Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Criando e escrevendo em um arquivo usando as classes FileStream e StreamWriter

Quantidade de visualizações: 11950 vezes
Nesta dica mostro como usar as classes FileStream e StreamWriter para criar um arquivo e escrever conteúdo no formato texto nele. Note que usamos o construtor de FileStream que aceita o caminho e nome do arquivo e o modo que ele será aberto. Ao fornecer o valor FileMode.Create nós estamos informando que, se o arquivo existir, seu conteúdo será sobrescrito. Do contrário o arquivo é criado.

Já no construtor de StreamWriter nós estamos fornecendo a codificação dos caracteres, neste caso, UTF-8. Para finalizar, escrevemos no arquivo usando os métodos Write() e WriteLine() da classe StreamWriter.

Veja o código:

static void Main(string[] args){
  // vamos criar uma instância de FileStream. Note que neste
  // construtor nós estamos informando o caminho e nome do
  // arquivo e o modo de abertura do arquivo.
  FileStream fs = new FileStream("dados.txt", FileMode.Create);

  // já temos o FileStream? vamos fornecê-lo a um StreamWriter
  StreamWriter sw = new StreamWriter(fs, Encoding.UTF8);

  // vamos escrever no arquivo
  sw.WriteLine("Esta é a primeira linha");
  sw.Write("Hoje é: ");


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

Veja mais Dicas e truques de C#

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 30 usuários muito felizes estudando em nosso site.