![]() |
|
||||
![]() Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Você está aqui: Android Java ::: Gerenciadores de Layout ::: LinearLayout |
||||||||||||
Como usar o gerenciador de layout LinearLayout em suas aplicações AndroidQuantidade de visualizações: 7960 vezes |
||||||||||||
O gerenciador de layout LinearLayout (no pacote android.widget) do Android SDK nos permite exibir seus componentes filhos em uma única coluna ou linha. Esta classe está disponível desde a API Level 1. Veja sua posição na hierarquia de classes do Android:
As classes diretas mais conhecidas são: NumberPicker, RadioGroup, SearchView, TabWidget, TableLayout, TableRow e ZoomControls. Veja um exemplo de como podemos usar o gerenciador LinearLayout em um arquivo de layout em XML:
Veja agora como este mesmo gerenciador pode ser criado em tempo de execução a partir do método onCreate() de uma activity:
Em ambos os exemplos, os componentes filhos serão dispostos em uma única coluna, ou seja, serão empilhados na vertical, uma vez que o valor da orientação do layout é vertical. Note que a orientação do layout LinearLayout é definida em um arquivo XML usando o atributo android:orientation. Via código, a orientação é definida por meio de uma chamada ao método setOrientation(). A orientação padrão de um LinearLayout é horizontal (os componentes são dispostos em uma linha horizontal e a quebra de linha só ocorrerá quando forçada por questões de espaço). |
||||||||||||
![]() |
||||||||||||
Android Java ::: android.widget ::: Button |
||||||||
Como detectar um clique em um botão do Android usando o evento onClick no XML de layoutQuantidade de visualizações: 1701 vezes |
||||||||
Nesta dica mostrarei como podemos detectar um clique em um botão usando o evento onClick diretamente no arquivo XML de layout. No entanto, para usar este artifício, algumas regras devem ser seguidas: a) O método chamado pelo clique do botão deverá ser public e retornar void; b) O único parâmetro do método deverá conter apenas um objeto da classe View, representando a view na qual o evento onclick ocorreu. Veja um exemplo completo no qual detectamos o clique no botão e exibimos uma mensagem AlertDialog contendo apenas um botão OK. Comece analisando o XML de layout (o nome do botão foi definido no arquivo strings.xml):
Veja agora o código Java no MainActivity.java:
| ||||||||
Android Java ::: android.widget ::: Toast |
||||||||||||
Como usar a classe Toast em suas aplicações AndroidQuantidade de visualizações: 9991 vezes |
||||||||||||
Um objeto da classe pública Toast (do pacote android.widget) nos oferece uma forma de exibir uma pequena e rápida mensagem aos usuários de nossas aplicações Android. A mensagem exibida aparecerá como uma view flutuante sobre a tela atual da aplicação e não receberá foco. O objetivo é alertar o usuário sobre o sucesso ou fracasso de alguma atividade, aguardar alguns segundos e fazer a mensagem desaparecer. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do Android SDK:
Eis um exemplo de como usar um objeto desta classe para exibir uma breve mensagem quando o usuário clicar um botão na view:
O botão usado neste exemplo foi criado em um layout XML com a seguinte declaração:
Veja que aqui nós usamos o método estático makeText() da classe Toast para exibir a mensagem ao usuário. A constante Toast.LENGTH_SHORT faz com que a mensagem seja exibida por um curto período de tempo. | ||||||||||||
Android Java ::: android.widget ::: Button |
||||||||
Como detectar um clique em um botão do Android usando setOnClickListener() e exibir uma mensagem AlertDialogQuantidade de visualizações: 1680 vezes |
||||||||
O método setOnClickListener() nos permite definir a ação que será disparada ao clicarmos em um botão. Note que primeiro nós localizamos o botão no arquivo XML de layout usando o método findViewById() da classe View. Comece analisando o arquivo XML de layout no qual criamos um botão e o colocamos como filho de um elemento LinearLayout:
E agora o código Java no arquivo MainActivity.java:
| ||||||||
Veja mais Dicas e truques de Android Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
C# - Como testar se uma string é null ou vazia em C# usando a função IsNullOrEmpty() da classe String Dart - Como testar se um ponto está dentro de um círculo em Dart - Desenvolvimento de Games com Dart |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |