Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: C# ::: Windows Forms ::: ListView

Usando os eventos ItemCheck e ItemChecked da classe ListView para detectar quando um item é marcado ou desmarcado

Quantidade de visualizações: 9681 vezes
A classe ListView permite a exibição de caixas de seleção (check boxes) ao lado de seus itens (exceto quando o modo de visualização está definido como Tile). Desta forma, é interessante sermos capazes de detectar quando a check box de um determinado item é marcada ou desmarcada.

O evento ItemCheck da ListView é disparado quando o estado de um item está em transição entre marcado e desmarcado ou vice-versa. Note que o evento é disparado durante a transição, ou seja, ele não é disparado nem no ínicio nem no fim, mas no meio da operação. Veja:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos definir o modo de exibição da ListView
  listView1.View = View.Details;

  // vamos exibir caixas de seleção ao lado de cada item
  listView1.CheckBoxes = true;

  // vamos adicionar três colunas
  listView1.Columns.Add("Código");  
  listView1.Columns.Add("Nome");
  listView1.Columns.Add("Categoria");

  // vamos adicionar uma linha de dados
  listView1.Items.Add("56"); // primeira coluna
  listView1.Items[0].SubItems.Add("Osmar J. Silva"); // segunda coluna
  listView1.Items[0].SubItems.Add("Cliente"); // terceira coluna

  // vamos adicionar mais uma linha de dados
  listView1.Items.Add("105"); // primeira coluna
  listView1.Items[1].SubItems.Add("Carlos Igor de Souza"); // segunda coluna


Veja que o tratador de evento ItemCheck recebe um objeto da classe ItemCheckEventArgs. Esta classe possui as seguintes propriedades:

CurrentValue - Obtém um dos valores da enumeração CheckState que representa o estado atual do item. Se o item estiver selecionado o valor Checked será retornado. Caso contrário o valor retornado é Unchecked.

Index - Obtém o índice do item que está prestes a ser marcado ou desmarcado.

NewValue - Obtém um dos valores da enumeração CheckState que representa o novo estado do item. Se o item estiver prestes a ser selecionado o valor Checked será retornado. Caso contrário o valor retornado é Unchecked.

O evento ItemChecked, por sua vez, é disparado quando a operação de marcar ou desmarcar um item é finalizada. Veja:

private void listView1_ItemChecked(object sender, ItemCheckedEventArgs e){
  // vamos obter o item que foi marcado ou desmarcado
  ListViewItem item = e.Item;

  // vamos verificar se o item foi marcado ou desmarcado
  if(item.Checked){


Note que o tratador de evento ItemChecked recebe um objeto da classe ItemCheckedEventArgs. E esta classe possui apenas uma propriedade, que é uma referência ao item (ListViewItem) da ListView que está sendo marcado ou desmarcado.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

Veja mais Dicas e truques de C#

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 27 usuários muito felizes estudando em nosso site.