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Definindo e usando variáveis estáticas em suas classes C++

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Variáveis estáticas podem ser definidas em C++ por meio do uso da palavra-chave static. Uma variável estática pertence à classe na qual ela é definida e não à cada uma de suas instâncias. Pareceu confuso? Você pode pensar assim: quando definida com o modificador static, uma variável será única na classe, não importa a quantidade de instâncias da classe que serão criadas. Cada uma destas instâncias compartilhará o valor da variável estática.

Além disso, uma variável estática pode ser acessada por meio do nome da classe, sem a necessidade de uma referência a uma de suas instâncias. Uma variável estática pode ser public, private ou protected.

Vamos ver um exemplo? Considere a situação na qual gostaríamos de criar um identificador único para cada um dos objetos de uma classe. Vamos começar com o arquivo de definição da classe Livro:

Código para Livro.h

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Aqui a variável estática id é declarada como private. Como nossa intenção é usá-la como identificador único de instâncias, obtemos seu valor por meio do método público getId(). Veja agora o arquivo de implementação para esta classe:

Código para Livro.cpp:

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O primeiro detalhe a observar no código de implementação da classe Livro é a linha:

int Livro::id = 0;

O compilador C++ nos força a fazer esta declaração e inicialização de variáveis estáticas. Note o uso do nome da classe seguida por um par de dois pontos (::).

Para finalizar, veja como criar três objetos da classe Livro a partir da função main() da aplicação:

Código para main.cpp:

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Ao executar esta aplicação teremos o seguinte resultado:

Id: 1
Titulo: Programando em Java 2
Id: 2
Titulo: A biblia do C/C++
Id: 3
Titulo: PHP + MySQL

Como podemos ver, a cada instância criada a variável id é incrementada em 1. Caso você não tenha entendido todo o processo, este incremento acontece no construtor da classe Livro. Veja:

// vamos incrementar a variável estática
Livro::id++;

Nas situações em que as variáveis estáticas são públicas, podemos acessá-la usando o nome da classe e um par de dois pontos (::). Assim, se a variável id fosse pública, poderíamos acessá-la de qualquer lugar de nossa aplicação da seguinte forma:

cout << Livro::id << endl;

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