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Programação orientada a objetos em Delphi: Classes, objetos, métodos e variáveis de instânciaQuantidade de visualizações: 14688 vezes |
A melhor forma de entender a programação orientada a objetos é começar com uma analogia simples. Suponha que você queira dirigir um carro e fazê-lo ir mais rápido pressionado o acelerador. O que deve acontecer antes que você seja capaz de fazer isso? Bem, antes que você possa dirigir um carro, alguém tem que projetá-lo. Um carro geralmente começa com desenhos feitos pelos engenheiros responsáveis por tal tarefa, tal qual a planta de uma casa. Tais desenhos incluem o projeto de um acelerador que possibilita ao carro ir mais rápido. O pedal do acelerador "oculta" os mecanismos complexos responsáveis por fazer o carro ir mais rápido, da mesma forma que o pedal de freio "oculta" os mecanismos que fazem o carro ir mais devagar e o volante "oculta" os mecanismos que fazem com que o carro possa virar para a direita ou esquerda. Isso permite que pessoas com pequeno ou nenhum conhecimento de motores possam facilmente dirigir um carro. Infelizmente, não é possível dirigir o projeto de um carro. Antes que possamos dirigí-lo, o carro deve ser construído a partir do projeto que o descreve. Um carro já finalizado tem um pedal de aceleração de verdade, que faz com que o carro vá mais rápido. Ainda assim, é preciso que o motorista pressione o pedal. O carro não acelerará por conta própria. Agora vamos usar nosso exemplo do carro para introduzir alguns conceitos de programação importantes à programação orientada a objetos. A execução de uma determinada tarefa em um programa exige um método. O método descreve os mecanismos que, na verdade, executam a tarefa. O método oculta tais mecanismos do usuário, da mesma forma que o pedal de aceleração de um carro oculta do motorista os mecanismos complexos que fazem com que um carro vá mais rápido. Em Delphi, começamos criando uma unidade de programa chamada classe para abrigar um método, da mesma forma que o projeto de um carro abriga o design do pedal de acelerador. Em uma classe fornecemos um ou mais métodos que são projetados para executar as tarefas da classe. Por exemplo, a classe que representa uma conta bancária poderia conter muitos métodos, incluindo um método para depositar dinheiro na conta, outro para retirar dinheiro, um terceiro para verificar o saldo, e assim por diante. Da mesma forma que não podemos dirigir o projeto de um carro, nós não podemos "dirigir" uma classe. Da mesma forma que alguém teve que construir um carro a partir de seu projeto antes que pudessémos dirigí-lo, devemos construir um objeto de uma classe antes de conseguirmos executar as tarefas descritas nela. Quando dirigimos um carro, o pressionamento do acelerador envia uma mensagem ao carro informando-o da tarefa a ser executada (neste caso informando-o de que queremos ir mais rápido). Da mesma forma, enviamos mensagens aos objetos de uma classe. Cada mensagem é uma chamada de método e informa ao objeto qual ou quais tarefas devem ser executadas. Até aqui nós usamos a analogia do carro para introduzir classes, objetos e métodos. Já é hora de saber que um carro possui atributos (propriedades) tais como cor, o número de portas, a quantidade de gasolina em seu tanque, a velocidade atual, etc. Tais atributos são representados como parte do projeto do carro. Quando o estamos dirigindo, estes atributos estão sempre associados ao carro que estamos usando, e cada carro construído a partir do projeto sofrerá variações nos valores destes atributos em um determinado momento. Da mesma forma, um objeto tem atributos associados a ele quando o usamos em um programa. Estes atributos são definidos na classe a partir da qual o objeto é instanciado (criado) e são chamados de variáveis de instância da classe. Veremos agora como definir uma classe em Delphi e usar um objeto desta classe em um programa. Para isso siga atentamente os passos abaixo: 1) Vá em File -> New -> Unit - Delphi. Isso vai gerar uma nova unit parecida com: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- unit Unit2; interface implementation end. 2) Salve esta unit com o nome de Cliente.pas e altere o seu código para: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- unit Cliente; interface type TCliente = class private Nome: string; public // uma procedure que permite definir o nome do cliente procedure DefinirNome(Nome: String); // uma função que permite obter o nome do cliente function ObterNome: String; end; implementation procedure TCliente.DefinirNome(Nome: String); begin // atribui ao membro Nome o valor recebido como argumento Self.Nome := Nome; end; function TCliente.ObterNome; begin // retorna o valor do membro Nome Result := Self.Nome; end; end. Note que esta classe possui um membro de instância privado chamado Nome e dois métodos públicos: uma procedure que recebe um valor e o atribui ao membro Nome e uma função que retorna o valor deste mesmo membro. Vamos agora criar um objeto desta classe a partir de outro formulário. 