Você está aqui: JavaScript ::: DOM (Document Object Model) ::: Navegação e Pesquisa de Nós (Nodes) |
Como retornar o tipo de um nó no DOM (Document Object Model) usando a propriedade nodeType a partir de seus códigos JavaScriptQuantidade de visualizações: 8307 vezes |
Como obter o tipo de um nó no DOM (Document Object Model) usando a propriedade nodeType a partir de seus códigos JavaScript A propriedade nodeType, definida no World Wide Web Consortium (W3C) Document Object Model (DOM) Level 1, pode ser usada quando precisamos obter o tipo de um determinado nó (node) na hierarquia de elementos HTML no DOM (Document Object Model). Esta propriedade retorna um valor inteiro indicando o tipo de nó sendo testado. Os valores mais comuns são 1 (nó elemento) e 3 (nó texto). Veja uma página HTML na qual temos um parágrafo e um elemento span. Na primeira vez nós vamos obter uma referência ao parágrafo e testar o tipo do nó. Na segunda vez nós obtemos uma referência ao primeiro nó filho do elemento span, o que resultará em seu conteúdo sendo testado. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> <script type="text/javascript"> function obterNodeType(){ // vamos obter uma referência ao parágrafo com o id "paragrafo" var elem = document.getElementById("paragrafo"); // vamos obter o tipo de nó deste elemento var tipo = elem.nodeType; // vamos mostrar o resultado window.alert("O tipo deste elemento é: " + tipo); // vamos obter uma referência ao span com o id "frase" elem = document.getElementById("frase"); // vamos obter o tipo de nó do primeiro filho deste elemento tipo = elem.firstChild.nodeType; // vamos mostrar o resultado window.alert("O tipo deste elemento é: " + tipo); } </script> </head> <body> <p id="paragrafo">Sou um parágrafo</p> <span id="frase">Veja esta frase</span> <br><button onclick="obterNodeType()">Obter tipo do nó (nodeType)</button> </body> </html> Note que esta propriedade é somente-leitura, ou seja, não podemos modificar seu valor em tempo de execução. A propriedade nodeType pode ser obtida a partir dos seguintes elementos: a, abbr, acronym, address, applet, area, b, base, basefont, bdo, bgsound, big, blink, blockquote, body, br, button, caption, center, cite, code, col, colgroup, comment, dd, del, dfn, dir, div, dl, dt, em, embed, fieldset, font, form, frame, frameset, h1, h2, h3, h4, h5, h6, head, hr, html, i, iframe, img, input:button, input:checkbox, input:file, input:hidden, input:image, input:password, input:radio, input:range, input:reset, input:search, input:submit, input:text, ins, isindex, kbd, keygen, label, legend, li, link, listing, map, marquee, menu, meta, nobr, noframes, noscript, object, ol, optgroup, option, p, param, plaintext, pre, q, rt, ruby, s, samp, script, select, small, span, strike, strong, style, sub, sup, table, tbody, td, textarea, tfoot, th, thead, title, tr, tt, u, ul, var, wbr, xml e xmp. Esta dica foi escrita e testada no Internet Explorer 8 e Firefox 3.6. |
![]() |
JavaScript ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: JavaScript Básico |
Exercício Resolvido de JavaScript - Como somar dois números em JavaScript - O operador de adição da linguagem JavaScriptQuantidade de visualizações: 1491 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa JavaScript para somar dois números, ou seja, dois valores numéricos inteiros. O usuário deverá informar os dois valores. Para efetuar a leitura dos números você pode usar a função window.prompt() e, para exibir o resultado, use a função window.alert(). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número: 7 Informe o segundo número: 3 A soma dos números é: 10 Veja a resolução comentada deste exercício em JavaScript: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <!doctype html> <html> <head> <title>Exercícios de JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos ler dois números do usuário var num1 = Number.parseInt(window.prompt( "Informe o primeiro número:")); var num2 = Number.parseInt(window.prompt( "Informe o segundo número:")); // agora vamos somar os dois números var soma = num1 + num2; // e mostramos o resultado window.alert("A soma dos números é: " + soma); </script> </body> </html> |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Cookies |
