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Usando o método entrySet() para retornar um conjunto (Set) dos mapeamentos em um HashMapQuantidade de visualizações: 11642 vezes |
O método entrySet() da classe HashMap nos permite obter uma visão de coleção dos mapeamentos contidos no HashMap. Veja sua assinatura:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public Set<Map.Entry<K,V>> entrySet() Cada elemento na coleção retornada é um objeto da interface Map.Entry. Esta interface define três métodos interessantes: getKey() retorna a chave correspondente ao elemento atual, getValue() retorna o valor e setValue(V value) permite definir o valor. Veja um trecho de código no qual usamos o método entrySet() para retornar um Set contendo todos os mapeamentos do HashMap. Em seguida obtemos um Iterator no Set e o usamos para percorrer todos os Map.Entry contidos no conjunto. ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar uma instância de HashMap HashMap<Integer, String> clientes = new HashMap<Integer, String>(); // vamos adicionar três chaves e seus valores clientes.put(new Integer(1), "Osmar J. Silva"); clientes.put(new Integer(2), "Salvador Miranda de Andrade"); clientes.put(new Integer(3), "Marcos da Costa Santos"); // vamos obter um conjunto (set) contendo todos os mapeamentos // do HashMap Set conjunto = clientes.entrySet(); // vamos agora percorrer os elementos do Set // primeiro obtemos um iterador Iterator i = conjunto.iterator(); // e finalmente exibimos os elementos do Set como objeto da // interface Map.Entry<K,V> while(i.hasNext()){ Map.Entry entrada = (Map.Entry)i.next(); System.out.println("Código: " + entrada.getKey() + " - Cliente: " + entrada.getValue()); } System.exit(0); } } |
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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercício Resolvido de Java - Escreva um algoritmo Java que leia o nome de um vendedor, o seu salário fixo e o total de vendas efetuadas por ele no mêsQuantidade de visualizações: 10938 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um algoritmo Java que leia o nome de um vendedor, o seu salário fixo e o total de vendas efetuadas por ele no mês (em dinheiro). Sabendo que este vendedor ganha 15% de comissão sobre suas vendas efetuadas, informar o seu nome, o salário fixo e o salário no final do mês. Sua saída deverá ser parecida com: Nome do vendedor: CAMILA REIS Informe o salário fixo: 1850 Total de vendas efetuadas: 5000 Resultados: Nome do vendedor: CAMILA REIS Salário fixo: 1850.0 Salário final do mês: 2600.0 Veja a resolução deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler o nome do vendedor System.out.print("Nome do vendedor: "); String nome = entrada.nextLine(); // vamos ler o salário fixo System.out.print("Informe o salário fixo: "); double salario_fixo = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos o total de vendas efetuadas pelo vendedor System.out.print("Total de vendas efetuadas: "); double total_vendas = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // agora vamos calcular o total da comissão a ser paga double total_comissao = total_vendas * (15.0 / 100.0); // calculamos o salário final double salario_final = salario_fixo + total_comissao; // e mostramos os resultados System.out.println("\nResultados:\n"); System.out.println("Nome do vendedor: " + nome); System.out.println("Salário fixo: " + salario_fixo); System.out.println("Salário final do mês: " + salario_final); } } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o ponto médio entre dois pontos no plano usando Java - Geometria com JavaQuantidade de visualizações: 2862 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar um trecho de código Java para obter o ponto médio entre dois pontos quaisquer no plano, ou seja, no R2. Em mais dicas dessa seção você aprenderá como isso pode ser feito no R3 (espaço) Comece analisando a figura abaixo, na qual temos dois pontos A e B, com suas coordenadas correspondentes, e o ponto médio M: Assim, dados dois pontos A = (2, 9) e B = (10, 2) no plano cartesiano R2, as coordenadas x e y do ponto médio são calculadas por meio da seguinte fórmula: \[x = \frac{x_1 + x_2}{2}\] \[y = \frac{y_1 + y_2}{2}\] Colocando na fórmula os valores que já temos: \[x = \frac{2 + 10}{2} = \frac{12}{2} = 6 \] \[y = \frac{9 + 2}{2} = \frac{11}{2} = 5.5 \] Assim, as coordenadas do ponto médio será (x = 6, y = 5.5). E agora veja o código Java completo para calcular as coordenadas do ponto médio a partir de dois pontos no plano cartesiano (plano 2D ou R2): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ Scanner entrada = new Scanner(System.in); // x e y do primeiro ponto System.out.print("Coordenada x do primeiro ponto: "); float x1 = Float.parseFloat(entrada.nextLine()); System.out.print("Coordenada y do primeiro ponto: "); float y1 = Float.parseFloat(entrada.nextLine()); // x e y do segundo ponto System.out.print("Coordenada x do segundo ponto: "); float x2 = Float.parseFloat(entrada.nextLine()); System.out.print("Coordenada y do segundo ponto: "); float y2 = Float.parseFloat(entrada.nextLine()); // vamos calcular as coordenadas x e y do ponto médio float x = (x1 + x2) / 2; float y = (y1 + y2) / 2; // vamos mostrar o resultado System.out.println("As coordenadas do ponto médio são: (x = " + x + ", y = " + y + ")"); } } Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 2 Coordenada y do primeiro ponto: 9 Coordenada x do segundo ponto: 10 Coordenada y do segundo ponto: 2 As coordenadas do ponto médio são: (x = 6.0, y = 5.5) |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar encapsulamento em Java - Programação Orientada a Objetos em JavaQuantidade de visualizações: 37783 vezes |
