Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: Android Java ::: android.content ::: Context

Entenda e aprenda a usar o contexto da aplicação (application context) no Android

Quantidade de visualizações: 11911 vezes
O contexto da aplicação (application context) é o repositório central para a funcionalidade de todas as aplicações de nível superior no Android. Usamos este contexto quando queremos acessar configurações e recursos compartilhados entre as várias janelas (activities) da aplicação.

O contexto da aplicação é acessado por meio da classe Context (no pacote android.content). Esta classe é abstrata e sua implementação é fornecida pelo sistema Android. Veja sua posição na hierarquia de classes:

----------------------------------------------------------------------
Precisa de ajuda? Chama no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)

Este código foi útil? Paga um cafezinho pra mim :-(
PIX: osmar@arquivodecodigos.com.br 
----------------------------------------------------------------------

java.lang.Object 
   android.content.Context 

Algumas sub-classes diretas e indiretas de Context são: ContextWrapper, MockContext, AbstractInputMethodService, AccessibilityService, AccountAuthenticatorActivity, Activity, ActivityGroup, AliasActivity, Application, BackupAgent, BackupAgentHelper, ContextThemeWrapper e ExpandableListActivity.

A forma mais comum de se obter o contexto da aplicação Android é por meio de uma chamada ao método getApplicationContext(). O retorno deste método é um objeto da classe Context. Veja um trecho de código no qual usamos o contexto para obter o nome da aplicação:

----------------------------------------------------------------------
Precisa de ajuda? Chama no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)

Este código foi útil? Paga um cafezinho pra mim :-(
PIX: osmar@arquivodecodigos.com.br 
----------------------------------------------------------------------

package arquivo.estudos;

import android.app.Activity;
import android.content.Context;
import android.os.Bundle;
import android.view.View;
import android.widget.Button;
import android.widget.Toast;

public class EstudosActivity extends Activity
{
    /** Called when the activity is first created. */
    @Override
    public void onCreate(Bundle savedInstanceState)
    {
        super.onCreate(savedInstanceState);
        setContentView(R.layout.main);
        
        Button button = (Button) findViewById(R.id.btn);         
        button.setOnClickListener(new View.OnClickListener(){             
           public void onClick(View v) {                 
        	 // vamos obter o contexto da aplicação
             Context contexto = getApplicationContext();
             // vamos usar o contexto para obter o nome da aplicação
             String nomeAplicacao = contexto.getResources().getString(R.string.app_name);
        	   
             Toast.makeText(contexto, 
        	"O nome da minha aplicação Android é: " + nomeAplicacao, 
        	Toast.LENGTH_SHORT).show();             
           }         
        });
    }
}

O nome da aplicação foi definido em um arquivo string.xml da seguinte forma:

----------------------------------------------------------------------
Precisa de ajuda? Chama no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)

Este código foi útil? Paga um cafezinho pra mim :-(
PIX: osmar@arquivodecodigos.com.br 
----------------------------------------------------------------------

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<resources>
    <string name="app_name">Estudos</string>
</resources>

Note que, como a classe Activity herda de Context, é comum passarmos a referência this para códigos que pedem um Context (quando estamos codificando dentro de uma Activity). Esta prática não é muito recomendada pelos experts em Android, visto que pode provocar vazamentos de memória. sempre que algum método ou construtor pedir um Context, obtenha-o por meio do método getApplicationContext().

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Veja mais Dicas e truques de Android Java

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 29 usuários muito felizes estudando em nosso site.