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Definindo e usando variáveis estáticas em suas classes C++Quantidade de visualizações: 10974 vezes |
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Variáveis estáticas podem ser definidas em C++ por meio do uso da palavra-chave static. Uma variável estática pertence à classe na qual ela é definida e não à cada uma de suas instâncias. Pareceu confuso? Você pode pensar assim: quando definida com o modificador static, uma variável será única na classe, não importa a quantidade de instâncias da classe que serão criadas. Cada uma destas instâncias compartilhará o valor da variável estática. Além disso, uma variável estática pode ser acessada por meio do nome da classe, sem a necessidade de uma referência a uma de suas instâncias. Uma variável estática pode ser public, private ou protected. Vamos ver um exemplo? Considere a situação na qual gostaríamos de criar um identificador único para cada um dos objetos de uma classe. Vamos começar com o arquivo de definição da classe Livro: Código para Livro.h
Aqui a variável estática id é declarada como private. Como nossa intenção é usá-la como identificador único de instâncias, obtemos seu valor por meio do método público getId(). Veja agora o arquivo de implementação para esta classe: Código para Livro.cpp:
O primeiro detalhe a observar no código de implementação da classe Livro é a linha: int Livro::id = 0; O compilador C++ nos força a fazer esta declaração e inicialização de variáveis estáticas. Note o uso do nome da classe seguida por um par de dois pontos (::). Para finalizar, veja como criar três objetos da classe Livro a partir da função main() da aplicação: Código para main.cpp:
Ao executar esta aplicação teremos o seguinte resultado: Id: 1 Titulo: Programando em Java 2 Id: 2 Titulo: A biblia do C/C++ Id: 3 Titulo: PHP + MySQL Como podemos ver, a cada instância criada a variável id é incrementada em 1. Caso você não tenha entendido todo o processo, este incremento acontece no construtor da classe Livro. Veja: // vamos incrementar a variável estática Livro::id++; Nas situações em que as variáveis estáticas são públicas, podemos acessá-la usando o nome da classe e um par de dois pontos (::). Assim, se a variável id fosse pública, poderíamos acessá-la de qualquer lugar de nossa aplicação da seguinte forma: cout << Livro::id << endl; |
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