Você está aqui: Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Entendendo e aprendendo a usar a classe File

Quantidade de visualizações: 9726 vezes
A classe File, do pacote java.io, é uma representação abstrata de um arquivo ou diretório no sistema de arquivos da máquina atual. Veja sua posição na hierarquia de classes Java:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

java.lang.Object
  java.io.File

Esta classe implementa ainda as interfaces Serializable e Comparable<File>. Na versão 1.5 do Java, a classe File possui três construtores mais comumente usados. O primeiro recebe um objeto da classe File representando o diretório pai e uma string representando o diretório filho ou o nome de um arquivo contido no diretório pai. Veja um exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

import java.io.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // Uma instância de File que representa um arquivo
    File arquivo = new File(new File("C:\\java"), "conteudo.txt");    

    // vamos exibir o resultado
    System.out.println(arquivo.getName());

    System.exit(0);
  }
}

O segundo construtor nos permite fornecer o diretório e/ou nome do arquivo como um único argumento. Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

import java.io.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // Uma instância de File que representa um arquivo
    File arquivo = new File("C:\\java\\conteudo.txt");    

    // vamos exibir o resultado
    System.out.println(arquivo.getName());

    System.exit(0);
  }
}

O terceiro construtor é similar ao primeiro, com a diferença que agora podemos fornecer os dois argumentos usando String. Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

import java.io.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // Uma instância de File que representa um arquivo
    File arquivo = new File("C:\\java", "conteudo.txt");    

    // vamos exibir o resultado
    System.out.println(arquivo.getName());

    System.exit(0);
  }
}


É importante notar que, simplesmente criar uma instância de File, não implica em criar o diretório ou arquivo no sistema de aruivos da máquina atual. A classe File é apenas uma abstração do diretório e/ou arquivo representado. Veja, por exemplo, como verificar se um determinado arquivo existe:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

import java.io.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // Uma instância de File que representa um arquivo
    File arquivo = new File("C:\\java\\conteudo.txt");    

    // vamos verificar se o arquivo existe
    if(arquivo.exists()){
      System.out.println("O arquivo existe");
    }
    else{
      System.out.println("O arquivo NÃO existe");
    }

    System.exit(0);
  }
}


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Pacote java.util ::: Iterator

Como usar objetos da interface Iterator do Java em suas aplicações

Quantidade de visualizações: 2861 vezes
Um objeto da interface Iterator<E>, no pacote java.util, é usado para percorrer os elementos de uma coleção. Um Iterator é usado com frequencia em substituição a um Enumeration. Há duas diferenças principais entre os dois:

a) Um Iterator permite a remoção de elementos na coleção sendo percorrida no momento.
b) Os métodos do Iterator são mais curtos e apresentam melhoria em relação aos métodos do Enumeration.

As subinterfaces conhecidas de Iterator<E> são ListIterator<E> e XMLEventReader. As classes conhecidas que implementam esta interface são BeanContextSupport.BCSIterator, EventReaderDelegate e Scanner.

Veja um trecho de código no qual usamos um Iterator para percorrer e exibir os valores dos elementos de uma ArrayList:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.util.ArrayList;
import java.util.Iterator;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar uma ArrayList
    ArrayList<String> pessoas = new ArrayList();
    pessoas.add("Osmar");
    pessoas.add("Carlos");
    pessoas.add("Fernanda");
    
    // vamos obter um Iterator para a lista e percorrer todos os elementos
    for(Iterator<String> pessoa = pessoas.iterator(); pessoa.hasNext();){
      System.out.println(pessoa.next());
    }
  }
}

Ao executar este exemplo nós teremos o seguinte resultado:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

Osmar
Carlos
Fernanda



Java ::: Pacote java.lang ::: String

Como usar o método trim() da classe String do Java para remover os espaços no início e final de uma string - Revisado

Quantidade de visualizações: 5978 vezes
Em algumas situações precisamos remover todos os espaços antes e depois de uma string. Para isso podemos usar o método trim() da classe String da linguagem Java. Veja sua assinatura:

public String trim()


Se a string possuir quaisquer caracteres '\u0020' (o código Unicode para o caractere de espaço), estes serão removidos tanto no ínicio quanto no final e uma nova string será criada e retornada. Se a string não possuir nenhum espaço no início ou final, a string original é retornada.

Veja um trecho de código no qual usamos o método trim() da classe String para remover os espaços no início e final de uma string:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // uma string contendo espaços no início e no final
    String frase = "  Possuo espaços no ínicio e no final    ";
     
    // vamos exibir a string com os espaços
    System.out.println("Com espaços: " + frase + ".");
     
    // vamos remover os espaços no início e no final
    String semEspacos = frase.trim();
    // exibimos a string sem os espaços no início e no final
    System.out.println("Sem espaços: " + semEspacos + ".");
  }
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Com espaços:   Possuo espaços no ínicio e no final    .
Sem espaços: Possuo espaços no ínicio e no final.


Esta dica foi revisada e testada no Java 8.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Como testar se um número é potência de dois usando Java

Quantidade de visualizações: 676 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java contendo um método que recebe um número inteiro e retorna um valor boolean indicando se o valor informado é potência de dois.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um valor inteiro: 8
O valor 8 é potência de dois
Informe um valor inteiro: 34
O valor 34 não é potência de dois
Informe um valor inteiro: 64
O valor 64 é potência de dois
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

Este código completo faz parte do nosso E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas.
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book



Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 75 usuários muito felizes estudando em nosso site.