Você está aqui: C++ Builder ::: VCL - Visual Component Library ::: TEdit |
Como habilitar ou desabilitar um TEdit em tempo de execução usando sua propriedade EnabledQuantidade de visualizações: 6340 vezes |
Em tempo de design podemos desabilitar um TEdit definindo o valor True para sua propriedade Enabled. Esta operação também pode ser feita em tempo de execução. Veja um trecho de código no qual desabilitamos um TEdit com o nome de Edit1:void __fastcall TForm3::Button2Click(TObject *Sender) { // vamos desabilitar o TEdit ...... Para habilitar o TEdit novamente, só precisamos fornecer o valor true para a propriedade Enabled. Veja: void __fastcall TForm3::Button2Click(TObject *Sender) { // vamos habilitar o TEdit ...... É possível também testar se o TEdit está habilitado ou desabilitado. Veja como isso pode ser feito: void __fastcall TForm3::Button2Click(TObject *Sender) { // vamos desabilitar o TEdit Edit1->Enabled = false; // vamos verificar se o TEdit está habilitado ou desabilitado ...... |
![]() |
C++ Builder ::: VCL - Visual Component Library ::: TEdit |
Como obter a quantidade de caracteres em um TEdit usando a função GetTextLen() do C++ BuilderQuantidade de visualizações: 6163 vezes |
Em algumas ocasiões nós precisamos descobrir a quantidade de caracteres contidos em uma caixa de texto do tipo TEdit. Para isso podemos usar o método GetTextLen() do C++ Builder, definido originalmente na classe TControl. Esta função retorna um valor inteiro contendo o tamanho do texto da caixa de texto. Veja um exemplo do uso do método GetTextLen() no trecho de código a seguir: void __fastcall TForm3::Button2Click(TObject *Sender) { // vamos obter a quantidade de caracteres no TEdit int tamanho = Edit1->GetTextLen(); ...... Ao executar este exemplo você terá um resultado parecido com: O Edit contém 5 caracteres. |
C++ Builder ::: VCL - Visual Component Library ::: TEdit |
Como habilitar ou desabilitar um TEdit usando a função EnableWindow() da API do Windows usando C++ BuilderQuantidade de visualizações: 6088 vezes |
Embora o C++ Builder já nos forneça as ferramentas necessárias para habilitar ou desabilitar um TEdit em tempo de execução, é importante saber como realizar esta tarefa usando a API do Windows. Para isso, podemos usar a função EnableWindow() com os valores true ou false. A função EnableWindow() possui a seguinte assinatura: BOOL EnableWindow( HWND hWnd, ...... Note que precisamos informar o HWND (parâmetro hWnd) para a caixa de texto e um valor BOOL. Se fornecermos false, a caixa de texto será desabilitada. Veja: void __fastcall TForm3::Button2Click(TObject *Sender) { // vamos desabilitar o TEdit usando a função EnableWindow() // com o valor false ...... Para habilitar a caixa de texto novamente, só precisamos fornecer o valor true para o parâmetro bEnable: void __fastcall TForm3::Button2Click(TObject *Sender) { // vamos habilitar o TEdit usando a função EnableWindow() // com o valor true ...... É importante observar que o retorno da função EnableWindow será FALSE se tentarmos habilitar uma caixa de texto que já está habilitada ou tentarmos desabilitar uma caixa de texto que já está desabilitada. |
C++ Builder ::: VCL - Visual Component Library ::: TEdit |
Como obter o tamanho do texto de um TEdit usando a função SendMessage() da API do Windows e a mensagem WM_GETTEXTLENGTH usando C++ BuilderQuantidade de visualizações: 5976 vezes |
Embora o C++ Builder já nos forneça as ferramentas necessárias para obter a quantidade de caracteres contidos em um TEdit em tempo de execução, é importante saber como realizar esta tarefa usando a API do Windows. Para isso, podemos usar a função SendMessage() em combinação com a mensagem WM_GETTEXTLENGTH. A função SendMessage() da API do Windows possui a seguinte assinatura: LRESULT SendMessage( HWND hWnd, UINT Msg, ...... Note que precisamos informar o HWND (parâmetro hWnd) para a caixa de texto e a mensagem que será enviada ao controle. Os valores para os parâmetros wParam e lParam devem ser 0 (zero). Veja: void __fastcall TForm3::Button2Click(TObject *Sender) { // vamos obter o tamanho do texto de um TEdit usando a função // SendMessage() e a mensagem WM_GETTEXTLENGTH int tam = SendMessage(Edit1->Handle, WM_GETTEXTLENGTH, 0, 0); ...... Ao executar este exemplo você terá um mensagem com um texto parecido com: O Edit contém 10 caracteres. |
Veja mais Dicas e truques de C++ Builder |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |