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Usando a propriedade AcceptButton para definir o botão que será acionado quando o usuário pressionar Enter em um formulário

Quantidade de visualizações: 10828 vezes
Em algumas situações nossas aplicações Windows Forms podem possuir janelas diálogos que se abrem para permitir ao usuário escolher ou informar valores. É prática, na programação Windows, fornecer um botão padrão que será ativado quando o usuário finalizar a interação com os controles da janela e pressionar Enter para confirmar os valores selecionados.

A propriedade AcceptButton de um formulário permite-nos definir o botão que será acionado quando a tecla Enter for pressionada. É claro que o uso desta propriedade é mais comum em aplicações que possuem janelas diálogo. Em tempo de execução, o botão que será acionado pode ser escolhido simplesmente clicando-se no formulário e alterando-se o valor da propriedade AcceptButton na janela de propriedades.

Em tempo de execução, o valor da propriedade AcceptButton pode ser definindo da seguinte forma:

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private void button2_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos definir o botão padrão para a propriedade AcceptButton
  this.AcceptButton = button1;
}

Caso precise, o valor da propriedade AcceptButton pode ser obtida da seguinte forma:

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private void button2_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos definir o botão padrão para a propriedade AcceptButton
  this.AcceptButton = button1;

  // vamos obter o valor da propriedade AcceptButton
  Button btn = (Button)this.AcceptButton;

  // vamos exibir o resultado
  MessageBox.Show("O botão definido para a propriedade AcceptButton é: "
    + btn.Text);
}

Note que o retorno da propriedade AcceptButton é um objeto da interface IButtonControl. Assim, tivemos que fazer uma conversão explícita (cast) para obtermos um Button e assim acessarmos a sua propriedade Text. A interface IButtonControl não possui uma definição para a propriedade Text.

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C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como transformar em letras maiúsculas as iniciais de cada palavra em uma string C# usando o método ToTitleCase() da classe TextInfo

Quantidade de visualizações: 13934 vezes
O método ToTitleCase() da classe TextInfo da linguagem C# nos permite converter para letras maiúsculas as inicias de cada uma das palavras que compoem uma frase ou texto. Esta técnica é muito útil quando estamos trabalhando com o processamento de strings em C#.

Veja um exemplo completo do uso dessa função:

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using System;
using System.Globalization;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string frase = "gosto de java e c#";
      Console.WriteLine("Frase original: " + frase);

      // vamos converter cada letra inicial para maiúsculas
      frase = CultureInfo.CurrentCulture.TextInfo.ToTitleCase(frase);

      Console.WriteLine("Depois do método ToTitleCase(): " + frase);

      Console.WriteLine("\n\nPressione qualquer tecla para sair...");
      // pausa o programa
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Frase original: gosto de java e c#
Depois do método ToTitleCase(): Gosto De Java E C#


C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como remover os espaços no final de uma string em C# usando o método TrimEnd() da classe String - Curso de C# para iniciantes

Quantidade de visualizações: 7781 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método TrimEnd() da classe String da linguagem C# para remover os espaços no final de uma palavra, frase ou texto. Esta é uma tarefa importante antes de validar as informações inseridas pelos usuários de nossas aplicações.

Veja o código completo:

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using System;

namespace Estudos{
  class Program{
    static void Main(string[] args) {
      string texto = "  temos espaços no início e fim   ";
      Console.WriteLine("Com espaços: ." + texto + ".");

      // remove os espaços no fim da string
      texto = texto.TrimEnd();
      Console.WriteLine("Sem espaços: ." + texto + ".");

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código nós teremos os seguinte resultado:

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Com espaços: .  temos espaços no início e fim   .
Sem espaços: .  temos espaços no início e fim.



C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como usar a classe FileSystemWatcher em seus programas C#

Quantidade de visualizações: 8722 vezes
Podemos usar objetos da classe FileSystemWatcher quando queremos monitorar mudanças em um determinado diretório do sistema. Estas alterações podem ser observadas em arquivos e subdiretórios do diretório especificado. Usando objetos desta classe nós podemos monitorar modificações em arquivos no computador local, em um drive na rede ou em um computador remoto.

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes da plataforma .NET:

System.Object
  System.MarshalByRefObject
    System.ComponentModel.Component
      System.IO.FileSystemWatcher


Para adicionar um componente FileSystemWatcher em sua aplicação C# basta localizá-lo na seção Components da Toolbox. Em seguida clique no mesmo e arraste-o para o formulário. Para definir o diretório a ser monitorado, clique no componente, acesse suas propriedades e defina o caminho do diretório na propriedade Path. Um exemplo de diretório poderia ser "C:\arquivo de codigos".

