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Como criar uma instância de uma estrutura (struct) e acessar e manipular seus membros

Quantidade de visualizações: 11839 vezes
Como visto anteriormente, uma estrutura (struct) permite o agrupamento de variáveis de diferentes tipos e que podem ser referenciadas por um único nome. Além disso, a declaração de uma struct nos permite definir as características principais que todos os itens criados a partir desta estrutura terão.

Considere a seguinte struct:

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// define a estrutura Livro
struct Livro{
  char *titulo;
  int codigo;
  int paginas;
};

A partir daqui podemos criar quantas cópias quisermos desta estrutura. Veja:

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// cria duas instâncias de Livro
Livro a, b;

Cada atributo (ou propriedade) de uma determinada cópia da estrutura Livro pode ser acessada precedendo-se o nome da propriedade desejada com um ponto. Veja:

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// preenche os dados do primeiro Livro
a.titulo = "Programando em Java";
a.codigo = 342;
a.paginas = 230;

Veja o código completo para o exemplo:

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

// define a estrutura Livro
struct Livro{
  char *titulo;
  int codigo;
  int paginas;
};

int main(int argc, char *argv[]){
  // cria duas instâncias de Livro
  Livro a, b;

  // preenche os dados do primeiro Livro
  a.titulo = "Programando em Java";
  a.codigo = 342;
  a.paginas = 230;

  // preenche os dados do segundo Livro
  b.titulo = "JavaScript - O Guia Prático";
  b.codigo = 675;
  b.paginas = 930;

  // exibe os dados do primeiro livro
  printf("Primeiro Livro\nTitulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n",
    a.titulo, a.codigo, a.paginas);

  // exibe os dados do segundo livro
  printf("\nSegundo Livro\nTitulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n",
    b.titulo, b.codigo, b.paginas);

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}


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C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como testar se um número é primo em C

Quantidade de visualizações: 2553 vezes
O Número Primo é o número maior que 1 e que só pode ser dividido por 1 e por ele mesmo, ou seja, números primos não podem ser divididos por outros números, a não ser por ele mesmo e pelo número 1. Dessa forma, 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, etc, são todos números primos.

É importante observar que 0 e 1 não são números primos, e que o número 2 é o único número primo par.

Veja agora um código C completo que pede para o usuário informar um número inteiro positivo e mostra uma mensagem indicando se o número informado é primo ou não:

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
 
int main(int argc, char *argv[]){
  int numero, i;
  int primo = 1; // verdadeiro, true
	
  // vamos solicitar um número inteiro positivo
  printf("Informe um número inteiro positivo: ");
  scanf("%d", &numero);
    
  // o número é negativo?
  if(numero < 0){
    printf("Número inválido.\n\n");
  }
  // é 0 ou 1?
  else if((numero == 0) || (numero == 1)){
    printf("Número válido, mas não é primo.\n\n");
  }
  // passou até aqui. Vamos testar se o número é primo
  else{
    for (i = 2; i <= (numero / 2); i++){
      // se passar no teste, não é primo
      if (numero % i == 0) {
        primo = 0; // recebe false
        break;
      }
    }
      
    if(primo){
      printf("O número informado é primo\n\n");
    }
    else{
      printf("O número informado não é primo\n\n");
    }
  }
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Informe um número inteiro positivo: 9
O número informado não é primo


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Exercício Resolvido de C - Como calcular o quadrante de uma coordenada cartesiana em C

Quantidade de visualizações: 1528 vezes
Pergunta/Tarefa:

O Plano Cartesiano, ou Sistema de Coordenadas Cartesianas, é formado por duas retas reais perpendiculares, ou seja, o ângulo entre elas é de 90 graus. Essas retas determinam um único plano, que é denominado como sistema ortogonal de coordenadas cartesianas ou somente plano cartesiano.