3) Em um outro formuário da aplicação, vá em File -> Use Unit e inclua a unit Cliente (uses Cliente;). Em seguida coloque o código abaixo no evento Click de um botão: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var c: TCliente; begin // vamos criar um objeto da classe Cliente c := TCliente.Create; // vamos definir o nome do cliente c.DefinirNome('Osmar J. Silva'); // vamos obter o nome do cliente ShowMessage('O nome do cliente é: ' + c.ObterNome); end; Execute o programa e veja o resultado. Funcionou como esperado? Bem-vindo à programação orientada a objetos usando Delphi. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
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Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TEdit |
Como habilitar ou desabilitar um TEdit do Delphi usando a função EnableWindow() da API do WindowsQuantidade de visualizações: 11543 vezes |
Embora o Delphi já nos forneça as ferramentas necessárias para habilitar ou desabilitar um TEdit em tempo de execução, é importante saber como realizar esta tarefa usando a API do Windows. Para isso, podemos usar a função EnableWindow() com os valores true ou false. A função EnableWindow() possui a seguinte assinatura em C/C++: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- BOOL EnableWindow( HWND hWnd, BOOL bEnable ); No arquivo Windows.pas podemos encontrar o protótipo e corpo desta função convertidos para Object Pascal: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Protótipo {$EXTERNALSYM EnableWindow} function EnableWindow(hWnd: HWND; bEnable: BOOL): BOOL; stdcall; // Implementação function EnableWindow; external user32 name 'EnableWindow'; Note que precisamos informar o HWND (parâmetro hWnd) para a caixa de texto e um valor BOOL. Se fornecermos false, a caixa de texto será desabilitada. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin // vamos desabilitar o TEdit usando a função EnableWindow() // com o valor false if EnableWindow(Edit1.Handle, False) = True then begin ShowMessage('A caixa de texto foi desabilitada com sucesso.'); end; end; Para habilitar a caixa de texto novamente, só precisamos fornecer o valor true para o parâmetro bEnable: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin // vamos habilitar o TEdit usando a função EnableWindow() // com o valor true if EnableWindow(Edit1.Handle, True) = True then begin ShowMessage('A caixa de texto foi habilitada com sucesso.'); end; end; É importante observar que o retorno da função EnableWindow será False se tentarmos habilitar uma caixa de texto que já está habilitada ou tentarmos desabilitar uma caixa de texto que já está desabilitada. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como obter uma substring no início de uma string usando a função AnsiLeftStr() do DelphiQuantidade de visualizações: 12625 vezes |
Em algumas situações precisamos obter uma substring no início de uma string. Em Delphi isso pode ser feito por meio da função AnsiLeftStr(). Esta função requer a string a partir da qual a substring será obtida e a quantidade de caracteres que comporâo a substring. O retorno será uma nova string contendo a substring obtida. Veja o exemplo:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var frase, substring: string; begin frase := 'Programar em Delphi é muito bom'; // vamos obter a substring "Programar" substring := AnsiLeftStr(frase, 9); // vamos exibir o resultado ShowMessage('Resultado: ' + substring); end; Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils no uses do seu formulário. Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Aplicativos e Outros |
Como calcular a distância entre dois pontos na terra em DelphiQuantidade de visualizações: 1207 vezes |
