Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: Java ::: Dicas & Truques ::: Entrada e Saída em Arquivos (File Input/Output - IO)

Aprenda a usar o método seek() para posicionar o ponteiro de arquivo da classe RandomAccessFile

Quantidade de visualizações: 12114 vezes
Quando estamos efetuando a leitura ou escrita de um arquivo usando um objeto da classe RandomAccessFile, muitas vezes precisamos avançar ou recuar o ponteiro de arquivo, de forma a localizar a posição de escrita ou leitura desejada.

Para tal operação a classe RandomAccessFile nos fornece o método seek(). Este método recebe um inteiro informando a posição do ponteiro de arquivo a partir da posição zero do arquivo. Veja um exemplo de seu uso:

import java.io.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // uma instância de RandomAccessFile para leitura e escrita
    try{
      RandomAccessFile arquivo = 
        new RandomAccessFile("C:\\java\\conteudo.txt", "r");

      byte[] buffer = new byte[5];

      //vamos posicionar o ponteiro de arquivo no início do arquivo
      // e ler 5 bytes
      arquivo.seek(0);
      arquivo.read(buffer);
      // vamos exibir o resultado
      for(int i = 0; i < buffer.length; i++){
        System.out.println((char)buffer[i]);
      }      

      System.out.flush();
      System.out.println();

      //vamos agora posicionar o ponteiro de arquivo na posição 20


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 25 usuários muito felizes estudando em nosso site.