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Entenda e aprenda a usar a função CreateFile() da API do WindowsQuantidade de visualizações: 10648 vezes |
A função CreateFile() é usada para criar ou abrir arquivos existentes para leitura, escrita ou ambos. Veja seu protótipo:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- HANDLE WINAPI CreateFile( LPCTSTR lpFileName, DWORD dwDesiredAccess, DWORD dwShareMode, LPSECURITY_ATTRIBUTES lpSecurityAttributes, DWORD dwCreationDisposition, DWORD dwFlagsAndAttributes, HANDLE hTemplateFile ); Esta é uma das funções mais complexas da Win32 API, devido ao seu grande números de opções. É claro que podemos alcançar os resultados mais comuns simplesmente aceitando os valores padrões. Assim, vou detalhar os valores mais importantes para cada um dos parâmetros. a) LPCTSTR lpFileName - Este é o nome do arquivo a ser criado ou aberto. b) DWORD dwDesiredAccess - Aqui podemos definir o modo no qual o arquivo será aberto. Para leitura usamos o valor GENERIC_READ e para escrita o valor GENERIC_WRITE. Se quisermos abrir o arquivo tanto para leitura quanto para escrita podemos usar o operador bit-wise "|" para combinar os valores anteriores: GENERIC_READ | GENERIC_WRITE. c) DWORD dwShareMode - Define o modo de compartilhamento do arquivo, que pode ser leitura, escrita, ambos ou nenhum. Geralmente usamos o valor 0 para este parâmetro, o que significa que o arquivo não pode ser compartilhado ou aberto novamente até que liberemos o HANDLE obtido. Outros valores possíveis são: FILE_SHARE_DELETE, FILE_SHARE_READ e FILE_SHARE_WRITE. d) LPSECURITY_ATTRIBUTES lpSecurityAttributes - Um ponteiro para uma estrutura SECURITY_ATTRIBUTES que define se o handle retornado pode ser herdado por processos filhos. Em geral usamos NULL para este parâmetro, o que significa que o handle não pode ser herdado. e) DWORD dwCreationDisposition - A ação a ser tomada no arquivo existente ou não existente. Os valores possíveis são: CREATE_ALWAYS - Sempre cria um novo arquivo. Se este existir, seu conteúdo é apagado. CREATE_NEW - Cria um novo arquivo. Se o arquivo já existir a função falha. OPEN_ALWAYS - Sempre abre o arquivo. Se este não existir, a função CreateFile() o criará. OPEN_EXISTING - Abre um arquivo. A função falhará se o arquivo não existir. TRUNCATE_EXISTING - Abre um arquivo existente e apaga seu conteúdo, de forma a deixá-lo com o tamanho de 0 bytes. Se o arquivo não existir a função falha. f) DWORD dwFlagsAndAttributes - Define os atributos e flags do arquivo. Em geral usamos o valor FILE_ATTRIBUTE_NORMAL para este parâmetro. Este valor indica que o arquivo não possui outros atributos definidos. g) HANDLE hTemplateFile - Um handle para um arquivo de template com o direito de acesso GENERIC_READ. Em geral fornecemos o valor NULL para este parâmetro. Se a função CreateFile() obter sucesso, o valor retornado é um HANDLE para o arquivo especificado. Em caso de falha, o valor retornado é INVALID_HANDLE_VALUE. Para obter mais informações sobre o motivo da falha, basta efetuarmos uma chamada à GetLastError(). Veja um trecho de código no qual abrimos o arquivo chamado testes.txt para leitura. Se o arquivo não existir, a função CreateFile() o criará: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // nome do arquivo CHAR arquivo[] = "C:\\testes.txt"; HANDLE hArquivo = CreateFile(arquivo, GENERIC_READ, 0, NULL, OPEN_ALWAYS, FILE_ATTRIBUTE_NORMAL, NULL); if(hArquivo == INVALID_HANDLE_VALUE){ cout << "Erro ao abrir o arquivo: " << GetLastError() << endl; } else{ cout << "Arquivo aberto com sucesso." << endl; } // vamos fechar o handle CloseHandle(hArquivo); system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } Execute este arquivo e verá um arquivo testes.txt ser criado com o tamanho de 0 bytes caso este ainda não exista no caminho especificado. |