Nesta dica mostrarei como calcular a distância em quilômetros entre dois pontos na terra dadas suas latitudes e longitudes. Neste exemplo eu coloquei o valor de 6378.137 para o raio da terra, mas você pode definir para o valor que achar mais adequado. O cálculo usado neste código se baseia na Fórmula de Haversine, que determina a distância do grande círculo entre dois pontos em uma esfera, dadas suas longitudes e latitudes. Veja o código Delphi completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // função que recebe dois pontos na terra e retorna a distância // entre eles em quilômetros function CalcularDistancia(lat1: double; lat2: double; lon1: double; lon2: double): double; var raio_terra, dlon, dlat, a, c: double; begin raio_terra := 6378.137; // raio da terra em quilômetros // o primeiro passo é converter as latitudes e longitudes // para radianos // não esqueça de adicionar a unit Math lon1 := DegToRad(lon1); lon2 := DegToRad(lon2); lat1 := DegToRad(lat1); lat2 := DegToRad(lat2); // agora aplicamos a Fórmula de Haversine dlon := lon2 - lon1; dlat := lat2 - lat1; a := Power(Sin(dlat / 2), 2) + Cos(lat1) * Cos(lat2) * Power(Sin(dlon / 2),2); c := 2 * ArcSin(Sqrt(a)); // e retornamos a distância Result := (c * raio_terra); end; procedure TForm5.Button1Click(Sender: TObject); var lat1, lon1, lat2, lon2, distancia: double; begin // obtém as coordenadas vindas dos campos de texto lat1 := StrToFloat(txtPrimeiraLatitude.Text); lon1 := StrToFloat(txtPrimeiraLongitude.Text); lat2 := StrToFloat(txtSegundaLatitude.Text); lon2 := StrToFloat(txtSegundaLongitude.Text); // vamos calcular a distância entre os dois pontos em Kms distancia := CalcularDistancia(lat1, lat2, lon1, lon2); // e mostramos o resultado txtDistancia.Text := FormatFloat('#.0', distancia) + ' kms'; end; Ao executar este código Delphi nós teremos o seguinte resultado: Informe a primeira latitude: -16,674551 Informe a primeira longitude: -49,303598 Informe a segunda latitude: -15,579321 Informe a segunda longitude: -56,10009 A distância entre os dois pontos é: 736,9 kms Aqui as informações sobre as latitudes e longitudes vieram de campos de texto TEdit, e o código foi disparado a partir do clique de um botão TButton. Neste exemplo eu calculei a distância entre as cidades de Goiânia-GO e Cuiabá-MT. A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0o e 90o para Norte(N) ou para Sul(S). A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador. |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Analise o seguinte código JavaScriptvar a = new Array(1, 2, 3); for (var i in a) { window.alert("a[i] = " + a[i]); } Quantas vezes o diálogo alert será exibido? A) 3 vezes (uma vez para cada elemento do array). B) 4 vezes (uma vez para cada elemento e um alert adicional para a propriedade length do array). C) 3 ou 4 vezes, dependendo do navegador. D) O laço for...in não existe em JavaScript e vai provocar um erro. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Qual das formas abaixo é válida para a declaração e inicialização de variáveis em JavaScript? A) int a = 5; B) declare a = 5; C) var a = 5; D) def a = 5; E) variable a = 5; Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
Sistema domiciliar de abastecimento de água Se alguém mergulha numa piscina, a água exerce uma pressão sobre o corpo. Da mesma forma, a água exerce uma pressão sobre outros fluidos ou sobre uma superfície. Essa pressão não depende do volume de água contido em determinado recipiente, mas da altura do nível da água. Assim, ao se dimensionar as tubulações, deve-se considerar as pressões máximas e mínimas que serão suportadas pelas tubulações. Dessa forma, a pressão máxima que a instalação de água fria pode apresentar durante o funcionamento dos aparelhos é: Selecione a resposta: A) 0,5mca. B) 60mca. C) 20mca. D) 40mca. E) 5mca. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Equação da Continuidade Uma tubulação vertical de 200mm de diâmetro apresenta, em um pequeno trecho, uma seção contraída de 100mm, onde a pressão é de 1 atm. A 4 metros acima desse ponto, a pressão eleva-se para 18mca. Calcular a velocidade e a vazão no trecho de diâmetro 200mm. Considerar escoamento permanente e sem perda de energia. A) V = 3,91m/s e Q = 0,12m3/s. B) V = 15,64m/s e Q =0,12m3/s. C) V = 3,91m/s e Q = 0,03m3/s. D) V = 15,64m/s e Q = 0,49m3/s. E) V = 2,29m/s e Q = 0,07m3/s. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
Perda de Carga Localizada, Acessórios de Tubulação Considerando a questão: "Qual a perda de carga singular em um conduto de 100 m, diâmetro de 100 mm, com um fluido escoando a 2 m/s, apresentando as seguintes singularidades rosqueadas na tubulação: válvula globo totalmente aberta e cotovelo de 45º com raio normal?". Qual o erro relativo da perda de carga linear em comparação com a perda de carga total? A) 0,08%. B) 4,30%. C) 8,28%. D) 9,00%. E) 0,09%. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi |
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