No ano de 1637, René Descartes teve a brilhante ideia de relacionar álgebra e geometria, dando início à conhecida geometria analítica, método que possibilita descrever a geometria utilizando uma menor quantidade de diagramas e desenhos. Apesar de os créditos dessa descoberta serem dados a Descartes, Pierre de Fermat já conhecia e utilizava alguns conceitos de geometria analítica, logo o plano cartesiano.

Há quatro quadrantes no Sistema de Coordenadas Cartesianas, conforme a figura a seguir:



Como podemos ver, no primeiro quadrante, tanto o x quanto o y são positivos. No segundo quadrante o x é negativo e o y é positivo. No terceiro quadrante, tanto o x quanto o y são negativos. Por fim, no quarto quadrante, o x é positivo e o y é negativo.

Escreva um programa C que pede para o usuário informar os valores x e y de uma coordenada cartesiana e informe em qual quadrante essa coordenada se situa. Se os valores de x e y forem zero, informe que o ponto se situa na origem do plano cartesiano.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor x da coordenada: 12
Informe o valor y da coordenada: -7
A coordenada (12,-7) está no Quarto Quadrante (+,-)
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C:

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  int x, y;
  
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
 
  // vamos pedir para o usuário informar as coordenadas
  printf("Informe o valor x da coordenada: ");
  scanf("%d", &x);
  printf("Informe o valor y da coordenada: ");
  scanf("%d", &y);
  
  // a coordenada está no primeiro quadrante? 
  if (x > 0 && y > 0){
    printf("A coordenada (%d,%d) está no Primeiro Quadrante (+,+)", x, y);
  }
  // a coordenada está no segundo quadrante?
  else if (x < 0 && y > 0){
    printf("A coordenada (%d,%d) está no Segundo Quadrante (-,+)", x, y);
  }
  // a coordenada está no terceiro quadrante?
  else if (x < 0 && y < 0){
    printf("A coordenada (%d,%d) está no Terceiro Quadrante (-,-)", x, y);
  }
  // a coordenada está no quarto quadrante?
  else if (x > 0 && y < 0){
    printf("A coordenada (%d,%d) está no Quarto Quadrante (+,-)", x, y);
  }
  // a coordenada está na origem
  else{
    printf("A coordenada (%d,%d) está na origem", x, y);
  }
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}



C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar o laço while em C - Linguagem C para iniciantes em programação

Quantidade de visualizações: 33426 vezes
O laço while é usado quando queremos que um bloco de instruções seja executado ENQUANTO uma condição for verdadeira (true). Veja um trecho de código exemplificando isso:

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----------------------------------------------------------------------
 
int valor = 1;

while(valor <= 10){
  printf("%d  ", valor);
  valor++;
}

Este trecho de código exibe os números de 1 à 10 na página. Veja agora o mesmo trecho de código, desta vez contando de 10 à 1:

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int valor = 10;

while(valor >= 1){
  printf("%d  ", valor);
  valor--;
}

Lembre-se de que a condição testada em um laço while deve resultar em um valor boolean (true ou false). O trecho de código seguinte deixa isso mais claro:

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  int continuar = 1; // 1 é true em C
  int valor = 1;

  while(continuar){
    printf("%d  ", valor);
    valor++;

    if(valor > 10)
      continuar = 0; // 0 é false em C
  }

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Para finalizar, lembre-se de que um laço while pode nunca ser executado, ou seja, se a condição testada na primeira iteração já resultar false, o fluxo de código é transferido para a primeira instrução após o laço.


C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como usar a função modf() da linguagem C para separar um valor de ponto flutuante em suas partes inteira e fracionária

Quantidade de visualizações: 7835 vezes
Em algumas situações precisamos obter as partes inteira e fracionária de um valor de ponto flutuante. Para isso podemos usar a função modf(). Veja sua assinatura:

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double modf(double x, double * intpart);

O parâmetro x é o valor de ponto flutuante cujas partes queremos separar e intpart é uma variável do tipo double que receberá a parte inteira do valor. O retorno da função é o valor fracionário.