Neste exemplo veremos como detectar alterações nos arquivos e sub-diretórios. Desta forma, vá nos eventos do componente FileSystemWatcher e insira o código abaixo para o evento Changed:

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private void fileSystemWatcher1_Changed(object sender, 
  FileSystemEventArgs e){
  
  // vamos verificar o que foi modificado neste diretório
  textBox1.AppendText("Arquivo: " + e.FullPath + " sofreu alterações: " +
    e.ChangeType + Environment.NewLine);
}

Execute a aplicação e experimente criar um arquivo txt no diretório "C:\arquivo de códigos" e modificar seu conteúdo várias vezes. Volte à aplicação e a caixa de texto terá um conteúdo parecido com:

Arquivo: C:\arquivo de codigos\dados2.txt sofreu 
alterações: Changed
Arquivo: C:\arquivo de codigos\dados2.txt sofreu 
alterações: Changed



C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se uma string é null ou vazia em C# usando a função IsNullOrEmpty() da classe String

Quantidade de visualizações: 23392 vezes
Em algumas situações nós queremos verificar se uma variável do tipo string está null ou vazia (não contém nem mesmo o caractere de espaço ou quebra de linha). Para isso nós podemos usar o método IsNullOrEmpty() da classe String da linguagem C#.

Veja um trecho de código no qual temos uma string nula e uma string vazia. Observe os resultados retornados pela função:

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using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string palavra1 = null;
      string palavra2 = "";

      if (String.IsNullOrEmpty(palavra1)) {
        Console.WriteLine("palavra1 é null ou vazia");
      }

      if (String.IsNullOrEmpty(palavra2)) {
        Console.WriteLine("palavra2 é null ou vazia");
      }
      
      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

palavra1 é null ou vazia
palavra2 é null ou vazia


C# ::: Coleções (Collections) ::: List<T>

Como inserir um novo elemento em uma posição N de uma List<T> do C# usando a função Insert()

Quantidade de visualizações: 9004 vezes
Em algumas situações gostaríamos de inserir um novo elemento em uma determinada posição de uma List<T>, ou seja, queremos ser capazes de inserir o novo elemento em qualquer posição, e não somente no final da lista. Para isso podemos usar o método Insert(). Veja sua assinatura:

public void Insert(
  int index,
  T item
)
Veja que só precisamos fornecer o índice no qual o elemento será inserido e o elemento em si. Veja um exemplo:

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static void Main(string[] args){
  // vamos criar um objeto da classe List<T>
  List<int> valores = new List<int>();

  // vamos inserir quatro valores na lista
  valores.Add(5);
  valores.Add(2);
  valores.Add(6);
  valores.Add(9);

  // vamos usar o laço foreach para percorrer os elementos na lista
  Console.WriteLine("Elementos na lista:");
  foreach(int v in valores){
    Console.WriteLine(v);    
  }

  // vamos inserir um novo elemento no índice 2
  valores.Insert(2, 20);

  // vamos usar o laço foreach para percorrer os elementos na lista novamente
  Console.WriteLine("Elementos na lista:");
  foreach(int v in valores){
    Console.WriteLine(v);    
  }

  // vamos pausar a execução
  Console.ReadKey();
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

Elementos na lista:
5
2
6
9
Elementos na lista:
5
2
20
6
9

Este método pode lançar uma exceção do tipo ArgumentOutOfRangeException se o índice fornecido for menor que 0 ou superior à quantidade de itens na lista.


C# ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como ordenar um array de strings em ordem alfabética em C# usando a classe StringComparer

Quantidade de visualizações: 17522 vezes
Nesta dica mostrarei como classificar um vetor de strings C# em ordem alfabética. Para isso nós vamos usar um objeto da classe StringComparer.

Veja o código completo para o exemplo:

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using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // cria e inicializa um array de strings
      string[] cidades = {"Goiânia", "São Paulo",
        "Rio de Janeiro", "Curitiba"};

      Console.WriteLine("Ordem original:");
      for (int i = 0; i < cidades.Length; i++) {
        Console.WriteLine(cidades[i]);
      }

      // vamos criar um objeto da classe StringComparer
      StringComparer ordenar = StringComparer.CurrentCultureIgnoreCase;

      // agora classificamos o vetor em ordem alfabética
      Array.Sort(cidades, ordenar);

      Console.WriteLine();
      Console.WriteLine("Ordem alfabética:");
      for (int i = 0; i < cidades.Length; i++) {
        Console.WriteLine(cidades[i]);
      }

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Ordem original:
Goiânia
São Paulo
Rio de Janeiro
Curitiba

Ordem alfabética:
Curitiba
Goiânia
Rio de Janeiro
São Paulo


C# ::: Namespace System.Windows.Forms ::: Formulários e Janelas

Como usar a classe Form em suas aplicação C# Windows Form

Quantidade de visualizações: 1066 vezes
A classe Form é usada para representar as janelas (formulários) ou caixas de diálogo que compõem a interface gráfica de uma aplicação Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma.NET:

System.Object 
  System.MarshalByRefObject 
    System.ComponentModel.Component 
      System.Windows.Forms.Control 
        System.Windows.Forms.ScrollableControl 
          System.Windows.Forms.ContainerControl 
            System.Windows.Forms.Form


É importante conhecer algumas classes derivadas da classe Form. Entre estas classes podemos citar:

- System.ComponentModel.Design.CollectionEditor.CollectionForm
- System.Messaging.Design.QueuePathDialog
- System.ServiceProcess.Design.ServiceInstallerDialog
- System.Web.UI.Design.WebControls.CalendarAutoFormatDialog
- System.Web.UI.Design.WebControls.RegexEditorDialog
- System.Windows.Forms.Design.ComponentEditorForm
- System.Windows.Forms.PrintPreviewDialog
- System.Windows.Forms.ThreadExceptionDialog

Uma aplicação Windows Forms em C# é construida a partir de uma ou mais janelas. A classe Form permite criar formulários padrões, de ferramentas, sem bordas e flutuantes, cada um direcionado a uma determinada funcionalidade. É possível também usar a classe Form para criar caixas de diálogo modais.

Há ainda um tipo especial de janela (ou formulário) conhecido como formulário de interface de múltiplos documentos (MDI) que contêm outros formulários chamados de filhos (MDI child forms). Uma janela do tipo MDI pode ser criada definindo-se o valor true para a propriedade IsMdiContainer da classe Form. Os formulários filhos MDI são criados definindo-se o nome do formulário-pai para a propriedade MdiParent do formulário que atuará como filho.

Por meio das propriedades disponíveis na classe Form nós podemos determinar a aparência, tamanho, cor e os aspectos de gerenciamento da janela do formulário ou caixa de diálogo que estamos criando. A propriedade Text permite definir o título da janela. As propriedades Size e DesktopLocation permitem definir o tamanho e posição inicial da janela. A propriedade ForeColor define a cor do texto padrão de todos os componentes colocados no formulário. As propriedades FormBorderStyle, MinimizeBox e MaximizeBox permitem definirmos se o formulário poderá ser minimizado, maximizado ou redimensionado em tempo de execução.

Além das propriedades, podemos usar os métodos da classe Form. Por exemplo, podemos usar o método ShowDialog() para exibir um formulário como uma caixa de diálogo modal. Podemos também efetuar uma chamada ao método SetDesktopLocation() para posicionar o formulário em uma determinada região do desktop.

Os eventos disponíveis na classe Form permitem responder às ações realizadas no formulário. Podemos, por exemplo, usar o evento Activated para realizar operações tais como atualizar as informações exibidas nos controles do formulário quando este for ativado.

Se estiver usando o Visual Studio 2005, 2008 ou mais recente, o formulário inicial de sua aplicação Windows Forms C# já será exibido inicialmente seguinte os seguintes passos:

a) Vá no menu File -> New -> Project;
b) Em Project types selecione Visual C# -> Windows;
c) Em Templates selecione Windows Application;
d) Dê um nome para o projeto, escolha um local, um nome para a solução e clique OK. Imediatamente o projeto será criado e você já verá o formulário principal da aplicação.
e) Vá em View -> Toolbox. Clique e arraste alguns componentes para o formulário;
f) Pressione F5 e execute a aplicação.

Pronto! Agora é só verificar todas as dicas, truques e anotações para aprender e tirar proveito total da classe Form.


