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Como usar o método setAutoCommit() da interface Connection para habilitar ou desabilitar o controle de transação

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Por padrão quando criamos um novo objeto da interface Connection, este está no modo auto-commit, ou seja, seu método commit() é chamado automaticamente após cada instrução SQL. Uma operação de commit faz com que o banco de dados atualize as informações de acordo com os comandos SQL enviados. Em algumas situações este pode não ser o comportamente que desejamos. Algumas partes da aplicação requerem o uso de transações. Uma transação engloba um grupo de instruções SQL que devem ser executadas por completo. Se uma instrução falhar todas as alteradas efetuadas pelas demais devem ser abortadas (rollback).

Podemos desabilitar ou habilitar o auto-commit de uma Connection por meio de seu método setAutoCommit(). Este método requer um valor boolean. Se fornecermos true, o auto-commit é habilitado. Se fornecermos false este é desabilitado. Veja um trecho de código no qual desabilitamos o auto-commit:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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// vamos desabilitar o auto-commit
conn.setAutoCommit(false);


Uma vez desabilitado o auto-commit, as informações no banco de dados são refletidas somente quando o método commit() é chamado. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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// vamos gravar as informações no banco de dados definitivamente
conn.commit();

O valor do auto-commit pode ser obtido com uma chamada ao método getAutoCommit(). Veja como isso pode ser feito:

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if(conn.getAutoCommit()){
  System.out.println("O auto-commit está habilitado.");
}
else{
  System.out.println("O auto-commit está desabilitado.");
}

Nestes exemplos conn é uma referência a uma objeto Connection.

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Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Como passar uma ArrayList para um método Java - Como escrever um método Java que recebe uma ArrayList

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Em algumas situações precisamos passar um objeto da classe ArrayList para um método Java. Esta dica mostra como isso pode ser feito:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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package estudos_java;

import java.util.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar um ArrayList, adicionar alguns elementos
    // e passá-lo para um método
    ArrayList<String> nomes = new ArrayList<>();
    nomes.add("Osmar J. Silva");    
    nomes.add("Fernanda de Castro");
    nomes.add("José de Oliveira");

    // vamos passar o ArrayList para o método
    imprimir(nomes);

    System.exit(0);
  }

  // um método que recebe um ArrayList e exibe o
  // o valor de seus elementos
  public static void imprimir(ArrayList<String> lista){
    for(int i = 0; i < lista.size(); i++){
      System.out.println(lista.get(i));
    }
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Osmar J. Silva
Fernanda de Castro
José de Oliveira


Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como renomear um arquivo em Java usando a função renameTo() da classe File

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Nesta dica eu mostro como podemos tirar proveito do método renameTo() da classe File do Java para renomear arquivos. Lembre-se de que a classe File está no pacote java.io. Além disso, não coloquei try...catch no exemplo. Faça isso caso você deseje usar este código em aplicações reais.

Veja o código completo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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package arquivodecodigos;

import java.io.File;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // arquivo com o nome antigo
    File arquivo1 = new File("c:\\java\\Conectar.java");
     
    // arquivo com o novo nome
    File arquivo2 = new File("c:\\java\\Conectar2.java");
     
    boolean ok = arquivo1.renameTo(arquivo2);
    if(ok){
      System.out.println("Arquivo renomeado com sucesso.");
    }
    else{
      System.out.println("Nao foi possivel renomear o arquivo.");
    }
  }
}

Se o arquivo puder se renomeado com sucesso você verá a mensagem:

Arquivo renomeado com sucesso.


Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Projetos Java Programação Orientada a Objetos - Exemplos Java

Simulação de Sistema Bancário usando Programação Orientada a Objetos em Java - Projeto completo com código fonte - Versão console

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Sobre este projeto Java

Durante estes anos que tenho trabalhado como freelancer, mais da metade das requisições dos meus clientes foram ajuda para desenvolver idéias de programação orientada a objetos em Java para projeto de faculdades e universidades.

Com isso percebi que boa parte dos alunos e iniciantes em programação orientada a objetos já entendem toda a teoria. O que lhes falta é prática, ou seja, aplicar estes conhecimentos em aplicações do mundo real.

Pensando nisso, apresento a você um projeto muito interessante e que, se bem entendido e praticado, o ajudará a desenvolver qualquer tipo de aplicação, seja comercial ou para solucionar problemas cotidianos.

O projeto Java apresentado nesta dica é uma simulação completa de um Sistema Bancário, tudo com código fonte em Java, comentado, com variáveis em português, em um nível médio de programação, para facilitar o entendimento de todos.

