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Aprenda a usar a classe DriveInfo em seus programas C#Quantidade de visualizações: 7210 vezes |
A classe DriveInfo pertence ao namespace System.IO no assembly mscorlib (in mscorlib.dll) e nos permite acessar informações em um drive. Entre estas informações podemos citar a verificação dos drives disponíveis, os tipos de drives, capacidade, espaço disponível, nome, rótulo, etc. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes da plataforma .NET: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- System.Object System.IO.DriveInfo Podemos criar um objeto da classe DriveInfo usando seu construtor padrão. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // using System.IO; // vamos criar uma instância da classe DriveInfo DriveInfo di = new DriveInfo("C:"); // vamos obter a capacidade deste drive long capacidade = di.TotalSize; // vamos exibir o resultado MessageBox.Show("A capacidade do drive é de: " + capacidade + " bytes"); } Neste trecho de código nós construímos uma instância da classe DriveInfo representando o drive C. Em seguida acessamos sua propriedade TotalSize para obter a capacidade do drive em bytes. Note que o construtor da classe DriveInfo pode disparar duas exceções: a) ArgumentNullException - Esta exceção será disparada se fornecermos uma string null para o construtor: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // vamos criar uma instância da classe DriveInfo string letra = null; DriveInfo di = new DriveInfo(letra); Ao executar este código teremos a seguinte exceção: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- System.ArgumentNullException was unhandled Message="Value cannot be null.\r\nParameter name: driveName" Source="mscorlib" ParamName="driveName" b) ArgumentException - Esta exceção é disparada se o primeiro nome da letra do drive não estiver na faixa de "a" a "z" (maiúsculas ou minúsculas). O mesmo ocorre se o nome do driver não apontar para um drive válido: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // vamos criar uma instância da classe DriveInfo string letra = "xyz"; DriveInfo di = new DriveInfo(letra); Ao executar este código teremos a seguinte exceção: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- System.ArgumentException was unhandled Message="Object must be a root directory (\"C:\\\") or a drive letter (\"C\")." Source="mscorlib" |
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C# ::: Coleções (Collections) ::: List<T> |
Como pesquisar um elemento em uma lista do C# usando a função Find() e um PredicateQuantidade de visualizações: 14941 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de pesquisar e retornar o primeiro elemento de uma List<T> que obedece a algum critério de busca. Assim, poderíamos, por exemplo, pesquisar um nome que começa com uma determinada palavra ou um preço de produto maior ou igual a um determinado valor. Para tais situações podemos usar o método Find(). Este método possui a seguinte assinatura: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public T Find( Predicate<T> match ) Veja que o método pede um delegate do tipo Predicate<T> que define as condições para a pesquisa do elemento. Se o elemento for encontrado, este é retornado. Caso contrário, o valor padrão para T é retornado (null para referências). Veja um trecho de código no qual eu mostro como usar o método Find() em combinação com um método personalizado que permite usar um delegate anônimo. Desta forma conseguimos fornecer, em tempo de execução, o argumento para o parâmetro match do Predicate: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ // vamos criar um objeto da classe List<T> List<string> nomes = new List<string>(); // vamos inserir quatro valores na lista nomes.Add("Osmar J. Silva"); nomes.Add("Salvador Miranda de Andrade"); nomes.Add("Dyego Fernandes de Souza"); nomes.Add("Marcos de Paula Rocha"); // vamos pesquisar um valor na lista usando um método personalizado // Neste exemplo vamos retornar o primeiro nome que contenha a palavra // "Dyego" string nome = encontrar(nomes, "Dyego"); // vamos verificar se o nome foi encontrado if(nome != null){ // foi encontrado....vamos retornar o resultado Console.WriteLine(nome); } else{ Console.WriteLine("Nenhum nome encontrado."); } // vamos pausar a execução Console.Write("\n\nPressione qualquer tecla para continuar..."); Console.ReadKey(); } // método auxiliar que permite encontrar um valor na lista usando // o método Find() da classe List<T> e um Predicate static string encontrar(List<string> lista, string texto){ string encontrado = null; // vamos pesquisar o valor na lista usando seu método Find() // Aqui o primeiro nome que passar no critério de busca será retornado encontrado = lista.Find(delegate(string valor){ return valor.Contains(texto); }); return encontrado; } O método Find() executa uma busca linear. Assim, este método é uma operação O(n), onde n é a quantidade de elementos na lista. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como usar a classe FileSystemWatcher em seus programas C#Quantidade de visualizações: 8690 vezes |
Podemos usar objetos da classe FileSystemWatcher quando queremos monitorar mudanças em um determinado diretório do sistema. Estas alterações podem ser observadas em arquivos e subdiretórios do diretório especificado. Usando objetos desta classe nós podemos monitorar modificações em arquivos no computador local, em um drive na rede ou em um computador remoto. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes da plataforma .NET: System.Object System.MarshalByRefObject System.ComponentModel.Component System.IO.FileSystemWatcher Para adicionar um componente FileSystemWatcher em sua aplicação C# basta localizá-lo na seção Components da Toolbox. Em seguida clique no mesmo e arraste-o para o formulário. Para definir o diretório a ser monitorado, clique no componente, acesse suas propriedades e defina o caminho do diretório na propriedade Path. Um exemplo de diretório poderia ser "C:\arquivo de codigos". Neste exemplo veremos como detectar alterações nos arquivos e sub-diretórios. Desta forma, vá nos eventos do componente FileSystemWatcher e insira o código abaixo para o evento Changed: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void fileSystemWatcher1_Changed(object sender, FileSystemEventArgs e){ // vamos verificar o que foi modificado neste diretório textBox1.AppendText("Arquivo: " + e.FullPath + " sofreu alterações: " + e.ChangeType + Environment.NewLine); } Execute a aplicação e experimente criar um arquivo txt no diretório "C:\arquivo de códigos" e modificar seu conteúdo várias vezes. Volte à aplicação e a caixa de texto terá um conteúdo parecido com: Arquivo: C:\arquivo de codigos\dados2.txt sofreu alterações: Changed Arquivo: C:\arquivo de codigos\dados2.txt sofreu alterações: Changed |
C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics |
Computação gráfica C# Windows Forms - Como desenhar em C# - A classe GraphicsQuantidade de visualizações: 7700 vezes |
Qualquer um que queira iniciar os estudos e desenhos de gráficos em C# usando Windows Forms deve obrigatoriamente entender um pouco de GDI e GDI+. GDI é o acrônimo de Graphics Device Interface e GDI+ é o seu sucessor em versões mais recentes do Microsoft Windows. Com a indepedência do GDI+ podemos desenhar em um formulário, na tela ou impressora sem qualquer modificação no código. O próprio GDI+ se encarrega dos detalhes da implementação de cada um destes diferentes dispositivos. O GDI+ é uma interface de programação de aplicações (API) que forma o sub-sistema do sistema operacional Microsoft Windows XP. Esta API é a responsável pela exibição de informações na tela e impressoras. O GDI+ é uma DLL Win32 chamada de gdiplus.dll que é distribuída com o Windows XP e versões mais recentes do Windows. Esta DLL está também disponível para uso em versões do Windows anteriores ao XP. A plataforma .NET encapsula as funcionalidades do GDI+ nos seguintes namespaces: System.Drawing, System.Drawing.Drawing2D, System.Drawing.Imaging, System.Drawing.Text e System.Drawing.Printing. Antes de iniciar seus desenhos em C# e Windows Forms, é importante entender o sistema de coordenadas do GDI+. Este sistema usa a medida de pixels ("picture elements"), que é a menor unidade de resolução no display de um monitor. Assim, o canto superior esquerdo de um controle GUI (um formulário, um painel, botão, etc) tem as coordenadas (0, 0), ou seja, x = 0 e y = 0. Lembre-se de que x é o eixo horizontal e y é o eixo vertical. A classe Graphics, do pacote System.Drawing, é quem fornece boa parte dos métodos que usamos para desenhar em C# e Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET: System.Object System.MarshalByRefObject System.Drawing.Graphics Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário a partir do clique de um botão: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na // cor preta e espessura de 1 pixel g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80), new Point(320, 80)); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
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