Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: C# ::: Windows Forms ::: MaskedTextBox

Opções de elementos (caracteres, dígitos e símbolos) de máscara disponíveis para a propriedade Mask do controle MaskedTextBox

Quantidade de visualizações: 20155 vezes
Quando estamos definindo o valor para a propriedade Mask da classe MaskedTextBox é importante saber quais caracteres, dígitos ou símbolos estão disponíveis para a formação da máscara. Assim, se quisermos uma máscara para uma data no formato 21/04/2010, podemos definir o seguinte valor para a propriedade Mask:

00/00/0000

Aqui o 0 (zero) é um marcador para um dígito obrigatório de 0 a 9 e a barra é um caractere literal e, portanto, parte da máscara e também do resultado obtido na propriedade Text do controle MaskedTextBox.

Os demais caracteres, dígitos e símbolos que podem ser usados na construção da máscara de entrada são:

0 - Dígito (obrigatório). Este elemento aceitará um único dígito entre 0 e 9.

9 - Dígito ou espaço (opcional).

# - Dígito ou espaço (opcional). Se a posição deste símbolo estiver em branco na máscara, o mesmo será renderizado como um espaço na propriedade Text. Os sinais de positivo (+) e negativo (-) são permitidos.

L - Letra (obrigatório). Restringe a entrada às letras ASCII a-z e A-Z. Este elemento de máscara é equivalente à [a-zA-Z] em expressões regulares.

? - Letra (opcional). Restringe a entrada às letras ASCII a-z e A-Z. Este elemento de máscara é equivalente à [a-zA-Z]? em expressões regulares.

& - Caractere (obrigatório). Se o valor da propriedade AsciiOnly for true, este elemento se comporta da mesma forma que o elemento "L".

C - Caractere (opcional). Se o valor da propriedade AsciiOnly for true, este elemento se comporta da mesma forma que o elemento "?".

A - Alfanumérico (opcional). Se o valor da propriedade AsciiOnly for true, os únicos caracteres aceitos serão as letras a-z e A-Z e os dígitos de 0 a 9.

a - Alfanumérico (opcional). Se o valor da propriedade AsciiOnly for true, os únicos caracteres aceitos serão as letras a-z e A-Z e os dígitos de 0 a 9.

. - Separador decimal. O caractere exibido aqui será o símbolo separador decimal apropriado para o provedor de formato (format provider), como determinado pela propriedade FormatProvider da classe MaskedTextBox. No Brasil este caractere é "," (vírgula).

, - Separador de milhares. O caractere exibido aqui será o símbolo separador de milhares apropriado para o provedor de formato (format provider), como determinado pela propriedade FormatProvider da classe MaskedTextBox. No Brasil este caractere é "." (ponto).

: - Separador de horas. O caractere exibido aqui será o símbolo separador de horas apropriado para o provedor de formato (format provider), como determinado pela propriedade FormatProvider da classe MaskedTextBox. No Brasil este caractere é ":" (dois-pontos).

/ - Separador de datas. O caractere exibido aqui será o símbolo separador de datas apropriado para o provedor de formato (format provider), como determinado pela propriedade FormatProvider da classe MaskedTextBox. No Brasil este caractere é "/" (barra).

$ - Símbolo de moeda. O caractere exibido aqui será o símbolo de moeda apropriado para o provedor de formato (format provider), como determinado pela propriedade FormatProvider da classe MaskedTextBox. No Brasil este símbolo é "R$" (vou me prevenir, estou escrevendo esta dica em 2010).

< - Shift down. Converte todos os caracteres que o seguem em letras minúsculas.

> - Shift up. Converte todos os caracteres que o seguem em letras maiúsculas.

| - Cancela um Shift down ou Shift up.

\ - Escape. Permite "escapar" um caractere de máscara, tranformando-o em um literal. Por exemplo, "\\" é uma sequencia de escapa para uma barra invertida.

Outros - Literais. Todos os outros elementos que não se encaixam nos citados acima aparecerão normalmente no MaskedTextBox. Os literais sempre ocuparão uma posição estática na máscara e não poderão ser movidos ou excluídos pelo usuário.

Veja como definir uma máscara para a entrada de valores monetários:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos definir uma máscara para um valor monetário
  // note que, se o valor for menor que 1, o usuário deverá


Veja agora como definir uma máscara para a entrada de CEPs (estamos em 2010 e o formato comumente usado é 54.233-878):

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos definir uma máscara para um CEP


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

Veja mais Dicas e truques de C#

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 26 usuários muito felizes estudando em nosso site.