Você está aqui: C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como calcular a diferença de anos, meses ou dias entre duas datas em C# usando a função Subtract() da classe DateTimeQuantidade de visualizações: 21280 vezes |
Esta dica mostra como obter a diferença de anos, meses ou dias entre duas datas. O truque aqui é usar o método Subtract() da estrutura DateTime. Este método recebe um objeto DateTime, subtrai seus valores do DateTime atual e retorna um objeto TimeSpan, usada para representar um intervalo de tempo. Veja o código completo:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // vamos obter a diferença em anos, meses ou dias entre // duas datas DateTime data_inicial = new DateTime(2008, 4, 10); // 10/04/2008 DateTime data_final = new DateTime(2008, 5, 15); // 15/05/2008 // obtém a diferença TimeSpan dif = data_final.Subtract(data_inicial); // exibe o resultado System.Console.WriteLine("Diferença em:\nAnos: " + (dif.Days / 365) + "\nMeses: " + (dif.Days / 30) + "\nDias: " + dif.Days); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Diferença em: Anos: 0 Meses: 1 Dias: 35 Tome cuidado. Este método pode lançar uma exceção do tipo ArgumentOutOfRangeException se os valores fornecidos estiverem fora das faixas permitidas. |
![]() |
C# ::: Namespace System.Windows.Forms ::: Formulários e Janelas |
Como definir uma imagem de fundo para um formulário C# Windows Forms usando a propriedade BackgroundImageQuantidade de visualizações: 14061 vezes |
Formulários Windows Forms podem conter uma imagem de fundo. Isso pode ser feito por meio da propriedade BackgroundImage. Em tempo de design, só precisamos clicar no formulário, acessar a janela de propriedades (Properties) e modificar o valor da propriedade BackgroundImage. Quando clicamos no botão ao lado do valor da propriedade, temos acesso à janela Select Resource. Deixe a opção Project resource file marcada e clique o botão Import. Selecione a imagem que você deseja usar e clique o botão OK. Imediatamente a imagem importada será aplicada ao fundo do formulário. É importante observar que esta forma de adicionar a imagem de fundo evita que tenhamos que enviar a imagem juntamente com nossa aplicação. Como a imagem importada fará parte do Resources da aplicação, ela será compilada e fará parte do .exe resultante. É possível também carregar uma imagem e colocá-la como fundo para um formulário em tempo de execução. Veja um trecho de código no qual carregamos uma imagem JPG localizada em uma pasta imagens no mesmo diretório do .exe da aplicação: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button2_Click(object sender, EventArgs e){ // using System.IO; this.BackgroundImage = new Bitmap(Path.GetDirectoryName( Application.ExecutablePath) + @"\imagens\foto.jpg"); } |
C# ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como escrever um método C# que retorna uma ArrayListQuantidade de visualizações: 17259 vezes |
Estudantes C# ficam um pouco confusos quando solicitados a escrever funções que retornam objetos de classes. E essa confusão é maior ainda quando precisam retornar uma ArrayList, mais precisamente um objeto da classe ArrayList. Esta dica mostra como isso pode ser feito. Veja que temos um método que define, em sua assinatura, que o tipo de retorno não é void (sem retorno) mas sim um objeto da classe ArrayList. No corpo deste método temos a criação da ArrayList propriamente dita, a adição de cinco inteiros e finalmente o uso da palavra-chave return para retornar o ArrayList já preenchido ao chamador do método. Note que o método Main é responsável por efetuar uma chamada ao método, obter o ArrayList resultante e em seguida usar o laço foreach para exibir seus valores: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // método que retornará uma ArrayList static ArrayList obterLista(){ // Cria o ArrayList ArrayList lista = new ArrayList(); // Adiciona 5 inteiros lista.Add(1); lista.Add(2); lista.Add(3); lista.Add(4); lista.Add(5); // retorna o ArrayList preenchido return lista; } static void Main(string[] args){ // obtém um ArrayList preenchido a partir do // método obterLista ArrayList mLista = obterLista(); // exibe os valores do ArrayList foreach (int valor in mLista){ Console.Write("{0} ", valor); } // pausa o programa Console.ReadKey(); } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar herança em C# - Programação Orientada a Objetos em C#Quantidade de visualizações: 26766 vezes |
Herança é uma dos três princípios fundamentais da programação orientada a objetos porque ela permite a criação de hierarquia nos objetos que compõem o sistema. Em C#, uma classe que tem seus dados e métodos herdados por outra é chamada de classe base ou super classe e a classe que herda tais dados é chamada de classe derivada ou sub-classe. O que um aluno, um professor e um funcionário possuem em comum? Todos eles são pessoas e, portanto, compartilham alguns dados comuns. Todos têm nome, idade, endereço, etc. E, o que diferencia um aluno de uma outra pessoa qualquer? Um aluno possui uma matrícula; Um funcionário possui um código de funcionário, data de admissão, salário, etc; Um professor possui um código de professor e informações relacionadas à sua formação. É aqui que a herança se torna uma ferramenta de grande utilidade. Podemos criar uma classe Pessoa, que possui todos os atributos e métodos comuns a todas as pessoas e herdar estes atributos e métodos em classes mais específicas, ou seja, a herança parte do geral para o mais específico. Comece criando uma classe Pessoa como mostrado no código a seguir: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- class Pessoa{ public string nome; public int idade; } Esta classe possui os atributos nome e idade. Estes atributos são comuns a todas as pessoas. Veja agora como podemos criar uma classe Aluno que herda estes atributos da classe Pessoa e inclui seu próprio atributo, a saber, seu número de matrícula. Eis o código: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- class Aluno: Pessoa{ public string matricula; } Observe que, em C#, os dois-pontos são usados para indicar a herança. A classe Aluno agora possui três atributos: nome, idade e matricula. Veja uma aplicação demonstrando este relacionamento: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ // cria um objeto da classe Aluno Aluno aluno = new Aluno(); aluno.nome = "Osmar J. Silva"; aluno.idade = 36; aluno.matricula = "AC33-65"; // Exibe o resultado Console.WriteLine("Nome: " + aluno.nome + "\n" + "Idade: " + aluno.idade + "\n" + "Matrícula: " + aluno.matricula); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } A herança nos fornece um grande benefício. Ao concentrarmos características comuns em uma classe e derivar as classes mais específicas a partir desta, nós estamos preparados para a adição de novas funcionalidades ao sistema. Se mais adiante uma nova propriedade comum tiver que ser adicionada, não precisaremos efetuar alterações em todas as classes. Basta alterar a superclasse e pronto. As classes derivadas serão automaticamente atualizadas. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
Veja mais Dicas e truques de C# |
Dicas e truques de outras linguagens |
Delphi - Como obter a quantidade de dias para um determinado ano usando a função DaysInAYear() do Delphi |
Códigos Fonte |
![]() Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
![]() Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |