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O que é WMI (Windows Management Instrumentation) e como usar esta infraestrutura em seus programas C#

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O WMI (Windows Management Instrumentation) é a infraestrutura para o gerenciamento de dados e operações em sistemas baseados no Windows. Por meio do WMI nós podemos obter várias informações a respeito de todo o hardware no sistema, incluindo:

a) Número de série, tamanho (capacidade) e espaço livre em drives;
b) Número de série, velocidade de clock e tipo de soquete da CPU;
c) Endereço MAC do adaptador de rede (Network Adapter MAC Address);
d) Gateway padrão do adaptador de rede (Network Adapter Default Gateway);
e) Muitas outras informações úteis para o desenvolvimento de programas que investigam ou atualizam informações relacionados a harware.

O WMI foi projetado para programadores que usam C/C++, o Microsoft Visual Basic ou uma linguagem de script que tenha um motor (engine) no Windows e que nos permita lidar com objetos Microsoft ActiveX. Nesta dica mostrarei como podemos usar WMI a partir de aplicações C#.

As informações contidas nas várias classes do WMI podem ser obtidas com o uso do WQL (SQL for WMI). Esta é a WMI Query Language, um sub-conjunto do American National Standards Institute Structured Query Language (ANSI SQL) ? com algumas diferenças semânticas.

A classe WMI que abordarei nesta dica é a Win32_LogicalDisk. Esta classe representa uma fonte de dados que é um apelido para um dispositivo de armazenagem local em um computador usando Windows. Por meio desta classe podemos obter informações interessantes, tais como o número serial do HD, o espaço inicial, o espaço disponível, tipo do drive, etc.

O primeiro procedimento que vamos realizar é a obtenção do número de série do HD. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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private void button3_Click(object sender, EventArgs e){
  // using System.Management;
    
  // vamos obter o número de série (serial number) do drive C
  string drive = "C";

  // vamos criar um novo objeto da classe ManagementObject
  // informando que queremos obter informações a respeito do drive C
  ManagementObject disk = new 
    ManagementObject("win32_logicaldisk.deviceid="" + drive + ":""); 
  
  // vamos atrelar a classe WMI ao objeto de gerencimento  
  disk.Get();

  // vamos exibir o número de série do HD
  MessageBox.Show(disk.GetPropertyValue("VolumeSerialNumber").ToString());
}

Antes de executar este exemplo verifique se você realmente adicionou a referência System.Management ao seu projeto. Note que a linha:

MessageBox.Show(disk.GetPropertyValue("VolumeSerialNumber").ToString());

pode ser substituída por:

MessageBox.Show(disk["VolumeSerialNumber"].ToString());

Para verificar se o código C# realmente retornou o número de série correto, abra uma janela de comando e dispare:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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vol

Você terá um resultado parecido com:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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C:Documents and SettingsOsmar>vol
O volume na unidade C é LABORATORIO
O número de série do volume é A9D3-764C

Para obtermos o nome do volume só precisamos fazer uma pequena modificação no código. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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private void button3_Click(object sender, EventArgs e){
  // using System.Management;

  // vamos obter o nome de volume (Volume Name) do drive C
  string drive = "C";

  // vamos criar um novo objeto da classe ManagementObject
  // informando que queremos obter informações a respeito do drive C
  ManagementObject disk = new 
    ManagementObject("win32_logicaldisk.deviceid="" + drive + ":""); 
  
  // vamos atrelar a classe WMI ao objeto de gerencimento  
  disk.Get();

  // vamos exibir o nome de volume do HD
  MessageBox.Show(disk["VolumeName"].ToString());
}


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C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercício Resolvido de C# - Peça para o usuário informar o valor do primeiro elemento e gere os valores dos demais elementos com o dobro do

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C# que cria um vetor de 5 posições de inteiros. Peça para o usuário informar o valor do primeiro elemento e gere os valores dos demais elementos com o dobro do elemento anterior.

