![]() |
|
||||
![]() Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Você está aqui: C# ::: Windows Forms ::: TextBox |
||||||||
Como definir a quantidade máxima de caracteres em um TextBoxQuantidade de visualizações: 18402 vezes |
||||||||
Em algumas situações precisamos limitar a quantidade de caracteres que podem ser inseridos em um TextBox de linha única ou múltiplas linhas (multiline). Para isso podemos usar a propriedade MaxLength (herdada da classe TextBoxBase). Esta propriedade pode ser definida em tempo de design (usando a janela de propriedades Properties) ou via código. Veja:
Se precisarmos obter o valor desta propriedade em tempo de execução nós podemos usar um código parecido com:
Há algumas observações importantes em relação à propriedade MaxLength: a) Se o valor desta propriedade for menor que 0, uma exceção do tipo ArgumentOutOfRangeException será lançada; b) O valor padrão desta propriedade é 32767. c) Se o valor desta propriedade for 0, a quantidade máxima de caracteres que podem ser inseridos é 2147483646 para TextBox de linha única e 4294967295 para TextBox de múltiplas linhas. |
||||||||
![]() |
||||||||
C# ::: Datas e Horas ::: DateTime |
||||||||
Como adicionar ou subtrair meses de uma data em C# usando o método AddMonths() da estrutura DateTimeQuantidade de visualizações: 10451 vezes |
||||||||
Em algumas situações nossos códigos precisam adicionar ou subtrair meses de uma data. Isso pode ser feito com o auxílio do método AddMonths() da estrutura DateTime. Este método recebe o número de meses a serem acrescidos ou substraídos da data representada pelo DateTime atual e retorna um novo DateTime com as devidas modificações. Veja um trecho de código no qual adicionamos 3 meses à data atual:
É possível também subtrair meses. Para isso só precisamos fornecer um valor negativo para o método AddMonths(). Veja:
Lembre-se, contudo, que o método AddMonths() pode disparar uma exceção do tipo ArgumentOutOfRangeException se o DateTime resultante for menor que MinValue ou maior que MaxValue. MinValue e MaxValue são os menor e maior valores que um DateTime pode representar. Esta exceção também será disparada se o valor fornecido para o mês for menor que -120.000 ou maior que 120.000. | ||||||||
C# ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
||||||||||||
Como usar herança em C# - Programação Orientada a Objetos em C#Quantidade de visualizações: 26782 vezes |
||||||||||||
Herança é uma dos três princípios fundamentais da programação orientada a objetos porque ela permite a criação de hierarquia nos objetos que compõem o sistema. Em C#, uma classe que tem seus dados e métodos herdados por outra é chamada de classe base ou super classe e a classe que herda tais dados é chamada de classe derivada ou sub-classe. O que um aluno, um professor e um funcionário possuem em comum? Todos eles são pessoas e, portanto, compartilham alguns dados comuns. Todos têm nome, idade, endereço, etc. E, o que diferencia um aluno de uma outra pessoa qualquer? Um aluno possui uma matrícula; Um funcionário possui um código de funcionário, data de admissão, salário, etc; Um professor possui um código de professor e informações relacionadas à sua formação. É aqui que a herança se torna uma ferramenta de grande utilidade. Podemos criar uma classe Pessoa, que possui todos os atributos e métodos comuns a todas as pessoas e herdar estes atributos e métodos em classes mais específicas, ou seja, a herança parte do geral para o mais específico. Comece criando uma classe Pessoa como mostrado no código a seguir:
Esta classe possui os atributos nome e idade. Estes atributos são comuns a todas as pessoas. Veja agora como podemos criar uma classe Aluno que herda estes atributos da classe Pessoa e inclui seu próprio atributo, a saber, seu número de matrícula. Eis o código:
Observe que, em C#, os dois-pontos são usados para indicar a herança. A classe Aluno agora possui três atributos: nome, idade e matricula. Veja uma aplicação demonstrando este relacionamento:
A herança nos fornece um grande benefício. Ao concentrarmos características comuns em uma classe e derivar as classes mais específicas a partir desta, nós estamos preparados para a adição de novas funcionalidades ao sistema. Se mais adiante uma nova propriedade comum tiver que ser adicionada, não precisaremos efetuar alterações em todas as classes. Basta alterar a superclasse e pronto. As classes derivadas serão automaticamente atualizadas. | ||||||||||||
C# ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
||||
Como desenhar em um formulário C# usando o mouse - Código-fonte completoQuantidade de visualizações: 10281 vezes |
||||
Quando estamos estudando os eventos do mouse, a primeira idéia que vem à cabeça é como usar tais eventos para escrever um programa de desenho. O código abaixo mostra como isso pode ser feito. Aqui nós usamos três eventos do mouse: MouseDown (ocorre quando o botão do mouse está pressionado), MouseUp (ocorre quando o botão do mouse é liberado) e MouseMove (ocorre quando movimentamos o mouse na superfície de um componente). Dessa forma, quando o botão do mouse é pressionado nós ativamos uma variável indicando que o movimento do mouse pode vir acompanhado de um desenho. Quando o botão do mouse é liberado nós definimos o valor desta variável como false. Isso faz com que o desenho só seja realizado se movermos o mouse com o botão pressionado. Veja o código:
| ||||
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
Veja mais Dicas e truques de C# |
Dicas e truques de outras linguagens |
VB.NET - Como retornar o tamanho de uma string em VB.NET usando a propriedade Length da classe String MySQL - Como formatar campos DATE, TIME, DATETIME e TIMESTAMP usando a função DATE_FORMAT() do MySQL |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |