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Usando a propriedade AcceptButton para definir o botão que será acionado quando o usuário pressionar Enter em um formulárioQuantidade de visualizações: 10852 vezes |
Em algumas situações nossas aplicações Windows Forms podem possuir janelas diálogos que se abrem para permitir ao usuário escolher ou informar valores. É prática, na programação Windows, fornecer um botão padrão que será ativado quando o usuário finalizar a interação com os controles da janela e pressionar Enter para confirmar os valores selecionados. A propriedade AcceptButton de um formulário permite-nos definir o botão que será acionado quando a tecla Enter for pressionada. É claro que o uso desta propriedade é mais comum em aplicações que possuem janelas diálogo. Em tempo de execução, o botão que será acionado pode ser escolhido simplesmente clicando-se no formulário e alterando-se o valor da propriedade AcceptButton na janela de propriedades. Em tempo de execução, o valor da propriedade AcceptButton pode ser definindo da seguinte forma: private void button2_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos definir o botão padrão para a propriedade AcceptButton Caso precise, o valor da propriedade AcceptButton pode ser obtida da seguinte forma: private void button2_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos definir o botão padrão para a propriedade AcceptButton this.AcceptButton = button1; // vamos obter o valor da propriedade AcceptButton Button btn = (Button)this.AcceptButton; Note que o retorno da propriedade AcceptButton é um objeto da interface IButtonControl. Assim, tivemos que fazer uma conversão explícita (cast) para obtermos um Button e assim acessarmos a sua propriedade Text. A interface IButtonControl não possui uma definição para a propriedade Text. |
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