Vamos ver um exemplo? Veja como podemos quebrar o valor 34,27 em suas partes inteira e fracionária:

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  double valor = 34.27;
  
  // vamos separar o valor em suas partes inteira e fracionária
  double inteira = 0.0, fracionaria = 0.0;
  fracionaria = modf(valor, &inteira);
  
  // vamos exibir o resultado
  printf("Parte inteira: %f\n", inteira);
  printf("Parte fracionaria: %f\n", fracionaria);
  
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

Parte inteira: 34.000000
Parte fracionária: 0.270000


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Matemática e Estatística

Exercício Resolvido de C - Escreva um programa C que pede um número inteiro e informa se o número informado é um número de Armstrong

Quantidade de visualizações: 857 vezes
Pergunta/Tarefa:

Um número é chamado de número de Armstrong quando a soma de cada um dos seus dígitos, elevado à quantidade de dígitos do número, equivale ao próprio número. Por exemplo, 153 e 93084 são números de Armstrong, já que:

153 = 13 + 53 + 33
93084 = 95 + 35 + 05 + 85 + 45

Escreva um programa C que pede para o usuário informar um número inteiro e informa se o número informado é um número de Armstrong ou não. Seu código deve usar apenas os operadores matemáticos disponíveis na linguagem C.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número inteiro: 153
O número informado é um número de Armstrong
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>
#include <math.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  int numero, quant_digitos = 0, temp, resto, soma = 0;
	
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português

  // vamos pedir para o usuário informar um número
  printf("Informe um número inteiro: ");
  scanf("%d", &numero);
	  
  // o primeiro passo é obter a quantidade de dígitos que o número informado
  // possui
  temp = numero;
  while(temp != 0) {
    quant_digitos = quant_digitos + 1;
    temp = temp / 10;
  }
    
  // agora efetuamos o cálculo que verifica se o número é um número
  // de Armstrong ou não
  temp = numero;
  while(temp > 0){
    resto = temp % 10;
    soma = soma + (int)(pow(resto, quant_digitos));
    temp = temp / 10;
  }

  if(soma == numero){
    printf("O número informado é um número de Armstrong");
  }
  else{
    printf("O número informado não é um número de Armstrong");
  }
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}



C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como escrever uma função strtolower() para transformar uma palavra inteira em letras minúsculas usando a linguagem C

Quantidade de visualizações: 9907 vezes
O C padrão não possui uma função para transformar todas as letras de uma palavra em minúsculas, embora alguns compiladores a forneça.

O que temos é a função:

    
int tolower(int c);


que permite transformar um caractere em seu correspondente minúsculo. Podemos tirar vantagem disso e escrever uma função strtolower() personalizada. Veja a listagem logo abaixo:

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
 
void strtolower(char *string){
  while(*string){
    *string = tolower(*string);
    string++;
  }
}
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  char frase[] = "PROGRAMANDO EM C";
  strtolower(frase);
   
  printf("%s\n\n", frase);
   
  system("PAUSE");  
  return 0;
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

programando em c
Pressione qualquer tecla para continuar...


C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como concatenar apenas parte de uma string à outra string usando a função strncat() da linguagem C

Quantidade de visualizações: 9863 vezes
Muitas vezes precisamos adicionar à uma string apenas alguns caracteres de outra, ou seja, não queremos concatenar as duas strings completamente; apenas parte da segunda. Para isso podemos usar a função strncat(). Veja o protótipo e explicação desta função:

char *strncat(char *str1, const char *str2, size_t n);


Aqui a quantidade n de caracteres da string str2 será anexada ao final da string str1. O caractere de fim de string (null character) da str1 é sobrescrito durante a operação e anexado novamente assim que os caracteres desejados da str2 sejam copiados. Veja um exemplo:

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  char texto[] = "Gosto muito de ";
  char palavra[] = "C++";

  /*
  Na segunda sequencia de caracteres nós temos "C++", mas
  queremos anexar à primeira sequencia apenas "C". Veja
  como isso é feito
  */

  strncat(texto, palavra, 1);

