Você está aqui: C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Aprenda a usar a classe DriveInfo em seus programas C#

Quantidade de visualizações: 7210 vezes
A classe DriveInfo pertence ao namespace System.IO no assembly mscorlib (in mscorlib.dll) e nos permite acessar informações em um drive. Entre estas informações podemos citar a verificação dos drives disponíveis, os tipos de drives, capacidade, espaço disponível, nome, rótulo, etc.

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes da plataforma .NET:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

System.Object
  System.IO.DriveInfo

Podemos criar um objeto da classe DriveInfo usando seu construtor padrão. Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // using System.IO;
    
  // vamos criar uma instância da classe DriveInfo
  DriveInfo di = new DriveInfo("C:");

  // vamos obter a capacidade deste drive
  long capacidade = di.TotalSize;

  // vamos exibir o resultado
  MessageBox.Show("A capacidade do drive é de: " + capacidade +
    " bytes");
}

Neste trecho de código nós construímos uma instância da classe DriveInfo representando o drive C. Em seguida acessamos sua propriedade TotalSize para obter a capacidade do drive em bytes. Note que o construtor da classe DriveInfo pode disparar duas exceções:

a) ArgumentNullException - Esta exceção será disparada se fornecermos uma string null para o construtor:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

// vamos criar uma instância da classe DriveInfo
string letra = null;
DriveInfo di = new DriveInfo(letra);


Ao executar este código teremos a seguinte exceção:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

System.ArgumentNullException was unhandled
  Message="Value cannot be null.\r\nParameter name: driveName"
  Source="mscorlib"
  ParamName="driveName"

b) ArgumentException - Esta exceção é disparada se o primeiro nome da letra do drive não estiver na faixa de "a" a "z" (maiúsculas ou minúsculas). O mesmo ocorre se o nome do driver não apontar para um drive válido:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

// vamos criar uma instância da classe DriveInfo
string letra = "xyz";
DriveInfo di = new DriveInfo(letra);

Ao executar este código teremos a seguinte exceção:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

System.ArgumentException was unhandled
  Message="Object must be a root directory (\"C:\\\") or 
  a drive letter (\"C\")."
  Source="mscorlib"


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

C# ::: Coleções (Collections) ::: List<T>

Como pesquisar um elemento em uma lista do C# usando a função Find() e um Predicate

Quantidade de visualizações: 14941 vezes
Em algumas situações gostaríamos de pesquisar e retornar o primeiro elemento de uma List<T> que obedece a algum critério de busca. Assim, poderíamos, por exemplo, pesquisar um nome que começa com uma determinada palavra ou um preço de produto maior ou igual a um determinado valor.

Para tais situações podemos usar o método Find(). Este método possui a seguinte assinatura:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

public T Find(
  Predicate<T> match
)

Veja que o método pede um delegate do tipo Predicate<T> que define as condições para a pesquisa do elemento. Se o elemento for encontrado, este é retornado. Caso contrário, o valor padrão para T é retornado (null para referências).

Veja um trecho de código no qual eu mostro como usar o método Find() em combinação com um método personalizado que permite usar um delegate anônimo. Desta forma conseguimos fornecer, em tempo de execução, o argumento para o parâmetro match do Predicate:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

static void Main(string[] args){
  // vamos criar um objeto da classe List<T>
  List<string> nomes = new List<string>();

  // vamos inserir quatro valores na lista
  nomes.Add("Osmar J. Silva");
  nomes.Add("Salvador Miranda de Andrade");
  nomes.Add("Dyego Fernandes de Souza");
  nomes.Add("Marcos de Paula Rocha");
  
  // vamos pesquisar um valor na lista usando um método personalizado
  // Neste exemplo vamos retornar o primeiro nome que contenha a palavra
  // "Dyego"
  string nome = encontrar(nomes, "Dyego");

  // vamos verificar se o nome foi encontrado
  if(nome != null){
    // foi encontrado....vamos retornar o resultado
    Console.WriteLine(nome);
  }
  else{
    Console.WriteLine("Nenhum nome encontrado.");
  }

  // vamos pausar a execução
  Console.Write("\n\nPressione qualquer tecla para continuar...");
  Console.ReadKey();
}

// método auxiliar que permite encontrar um valor na lista usando
// o método Find() da classe List<T> e um Predicate
static string encontrar(List<string> lista, string texto){
  string encontrado = null;

  // vamos pesquisar o valor na lista usando seu método Find()
  // Aqui o primeiro nome que passar no critério de busca será retornado
  encontrado = lista.Find(delegate(string valor){
      return valor.Contains(texto);
  });

  return encontrado;
}

O método Find() executa uma busca linear. Assim, este método é uma operação O(n), onde n é a quantidade de elementos na lista.


C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como usar a classe FileSystemWatcher em seus programas C#

Quantidade de visualizações: 8690 vezes
Podemos usar objetos da classe FileSystemWatcher quando queremos monitorar mudanças em um determinado diretório do sistema. Estas alterações podem ser observadas em arquivos e subdiretórios do diretório especificado. Usando objetos desta classe nós podemos monitorar modificações em arquivos no computador local, em um drive na rede ou em um computador remoto.

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes da plataforma .NET:

System.Object
  System.MarshalByRefObject
    System.ComponentModel.Component
      System.IO.FileSystemWatcher


Para adicionar um componente FileSystemWatcher em sua aplicação C# basta localizá-lo na seção Components da Toolbox. Em seguida clique no mesmo e arraste-o para o formulário. Para definir o diretório a ser monitorado, clique no componente, acesse suas propriedades e defina o caminho do diretório na propriedade Path. Um exemplo de diretório poderia ser "C:\arquivo de codigos".

Neste exemplo veremos como detectar alterações nos arquivos e sub-diretórios. Desta forma, vá nos eventos do componente FileSystemWatcher e insira o código abaixo para o evento Changed:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

private void fileSystemWatcher1_Changed(object sender, 
  FileSystemEventArgs e){
  
  // vamos verificar o que foi modificado neste diretório
  textBox1.AppendText("Arquivo: " + e.FullPath + " sofreu alterações: " +
    e.ChangeType + Environment.NewLine);
}

Execute a aplicação e experimente criar um arquivo txt no diretório "C:\arquivo de códigos" e modificar seu conteúdo várias vezes. Volte à aplicação e a caixa de texto terá um conteúdo parecido com:

Arquivo: C:\arquivo de codigos\dados2.txt sofreu 
alterações: Changed
Arquivo: C:\arquivo de codigos\dados2.txt sofreu 
alterações: Changed



C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics

Computação gráfica C# Windows Forms - Como desenhar em C# - A classe Graphics

Quantidade de visualizações: 7700 vezes
Qualquer um que queira iniciar os estudos e desenhos de gráficos em C# usando Windows Forms deve obrigatoriamente entender um pouco de GDI e GDI+. GDI é o acrônimo de Graphics Device Interface e GDI+ é o seu sucessor em versões mais recentes do Microsoft Windows. Com a indepedência do GDI+ podemos desenhar em um formulário, na tela ou impressora sem qualquer modificação no código. O próprio GDI+ se encarrega dos detalhes da implementação de cada um destes diferentes dispositivos.

O GDI+ é uma interface de programação de aplicações (API) que forma o sub-sistema do sistema operacional Microsoft Windows XP. Esta API é a responsável pela exibição de informações na tela e impressoras. O GDI+ é uma DLL Win32 chamada de gdiplus.dll que é distribuída com o Windows XP e versões mais recentes do Windows. Esta DLL está também disponível para uso em versões do Windows anteriores ao XP.

A plataforma .NET encapsula as funcionalidades do GDI+ nos seguintes namespaces: System.Drawing, System.Drawing.Drawing2D, System.Drawing.Imaging, System.Drawing.Text e System.Drawing.Printing.

Antes de iniciar seus desenhos em C# e Windows Forms, é importante entender o sistema de coordenadas do GDI+. Este sistema usa a medida de pixels ("picture elements"), que é a menor unidade de resolução no display de um monitor. Assim, o canto superior esquerdo de um controle GUI (um formulário, um painel, botão, etc) tem as coordenadas (0, 0), ou seja, x = 0 e y = 0. Lembre-se de que x é o eixo horizontal e y é o eixo vertical.

A classe Graphics, do pacote System.Drawing, é quem fornece boa parte dos métodos que usamos para desenhar em C# e Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET:

System.Object 
  System.MarshalByRefObject 
    System.Drawing.Graphics
Um objeto desta classe pode ser obtido com uma chamada ao método CreateGraphics() a partir de um objeto que herda de System.Windows.Forms.Control ou gerenciando o evento Paint do controle e acessando a propriedade Graphics da classe System.Windows.Forms.PaintEventArgs.

Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário a partir do clique de um botão:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na
  // cor preta e espessura de 1 pixel
  g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80), 
    new Point(320, 80));

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

Veja mais Dicas e truques de C#

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 47 usuários muito felizes estudando em nosso site.