Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: C ::: Dicas & Truques ::: Struct (Estruturas, Registros)

Como criar uma instância de uma estrutura (struct) e acessar e manipular seus membros

Quantidade de visualizações: 11856 vezes
Como visto anteriormente, uma estrutura (struct) permite o agrupamento de variáveis de diferentes tipos e que podem ser referenciadas por um único nome. Além disso, a declaração de uma struct nos permite definir as características principais que todos os itens criados a partir desta estrutura terão.

Considere a seguinte struct:

// define a estrutura Livro
struct Livro{
  char *titulo;


A partir daqui podemos criar quantas cópias quisermos desta estrutura. Veja:

// cria duas instâncias de Livro


Cada atributo (ou propriedade) de uma determinada cópia da estrutura Livro pode ser acessada precedendo-se o nome da propriedade desejada com um ponto. Veja:

// preenche os dados do primeiro Livro
a.titulo = "Programando em Java";


Veja o código completo para o exemplo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

// define a estrutura Livro
struct Livro{
  char *titulo;
  int codigo;
  int paginas;
};

int main(int argc, char *argv[]){
  // cria duas instâncias de Livro
  Livro a, b;

  // preenche os dados do primeiro Livro
  a.titulo = "Programando em Java";
  a.codigo = 342;
  a.paginas = 230;

  // preenche os dados do segundo Livro
  b.titulo = "JavaScript - O Guia Prático";
  b.codigo = 675;
  b.paginas = 930;


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C

Veja mais Dicas e truques de C

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 17 usuários muito felizes estudando em nosso site.