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Entenda e aprenda a usar a função CreateFile() da API do WindowsQuantidade de visualizações: 10597 vezes |
A função CreateFile() é usada para criar ou abrir arquivos existentes para leitura, escrita ou ambos. Veja seu protótipo:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- HANDLE WINAPI CreateFile( LPCTSTR lpFileName, DWORD dwDesiredAccess, DWORD dwShareMode, LPSECURITY_ATTRIBUTES lpSecurityAttributes, DWORD dwCreationDisposition, DWORD dwFlagsAndAttributes, HANDLE hTemplateFile ); Esta é uma das funções mais complexas da Win32 API, devido ao seu grande números de opções. É claro que podemos alcançar os resultados mais comuns simplesmente aceitando os valores padrões. Assim, vou detalhar os valores mais importantes para cada um dos parâmetros. a) LPCTSTR lpFileName - Este é o nome do arquivo a ser criado ou aberto. b) DWORD dwDesiredAccess - Aqui podemos definir o modo no qual o arquivo será aberto. Para leitura usamos o valor GENERIC_READ e para escrita o valor GENERIC_WRITE. Se quisermos abrir o arquivo tanto para leitura quanto para escrita podemos usar o operador bit-wise "|" para combinar os valores anteriores: GENERIC_READ | GENERIC_WRITE. c) DWORD dwShareMode - Define o modo de compartilhamento do arquivo, que pode ser leitura, escrita, ambos ou nenhum. Geralmente usamos o valor 0 para este parâmetro, o que significa que o arquivo não pode ser compartilhado ou aberto novamente até que liberemos o HANDLE obtido. Outros valores possíveis são: FILE_SHARE_DELETE, FILE_SHARE_READ e FILE_SHARE_WRITE. d) LPSECURITY_ATTRIBUTES lpSecurityAttributes - Um ponteiro para uma estrutura SECURITY_ATTRIBUTES que define se o handle retornado pode ser herdado por processos filhos. Em geral usamos NULL para este parâmetro, o que significa que o handle não pode ser herdado. e) DWORD dwCreationDisposition - A ação a ser tomada no arquivo existente ou não existente. Os valores possíveis são: CREATE_ALWAYS - Sempre cria um novo arquivo. Se este existir, seu conteúdo é apagado. CREATE_NEW - Cria um novo arquivo. Se o arquivo já existir a função falha. OPEN_ALWAYS - Sempre abre o arquivo. Se este não existir, a função CreateFile() o criará. OPEN_EXISTING - Abre um arquivo. A função falhará se o arquivo não existir. TRUNCATE_EXISTING - Abre um arquivo existente e apaga seu conteúdo, de forma a deixá-lo com o tamanho de 0 bytes. Se o arquivo não existir a função falha. f) DWORD dwFlagsAndAttributes - Define os atributos e flags do arquivo. Em geral usamos o valor FILE_ATTRIBUTE_NORMAL para este parâmetro. Este valor indica que o arquivo não possui outros atributos definidos. g) HANDLE hTemplateFile - Um handle para um arquivo de template com o direito de acesso GENERIC_READ. Em geral fornecemos o valor NULL para este parâmetro. Se a função CreateFile() obter sucesso, o valor retornado é um HANDLE para o arquivo especificado. Em caso de falha, o valor retornado é INVALID_HANDLE_VALUE. Para obter mais informações sobre o motivo da falha, basta efetuarmos uma chamada à GetLastError(). Veja um trecho de código no qual abrimos o arquivo chamado testes.txt para leitura. Se o arquivo não existir, a função CreateFile() o criará: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // nome do arquivo CHAR arquivo[] = "C:\\testes.txt"; HANDLE hArquivo = CreateFile(arquivo, GENERIC_READ, 0, NULL, OPEN_ALWAYS, FILE_ATTRIBUTE_NORMAL, NULL); if(hArquivo == INVALID_HANDLE_VALUE){ cout << "Erro ao abrir o arquivo: " << GetLastError() << endl; } else{ cout << "Arquivo aberto com sucesso." << endl; } // vamos fechar o handle CloseHandle(hArquivo); system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } Execute este arquivo e verá um arquivo testes.txt ser criado com o tamanho de 0 bytes caso este ainda não exista no caminho especificado. |
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C++ ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como ordenar os elementos de vetor C++ usando a Ordenação da Bolha (Bubble Sort) - RevisadoQuantidade de visualizações: 15353 vezes |
O método ou algorítmo de ordenação da bolha é uma das técnicas mais simples de ordenação. No entanto, este método não é eficiente, visto que o tempo despendido para sua execução é muito elevado se comparado à outros métodos existentes. Geralmente usamos este método quando queremos ordenar 50 elementos ou menos. O entendimento deste método é fácil. Se estivermos ordenando os valores do menor para o maior, o método da bolha percorre os elementos da matriz, comparando e movendo o menor valor para a primeira posição do vetor (array), tal qual bolhas indo para a superfície. Veja um exemplo completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; void bubble_sort(int matriz[], int tam){ int temp, i, j; for(i = 0; i < tam; i++){ for(j = 0; j < tam; j++){ if(matriz[i] < matriz[j]){ temp = matriz[i]; matriz[i] = matriz[j]; matriz[j] = temp; } } } } int main(int argc, char *argv[]) { int valores[] = {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11}; int const quant_elem = 9; // imprime a matriz sem a ordenação for(int i = 0; i < quant_elem; i++){ cout << valores[i] << " "; } // vamos ordenar a matriz bubble_sort(valores, quant_elem); // imprime a matriz ordenada cout << endl; for(int i = 0; i < 9; i++){ cout << valores[i] << " "; } cout << "\n" << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: 4 6 2 8 1 9 3 0 11 0 1 2 3 4 6 8 9 11 Pressione qualquer tecla para continuar... |