  // exibe o resultado
  puts(texto);

  system("pause");
  return 0;
}

Ao executar este códigos nós teremos o seguinte resultado:

Gosto muito de C


C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como escrever uma função C que verifica se duas strings são iguais ou diferentes (sem considerar maiúsculas e minúsculas)

Quantidade de visualizações: 9792 vezes
Esta dica mostra como escrever uma função em linguagem C que verifica se duas strings são iguais ou diferentes (sem considerar maiúsculas e minúsculas, ou seja, case insensitive). O nome da função é str_equal(). Esta função aceita duas strings como argumentos e retorna 1 se estas forem iguais e 0 em caso contrário. Experimente, faça as devidas alterações e adicione mais esta função ao seu repertório de códigos C:

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
#include <ctype.h>

// função personalizada que permite verificar
// se duas strings são iguais ou diferentes sem
// considerar maiúsculas e minúsculas
int str_equal(const char *str1, const char *str2){
  while((toupper(*str1) == toupper(*str2)) && (*str1)){
    str1++;
    str2++;
  }

  return((*str1 == 0) && (*str2 == 0));
}

int main(int argc, char *argv[]){
  char palavra1[] = "Java";
  char palavra2[] = "Java";

  if(str_equal(palavra1, palavra2) == 1)
    printf("As palavras sao iguais");
  else
    printf("As palavras sao diferentes");

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais

Água Fria: Reservatórios

O consumo diário de uma edificação pode variar de acordo com diversos fatores. Sobre as considerações relacionadas ao consumo diário e capacidade de reservatório de uma edificação é correto afirmar:

A) O consumo per capita é o consumo da edificação a ser considerado no dimensionamento do reservatório.

B) A capacidade de um reservatório deve ser calculada pelo tamanho da edificação, independentemente da taxa de ocupação.

C) A NBR 5.626 orienta que a capacidade do reservatório deve ficar entre 1 e 3 o consumo diário da edificação.

D) O consumo per capita não varia com as condições socioeconômicas, mas sim com o clima do local.

E) As reservas extras já estão incluídas no consumo total da edificação quando calculada em função do consumo per capita e da taxa de ocupação.
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Vamos testar seus conhecimentos em

Aglomerantes

No Brasil, o gesso não deve ser utilizado para aplicações em ambientes externos em função de sua:

A) Solubilização na água.

B) Resistência mecânica.

C) Resistência à compressão.

D) Isolamento.

E) Aderência.
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Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Como arredondar o valor 7.25 para o inteiro mais próximo em JavaScript?

A) Math.rnd(7.25)

B) Math.round(7.25)

C) rnd(7.25)

D) round(7.25)
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Fundações

Sondagem à Percussão (SPT) e Rotativa (RQD)

Um boletim de sondagem SPT está indicando uma camada de solo residual de granito de 4m com N variando de 3 a 8 golpes. Atingido os 4m, verificou-se que o solo é impenetrável à percussão. O engenheiro solicitou que fizesse outro ensaio ao lado daquele (2m) e o perfil obtido foi de uma camada de solo variando de 3 a 25 golpes até a profundidade de 8m. O que o engenheiro pretendeu comprovar, realizando outro ensaio logo ao lado do primeiro?

A) A tentativa foi de comprovar que o solo era de péssima qualidade.

B) A tentativa foi de comprovar que se tratava de um solo com uma camada de menor resistência logo abaixo.

C) A tentativa foi de provar que se tratava de argilas de consistência mole.

D) A tentativa foi de comprovar que no solo residual de granito podem ocorrer matacões.

E) A tentativa foi de comprovar que o ensaio SPT não é eficiente para solos residuais.
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Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D

Comando Create Alignment from Objects

Qual dos objetos abaixo não pode ser usado para criar um alinhamento quando acionamos o comando Create Alignment from Objects, disponível no item Alignment da aba Create Design?

A) Line

B) Arc

C) Circle

D) Polyline
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C

Veja mais Dicas e truques de C

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