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C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como substituir todas as ocorrências de uma substring em uma string C++ usando uma função substituir_string() personalizadaQuantidade de visualizações: 10276 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito das funções empty(), size(), find(), replace() e length() da classe String do C++ para escrever uma função substituir_string() personalizada que nos permite substituir todas as ocorrências de uma substring em uma string. Veja o código C++ completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <string> #include <iostream> using namespace std; // função personalizada para substituir todas as ocorrências // de uma substring em uma string void substituir_string(string& str, const string de, const string para){ // variáveis auxiliares int i = 0, indice; // a string está vazia? if(str.empty()){ str = de; return; } // fazemos as substituições da substring while(i < str.size()){ indice = str.find(de, 0); if(indice >= 0){ str.replace(indice, de.length(), para); } else{ return; } i++; } } // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // vamos criar uma string string frase = "Java? Gosto de Java, Java!"; cout << "A frase original é: " << frase << endl; // Substitui as ocorrências de "Java" por "PHP" substituir_string(frase, "Java", "PHP"); // e mostramos o resultado cout << "Depois da substituição: " << frase << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: A frase original é Java? Gosto de Java, Java! Depois da substituição: PHP? Gosto de PHP, PHP! |
C++ ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI |
Como definir o tipo de instrumento (programa) em um evento MIDI e enviar a mensagem para a função midiOutShortMsg() da API Win32 do WindowsQuantidade de visualizações: 986 vezes |
Vimos em dicas nessa seção como usar a função midiOutShortMsg() da API Win32 do Windows para tocar notas musicais no dispositivo de saída MIDI. No entanto, nos exemplos anteriores, a nota tocada foi no instrumento padrão, ou seja, Acoustic Grand Piano, e no canal 1. Nesta dica mostrarei como definir o instrumento e também falarei um pouco mais sobre como tocar as notas em canais diferentes. Vamos então, com muita atenção. Analisando a documentação MIDI, encontramos que uma mudança de programa (instrumento musical) no canal 1 é representada pelo código de status 192 (hexadecimal C0), seguido pelo código do instrumento a ser usado (um valor inteiro que vai de 0 a 127, e que deverá ser convertido em hexadecimal). Assim, é bom dar uma olhada nessa lista: Piano Timbres: 1 Acoustic Grand Piano 2 Bright Acoustic Piano 3 Electric Grand Piano 4 Honky-tonk Piano 5 Rhodes Piano 6 Chorused Piano 7 Harpsichord 8 Clavinet Chromatic Percussion: 9 Celesta 10 Glockenspiel 11 Music Box 12 Vibraphone 13 Marimba 14 Xylophone 15 Tubular Bells 16 Dulcimer Organ Timbres: 17 Hammond Organ 18 Percussive Organ 19 Rock Organ 20 Church Organ 21 Reed Organ 22 Accordion 23 Harmonica 24 Tango Accordion Guitar Timbres: 25 Acoustic Nylon Guitar 26 Acoustic Steel Guitar 27 Electric Jazz Guitar 28 Electric Clean Guitar 29 Electric Muted Guitar 30 Overdriven Guitar 31 Distortion Guitar 32 Guitar Harmonics Bass Timbres: 33 Acoustic Bass 34 Fingered Electric Bass 35 Plucked Electric Bass 36 Fretless Bass 37 Slap Bass 1 38 Slap Bass 2 39 Synth Bass 1 40 Synth Bass 2 String Timbres: 41 Violin 42 Viola 43 Cello 44 Contrabass 45 Tremolo Strings 46 Pizzicato Strings 47 Orchestral Harp 48 Timpani Ensemble Timbres: 49 String Ensemble 1 50 String Ensemble 2 51 Synth Strings 1 52 Synth Strings 2 53 Choir "Aah" 54 Choir "Ooh" 55 Synth Voice 56 Orchestral Hit Brass Timbres: 57 Trumpet 58 Trombone 59 Tuba 60 Muted Trumpet 61 French Horn 62 Brass Section 63 Synth Brass 1 64 Synth Brass 2 Reed Timbres: 65 Soprano Sax 66 Alto Sax 67 Tenor Sax 68 Baritone Sax 69 Oboe 70 English Horn 71 Bassoon 72 Clarinet Pipe Timbres: 73 Piccolo 74 Flute 75 Recorder 76 Pan Flute 77 Bottle Blow 78 Shakuhachi 79 Whistle 80 Ocarina Synth Lead: 81 Square Wave Lead 82 Sawtooth Wave Lead 83 Calliope Lead 84 Chiff Lead 85 Charang Lead 86 Voice Lead 87 Fifths Lead 88 Bass Lead Synth Pad: 89 New Age Pad 90 Warm Pad 91 Polysynth Pad 92 Choir Pad 93 Bowed Pad 94 Metallic Pad 95 Halo Pad 96 Sweep Pad Synth Effects: 97 Rain Effect 98 Soundtrack Effect 99 Crystal Effect 100 Atmosphere Effect 101 Brightness Effect 102 Goblins Effect 103 Echoes Effect 104 Sci-Fi Effect Ethnic Timbres: 105 Sitar 106 Banjo 107 Shamisen 108 Koto 109 Kalimba 110 Bagpipe 111 Fiddle 112 Shanai Sound Effects: 113 Tinkle Bell 114 Agogo 115 Steel Drums 116 Woodblock 117 Taiko Drum 118 Melodic Tom 119 Synth Drum 120 Reverse Cymbal Sound Effects: 121 Guitar Fret Noise 122 Breath Noise 123 Seashore 124 Bird Tweet 125 Telephone Ring 126 Helicopter 127 Applause 128 Gun Shot A especificação MIDI define que o canal 10 seja reservado para os kits de percussão. Os instrumentos abaixo possuem os números de notas a serem enviados neste canal. 35 Acoustic Bass Drum 36 Bass Drum 1 37 Side Stick 38 Acoustic Snare 39 Hand Clap 40 Electric Snare 41 Low Floor Tom 42 Closed High Hat 43 High Floor Tom 44 Pedal High Hat 45 Low Tom 46 Open High Hat 47 Low Mid Tom 48 High Mid Tom 49 Crash Cymbal 1 50 High Tom 51 Ride Cymbal 1 52 Chinese Cymbal 53 Ride Bell 54 Tambourine 55 Splash Cymbal 56 Cowbell 57 Crash Cymbal 2 58 Vibraslap 59 Ride Cymbal 2 60 High Bongo 61 Low Bongo 62 Mute High Conga 63 Open High Conga 64 Low Conga 65 High Timbale 66 Low Timbale 67 High Agogo 68 Low Agogo 69 Cabasa 70 Maracas 71 Short Whistle 72 Long Whistle 73 Short Guiro 74 Long Guiro 75 Claves 76 High Wood Block 77 Low Wood Block 78 Mute Cuica 79 Open Cuica 80 Mute Triangle 81 Open Triangle É uma lista bem longa e ficará a ser cargo estudá-la ou usá-la como referência. Meu interesse maior é o código C/C++. Assim, vamos ver logo como definir o instrumento no canal 1 como Overdriven Guitar. Este instrumento possui o código 30 mas, na programação, devemos diminuí-lo em 1, ficando 29, e, ao passarmos para hexadecimal teremos 1D. A mudança de programa no canal 1 é representada pelo código 192, o que em hexadecimal é C0. Pronto, agora basta construirmos o DWORD da forma que fizemos nas dicas anteriores e chamar a função midiOutShortMsg(). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { unsigned int erro; // guarda o erro caso algo dê errado HMIDIOUT saida; // handle para o dispositivo de saída MIDI. // vamos abrir o dispositivo de saída MIDI erro = midiOutOpen(&saida, MIDI_MAPPER, 0, 0, CALLBACK_NULL); if (erro != MMSYSERR_NOERROR) { printf("Não foi possível abrir o mapeador MIDI: %d\n", erro); } else { printf("Mapeador MIDI aberto com sucesso\n"); } // vamos definir o instrumento como Overdriven Guitar // no canal 1 midiOutShortMsg(saida, 0x00001DC0); // vamos tocar o dó central com velocidade 100 midiOutShortMsg(saida, 0x00643C90); Sleep(1000); // a nota vai durar 1 segundo // dispara a mensagem Note-off midiOutShortMsg(saida, 0x00643C80); // agora vamos fechar o dispositivo de saída MIDI midiOutClose(saida); system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } Execute esse código e ouça um nota dó sendo tocada na guitarra com uma linda distorção. Se você quiser tocar a nota nó no canal 2 ou canal 3, basta usar C1, C2, e assim por diante. Uma última observação é você ficar atento ao fato de que os códigos de Note-on e Note-off para o canal 1 é 90 e 80 (em hexadecimal). Se for no canal 2, os códigos correspondentes serão 91 e 81 (sempre em hexadecimal). |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar o tamanho de uma string em C++ usando a função size()Quantidade de visualizações: 7983 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos obter a quantidade de caracteres de uma string em C++ usando a função size() da classe string. Esta função não exige nenhum argumento e retorna um número inteiro contendo a quantidade de caracteres na string. Veja o código C++ completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <string> #include <iostream> using namespace std; // função principal do programa C++ int main(int argc, char *argv[]){ // vamos declarar um objeto string string frase = "Gosto de C++"; // vamos obter o tamanho da string size_t tamanho = frase.size(); // e mostramos o resultado cout << "A frase possui " << tamanho << " caracteres."; cout << "\n" << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executarmos este código C++ nós teremos o seguinte resultado: A frase possui 12 caracteres. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++ |
Veja mais Dicas e truques de C++ |
Dicas e truques de outras linguagens |
C# - C# Windows Forms - Como verificar o estado da tecla Num Lock em suas aplicações C# Windows Forms |
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