C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres |
Exercícios Resolvidos de C++ - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em C++ - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondenteQuantidade de visualizações: 500 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C++ que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um caractere: A Você informou o caractere: A O código ASCII correspondente é: 65 Veja a resolução comentada deste exercício em C++: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> using namespace std; // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema char caractere; int codigo; // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação cout << "Informe um caractere: "; // vamos ler o caractere informado cin >> caractere; // agora vamos obter o código ASCII correspondente codigo = (int)caractere; // e mostramos o resultado cout << "Você informou o caractere: " << caractere << endl; cout << "O código ASCII correspondente é: " << codigo << endl; cout << "\n" << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI |
Programação MIDI usando C++ - Como usar um vetor de chars para construir uma mensagem MIDI e passá-lo para a função midiOutShortMsg() da API do WindowsQuantidade de visualizações: 2194 vezes |
Nas dicas dessa seção nós vimos como é possível enviar uma mensagem MIDI para o dispositivo de saída por meio da função midiOutShortMsg() da API do Windows. Essa função recebe um handle para o dispositivo de saída MIDI e um valor DWORD contendo a mensagem MIDI. Se você revisitar essas dicas, verá que na maioria delas nós informamos a mensagem MIDI diretamente no parâmetro da função (como um valor hexadecimal). Nesta dica mostrarei como é possível construir as mensagens MIDI usando seus valores individuais e, o que é melhor, usando valores decimais. Para isso nós vamos construir um vetor de char e informar os valores que compõem a mensagem. É importante observar que a função midiOutShortMsg() exige que a mensagem MIDI seja informada na ordem de bytes "little endian" ou seja, o status MIDI é informado no byte de ordem mais baixa. Isso é conseguido com um cast do vetor para um unsigned long. Veja o trecho de código: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // vamos criar um vetor contendo os valores que compõem a mensagem MIDI unsigned char vetor[4]; vetor[0] = 144; // Note-on no Canal 1 vetor[1] = 40; // Nota Mi na 4ª oitava vetor[2] = 100; // Velocidade/volume da nota vetor[3] = 0; // Não é usado // e aqui é que acontece a mágica. Quando fazemos o cast do // vetor para o tipo long sem sinal, os valores são colocados em // little endian, justamente a ordem de bytes esperada pela // função midiOutShortMsg() unsigned long mensagem = *(unsigned long*)vetor; // envia a mensagem MIDI midiOutShortMsg(saida, mensagem); Note que não coloquei o código todo. Para completá-lo, veja outras dicas dessa seção. |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Responsabilidade civil no código de defesa do consumidor O fornecedor e o prestador de serviço estarão livres do dever de indenizar caso não haja dano reparável e ficar comprovado que: A) a culpa foi exclusiva do consumidor ou de terceiro. B) a culpa foi do fornecedor. C) ninguém teve culpa. D) todos tiveram culpa. E) não importa quem teve culpa. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Qual é a sintáxe correta para a criação de funções em JavaScript? A) def calcular(){} B) function calcular(){} C) void calcular(){} D) function:calcular(){} Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual o resultado da execução do seguinte código Python?valor = 56.21 print("Valor: %.5d" % valor) A) Valor: 00056 B) Valor: 21 C) Valor: 00056.21 D) Valor: 56 E) Valor: 6.2100 Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Analise o seguinte código Pythona = {5, 8, 2, 1} b = {1, 4, 5, 3} c = a.intersection(b) print(c) Qual é o resultado de sua execução? A) {1, 5} B) Um erro de execução na linha 2 C) {5, 5, 1, 1} D) {5, 8, 2, 1, 1, 4, 5, 3} Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia |
No que toca à extensão, qual bacia hidrográfica é considerada a maior bacia do mundo? A) Bacia Amazônica. B) Bacia Platina. C) Bacia Chinesa. D) Bacia do Rio Grande. E) Bacia do Rio da Prata. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++ |
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