Você está aqui: C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Arquivos e Diretórios |
Arquivos e diretórios em C++ - Como escrever em arquivos usando a função WriteFile() da API do WindowsQuantidade de visualizações: 9372 vezes |
|
A função WriteFile() da Win32 API é útil quando precisamos escrever em arquivos. Esta função foi projetada para escritas síncronas e assíncronas, enquanto WriteFileEx() é somente para escritas assíncronas. Veja o protótipo desta função: BOOL WINAPI WriteFile( HANDLE hFile, LPCVOID lpBuffer, DWORD nNumberOfBytesToWrite, LPDWORD lpNumberOfBytesWritten, LPOVERLAPPED lpOverlapped ); Antes de escrevermos em um arquivo, é importante entendermos o significado dos parâmetros da função WriteFile(): a) HANDLE hFile - Este é o handle para o arquivo no qual queremos escrever. Este handle deve ser criado com os direitos de acesso de escrita GENERIC_WRITE. b) LPCVOID lpBuffer - Um ponteiro para o buffer que contém os dados que serão escritos no arquivo. c) DWORD nNumberOfBytesToWrite - O número de bytes a serem escritos no arquivo. d) LPDWORD lpNumberOfBytesWritten - Um ponteiro para uma variável que receberá o número de bytes escritos. A função WriteFile() define o valor desta variável como zero antes de fazer seu trabalho ou verificação de erro. d) LPOVERLAPPED lpOverlapped - Um ponteiro para um estrutura OVERLAPPED. Esta estrutura é exigida se o handle para o arquivo for obtido usando FILE_FLAG_OVERLAPPED para o parâmetro dwFlagsAndAttributes da função CreateFile(). Geralmente usamos NULL para este parâmetro. Veja um trecho de código no qual usamos a função WriteFile() para escrever duas linhas em um arquivo texto: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <windows.h>
using namespace std;
int main(int argc, char *argv[]){
// dados a serem escritos no arquivo
CHAR frase[80];
DWORD nOut; // bytes escritos
// nome do arquivo
CHAR arquivo[] = "C:\\testes.txt";
// vamos abrir o arquivo para escrita.
// se o arquivo não existir nós vamos criá-lo.
HANDLE hArquivo = CreateFile(arquivo, GENERIC_WRITE, 0, NULL,
CREATE_ALWAYS, FILE_ATTRIBUTE_NORMAL, NULL);
if(hArquivo == INVALID_HANDLE_VALUE){
cout << "Erro ao abrir o arquivo: " << GetLastError() << endl;
}
else{
// arquivo aberto com sucesso. Vamos escrever
// dados a serem escritos no arquivo
CHAR frase1[80] = "Programar em C++ é bom demais\r\n";
CHAR frase2[80] = "E a Win32 é da hora!!!!";
DWORD nOut; // bytes escritos
// vamos escrever a primeira frase
WriteFile(hArquivo, frase1, strlen(frase1), &nOut, NULL);
cout << nOut << " bytes foram escritos. " << endl;
// vamos escrever a segunda frase
WriteFile(hArquivo, frase2, strlen(frase2), &nOut, NULL);
cout << nOut << " bytes foram escritos. " << endl;
}
// vamos fechar o handle
CloseHandle(hArquivo);
system("PAUSE");
return EXIT_SUCCESS;
}
|
|
|
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++ |
Veja mais Dicas e truques de C++ |
Dicas e truques de outras linguagens |
|
Delphi - Como retornar o caractere a partir de um determinado código ASCII em Delphi usando a função Chr() |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |






