Você está aqui: C# ::: Dicas & Truques ::: Internet, LAN e E-Mail

Como usar o método Send() da classe Ping para "pingar" um computador remoto

Quantidade de visualizações: 8822 vezes
O método Send() da classe Ping pode ser usado quando queremos enviar uma mensagem echo Internet Control Message Protocol (ICMP) para um computador remoto e obter uma mensagem de resposta echo ICMP correspondente. Este método possui várias assinaturas. Nesta dica eu mostro como usar a versão que aceita um nome de host ou endereço IP e um valor inteiro representando o time-out da operação.

Note que o resultado de uma chamada ao método Send() é um objeto da classe PingReply, que conterá informações sobre o status e dados resultantes de uma operação Send() ou SendAsync().

Veja o código:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

private void button1_Click(object sender, EventArgs e)
{
  // using System.Net.NetworkInformation
  
  // vamos construir um objeto da classe Ping 
  Ping ping = new Ping();

  // cria um objeto da classe PingReply e atribui a ela
  // o resultado de uma chamada ao método Send() da classe
  // Ping. Veja que o timeout da operação é de 10 segundos
  PingReply resp = ping.Send("www.arquivodecodigos.net", 10000);

  textBox1.AppendText("Enviando um ping para: " + resp.Address 
    + Environment.NewLine);
  
  // vamos exibir o tempo de resposta  
  textBox1.AppendText("Tempo de resposta: " + resp.RoundtripTime + "ms");
}

Quando executarmos este código teremos um resultado parecido com:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

Enviando um ping para: 187.45.193.157
Tempo de resposta: 106ms


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos

Como desenhar retângulos em C# usando a função DrawRectangle() da classe Graphics do C# - Computação Gráfica em C#

Quantidade de visualizações: 11042 vezes
Retângulos podem ser desenhados em C# e Windows Forms usando o método DrawRectangle() da classe Graphics. Este método pede a caneta de desenho (um objeto da classe Pen), as coordenadas do canto superior esquerdo e a largura e altura do retângulo. Veja a assinatura do método DrawRectangle() mais comumente usada:

Graphics.DrawRectangle(Pen, Single, Single, Single, Single)


Veja um trecho de código no qual desenhamos um retângulo com 250 pixels de largura por 150 pixels de altura:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar um retângulo de 250 pixels de largura por 150
  // pixels de altura
  g.DrawRectangle(new Pen(Color.Red, 1), 50, 50, 250, 150);

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}

As coordenadas do canto superior esquerdo e a largura e altura do retângulo podem ser especificadas como um objeto da estrutura Rectangle. Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar um retângulo de 250 pixels de largura por 150
  // pixels de altura
  g.DrawRectangle(new Pen(Color.Red, 1), 
    new Rectangle(100, 100, 250, 150));

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}



C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como contar as palavras de uma frase ou texto em C# usando as funções IndexOf(), Replace() e Split() da classe String

Quantidade de visualizações: 12028 vezes
Este exemplo mostra como retornar a quantidade de palavras em uma frase ou texto usando métodos da classe String do C#. Veja como usar os métodos IndexOf() e Replace() para remover os espaços em excesso e, em seguida, o método Split() para quebrar as partes da frase ou texto usando um único espaço como separador.

Veja o código completo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string frase = "Gosto muito de C# e Java";
      int cont = 0;

      // remove os espaços em excesso
      while (frase.IndexOf("  ") >= 0) {
        frase = frase.Replace("  ", " ");
      }

      // remove espaços antes e depois da string
      frase = frase.Trim();

      // conta as palavras
      cont = frase.Split(" ").Length;
      Console.WriteLine("A frase contém " + cont + " palavras");

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

A frase contém 6 palavras


C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como adicionar ou subtrair dias de uma data em C# usando o método AddDays() da classe DateTime

Quantidade de visualizações: 26593 vezes
Em algumas situações nossos códigos precisam adicionar ou subtrair dias de uma data. Isso pode ser feito com o auxílio do método AddDays() da estrutura DateTime. Este método recebe o número de dias a serem acrescidos ou substraídos da data representada pelo DateTime atual e retorna um novo DateTime com as devidas modificações.

Veja um trecho de código no qual adicionamos 5 dias à data atual:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

static void Main(string[] args){
  // vamos obter a data de hoje
  DateTime hoje = DateTime.Now;

  // exibe a data de hoje
  System.Console.WriteLine("Hoje é {0:d}", hoje);

  // vamos adicionar 5 dias à data de hoje
  DateTime data_futura = hoje.AddDays(5);

  // exibe a data daqui a cinco dias
  System.Console.WriteLine("Daqui a 5 dias será {0:d}", data_futura);

  // pausa o programa
  System.Console.Write("\nPressione qualquer tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

É possível também subtrair dias. Para isso só precisamos fornecer um valor negativo para o método AddDays(). Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

static void Main(string[] args){
  // vamos obter a data de hoje
  DateTime hoje = DateTime.Now;

  // exibe a data de hoje
  System.Console.WriteLine("Hoje é {0:d}", hoje);

  // vamos subtrair 7 dias da data de hoje
  DateTime data_passado = hoje.AddDays(-7);

  // exibe a data sete dias atrás
  System.Console.WriteLine("Há 7 dias era {0:d}", data_passado);

  // pausa o programa
  System.Console.Write("\nPressione qualquer tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

Lembre-se, contudo, que o método AddDays() pode disparar uma exceção do tipo ArgumentOutOfRangeException se o DateTime resultante for menor que MinValue ou maior que MaxValue. MinValue e MaxValue são os menor e maior valores que um DateTime pode representar.


Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

A responsabilidade moral

A moral está intrínseca, ou seja, no interior da decisão de como agir em determinada situação, no foro íntimo de cada um, na forma como as pessoas, individualmente, reagem diante de certo impasse. Portanto, marque a alternativa que expressa corretamente o conceito de moral.

A) Moral e ética são a mesma coisa.

B) Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão.

C) Moral remete a atitudes benéficas.

D) Moral reflete em atitudes que os cidadãos desprezam.

E) Moral é o conjunto de regras que não se aplicam, de nenhuma forma, na sociedade.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Introdução à Ética

Como e por que julgamos que uma ação é correta ou não? Quais os critérios que devem ser utilizados para tal? Várias respostas são, hoje, dadas a essas perguntas.

Podemos afirmar que a ação correta é aquela que:

A) Considera a felicidade dos grupos prevalecentes, como as elites.

B) É praticada por um agente inerentemente bom e sem influência social

C) Está de acordo com regras próprias de grupos minoritários com interesses duvidosos.

D) É considerada a melhor ação pela subjetividade do sujeito em suas reflexões.

E) É aquela que está adequada às leis, regras e normas legais do Estado.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Fundações

Fundações profundas

A infraestrutura de fundação de qualquer empreendimento desempenha papel importante no suporte de cargas decorrentes do peso próprio da superestrutura e de sua utilização. As fundações são convencionalmente separadas em dois grandes grupos: superficiais e profundas.

Com base no que foi exposto, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposições a seguir.

( ) Estaca escavada mecanicamente é a estaca com a qual um operador, lançando mão de um trado manual, perfura o solo. Isso é feito exclusivamente com revestimento.

( ) Estacas são elementos de fundação profunda com auxílio de ferramentas ou equipamentos. O procedimento pode ser feito por cravação à percussão, prensagem, vibração ou escavação, ou ainda de forma mista, envolvendo mais de um desses processos.

( ) O elemento que transmite a carga proveniente da superestrutura ao terreno pela resistência de ponta ou resistência do fuste, ou ainda pela combinação das duas formas, é classificado como estaca.

Assinale a alternativa que indica, de cima para baixo, a ordem correta.

A) V, V, V.

B) F, F, F.

C) V, F, V.

D) F, V, F.

E) F, V, V.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil

Locação da obra

Durante a fase de "levantamento", colhemos informações in loco para uso na fase de projeto. No momento de passar o que está no projeto para o terreno, frequentemente são encontradas dificuldades na implementação, principalmente devido a erros de levantamento, que muitas vezes fornecem, por exemplo, um formato de terreno que não coincide com a forma real.

A etapa referida, que apresenta dificuldades de implementação, é:

A) Medição de obra.

B) Locação de obras.

C) Locação de estacas.

D) Levantamento altimétrico.

E) Levantamento planimétrico.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira

O aço no edifício

A estrutura de estabilização da moldura estrutural da edificação da figura abaixo, que se caracteriza pelo fato de não possuir amarrações diagonais nem paredes de cisalhamento para assegurar a estabilidade lateral, pode ser chamada de:



A) Estrutura contraventada.

B) Moldura amarrada excentricamente.

C) Moldura resistente a momentos.

D) Paredes de cisalhamento.

E) Nenhuma das alternativas anteriores.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

Veja mais Dicas e truques de C#

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 33 usuários muito felizes estudando em nosso site.