![]() |
|
||||
![]() Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Você está aqui: C++ ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade) |
||||
Como calcular potência em C++ usando uma função recursivaQuantidade de visualizações: 19303 vezes |
||||
Nesta dica mostrarei como podemos efetuar cálculo de potência em C++ usando recursividade, ou seja, uma função que chama a si mesma repetidamente, até que o caso base (condição de parada) seja alcançado. Veja que informaremos a base e o expoente e a função nos retornará a potência da base informada. Veja o código C++ completo para o exemplo:
Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: 3 elevado a 4 = 81 |
||||
![]() |
||||
C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Arquivos e Diretórios |
||||||||
Como renomear arquivos e diretórios em C++ usando a função MoveFile() da API do WindowsQuantidade de visualizações: 8709 vezes |
||||||||
A função MoveFile() da API do Windows pode ser usada quando precisamos renomear um arquivo ou diretório. Veja seu protótipo:BOOL WINAPI MoveFile( LPCTSTR lpExistingFileName, LPCTSTR lpNewFileName ); Note que só precisamos fornecer o nome atual e o novo nome do arquivo ou diretório que queremos renomear. Se houver algum erro ao renomear o arquivo ou diretório, a função MoveFile() retornará o valor 0 (zero). Se a operação for efetuada com sucesso, um valor diferente de 0 (zero) será retornado. É sempre uma boa idéia usar a função GetLastError() para retornar o código do erro em caso de falha. Veja um trecho de código no qual renomeamos um arquivo:
Aqui nós estamos alterando o nome do arquivo testes.txt para novo.txt. Os possíveis erros nesta operação são: a) ERROR_FILE_NOT_FOUND - Ocorre quando o arquivo fornecido como primeiro argumento para a função MoveFile() não existe. O código para este erro é 2 e a mensagem em português é "O sistema não pode encontrar o arquivo especificado (The system cannot find the file specified)". b) ERROR_ALREADY_EXISTS - Ocorre quando o arquivo fornecido como segundo argumento para a função MoveFile() já existe. O código para este erro é 183 e a mensagem em português é "Não é possível criar um arquivo já existente (Cannot create a file when that file already exists)". Veja agora um trecho de código no qual renomeamos um diretório:
| ||||||||
C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
||||||||||||||||||||||||||||||||
Como usar o tipo de dados int da linguagem C++Quantidade de visualizações: 10685 vezes |
||||||||||||||||||||||||||||||||
O tipo de dados int da linguagem C++ é usado quando queremos representar números inteiros, ou seja, sem partes fracionárias. Veja um trecho de código demonstrando seu uso (note que estes estudos foram feitos no Windows XP - 32 bits - usando Dev-C++):
A capacidade de armazenamento do tipo int depende da arquitetura na qual o programa está sendo executado. Uma forma muito comum de descobrir esta capacidade é usar os símbolos INT_MIN e INT_MAX, definidos no header climits (limits.h). Veja:
Ao executar este programa você terá um resultado parecido com:
Veja que o tipo inteiro aceita valores positivos e negativos. Tudo que você tem a fazer é tomar todo o cuidado para que os valores atribuidos a variáveis deste tipo não ultrapassem a faixa permitida. Veja um trecho de código que provoca o que chamamos de transbordamento (overflow):
Este programa exibirá o seguinte resultado:
Note que este não é o resultado esperado, visto que INT_MAX + 2 deveria retornar:
Porém, como o valor máximo que pode ser armazenado em um int é 2147483647, o procedimento adotado pelo compilador foi tornar o número negativo e subtrair 1. É claro que, se você testar este código em arquiteturas diferentes o resultado poderá ser diferente do exemplificado aqui. Em termos de bytes, é comum o tipo int ser armazenado em 4 bytes, o que resulta em 32 bits (um byte é formado por 8 bits, lembra?). Veja um trecho de código que mostra como usar o operador sizeof() para determinar a quantidade de bytes necessários para armazenar um variável do tipo int:
O resultado da execução deste código será algo como:
| ||||||||||||||||||||||||||||||||
C++ ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
||||
Programação Orientada a Objetos em C++ - Como controlar o acesso a membros de uma classe C++ usando o modificar publicQuantidade de visualizações: 8183 vezes |
||||
Membros de uma classe são suas funções e variáveis. A visibilidade de tais membros pode ser controlada, ou seja, algumas funções e variáveis podem ser ocultadas do mundo externo. Este é o princípio de encapsulamento da programação orientada a objetos. O modificador public define que os membros de uma classe estarão acessíveis a qualquer função fora da classe. Veja um exemplo:
Como o atributo nome foi declarado na seção public, o código da função main possui acesso a ele sem a necessidade de métodos acessórios (get) ou mutatórios (set). Quando usamos o modificador public antes do nome de uma classe base (durante a herança), estamos definindo que os membros public e protected da classe base serão public e protected na classe derivada. O acesso padrão (sem modificador) dos membros de uma classe é private. Em uniões (union) e estruturas (structure), o acesso padrão é public. O acesso padrão de uma classe base (durante a herança) é private para classes e public para estruturas. Uniões não podem possuir classes bases. | ||||
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++ |
Veja mais Dicas e truques de C++ |
Dicas e truques de outras linguagens |
Python - Como calcular o cateto oposto dadas as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente em Python C# - C# Windows Forms - Como verificar o estado da tecla Num Lock em suas aplicações C# Windows Forms |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |