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Como usar a classe RandomAccessFile para escrever uma string em um arquivo como uma sequencia de bytes

Quantidade de visualizações: 8671 vezes
O método writeBytes() da classe RandomAccessFile nos permite escrever uma string em um arquivo como uma sequencia de bytes. Isso é feito descartando-se os oito bits de ordem alta de cada caractere da string (lembre-se de que cada caractere em Java ocupa 2 bytes), o que resultará em caracteres ASCII, e escrevendo no arquivo cada caractere como um byte apenas. Veja a assinatura deste método:

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Veja um trecho de código no qual usamos o método writeBytes() para escrever uma string como uma sequencia de bytes:

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Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Java ArrayList para iniciantes - Como excluir todos os elementos de uma ArrayList usando seu método clear()

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Nesta dica eu mostro como podemos usar o método clear() da classe ArrayList, da linguagem Java, para limpar seu conteúdo, ou seja, excluir todos os seus itens de uma só vez.

Veja o código completo:

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Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

A lista contém 4 itens
Agora a lista contém 0 itens


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Apostila de Java - Como retornar uma substring em Java usando o método substring() da classe String

Quantidade de visualizações: 187 vezes
Nesta dica eu mostro como podemos obter parte de uma palavra, frase ou texto, ou seja, extrair uma substring a partir de uma string. Para isso nós podemos usar o método substring() da classe String da linguagem Java.

Esta função recebe o índice inicial (começando em 0) e o índice final (também começando em 0). O retorno será a substring contida entre estes índices.

Veja o código completo para o exemplo:

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Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Frase: Programar em Java é muito bom
Substring obtida: Java


Java ::: Dicas & Truques ::: Gráficos

Como desenhar em um JComponent (JLabel, JButton, JPanel, etc) usando o método getGraphics() para obter o contexto de desenho

Quantidade de visualizações: 13971 vezes
A classe JComponent possui um método chamado getGraphics() que retorna um objeto da classe Graphics que pode ser usado para desenhar na superfície do componente. Desta forma, qualquer componente que herda de JComponent pode ser usado para esta finalidade.

Antes de demonstrarmos como isso funciona, tenha em mente que o contexto de desenho de um componente só está disponível após ele ser pintado pela primeira vez. Se tentarmos obter o Graphics antes que o componente tenha sido pintado, corremos o risco de lançar uma exceção NullPointerException.

O trecho de código abaixo mostra como desenhar uma linha em um JLabel ao clicar em um botão. Fique atento a este código. Boa parte das dicas vistas nesta seção usam esta abordagem:

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Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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