Nesta simulação nós temos a criação de classes Java, construtores, encapsulamento de dados, agregação e composição, métodos com retorno e sem retorno, variáveis estáticas, variáveis públicas e privadas, e relacionamento entre objetos (um para um, um para muitos, muitos para um) usando ArrayList. Sim, o projeto faz uso extensivo de ArrayList, o que o torna muito rico para o aprendizado e fixação dos conhecimentos da linguagem Java e suas classes principais.

O Diagrama de Classes Java

Antes de falarmos mais sobre o projeto, dê uma boa olhada no seu diagrama de classes:



Como a aplicação está estruturada?

Como podemos ver no diagrama de classes, nós temos uma classe Sistema que contém zero ou vários objetos da classe Banco (relacionamento um para muitos). A classe Banco, por sua vez, possui uma ArrayList de objetos da classe Agência, ou seja, mais um relacionamento um para muitos, já que cada agência pertence a um único banco.

Cada agência pode possuir zero ou mais contas, e cada conta possui um ArrayList de objetos da classe Transação, o que nos permite registrar todas as operações nas contas e emitir o extrato bancário, com os débitos, créditos e transferências entre contas.

Tudo isso é feito por meio de vários menus de opções, como podemos ver na imagem a seguir:



Devo usar ArrayList do Java para desenvolver o sistema?

Sim, objetos da classe ArrayList são perfeitos quando precisamos representar relacionamentos um para muitos e muitos para um. É claro que poderíamos usar vetores de objetos (usando array), mas ficaríamos restritos a tamanhos fixos, enquanto o ArrayList nos permite cadastrar quantos bancos, pessoas, agências e contas quisermos.

Dessa forma, veja, por exemplo, o trecho de código que cria um novo banco:

switch(opcao){
  case 1: // vamos cadastrar um novo banco
    System.out.print("\nNúmero do Banco: ");
    String numeroBanco = entrada.nextLine();
    System.out.print("Nome do Banco: ");
    String nomeBanco = entrada.nextLine();
        
    // vamos incrementar o contador de bancos
    Banco.contadorBancos++;
        
    // agora vamos criar um novo objeto da classe Banco
    Banco b = new Banco(Banco.contadorBancos, nomeBanco,
      numeroBanco);
    // e o adicionamos no ArrayList de bancos
    bancos.add(b);
        
    // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso.
    System.out.println("\nO banco criado com sucesso");
        
    break;


Note que este trecho de código é parte do case da opção Novo Banco do menu Gerenciar Bancos. Veja como usamos uma variável estática contadorBancos da classe Banco para criarmos um valor inteiro auto-incremento que nos permite identificadores únicos para cada banco.

Veja agora mais um trecho de código muito interessante. Trata-se

case 3: // vamos pesquisar uma conta
  System.out.print("\nId, número ou nome cliente da conta: ");
  pesquisaConta = entrada.nextLine();
  // chamamos o método que pesquisa a conta
  temp = pesquisarConta(agenciaAtual, pesquisaConta);
  if(temp == null){ // conta não encotrada
    System.out.println("\nConta não encontrada na agência.");  
  }
  else{
    // mostra a conta encontrada
    System.out.println("\nId da conta bancária: " +
      temp.getId());
    System.out.println("Número da conta: " +
      temp.getNumero());
    System.out.println("Cliente: " + 
      temp.getCliente().getNome());
    System.out.println("Agência: " + agenciaAtual.getNumero() +
      " - " + agenciaAtual.getCidade());
    System.out.println("Banco: " + 
      bancoAtual.getNumero() + " - " + bancoAtual.getNome());
    System.out.println("Saldo atual: " + temp.getSaldo());
    System.out.println("Limite atual: " + temp.getLimite());
  }
        
  break;


Viu que código mais lindo? Note como a Programação Orientada a Objetos em Java nos permite desenvolver idéias de forma bem parecida mesmo ao mundo real.

O fechamento com chave de ouro

O produto final da aplicação Java deverá ser um extrato bancário mostrando os dados da conta escolhida, o histórico de transações com data, tipo da transação e valor, e o saldo atual da conta, com ou sem limite. Veja na imagem abaixo a formatação apresentada (mesmo em modo texto):



Como posso obter este código fonte?

Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo:

1) SBJCNB-A - Sistema Bancário em Java com Código Fonte Versão Console - NetBeans IDE - Faça o Download.

2) SBJCNB-B - Sistema Bancário em Java com Código Fonte Versão Console - Lê e salva os dados em arquivo usando serialização (Serializable), ou seja, os métodos readObject() e writeObject() - NetBeans IDE - Faça o Download.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.


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