocorrerá quando forçada por questões de espaço).


Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Ética, Legislação e Entidades que regulamentam a profissão

Você estudou sobre a aplicação do método de solução de problemas de engenharia para fins de análise e solução de dilemas éticos na profissão. Com base nessa ferramenta, as alternativas abaixo apresentam etapas de análise e solução de problemas éticos, exceto:

A) Definição do problema e determinação dos objetivos.

B) Identificação de soluções alternativas e de restrições.

C) Escolha de uma solução e testes de potenciais impactos da solução.

D) Negociação e aprovação da solução pelo ente envolvido, a fim de evitar atritos.

E) Documentação e comunicação da solução.
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Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual o resultado da execução do seguinte código Python?

palavra = "FACULDADE"
resultado = palavra[0:len(palavra):2]
print(resultado)

A) EALCF

B) FACULDADE

C) FA

D) DADE

E) FCLAE
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Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual função é usada para retornar o tamanho de uma string em Python?

A) count_chars()

B) str_len()

C) size()

D) length()

E) len()
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Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Qual é a forma correta de se escrever o condicional if em JavaScript?

A) if a == 10 then

B) if (a == 10):

C) if (a == 10) {}

D) if a = 10:
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais

Materiais empregados para instalação de água fria e esgoto

Os materiais utilizados em tubulação de água fria têm evoluído muito nos últimos anos, acompanhando a evolução tecnológica da Ciência dos Materiais. Os canos de água fria HDPE - polietileno - apresentam vantagens significativas. Assinale a alternativa que contém uma delas:

A) São rígidos e, por isso, suportam grandes cargas, podendo ser usados com pouca espessura de parede.

B) Podem ser pintados na cor desejada, o que reduz o custo na hora da marcação na obra.

C) São mais leves do que as tubulações metálicas e flexíveis, além de terem uma vida útil superior quanto à resistência à oxidação.

D) Elevada ductilidade e capacidade de serem soldados apenas por fricção, o que aumenta a resistência mecânica da junta.

E) São de cor marrom, sendo utilizados para esgoto, a temperaturas de até 20ºC e escoamento de 75m.c.a.
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