Cookies em JavaScript - Como registrar a quantidade de vezes que o usuário visitou a sua página HTMLQuantidade de visualizações: 90 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos cookies em JavaScript para gravar e exibir para o usuário a quantidade de vezes que ele visitou o nosso site ou página. Veja que, no código, nós temos duas funções: gravarCookie(), que recebe o nome, o valor e a direção do cookie em dias, e obterCookie(), que recebe o nome do cookie e retorna o seu valor. O resultado ficará parecido ao que temos na figura abaixo: ![]() E agora o código JavaScript completo para o exemplo, incluindo a página HTML: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> <script type="text/javascript"> // função que permite gravar um cookie function gravarCookie(nome, valor, diasDuracao){ var dataExpiracao = new Date(); dataExpiracao.setTime(dataExpiracao.getTime() + (diasDuracao * 24 * 3600 * 1000)); document.cookie = nome + "=" + escape(valor) + ((diasDuracao == null) ? "" : "; expires=" + dataExpiracao); } // função quer permite obter um cookie function obterCookie(nome){ if(document.cookie.length > 0){ var c_start = document.cookie.indexOf(nome + "="); if(c_start != -1){ c_start = c_start + nome.length + 1; c_end = document.cookie.indexOf(";", c_start); if(c_end == -1){ c_end = document.cookie.length; } return unescape(document.cookie.substring( c_start, c_end)); } } return null; } </script> </head> <body> </HEAD> <BODY> <script type="text/javascript"> // verifica se o visitante já esteve aqui var vezes = obterCookie('visitas'); if(vezes != null){ document.write("<h1>Esta é a sua " + vezes + "ª visita.</h1>"); gravarCookie("visitas", ++vezes, 30); } else{ // é a primeira vez. grave a visita // grava um cookie que durará 30 dias gravarCookie("visitas", 1, 30); document.write("<h1>Esta é a sua primeira visita ao site</h1>"); } </script> </body> </html> |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como testar se um ponto está dentro de um círculo em JavaScript - Desenvolvimento de Games com JavaScriptQuantidade de visualizações: 1500 vezes |
Quando estamos trabalhando com computação gráfica, geometria e trigonometria ou desenvolvimento de jogos em JavaScript, é comum precisarmos verificar se um determinado ponto (uma coordenada x, y) está contido dentro de um círculo. Para melhor entendimento, veja a imagem a seguir: ![]() Veja que temos um círculo com raio igual a 115 e com centro nas coordenadas (x = 205; y = 166). Temos também dois pontos. O ponto vermelho está nas coordenadas (x = 140; y = 90) e o ponto azul está nas coordenadas (x = 330; y = 500. Como podemos ver na imagem, o ponto vermelho está dentro do círculo, enquanto o ponto azul está fora. E nosso intenção nesta dica é escrever o código JavaScript que permite fazer essa verificação. Tenha em mente que está técnica é muito útil para o teste de colisões no desenvolvimento de games. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <!doctype html> <html> <head> <title>Desenvolvimento de Games usando HTML5 e JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos declarar a classe Circulo class Circulo{ constructor(xc, yc, raio){ this.xc = xc; // x do centro this.yc = yc; // y do centro this.raio = raio; // raio do círculo } } // agora vamos declarar a classe Ponto class Ponto{ constructor(x, y){ this.x = x; // coordenada x this.y = y; // coordenada y } } // vamos criar um objeto Circulo var c = new Circulo(90, 50, 115); // vamos criar um objeto Ponto var p = new Ponto(140, 90); // vamos verificar se o ponto está dentro do // círculo var dx = p.x - c.xc; var dy = p.y - c.yc; if((Math.pow(dx, 2) + Math.pow(dy, 2)) < Math.pow(c.raio, 2)){ document.writeln("O ponto está dentro do círculo"); } else{ document.writeln("O ponto NÃO está dentro do círculo"); } </script> </body> </html> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O ponto está dentro do círculo. Experimente com círculos de raios e coordenadas centrais diferentes e também com pontos em várias coordenadas e veja como os resultados são interessantes. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript |
Veja mais Dicas e truques de JavaScript |
Dicas e truques de outras linguagens |
Java - Programação orientada a objetos em Java - Como criar e usar interfaces em seus programas Java Java - Como criar um Jogo da Velha em Java - Jogo completo com código fonte comentado - Versão console |
Códigos Fonte |
![]() Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
![]() Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |