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Entenda e aprenda a usar a função CreateFile() da API do Windows

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A função CreateFile() é usada para criar ou abrir arquivos existentes para leitura, escrita ou ambos. Veja seu protótipo:

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HANDLE WINAPI CreateFile(
  LPCTSTR lpFileName,
  DWORD dwDesiredAccess,
  DWORD dwShareMode,
  LPSECURITY_ATTRIBUTES lpSecurityAttributes,
  DWORD dwCreationDisposition,
  DWORD dwFlagsAndAttributes,
  HANDLE hTemplateFile
);

Esta é uma das funções mais complexas da Win32 API, devido ao seu grande números de opções. É claro que podemos alcançar os resultados mais comuns simplesmente aceitando os valores padrões. Assim, vou detalhar os valores mais importantes para cada um dos parâmetros.

a) LPCTSTR lpFileName - Este é o nome do arquivo a ser criado ou aberto.

b) DWORD dwDesiredAccess - Aqui podemos definir o modo no qual o arquivo será aberto. Para leitura usamos o valor GENERIC_READ e para escrita o valor GENERIC_WRITE. Se quisermos abrir o arquivo tanto para leitura quanto para escrita podemos usar o operador bit-wise "|" para combinar os valores anteriores: GENERIC_READ | GENERIC_WRITE.

c) DWORD dwShareMode - Define o modo de compartilhamento do arquivo, que pode ser leitura, escrita, ambos ou nenhum. Geralmente usamos o valor 0 para este parâmetro, o que significa que o arquivo não pode ser compartilhado ou aberto novamente até que liberemos o HANDLE obtido. Outros valores possíveis são: FILE_SHARE_DELETE, FILE_SHARE_READ e FILE_SHARE_WRITE.

d) LPSECURITY_ATTRIBUTES lpSecurityAttributes - Um ponteiro para uma estrutura SECURITY_ATTRIBUTES que define se o handle retornado pode ser herdado por processos filhos. Em geral usamos NULL para este parâmetro, o que significa que o handle não pode ser herdado.

e) DWORD dwCreationDisposition - A ação a ser tomada no arquivo existente ou não existente. Os valores possíveis são:

CREATE_ALWAYS - Sempre cria um novo arquivo. Se este existir, seu conteúdo é apagado.
CREATE_NEW - Cria um novo arquivo. Se o arquivo já existir a função falha.
OPEN_ALWAYS - Sempre abre o arquivo. Se este não existir, a função CreateFile() o criará.
OPEN_EXISTING - Abre um arquivo. A função falhará se o arquivo não existir.
TRUNCATE_EXISTING - Abre um arquivo existente e apaga seu conteúdo, de forma a deixá-lo com o tamanho de 0 bytes. Se o arquivo não existir a função falha.

f) DWORD dwFlagsAndAttributes - Define os atributos e flags do arquivo. Em geral usamos o valor FILE_ATTRIBUTE_NORMAL para este parâmetro. Este valor indica que o arquivo não possui outros atributos definidos.

g) HANDLE hTemplateFile - Um handle para um arquivo de template com o direito de acesso GENERIC_READ. Em geral fornecemos o valor NULL para este parâmetro.

Se a função CreateFile() obter sucesso, o valor retornado é um HANDLE para o arquivo especificado. Em caso de falha, o valor retornado é INVALID_HANDLE_VALUE. Para obter mais informações sobre o motivo da falha, basta efetuarmos uma chamada à GetLastError().

Veja um trecho de código no qual abrimos o arquivo chamado testes.txt para leitura. Se o arquivo não existir, a função CreateFile() o criará:

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#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <windows.h>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // nome do arquivo
  CHAR arquivo[] = "C:\\testes.txt";
  
  HANDLE hArquivo = CreateFile(arquivo, GENERIC_READ, 0, NULL,
    OPEN_ALWAYS, FILE_ATTRIBUTE_NORMAL, NULL);
  if(hArquivo == INVALID_HANDLE_VALUE){
    cout << "Erro ao abrir o arquivo: " << GetLastError() << endl;    
  }
  else{
    cout << "Arquivo aberto com sucesso." << endl;   
  }
    
  // vamos fechar o handle
  CloseHandle(hArquivo);
  
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}

Execute este arquivo e verá um arquivo testes.txt ser criado com o tamanho de 0 bytes caso este ainda não exista no caminho especificado.

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C++ ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como ordenar os elementos de vetor C++ usando a Ordenação da Bolha (Bubble Sort) - Revisado

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O método ou algorítmo de ordenação da bolha é uma das técnicas mais simples de ordenação. No entanto, este método não é eficiente, visto que o tempo despendido para sua execução é muito elevado se comparado à outros métodos existentes. Geralmente usamos este método quando queremos ordenar 50 elementos ou menos.

O entendimento deste método é fácil. Se estivermos ordenando os valores do menor para o maior, o método da bolha percorre os elementos da matriz, comparando e movendo o menor valor para a primeira posição do vetor (array), tal qual bolhas indo para a superfície. Veja um exemplo completo:

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#include <iostream>
 
using namespace std;
 
void bubble_sort(int matriz[], int tam){
  int temp, i, j;
 
  for(i = 0; i < tam; i++){
    for(j = 0; j < tam; j++){
      if(matriz[i] < matriz[j]){
        temp = matriz[i];
        matriz[i] = matriz[j];
        matriz[j] = temp;
      }
    }
  }
}
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  int valores[] = {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11};
  int const quant_elem = 9;
 
  // imprime a matriz sem a ordenação
  for(int i = 0; i < quant_elem; i++){
    cout << valores[i] << "  ";
  }
 
  // vamos ordenar a matriz
  bubble_sort(valores, quant_elem);
 
  // imprime a matriz ordenada
  cout << endl;
  for(int i = 0; i < 9; i++){
    cout << valores[i] << "  ";
  }
 
  cout << "\n" << endl;
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

4 6 2 8 1 9 3 0 11
0 1 2 3 4 6 8 9 11

Pressione qualquer tecla para continuar...


C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de C++ - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em C++ - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C++ que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C++:

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#include <iostream>

using namespace std;

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  char caractere;
  int codigo;
  
  // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
  cout << "Informe um caractere: ";
    
  // vamos ler o caractere informado
  cin >> caractere;
    
  // agora vamos obter o código ASCII correspondente
  codigo = (int)caractere;
    
  // e mostramos o resultado
  cout << "Você informou o caractere: " << caractere << endl;
  cout << "O código ASCII correspondente é: " << codigo << endl;
  
  cout << "\n" << endl;
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


C++ ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI

Programação MIDI usando C++ - Como usar um vetor de chars para construir uma mensagem MIDI e passá-lo para a função midiOutShortMsg() da API do Windows

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Nas dicas dessa seção nós vimos como é possível enviar uma mensagem MIDI para o dispositivo de saída por meio da função midiOutShortMsg() da API do Windows. Essa função recebe um handle para o dispositivo de saída MIDI e um valor DWORD contendo a mensagem MIDI.

Se você revisitar essas dicas, verá que na maioria delas nós informamos a mensagem MIDI diretamente no parâmetro da função (como um valor hexadecimal). Nesta dica mostrarei como é possível construir as mensagens MIDI usando seus valores individuais e, o que é melhor, usando valores decimais.

Para isso nós vamos construir um vetor de char e informar os valores que compõem a mensagem. É importante observar que a função midiOutShortMsg() exige que a mensagem MIDI seja informada na ordem de bytes "little endian" ou seja, o status MIDI é informado no byte de ordem mais baixa. Isso é conseguido com um cast do vetor para um unsigned long.

Veja o trecho de código:

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// vamos criar um vetor contendo os valores que compõem a mensagem MIDI
unsigned char vetor[4];
vetor[0] = 144; // Note-on no Canal 1
vetor[1] = 40; // Nota Mi na 4ª oitava
vetor[2] = 100; // Velocidade/volume da nota
vetor[3] = 0; // Não é usado
// e aqui é que acontece a mágica. Quando fazemos o cast do
// vetor para o tipo long sem sinal, os valores são colocados em
// little endian, justamente a ordem de bytes esperada pela
// função midiOutShortMsg()
unsigned long mensagem = *(unsigned long*)vetor;
// envia a mensagem MIDI
midiOutShortMsg(saida, mensagem);

Note que não coloquei o código todo. Para completá-lo, veja outras dicas dessa seção.


Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Responsabilidade civil no código de defesa do consumidor

O fornecedor e o prestador de serviço estarão livres do dever de indenizar caso não haja dano reparável e ficar comprovado que:

A) a culpa foi exclusiva do consumidor ou de terceiro.

B) a culpa foi do fornecedor.

C) ninguém teve culpa.

D) todos tiveram culpa.

E) não importa quem teve culpa.
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Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Qual é a sintáxe correta para a criação de funções em JavaScript?

A) def calcular(){}

B) function calcular(){}

C) void calcular(){}

D) function:calcular(){}
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Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual o resultado da execução do seguinte código Python?

valor = 56.21
print("Valor: %.5d" % valor)

A) Valor: 00056

B) Valor: 21

C) Valor: 00056.21

D) Valor: 56

E) Valor: 6.2100
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Vamos testar seus conhecimentos em Python

Analise o seguinte código Python

a = {5, 8, 2, 1}
b = {1, 4, 5, 3}
c = a.intersection(b)
print(c)

Qual é o resultado de sua execução?

A) {1, 5}

B) Um erro de execução na linha 2

C) {5, 5, 1, 1}

D) {5, 8, 2, 1, 1, 4, 5, 3}
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Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia

No que toca à extensão, qual bacia hidrográfica é considerada a maior bacia do mundo?

A) Bacia Amazônica.

B) Bacia Platina.

C) Bacia Chinesa.

D) Bacia do Rio Grande.

E) Bacia do Rio da Prata.
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++

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