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Como adicionar colunas à uma ListView em tempo de execução

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Em algumas ocasiões precisamos adicionar colunas à uma ListView em tempo de execução. Isso pode ser feito por meio do método Add() da classe ListView.ColumnHeaderCollection. Uma ListView possui uma referência a um objeto desta classe na propriedade Columns. Antes de continuarmos, lembre-se de que o método Add() adiciona a nova coluna sempre após a última coluna da lista.

A versão mais simples do método Add() recebe apenas uma string contendo o título da nova coluna. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos definir o modo de exibição da ListView
  listView1.View = View.Details;

  // a ListView já possui colunas?
  if(listView1.Columns.Count > 0){
    listView1.Columns.Clear();
  }
 
  // vamos adicionar três colunas
  listView1.Columns.Add("Código");
  listView1.Columns.Add("Nome");
  listView1.Columns.Add("Categoria");
}

A segunda versão permite especificar o título da coluna e sua largura em pixels:

listView1.Columns.Add("Código", 80);

A terceira versão aceita duas strings: uma para o nome da coluna e a outra um título para a coluna. O nome da coluna (referenciado por key na documentação MSDN) permite pesquisar a coluna na ListView.ColumnHeaderCollection usando o método ContainsKey(). Veja:

listView1.Columns.Add("codigo", "Código");

A quarta versão permite informar o título da coluna, sua largura em pixels e seu alinhamento:

listView1.Columns.Add("Código", 80, HorizontalAlignment.Center);

Há ainda umas três ou quatro sobrecargas do método Add(). Mas, estes que detalhei aqui parecem ser os mais usados.

Para finalizar, saiba que o método Add() adiciona e retorna a coluna adicionada como um objeto da classe ColumnHeader. Isso nos dá uma vantagem adicional, visto que podemos refinar o comportamento da coluna usando suas próprias propriedades e métodos. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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// vamos adicionar a coluna
ColumnHeader coluna = listView1.Columns.Add("Código");
  
// foi adicionada com sucesso?
if(coluna != null){
  // vamos definir o alinhamento do título
  coluna.TextAlign = HorizontalAlignment.Center;
}


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C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Datas e horas em C# - Como obter a data atual no formato curto usando C#

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Nesta dica mostrarei como obter a data atual usando a propriedade Now da classe DateTime e exibí-la no formato curto, ou seja, DD/MM/AAAA.

Veja o código C# completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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using System;

namespace Estudos{
  class Program{
    static void Main(string[] args) {
      // data atual no formato curto
      DateTime hoje = DateTime.Now;

      System.Console.WriteLine("A data hoje é: {0:d}", hoje);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

A data hoje é: 23/03/2021


C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se uma substring está contida no final de uma string C# usando o método EndsWith() da classe String

Quantidade de visualizações: 21 vezes
Em algumas situações nós precisamos verificar se uma palavra, frase ou texto termina com um caractere ou uma determinada substring. Para isso nós podemos usar o método EndsWith() da classe String da linguagem C#.

Veja o exemplo a seguir:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string texto = "Gosto de programar em C#";

      if (texto.EndsWith("C#")) {
        Console.WriteLine("O texto termina com C#");
      }
      else {
        Console.WriteLine("O texto não termina com C#");
      }

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

O texto termina com C#


C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics

Computação gráfica C# Windows Forms - Como desenhar em C# - A classe Graphics

Quantidade de visualizações: 7712 vezes
Qualquer um que queira iniciar os estudos e desenhos de gráficos em C# usando Windows Forms deve obrigatoriamente entender um pouco de GDI e GDI+. GDI é o acrônimo de Graphics Device Interface e GDI+ é o seu sucessor em versões mais recentes do Microsoft Windows. Com a indepedência do GDI+ podemos desenhar em um formulário, na tela ou impressora sem qualquer modificação no código. O próprio GDI+ se encarrega dos detalhes da implementação de cada um destes diferentes dispositivos.

O GDI+ é uma interface de programação de aplicações (API) que forma o sub-sistema do sistema operacional Microsoft Windows XP. Esta API é a responsável pela exibição de informações na tela e impressoras. O GDI+ é uma DLL Win32 chamada de gdiplus.dll que é distribuída com o Windows XP e versões mais recentes do Windows. Esta DLL está também disponível para uso em versões do Windows anteriores ao XP.

A plataforma .NET encapsula as funcionalidades do GDI+ nos seguintes namespaces: System.Drawing, System.Drawing.Drawing2D, System.Drawing.Imaging, System.Drawing.Text e System.Drawing.Printing.

Antes de iniciar seus desenhos em C# e Windows Forms, é importante entender o sistema de coordenadas do GDI+. Este sistema usa a medida de pixels ("picture elements"), que é a menor unidade de resolução no display de um monitor. Assim, o canto superior esquerdo de um controle GUI (um formulário, um painel, botão, etc) tem as coordenadas (0, 0), ou seja, x = 0 e y = 0. Lembre-se de que x é o eixo horizontal e y é o eixo vertical.

A classe Graphics, do pacote System.Drawing, é quem fornece boa parte dos métodos que usamos para desenhar em C# e Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET:

System.Object 
  System.MarshalByRefObject 
    System.Drawing.Graphics
Um objeto desta classe pode ser obtido com uma chamada ao método CreateGraphics() a partir de um objeto que herda de System.Windows.Forms.Control ou gerenciando o evento Paint do controle e acessando a propriedade Graphics da classe System.Windows.Forms.PaintEventArgs.

Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário a partir do clique de um botão:

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private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na
  // cor preta e espessura de 1 pixel
  g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80), 
    new Point(320, 80));

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

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