C# ::: Datas e Horas ::: DateTime

Como construir uma data em C# usando o objeto DateTime e fornecendo o dia, mês e ano da data desejada

Quantidade de visualizações: 7070 vezes
Aplicações que lidam com datas e horas geralmente precisam ser capazes de criar suas próprias datas. Isso pode ser feito com o auxílio de um dos vários construtores da estrutura DateTime. Para esta dica eu mostrarei como criar uma data no formato 23/05/2008. O construtor a ser usado é:

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DateTime(Int32, Int32, Int32)

Este construtor pede valores inteiros representando o ano, mês e dia da data que queremos construir e retorna um objeto DateTime representando a data recém-construida. Veja um exemplo:

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static void Main(string[] args){
  // cria um objeto DateTime para a data 10/04/2008
  DateTime data = new DateTime(2008, 4, 10);

  // exibe o resultado
  System.Console.WriteLine(data.ToString("dd/MM/yyyy"));

  // pausa o programa
  Console.ReadKey();
}

Note que, quando usamos este construtor, a parte do DateTime relativa às horas é inicializada como meia-noite.

Tome cuidade. Este método pode lançar exceções dos tipos ArgumentOutOfRangeException e ArgumentException se os valores fornecidos para o ano, mês e dia estiverem fora das faixas permitidas.


Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais

Dimensionamento de Redes de Distribuição de Água

O primeiro passo para você entender uma rede de distribuição de água (RDA) é conhecer as duas formas nas quais diferentes condutos podem se associar: em série ou em paralelo. Quanto aos condutos em série e paralelo pode-se dizer que as afirmações a seguir:

I) Para manter a vazão constante, a velocidade do escoamento se altera, sendo inversamente proporcional à área. Assim, se a área da seção transversal aumenta, a velocidade diminui, e vice-versa.

II) O que você precisa saber em uma associação de condutos em paralelo é que existe uma perda de carga entre A e B, ou seja, o início e final de um segmento. Essa perda de carga é constante, independentemente do trecho pelo qual o escoamento flui.

III) Quando em paralelo, a vazão que parte do nó A se divide em função das características da tubulação e do escoamento, como diâmetro, rugosidade e velocidade, quando chega em B, houve alteração nesta vazão a variação da velocidade diferenciada em cada um dos caminhos ao qual fora dividida.

Pode-se dizer que:

A) I e III estão corretas

B) Somente III está correta

C) Somente I está correta

D) I e II estão corretas

E) Todas estão corretas
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em

Dimensionamento de lajes e escadas maciças

Considere uma laje retangular, maciça, com vão de 5,0m, concreto fck = 20MPa, aço CA-50 e espessura de 12cm (com altura útil igual a 9,5cm), submetida a um momento de cálculo de 35kN.m.

A armadura que resiste ao esforço solicitado, de forma otimizada, é (desconsiderar a verificação de flechas e fissuras):

A) &#8709;10mm a cada 10cm.

B) &#8709;10mm a cada 12,5cm.

C) &#8709;12,5mm a cada 12,5cm.

D) &#8709;12,5mm a cada 15,0cm.

E) &#8709;12,5mm a cada 10cm.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em

Cisalhamento e detalhamento de vigas

O arranjo das armaduras de uma viga de concreto armado deve atender tanto à função estrutural quanto às condições adequadas de execução, principalmente em relação ao lançamento e ao adensamento do concreto. Uma viga de concreto C20 está sujeita a um carregamento Vd de 500kN. Essa viga tem seção igual a 25 x 60cm e altura útil de 57cm.

Determine o espaçamento máximo da armadura transversal dessa viga:

A) 17cm.

B) 21cm.

C) 25cm.

D) 27cm.

E) 30cm.
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Noções de licitação pública

Tipo de licitação é a forma como se dará o julgamento das propostas e a escolha do vencedor.

Em relação aos tipos e às modalidades da licitação pública, leia com atenção a afirmativa a seguir:

O _________ será sempre pelo tipo ____________; o __________ será sempre pelo tipo _____________; o _____________ não será por nenhum tipo; já as demais modalidades podem ser por qualquer tipo, sendo a regra o menor preço.

Marque a alternativa que preenche as lacunas de forma correta.

A) leilão - menor preço - pregão - maior lance ou oferta - concorrência.

B) pregão - menor preço - leilão - maior lance ou oferta - concurso.

C) concurso - melhor técnica - leilão - técnica e preço - convite.

D) pregão - técnica e preço - leilão - maior lance ou oferta - concurso.

E) concurso - menor preço - leilão maior lance ou oferta - convite.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Qual é a forma correta de se criar um array em JavaScript?

A) var cores = ["vermelho", "verde", "azul"];

B) var cores = (1: "vermelho", 2: "verde", 3: "azul");

C) var cores = "vermelho", "verde", "azul";

D) var cores = 1: ("vermelho"), 2: ("verde"), 3: ("azul");
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

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