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Como calcular porcentagem em Delphi - Como efetuar cálculos de porcentagem em Delphi

Quantidade de visualizações: 30125 vezes
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em Delphi.

Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas.

Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em Delphi:



Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em Delphi:



Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em Delphi:



Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em Delphi:



Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em Delphi:



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PHP ::: PHP + MySQL ::: MySQL Improved Extension (mysqli)

Como estabelecer uma conexão PHP + MySQL no modo procedimental - Como se conectar ao banco MySQL usando PHP (modo procedural) usando mysqli_connect - Revisado)

Quantidade de visualizações: 7053 vezes
Nesta dica mostrarei como usar a função mysqli_connect da extensão mysqli para efetuar uma conexão PHP + MySQL usando o modo precedimental, ou seja, nada de programação orientada aqui, mas em outras dicas dessa seção você encontrará a forma de conexão orientada a objetos.

Veja um trecho de código completo no qual nos conectamos ao banco de dados MySQL e exibimos uma mensagem indicando o sucesso da operação:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<?
  // vamos efetuar a conexão com o banco
  $conexao = mysqli_connect("localhost", "root",
    "osmar1234", "estudos");  

  // conexão efetuada com sucesso?
  if(mysqli_connect_errno()) {
    echo "Não foi possível efetuar a conexão com o MySQL: "
      . mysqli_connect_error();
    // vamos sair daqui
    exit();
  }
  else{
    echo "Conexão efetuada com sucesso.";
    // fecha a conexão
    mysqli_close($conexao);
  }
?>

Este trecho de código foi revisado e testado no PHP 8.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o tamanho de uma string em JavaScript usando a propriedade length do objeto String

Quantidade de visualizações: 10878 vezes
Em várias situações nós precisamos obter a quantidade de caracteres, ou seja, o tamanho de uma palavra, frase ou texto em JavaScript. Para isso nós podemos usar a propriedade length do objeto String.

A propriedade length do objeto String da linguagem JavaScript nos retorna um valor inteiro representando a quantidade de caracteres na string, incluindo espaços em branco e pontuações.

Veja o código JavaScript completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos declarar uma nova string
  var frase = "JavaScript é bom demais";
  
  // agora vamos obter o tamanho da string
  var tam = frase.length;
  
  // e mostramos o resultado
  window.alert("Esta string possui " + tam 
    + " caracteres.");
</script>
  
</body>
</html>

Ao abrir esta página HTML no navegador nós teremos uma mensagem window.alert() com o seguinte conteúdo:

Esta string possui 23 caracteres.


HTML5 ::: Aplicativos Completos ::: Programas de desenho, edição e visualização de imagens e fotos

Como criar um programa de desenho simples usando o objeto Canvas do HTML5

Quantidade de visualizações: 5272 vezes
Revisando alguns códigos que desenvolvi para clientes ao longo desses anos, encontrei um exemplo de um programa de desenho bem simples demonstrando as possibilidades gráficas do elemento Canvas do HTML. Este código foi escrito há uns dois anos e resolvi compartilhar com todos, para que vocês possam aprimorá-lo e acrescentar novas idéias, afinal, o HTML5 está mais atual do que nunca.

Veja o resultado no navegador:



Eu o escrevi de forma bem simples, sem usar jQuery ou qualquer outro framework, apenas JavaScript raiz mesmo, de forma que até os estudantes mais iniciantes não terão dificuldade de entender. Veja a listagem completa e com comentários:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<html>
<head>
<title>Desenhando no canvas do HTML5</title>
</head>

<body style="padding: 15px">

<b>Clique e arraste para desenhar</b><br><br>

<canvas id="quadro" style="border: 1px solid #666" 
  width="600" height="350"></canvas>

<br><br><button onClick="limpar()">Limpar</button>

<script type="text/javascript">
  // obtém uma referência ao canvas
  var quadro = document.getElementById('quadro');
  // vamos obter o contexto de desenho
  var areaDesenho = quadro.getContext("2d");
  
  // podemos desenhar?
  var podeDesenhar = false; // ainda não
  
  // vetores para guardar as posições x, y, e se o mouse está sendo
  // movimentado pressionado
  var vetorX = new Array();
  var vetorY = new Array();
  var vetorArrastar = new Array();
  
  // agora vamos adicionar na área de desenho um "ouvidor" de 
  // eventos mousedown, ou seja, vamos detectar quando o usuário
  // pressionar o botão do mouse (sem soltar) 
  quadro.addEventListener('mousedown', function(e){
    // podemos iniciar o desenho
    podeDesenhar = true;
    registrarClique(e.pageX - this.offsetLeft, e.pageY - this.offsetTop, false);
    desenhar(); // faça o desenho, moço
  });
  
  // o "ouvidor" de evento que detecta se o mouse está sendo arrastado
  // pressionado
  quadro.addEventListener('mousemove', function(e){	
    if(podeDesenhar){
      registrarClique(e.pageX - this.offsetLeft, e.pageY - 
        this.offsetTop, true);
      desenhar(); // faça o desenho, moço
    }
  });

  // o "ouvidor" de evento que detecta se o mouse foi liberado
  // e interrompe o desenho
  quadro.addEventListener('mouseup', function(e){	
    podeDesenhar = false;
  });

  // o mouse saiu da área de desenho?
  quadro.addEventListener('mouseleave', function(e){	
    podeDesenhar = false;
  });

  function registrarClique(x, y, arrastar){
    // aqui nós guardamos em vetores as posições x, y do clique ou
    // o movimento do mouse pressionado.
    vetorX.push(x);
    vetorY.push(y);
    vetorArrastar.push(arrastar);
  }
  
  // é aqui que a mágica ocorre
  function desenhar(){
    // primeiro vamos limpar o quadro de desenho
    areaDesenho.clearRect(0, 0, areaDesenho.canvas.width, 
      areaDesenho.canvas.height);
	
    areaDesenho.strokeStyle = "#5c5cd6"; // cor
    areaDesenho.lineJoin = "round"; // formato da junção de linha
    areaDesenho.lineWidth = 5; // largura da linha
			
    // percorremos os vetores, usando como base o vetor de coordenadas x
    for(var i = 0; i < vetorX.length; i++){		
      areaDesenho.beginPath(); // inicia o caminho
    
      // o mouse foi arrastado neste evento?
      if((vetorArrastar[i] == true && i > 0)){
        areaDesenho.moveTo(vetorX[i - 1], vetorY[i - 1]);
      }
      else{
        // é o início do desenho
        areaDesenho.moveTo(vetorX[i] - 1, vetorY[i]);
      }
     
      // desenha a linha do ponto X ao ponto Y  
      areaDesenho.lineTo(vetorX[i], vetorY[i]);
      // fecha o caminho
      areaDesenho.closePath();
      // conclui de fato o desenho
      areaDesenho.stroke();
    }  
  }
  
  // e aqui nós limpamos a área de desenho e esvaziamos os vetores
  function limpar(){
    areaDesenho.clearRect(0, 0, areaDesenho.canvas.width, 
      areaDesenho.canvas.height);
    vetorX = [];
    vetorY = [];
    vetorArrastar = [];
  }
</script>

</body>
</html>

Salve o código como "desenho.html" (cuidado para não salvar como "desenho.html.txt") e abra-o no seu navegador, remoto ou localmente. Você pode começar suas modificações alterando a cor do desenho, a largura da linha, etc. Você pode também deixar figuras pré-configuradas e até permitir que o usuário inclua fotos no Canvas.

Para os estudantes que já sabem Node.js, saiba que é possível enviar os três vetores via sockets em um ambiente real time para que outros usuários na rede vejam o seu desenho em tempo real. Bons estudos.


C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

C++ para iniciantes - Como usar o laço for em C++

Quantidade de visualizações: 22639 vezes
O laço for é usado quando queremos executar um bloco de códigos um determinado número de vezes. Este laço é composto de três partes:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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for(início; condição; incremento/decremento){
  bloco de instruções
} 

A parte início é executada uma única vez (na entrada do laço). Geralmente é nesta parte que declaramos e inicializamos a variável de controle. Na parte condição nós testamos a condição atual da variável de controle, para verificar se o laço pode continuar sua execução. Na parte do incremento/decremento nós alteramos o valor da variável de controle. Finalmente o bloco de instruções representa as instruções que serão executadas no laço.

Veja um exemplo de laço for no qual exibimos os números de 0 a 10:

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#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // um laço for que conta de 0 a 10
  for(int i = 0; i <= 10; i++){
    cout << i << "\n";
  }

  cout << "\n\n";

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Veja agora um laço for usado para exibir os números de 10 a 0:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // um laço for que conta de 10 a 0
  for(int i = 10; i >= 0; i--){
    cout << i << "\n";
  }

  cout << "\n\n";

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

É importante observar que mais de uma expressão podem ser executadas nas partes início e incremento/decremento de um laço for. Veja um exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[])
{
  // um laço for que conta de 10 a 0
  for(int i = 0, x = 4; i <= 10; i++, x += 2){
    cout << (i * x) << "\n";
  }

  cout << "\n\n";

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}



Java ::: Classes e Componentes ::: JButton

Como definir a cor do texto de um botão JButton do Java Swing

Quantidade de visualizações: 9131 vezes
Nesta dica eu mostrarei como é possível definir a cor do texto de um componente JButton do Java Swing. Para isso nós usamos o método setForeground() da classe JButton, fornecendo a cor desejada, por exemplo, Color.RED.

Veja um exemplo Java Swing completo:

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package arquivodecodigos;
 
import java.awt.*;
import javax.swing.*;

public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos() {
    super("Estudos Swing");
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));
 
    // Cria um JButton com a cor do texto vermelho
    JButton btn1 = new JButton("Clique Aqui!");
    btn1.setForeground(Color.RED);
 
    // Cria um JButton com a cor de fundo verde
    JButton btn2 = new JButton("Clique Aqui!");
    btn2.setForeground(Color.GREEN);
 
    // Adiciona os botões à janela
    c.add(btn1);
    c.add(btn2);  
 
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Quem Somos

Osmar J. Silva
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98553-6711

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
Programador Freelancer
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Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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