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Aprenda a tratar eventos do teclado em suas aplicações C#

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Eventos do teclado podem ser capturados e tratados em uma aplicação C# Windows Forms por qualquer controle que herde de System.Windows.Forms.Control. Há três eventos do teclado: KeyPress, KeyUp e KeyDown.

O evento KeyPress ocorre quando pressionamos uma tecla. O evento KeyUp ocorre quando uma tecla é liberada. O evento KeyDown também ocorre quando pressionamos uma tecla mas, antes do evento KeyPress.

Todos os eventos do teclado possuem objetos das classes KeyEventArgs ou KeyPressEventArgs. Estes objetos possibilitam ao tratador de evento obter mais informações sobre o código ASCII da tecla pressionada, o estado das teclas modificadoras (Alt, Ctrl e Shift), etc.

Veja um trecho de código no qual usamos o evento KeyPress de um formulário para exibir na barra de títulos o caractere da tecla e seu código ASCII (para alcançar este efeito, basta clicar no formulário e pressionar uma tecla):

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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private void Form1_KeyPress(object sender, KeyPressEventArgs e){
  // altere a propriedade KeyPreview do formulário para true

  // vamos obter o caractere pressionado
  char letra = e.KeyChar;
  // vamos obter o código ASCII da tecla
  int codigo = (int)letra;

  // vamos exibir o resultado na barra de títulos
  this.Text = "Caractere: " + letra + " - Código ASCII: " + codigo;
}

Veja agora como podemos testar se a tecla Shift está pressionada durante um evento KeyDown (lembre-se: não é possível obter o estado de uma tecla modificadora (Alt, Shift ou Ctrl) em um evento KeyPress):

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private void Form1_KeyDown(object sender, KeyEventArgs e){
  // altere a propriedade KeyPreview do formulário para true

  if(e.Shift){
    this.Text = "A tecla Shift está pressionada";
  }
  else{
    this.Text = "A tecla Shift NÃO está pressionada";
  }
}

Experimente executar este código e pressionar um tecla. Uma mensagem na barra de títulos do formulário o avisará se a tecla Shift está ou não pressionada.

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C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de C# - Como testar se um ano é bissexto em C# - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não

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Pergunta/Tarefa:

Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016.

Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400.

Escreva um programa C# que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o ano: 2024
O ano informado é bissexto.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C# console:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    // função principal do programa C#
    static void Main(string[] args) {
      // vamos solicitar que o usuário informe um ano
      Console.Write("Informe o ano: ");
      int ano = Int32.Parse(Console.ReadLine());

      // vamos verificar se o ano informado é bissexto
      if (((ano % 4 == 0) && (ano % 100 != 0)) || (ano % 400 == 0)){
        Console.WriteLine("O ano informado é bissexto.");
      }
      else {
        Console.WriteLine("O ano informado não é bissexto.");
      }

      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}



C# ::: Coleções (Collections) ::: List<T>

Como retornar a quantidade de elementos que podem ser armazenados na List do C# sem redimensioná-la

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O objeto List do C# possui uma propriedade Capacity que nos retorna a quantidade de elementos que podem ser inseridos na lista antes que ela tenha que redimensionar o seu array interno. Quando o tamanho da lista excede essa capacidade, automaticamente o array interno é redimensionado de forma a acomodar esses novos itens.

Nessa dica eu mostro como podemos retornar o valor dessa propriedade. Veja:

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using System;
using System.Collections.Generic;

namespace Estudos {
  class Principal {
    static void Main(string[] args) {
      List<int> valores = new List<int>();

      // insere valores na lista
      valores.Add(4);
      valores.Add(2);
      valores.Add(87);
      valores.Add(23);
      valores.Add(100);

      // obtém a capacidade da lista
      // NOTA: Capacity é o número de elementos que a lista
      // pode armazenar antes de ser preciso redimensioná-la.
      int capac = valores.Capacity;
      Console.WriteLine("A capacidade da lista é de "
         + capac + " elementos.");

      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

A capacidade da lista é de 8 elementos.


C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics

C# Windows Forms - Como passar um objeto da classe Graphics como argumento para um método e usá-lo para desenhar na superfície do formulário

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Em algumas situações gostaríamos de escrever um método que recebe um objeto da classe Graphics como argumento e usar este objeto para alguma tarefa, por exemplo, desenhar na superfície do formulário. Nesta dica eu mostro como isso é possível. Comece escrevendo o seguinte método:

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// um método que recebe um objeto da classe Graphics
private void desenhar(ref Graphics g){
  // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na
  // cor preta e espessura de 1 pixel
  g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80),
    new Point(320, 80));

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}

Note que, na definição do parâmetro do método nós usamos a palavra-chave ref. Isso foi necessário porque queremos que o objeto Graphics seja passado por referência, uma vez que o estamos liberando dentro do corpo do método com uma chamada ao método Dispose().

Veja agora como obter o objeto Graphics relacionado ao formulário atual e passá-lo ao método desenhar():

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private void button1_Click_1(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o objeto Graphics relacionado ao formulário atual
  Graphics graphics = this.CreateGraphics();

  // vamos passar o objeto Graphics para o método desenhar
  desenhar(ref graphics);
}



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

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