Assim, se o usuário informar o valor 3 para o primeiro elemento, o valor do segundo elemento será 6, o valor do terceiro elemento será 12, e assim por diante.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor do primeiro elemento: 5

Os elementos do vetor são:

5  10  20  40  80
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C#:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    // função principal do programa C#
    static void Main(string[] args) {
      // vamos declarar e construir um vetor de inteiros
      // de 5 elementos
      int[] valores = new int[5];

      // agora vamos pedir para o usuário informar o
      // valor do primeiro elemento
      Console.Write("Informe o valor do primeiro elemento: ");
      valores[0] = Int32.Parse(Console.ReadLine());

      // agora vamos gerar os valores dos próximos elementos
      for (int i = 1; i < valores.Length; i++) {
        // recebe o elemento anterior multiplicado por 2
        valores[i] = valores[i - 1] * 2;
      }

      // e agora mostramos o vetor gerado
      Console.WriteLine("\nOs elementos do vetor são:\n");
      for (int i = 0; i < valores.Length; i++) {
        Console.Write(valores[i] + "  ");
      }

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}



C# ::: Windows Forms ::: CheckBox

Como detectar a mudança de estado da CheckBox do C# Windows Forms usando o evento CheckedChanged

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Em algumas situações gostaríamos de efetuar algumas tarefas quando uma CheckBox é marcada ou desmarcada. O melhor lugar para isso é no evento CheckedChanged da própria CheckBox. Este evento é disparado todas as vezes que a CheckBox é marcada ou desmarcada.

Coloque uma CheckBox no formulário e dê duplo-clique no controle. Automaticamente o marcador do evento CheckedChanged será criado. Modifique-o para o código abaixo:

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private void checkBox1_CheckedChanged(object sender, EventArgs e){
  // vamos verificar se a CheckBox foi marcada ou desmarcada
  if((sender as CheckBox).Checked)
    MessageBox.Show("A CheckBox foi marcada");
  else
    MessageBox.Show("A CheckBox foi desmarcada");
}

Note que aqui eu usei o operador as para tratar o controle que gerou o evento (sender) como um objeto da classe CheckBox.


C# ::: Coleções (Collections) ::: List<T>

Como pesquisar um elemento em uma lista do C# usando a função Find() e um Predicate

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Em algumas situações gostaríamos de pesquisar e retornar o primeiro elemento de uma List<T> que obedece a algum critério de busca. Assim, poderíamos, por exemplo, pesquisar um nome que começa com uma determinada palavra ou um preço de produto maior ou igual a um determinado valor.

Para tais situações podemos usar o método Find(). Este método possui a seguinte assinatura:

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public T Find(
  Predicate<T> match
)

Veja que o método pede um delegate do tipo Predicate<T> que define as condições para a pesquisa do elemento. Se o elemento for encontrado, este é retornado. Caso contrário, o valor padrão para T é retornado (null para referências).

Veja um trecho de código no qual eu mostro como usar o método Find() em combinação com um método personalizado que permite usar um delegate anônimo. Desta forma conseguimos fornecer, em tempo de execução, o argumento para o parâmetro match do Predicate:

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static void Main(string[] args){
  // vamos criar um objeto da classe List<T>
  List<string> nomes = new List<string>();

  // vamos inserir quatro valores na lista
  nomes.Add("Osmar J. Silva");
  nomes.Add("Salvador Miranda de Andrade");
  nomes.Add("Dyego Fernandes de Souza");
  nomes.Add("Marcos de Paula Rocha");
  
  // vamos pesquisar um valor na lista usando um método personalizado
  // Neste exemplo vamos retornar o primeiro nome que contenha a palavra
  // "Dyego"
  string nome = encontrar(nomes, "Dyego");

  // vamos verificar se o nome foi encontrado
  if(nome != null){
    // foi encontrado....vamos retornar o resultado
    Console.WriteLine(nome);
  }
  else{
    Console.WriteLine("Nenhum nome encontrado.");
  }

  // vamos pausar a execução
  Console.Write("\n\nPressione qualquer tecla para continuar...");
  Console.ReadKey();
}

// método auxiliar que permite encontrar um valor na lista usando
// o método Find() da classe List<T> e um Predicate
static string encontrar(List<string> lista, string texto){
  string encontrado = null;

  // vamos pesquisar o valor na lista usando seu método Find()
  // Aqui o primeiro nome que passar no critério de busca será retornado
  encontrado = lista.Find(delegate(string valor){
      return valor.Contains(texto);
  });

  return encontrado;
}

O método Find() executa uma busca linear. Assim, este método é uma operação O(n), onde n é a quantidade de elementos na lista.


Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil

Serviços preliminares e instalações provisórias

A instalação de tapumes é obrigatória em atividades de construção, para impedir o acesso de pessoas estranhas ao serviço. Sobre a instalação de tapumes e serviços decorrentes:

A) Os tapumes devem ter altura mínima de 2,2 m em relação ao nível do terreno.

B) Em edifícios com mais de dois pavimentos, é facultativa a construção de galerias para o tráfego de pedestres sobre o passeio.

C) As bordas da galeria para pedestres devem possuir tapumes com altura mínima de 2,0 m e inclinação de 45°.

D) Não é obrigatória a instalação de tapume em todo o perímetro da obra, apenas na testada do lote.

E) As galerias para o tráfego de pedestres devem ter altura livre mínima de 2,5 m.
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Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Fenômeno de Transportes

De uma grande barragem, parte uma canalização de 250mm de diâmetro, de onde a água passa para a atmosfera sob a forma de jato. A vazão deste jato é 360L/s. Calcular a velocidade Vj do jato e a altura (H) na barragem. Considere que não há perda de energia no processo e que a velocidade de decaimento do nível da barragem é nula.



A) Vj = 7,33m/s e H = 2,74m.

B) Vj = 1,83m/s e H = 0,17m.

C) Vj = 2,46m/s e H = 0,31m.

D) Vj = 7,33m/s e H = 0,37m,

E) Vj =7,33 X 10-3m/s e H = 2,74 X 10-6m.
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Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia

Com relação à delimitação de bacias hidrográficas, é correto afirmar que

A) todos os pontos em seu interior, obrigatoriamente possuem cotas iguais ou inferiores em relação às cotas do divisor de águas da bacia.

B) tanto o divisor de água do tipo topográfico quanto o divisor do tipo freático podem ser utilizados, pois os dois sempre se coincidem.

C) segundo o método de Strahler de hierarquização fluvial, bacias hidrográficas de 4ª ordem têm o dobro de área de drenagem do que bacias classificadas em 2ª ordem.

D) a linha imaginária que define o seu limite deve ser traçada perpendicularmente às curvas de nível e não cortar nenhum curso de água além do ponto onde se encontra o exutório.

E) na escolha do local do exutório para a delimitação, os cursos d?água devem ser classificados como de 4ª ordem (método de Strahler) no mínimo, para que a bacia hidrográfica tenha uma área representativa.
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Vamos testar seus conhecimentos em

Dimensionamento de lajes maciças à flexão

Determinadas estruturas, como as empregadas em pavimentos de garagens de edificações residenciais, demandam o emprego de vãos maiores entre os pilares, de modo a garantir espaço para a manobra dos veículos.

A partir disso, analise as afirmativas a seguir:

I. O acréscimo de altura nas seções transversais é a solução mais empregada para aumentar a rigidez da laje e, desse modo, aumentar a capacidade desta em resistir aos esforços de flexão.

PORÉM

II. O acréscimo de altura provoca o aparecimento de sobrecargas na laje, sendo necessário proceder ao redimensionamento da estrutura, de modo a verificar se os critérios de segurança e serviço serão atendidos.

Assinale a alternativa correta:

A) As afirmações I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.

B) As afirmações I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

C) A afirmativa I é uma proposição verdadeira, e a II, falsa.

D) A afirmação II é uma proposição verdadeira, e a I, falsa.

E) As afirmações I e II são proposições falsas.
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Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Qual é a sintáxe correta para referenciar um arquivo JavaScript externo chamado "auxiliar.js"?

A) <script name="auxiliar.js">

B) <script src="auxiliar.js">

C) <script href="auxiliar.js">
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

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