Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Lendo o conteúdo de um arquivo uma linha de cada vez usando a classe StreamReader

Quantidade de visualizações: 11944 vezes
Nesta dica mostro como usar a classe StreamReader para ler o conteúdo de um arquivo uma linha de cada vez. Note que esta classe é adequada para ler conteúdo de um arquivo do tipo texto. Para a leitura de bytes, a classe Stream é mais adequada.

Por padrão, a classe StreamReader efetua a leitura na codificação UTF-8. Este comportamento pode ser alterado usando-se o construtor da classe que permite definir a codificação.

Aqui nós estamos usando o método ReadLine() da classe StreamReader. Este método lê todo o conteúdo de uma linha e retorna tal conteúdo como uma string.

Veja o código:

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
----------------------------------------------------------------------
Precisa de ajuda? Chama no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
 
Este código foi útil? Paga um cafezinho pra mim :-(
PIX: osmar@arquivodecodigos.com.br
----------------------------------------------------------------------
 
static void Main(string[] args){
  try{
    // Cria uma instância de StreamReader
    StreamReader sr = new StreamReader("dados.txt");
    String linha;
 
    // vamos ler as linhas de texto do arquivo até chegar
    // ao seu fim
    while((linha = sr.ReadLine()) != null){
      Console.WriteLine(linha);
    }
  }
  catch(Exception e){
    // houve algum erro!
    Console.WriteLine("Não consegui ler o conteúdo do arquivo");
    Console.WriteLine(e.Message);
  }
 
  Console.WriteLine("Pressione qualquer tecla para sair...");
  // pausa o programa
  Console.ReadKey();
}


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

Veja mais Dicas e truques de C#

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 51 usuários muito felizes estudando em nosso site.