Encapsulamento é a técnica de transformar os objetos que compõem uma aplicação em verdadeiras caixas-pretas. De fato, se pensarmos em termos de informática, é possível para um usuário comum usar todas as funcionalidades de uma impressora sem nem mesmo entender seu funcionamento interno. Imagine o desastre que seria se todos os usuários resolvessem abrir suas impressoras para investigar o que há dentro delas. Da mesma forma, ao construir uma classe, devemos fazê-lo de forma que o usuário desta classe tenha acesso apenas aos métodos que permitem ler informações da classe ou fornecer os dados necessários para sua correta operação. Dados relativos ao funcionamento interno da classe devem permanecer ocultos e acessíveis somente aos métodos da própria classe. O encapsulamento deve ser aplicado de forma a permitir que alterações na estrutura interna de uma classe não prejudique o funcionamento do código externo que a usa. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- class Pedido{ public List obterProdutos(){ // monta uma lista de produtos // pertecentes a este pedido return lista; } } A classe Pedido contém um método chamado obterProdutos() que retorna uma lista de produtos pertencentes a um determinado pedido. É aqui que o encapsulamento se torna importante. O código que usa esta classe desconhece completamente como esta lista de produtos é montada. Tudo que nos interessa é a lista de produtos que o método retorna. O programador da classe pode decidir a qualquer momento, talvez para melhorar o desempenho da classe, alterar a forma de montagem da lista. Uma vez que o nome e retorno do método (incluindo a estrutura da lista retornada) continuem sendo os mesmos, o código que usa a classe continuará funcionando como anteriormente. |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
O código de ética profissional: Concorrência Em relação à concorrência perfeita, podemos dizer que se trata da competição pura. Essa estrutura sugere o funcionamento ideal ou equilibrado do mercado. A concorrência perfeita apresenta quatro características que a tornam o modelo econômico mais adequado. Assinale a alternativa que contém essas características. A) Baixo número de compradores e vendedores; produtos homogêneos; informações disponíveis; mobilidade. B) Elevado número de compradores e vendedores; produtos heterogêneos; informações disponíveis; mobilidade. C) Elevado número de compradores e vendedores; produtos homogêneos; informações confidenciais; mobilidade. D) Elevado número de compradores e vendedores; produtos homogêneos; informações disponíveis; mobilidade. E) Elevado número de compradores e vendedores; produtos homogêneos; informações disponíveis; fixidez. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Equação de Manning A equação de Manning é uma expressão empírica que se aplica ao fluxo uniforme em canais abertos, relacionando a velocidade do fluido, a área da seção e a inclinação do canal. Sobre a fórmula de Manning, selecione a alternativa correta. A) O valor do coeficiente de rugosidade n representa a perda de carga localizada, uma vez que se refere à interferência do atrito nas paredes das tubulações e canais de condução de fluidos. B) A fórmula de Manning só apresenta resultados precisos para canais naturais, sendo os artificiais complexos, pois o coeficiente de rugosidade n varia na produção do material. C) O valor do coeficiente de rugosidade n representa a perda de carga distribuída atribuída ao atrito e é sempre calculado em campo para que erros associados a ele sejam minimizados. D) Em canais artificiais, o valor do coeficiente de Manning n representa a perda de carga causada apenas pelas paredes, se fazendo necessário aplicar uma correção para o fundo do canal. E) A fórmula de Manning fornece resultados confiáveis para os canais naturais ou artificiais e o coeficiente de rugosidade n representa a perda de carga distribuída relacionada ao atrito. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D |
Topografia no Civil 3D São linhas usadas para representar a topografia, mostrando as mudanças de elevação no terreno. Essas linhas conectam posições com a mesma elevação em uma superfície. Estamos falando de: A) Control Points (Pontos de Controle) B) Breaklines (Linhas de Quebra) C) Contour Lines (Curvas de Nível) D) Feature Lines (Linhas de Características) E) Parcels (Parcelas, Lotes) Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
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Dimensionamento de pilares de extremidade As solicitações que ocorrem num pilar de extremidade podem ser as forças normais e os momentos fletores. No método de dimensionamento do pilar-padrão com curvatura aproximada, considera-se um momento mínimo que deverá ser comparado com os demais momentos de 1ª ordem. Diante do exposto, qual é o valor do momento mínimo nas direções x e y do pilar de extremidade apresentado na figura a seguir? A) M1d, mín, x = 4025,65KN.cm; M1d, mín, y = 2499,5KN.cm. B) M1d, mín, x = 1585,25KN.cm; M1d, mín, y = 2389,21KN.cm. C) M1d, mín, x = 2500KN.cm; M1d, mín, y = 3056,5KN.cm. D) M1d, mín, x = 2028,6KN.cm; M1d, mín, y = 3056,5KN.cm. E) M1d, mín, x = 2028,6KN.cm; M1d, mín, y = 2499KN.cm. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Fórmula de Chézy Um canal reto e retangular tem 2,1m de largura e 1,2m de profundidade e está com uma declividade de fundo de 3°. Sendo o fator de atrito igual a 0,022, a vazão para escoamento uniforme será: A) 23,97m3/s. B) 25,78m3/s. C) 30,87m3/s. D) 37,00m3/s. E) 37,55m3/s. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
Java - Como transformar um StringBuffer em uma String usando o método toString() da classe StringBuffer |
Códigos Fonte |
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