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Como retornar os tipos de dados suportados pelo Firebird e seus correspondentes JDBCQuantidade de visualizações: 7477 vezes |
Em algumas situações precisamos obter os tipos de dados suportados pelo Firebird e mapeá-los para seus correspondentes JDBC. Esta não é uma tarefa fácil, mas que, com uma pequena ajuda dos recursos de reflexão do Java, pode ser realizada depois de algumas xícaras de café. O primeiro passo é obter os tipos de dados suportados pelo Firebird com uma chamada ao método getTypeInfo() da interface DatabaseMetaData. Os campos do ResultSet que nos interessam são TYPE_NAME e DATA_TYPE. TYPE_NAME traz o nome do tipo de dados no Firebird enquanto DATA_TYPE traz o tipo JDBC correspondente como um inteiro. Assim, o que temos que fazer é usar reflexão para obter todos os campos da classe java.sql.Types e efetuar um mapeamento entre os tipos. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos_jdbc; import java.lang.reflect.Field; import java.sql.*; import java.util.HashMap; import java.util.Map; public class Main{ static Map mapa; // usado para mapear os tipos JDBC public static void main(String[] args) { // string de conexão String databaseURL = "jdbc:firebirdsql:localhost/3050:C:\\Firebird_2_5\\dados\\estudos.fdb"; String user = "sysdba"; String password = "masterkey"; String driverName = "org.firebirdsql.jdbc.FBDriver"; try { Class.forName(driverName).newInstance(); Connection conn = DriverManager.getConnection(databaseURL, user, password); // vamos obter um objeto da classe org.firebirdsql.jdbc.FBDatabaseMetaData DatabaseMetaData dbmd = conn.getMetaData(); // vamos obter os tipos de dados suportados por esta versão do Firebird // e seus correspondentes JDBC ResultSet tiposDados = dbmd.getTypeInfo(); while(tiposDados.next()){ System.out.println("Firebird: " + tiposDados.getString("TYPE_NAME") + " - JDBC: " + getJdbcTypeName(Integer.parseInt(tiposDados.getString("DATA_TYPE")))); } // vamos fechar o ResultSet tiposDados.close(); } catch (SQLException ex) { System.out.println("SQLException: " + ex.getMessage()); System.out.println("SQLState: " + ex.getSQLState()); System.out.println("VendorError: " + ex.getErrorCode()); } catch (Exception e) { System.out.println("Problemas ao tentar conectar com o banco de dados: " + e); } } // Este método retorna o nome de um tipo JDBC // O retorno é null se o tipo JDBC não puder ser reconhecido public static String getJdbcTypeName(int jdbcType){ // vamos usar reflection para mapear valores inteiros a seus nomes if(mapa == null) { mapa = new HashMap(); // vamos obter todos os campos da classe java.sql.Types Field[] campos = java.sql.Types.class.getFields(); // vamos percorrer os campos for(int i = 0; i < campos.length; i++){ try{ // vamos obter o nome do campo String nome = campos[i].getName(); // vamos obter o valor do campo Integer valor = (Integer)campos[i].get(null); // vamos adicionar ao mapa mapa.put(valor, nome); } catch(IllegalAccessException e){ System.out.println("Ops: " + e.getMessage()); } } } // vamos retornar o nome do tipo JDBC return (String)mapa.get(new Integer(jdbcType)); } } O resultado da execução deste código foi: Firebird: BIGINT - JDBC: BIGINT Firebird: BLOB SUB_TYPE 0 - JDBC: LONGVARBINARY Firebird: BLOB SUB_TYPE 1 - JDBC: LONGVARCHAR Firebird: CHAR - JDBC: CHAR Firebird: NUMERIC - JDBC: NUMERIC Firebird: DECIMAL - JDBC: DECIMAL Firebird: INTEGER - JDBC: INTEGER Firebird: SMALLINT - JDBC: SMALLINT Firebird: FLOAT - JDBC: FLOAT Firebird: DOUBLE PRECISION - JDBC: DOUBLE Firebird: VARCHAR - JDBC: VARCHAR Firebird: DATE - JDBC: DATE Firebird: TIME - JDBC: TIME Firebird: TIMESTAMP - JDBC: TIMESTAMP Firebird: ARRAY - JDBC: OTHER Firebird: BLOB SUB_TYPE <0 - JDBC: BLOB |
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Java ::: Classes e Componentes ::: JTable |
Java Swing Avançado - Como exibir imagens nas células de uma JTable em suas aplicações Java SwingQuantidade de visualizações: 14920 vezes |
Nesta dica mostrarei como criar uma classe personalizada que estende a classe JLabel e implementa a interface TableCellRenderer. O objetivo é fornecer esta JLabel ao método setCellRenderer() de uma das colunas da JTable e exibir uma imagem ou foto ao lado do conteúdo da célula. Veja o resultado da figura abaixo: ![]() E aqui está o código Java Swing completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import java.awt.*; import javax.swing.table.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Exemplo de uma tabela simples"); // colunas da tabela String[] colunas = {"Nome", "Idade", "Sexo"}; // conteúdo da tabela Object[][] conteudo = { {"Osmar J. Silva", "32", "Masculino"}, {"Maria Clara Gomes", "19", "Feminino"}, {"Fernando Gomes", "15", "Masculino"}, {"Carlos Vieira", "40", "Masculino"} }; // constrói a tabela JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas); // quero exibir imagens ao lado do texto da primeira coluna TableCellRenderer tcr = new Imagem(); TableColumn column = tabela.getColumnModel().getColumn(0); column.setCellRenderer(tcr); tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 50)); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout()); JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela); c.add(scrollPane); setSize(400, 300); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } class Imagem extends JLabel implements TableCellRenderer{ public Imagem(){ setOpaque(true); } public Component getTableCellRendererComponent(JTable table, Object value, boolean isSelected, boolean hasFocus, int row, int column){ Icon imagem = new ImageIcon("C:\\estudos_java\\icon.gif"); // certifique-se da existencia da imagem "icon.gif" antes de executar if(isSelected) setBackground(table.getSelectionBackground()); else setBackground(table.getBackground()); setIcon(imagem); setText(value.toString()); return this; } public void validate() {} public void revalidate() {} protected void firePropertyChange(String propertyName, Object oldValue, Object newValue) {} public void firePropertyChange(String propertyName, boolean oldValue, boolean newValue) {} } |
Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games) |
Como criar um Jogo da Velha em Java - Jogo completo com código fonte comentado - Versão consoleQuantidade de visualizações: 6322 vezes |
Faça o download do código-fonte Jogo da Velha em Java Sobre o Jogo da Velha em Java O Jogo da Velha, também conhecido como Tic-Tac-Toe, é um dos joguinhos mais fáceis de se programar em Java. Além disso, ele possibilita uma boa oportunidade de se entender matrizes, a estrutura switch, os laços for e while, assim como a estrutura básica presente em praticamente todos os games. O Jogo da Velha em Java Console Neste código fonte eu demonstro como o Jogo da Velha pode ser criado em Java usando o modo console, ou seja, em formato texto. Penso que o entendimento da lógica é mais fácil em modo console. Uma vez que você tenha aprendido todos os passos envolvidos, você poderá reproduzí-lo em modo gráfico sem muitas dificuldades. A versão do jogo apresentado nesta dica é um jogador humano, ou seja, você, contra o computador. Não coloquei inteligência artificial nem aprendizado de máquina nos movimentos do computador. Usei apenas jogadas sorteadas. Fica como desafio você implementar jogadas inteligentes por parte do computador como forma de deixar o jogo ainda mais interessante. Por enquanto o objetivo é só o aprendizado mesmo. Antes de continuarmos, veja uma imagem demonstrando o jogo: ![]() Me mostra um pouco do código Para mostrar a simplicidade do código, veja o método que registra a jogada do jogador humano: // este método registra a jogada do jogador humano private static void jogadaHumano(char[][] tabuleiro) { int jogada; // para registrar a jogada do jogador humano // repete até que a jogada seja válida while (true) { // lê a jogada do humano System.out.print("\nSua jogada (1 a 9): "); jogada = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // este movimento é válido? if (movimentoValido(tabuleiro, jogada)){ break; } else{ // não é válido System.out.println("O número " + jogada + " não é um movimento válido."); } } // vamos registrar esse movimento registrarMovimento(tabuleiro, jogada, 'X'); } Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) JOGOVELHAJC - Jogo da Velha em Java Console - NetBeans IDE - Faça o Download. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar a existência de um caractere em uma string e retornar sua posição em Java usando o método indexOf() da classe StringQuantidade de visualizações: 115 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos usar o método indexOf() da classe String para pesquisar um caractere em uma palavra, frase ou texto e retornar a sua posição, ou seja, o seu índice dentro da string. Se o caractere for encontrado, sua posição é retornada. Caso contrário o valor -1 é retornado. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar uma string String frase = "Gosto de programar em Java"; // vamos testas se a string contém a letra "k" int pos = frase.indexOf('k'); if(pos < 0){ System.out.println("A string não contém a letra k"); } else{ System.out.println("A letra k foi encontrada na posicao: " + pos); } // fecha o programa System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: A string não contém a letra k |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
Java - Como listar todo o conteúdo de um diretório usando a função listFiles() da classe File do Java Java - Java Swing - Como obter a quantidade de colunas em uma JTable usando o método getColumnCount() |
Códigos Fonte |
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