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Entendendo o evento KeyPress

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O evento KeyPress é declarado originalmente na classe Control e ocorre quando uma tecla é pressionada enquanto o controle possui o foco. É importante observar onde o evento KeyPress se localiza na sequencia de passos produzida pelo pressionamento de uma tecla:

1) KeyDown - A tecla é abaixada;
2) KeyPress - O evento KeyPress ocorre;
3) KeyUp - A tecla é liberada.

Veja que há três eventos do teclado que você pode capturar, e o evento KeyPress está localizado entre os outros dois.

Quando o evento KeyPress ocorre, o tratador de evento recebe um objeto da classe KeyPressEventArgs. Até o .NET Plataform 3.0, esta classe possui as seguintes propriedades:

a) Handled - Obtém ou define um valor indicando se o evento KeyPress foi gerenciado (se o valor desta propriedade for true, o evento foi cancelado).

b) KeyChar - Obtém ou define o caractere correspondente à tecla pressionada.

Observe o seguinte trecho de código:

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Neste código nós obtemos o caractere digitado e o exibimos na barra de títulos do formulário. Veja outro exemplo:

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Aqui nós verificamos se o usuário digitou a letra "a" minúscula, ou seja, o evento KeyPress é muito útil quando queremos testar caracteres digitados.

Para finalizar, saiba que não devemos usar o evento KeyPress para tratar teclas do tipo Tab, Insert, Delete, Home, End, Page Up, Page Down, etc. Para estas devemos usar os eventos KeyDown e KeyUp.

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C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como remover espaços em excesso de uma string C# usando expressões regulares

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Nesta dica mostrarei como podemos usar expressões regulares em C# para remover os espaços em excesso de uma frase ou texto. Esta técnica é bem útil quando estamos trabalhando com dados informados pelos usuários de nossas aplicações. Temos sempre que verificar, não somente o excesso de espaços no meio do texto, quanto espaços no início e no fim das strings informadas.

Veja o código completo para o exemplo:

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Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

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C# ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como criar sua primeira classe em C# - Programação Orientada a Objetos em C#

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O estudo da programação orientada a objeto em C# passa obrigatoriamente pela criação de sua primeira classe. E esta não é uma tarefa fácil para os iniciantes. Esta dica o guiará passo-a-passo pelas caminhos iniciais.

Esta dica assume que você já sabe criar uma aplicação console ou Windows Forms no Visual C# 2005 ou 2008. Sendo assim, crie uma nova aplicação console e vamos criar o esqueleto da classe. Em Visual C# 2005 ou 2008, a forma mais comum de adicionar uma classe ao seu projeto é clicando com o botão direito no namespace do projeto (o primeiro filho do solution explorer) e escolhendo a opção Add -> Class. Em seguida dê o nome "Pessoa.cs" para a classe e clique o botão Add. Imediatamente o código inicial para a classe será exibido, contendo o namespace e alguns using padrões. Agora faça sua classe Pessoa parecida com o código abaixo (não altere nada em relação ao namespace):

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Hora de testar a classe. Volte à classe principal da aplicação (aquela que contém o método Main) e faça as seguintes alterações:

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Funcionou? Agora tente refazer todo o processo, desta vez usando Windows Forms.


C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como retornar o nome de um arquivo sem a extensão em C# usando o método GetFileNameWithoutExtension() da classe Path

Quantidade de visualizações: 12774 vezes
A função GetFileNameWithoutExtension() da classe Path do C# facilita o nosso trabalho quando precisamos obter o caminho e nome de um arquivo sem a sua extensão, ou seja, se o nome do arquivo for "video.mp4", a função nos retornará apenas "video".

O método GetFileNameWithoutExtension() recebe uma string representando o caminho e nome do arquivo e retorna uma outra string contendo o nome do arquivo sem a extensão.

Veja um exemplo completo de seu uso:

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Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

O nome do arquivo sem a extensão é: texto


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

Veja mais Dicas e truques de C#

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