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Entendendo a estrutura DateTime

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A estrutura DateTime representa um instante no tempo, geralmente expresso como uma data e uma determinada hora do dia. Os tipos de valores de DateTime representam datas e horas com valores variando da meia-noite do dia 1º de janeiro de 0001 Anno Domini (Common Era) até as 11:59:59 P.M. do dia 31 de dezembro de 9999 A.D. (C.E.).

Os valores de horas são medidos em unidades de 100 nanosegundos chamados de ticks, e uma data em particular é o número de ticks desde a meia-noite de dia 1º de janeiro de 0001 (C.E) no calendário gregoriano (GregorianCalendar). Por exemplo, um valor de tick de 31241376000000000L representa a meia-noite do dia 1º de janeiro de 0100 (Sexta-feira). Um valor de DateTime é sempre expresso no contexto de um calendário explícito ou padrão.

Veja um trecho de código no qual usamos a propriedade Now da estrutura DateTime para exibir a data e hora local no formato longo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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static void Main(string[] args){
  // Data e hora atual
  DateTime agora = DateTime.Now;

  // exibe o resultado
  System.Console.WriteLine("{0:F}", agora);

  // pausa o programa
  Console.ReadKey();
}


O resultado da execução deste código será algo parecido com:

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segunda-feira, 23 de fevereiro de 2008 19:54:46


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C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos

Como desenhar retângulos em C# usando a função DrawRectangle() da classe Graphics do C# - Computação Gráfica em C#

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Retângulos podem ser desenhados em C# e Windows Forms usando o método DrawRectangle() da classe Graphics. Este método pede a caneta de desenho (um objeto da classe Pen), as coordenadas do canto superior esquerdo e a largura e altura do retângulo. Veja a assinatura do método DrawRectangle() mais comumente usada:

Graphics.DrawRectangle(Pen, Single, Single, Single, Single)


Veja um trecho de código no qual desenhamos um retângulo com 250 pixels de largura por 150 pixels de altura:

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private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar um retângulo de 250 pixels de largura por 150
  // pixels de altura
  g.DrawRectangle(new Pen(Color.Red, 1), 50, 50, 250, 150);

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}

As coordenadas do canto superior esquerdo e a largura e altura do retângulo podem ser especificadas como um objeto da estrutura Rectangle. Veja:

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private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar um retângulo de 250 pixels de largura por 150
  // pixels de altura
  g.DrawRectangle(new Pen(Color.Red, 1), 
    new Rectangle(100, 100, 250, 150));

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}



C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar if e if..else em C# - A estrutura condicional if do C#

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A instrução condicional if (se) é usada quando queremos testar uma condição e, baseado nesta, executar alguma ação. Veja:

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static void Main(string[] args){
  int valor = 20;

  // testa se o valor é maior que 10
  if(valor > 10){
    Console.WriteLine("O valor é maior que 10");
  }

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

Execute o código e veja que o texto "O valor é maior que 10" é exibido somente se o valor da variável valor for maior que 10. Note que neste teste temos somente uma instrução. Neste caso as chaves { e } podem ser omitidas:

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if(valor > 10)
  Console.WriteLine("O valor é maior que 10");

No entanto, quando duas ou mais instrução forem executadas, as chaves { e } são obrigatórias. Note também que o resultado do teste de uma instrução condicional if deve ser sempre true ou false.

A instrução if..else (se..ou então) é útil quando queremos executar uma ação se uma condição for satisfeita e outra ação caso contrário. Veja:

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static void Main(string[] args){
  int valor = 5;

  // testa se o valor é maior que 10
  if(valor > 10){
    Console.WriteLine("O valor é maior que 10");
  }
  else{
    Console.WriteLine("O valor é menor ou igual a 10");
  }

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

Há ainda os casos em que temos que testar várias condições. Observe:

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static void Main(string[] args){
  int valor = 8;

  // testa se o valor é maior que 10
  if(valor > 10){
    Console.WriteLine("O valor é maior que 10");
  }
  // testa se o valor é menor que 10
  else if(valor < 10){
    Console.WriteLine("O valor é menor que 10");
  }
  // o valor é igual a 10
  else{
    Console.WriteLine("O valor é igual a 10");
  }

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}



C# ::: Threads ::: Thread

Como usar a classe Thread para criar threads em seus programas C#

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A classe Thread permite criar e controlar uma thread, além de definir sua prioridade e obter seu status. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes da plataforma .NET:

System.Object
  System.Runtime.ConstrainedExecution.CriticalFinalizerObject
    System.Threading.Thread


Um processo pode criar uma ou mais threads para executar parte do código do programa associado a tal processo. Usamos um delegate ThreadStart ou um delegate ParameterizedThreadStart para especificar o código do programa que será executado pela thread. O delegate ParameterizedThreadStart nos permite passar dados para as funções a serem executadas pela thread.

Durante seu ciclo de vida, uma thread está sempre em um ou mais dos estados definidos pela enumeração ThreadState. Um nível de prioridade de agendamento, como definido na enumeração ThreadPriority, pode ser requisitado para a thread, mas, este comportamento nem sempre é garantido pelo sistema operacional.

O método GetHashCode() fornece identificação para threads gerenciadas. Durante o ciclo de vida de uma thread, seu código de identificação não colidirá com os códigos das demais threads, independente do domínio da aplicação a partir do qual obtemos tal valor.

Veja um trecho de código no qual criamos uma thread e a agendamos para execução paralela com a thread principal da aplicação. Note como os valores dos dois laços são exibidos de forma compartilhada pelas duas threads, ou seja, um thread exibe alguns valores e pára, para permitir que a outra faça parte do seu trabalho:

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class Program{
  static void Main(string[] args){
    // using using System.Threading;

    // vamos criar uma nova instância da clase Thread
    // e fornecer o método que será executado
    Thread thread = new Thread(contar);
     
    // vamos agendar a thread para futura execução
    thread.Start();

    // agora vamos contar na thread principal
    for (int i = 0; i <= 20; i++){
      Console.Write("#" + Thread.CurrentThread.GetHashCode() 
        + ": " + i + ", ");
    }

    Console.Write("\n\nPressione uma tecla para sair...");
    Console.ReadKey();
  }

  // método que será chamado pela thread
  static void contar(){
    for (int i = 0; i <= 20; i++){
      Console.Write("#" + Thread.CurrentThread.GetHashCode() 
        + ": " + i + ", ");
    }
  }
}

Aqui eu usei a sintáxe de criação de objetos da classe Thread que cria uma instância de ThreadStart nos bastidores, ou seja, forneci apenas o método a ser executado pela nova thread. Note também que uma chamada ao método Start() da thread não faz com que a thread seja executada imediatamente. Este método apenas torna a thread elegível para execução, ou seja, no estado "pronta" (Running). É o sistema operacional que determina quando a mesma será executada.


Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Classificação de turbinas

O processo de conversão de energia hidráulica em energia mecânica em uma turbina pode também ser utilizado para uma classificação em turbinas de ação ou de reação.

Considerando as turbinas de reação, qual afirmativa está correta?

A) As turbinas de reação são similares às de ação e operam com pressão variável.

B) As turbinas de reação são as turbinas que têm pressão constante no sistema.

C) Nas turbinas de reação, a água tem pressão variando desde a entrada até a saída.

D) As turbinas de ação correspondem a um subgrupo das turbinas de reação mista.

E) Nas turbinas de reação, o fluido converte energia mecânica em energia hidráulica.
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais

Dimensionamento de Redes de Distribuição de Água

O primeiro passo para você entender uma rede de distribuição de água (RDA) é conhecer as duas formas nas quais diferentes condutos podem se associar: em série ou em paralelo. Quanto aos condutos em série e paralelo pode-se dizer que as afirmações a seguir:

I) Para manter a vazão constante, a velocidade do escoamento se altera, sendo inversamente proporcional à área. Assim, se a área da seção transversal aumenta, a velocidade diminui, e vice-versa.

II) O que você precisa saber em uma associação de condutos em paralelo é que existe uma perda de carga entre A e B, ou seja, o início e final de um segmento. Essa perda de carga é constante, independentemente do trecho pelo qual o escoamento flui.

III) Quando em paralelo, a vazão que parte do nó A se divide em função das características da tubulação e do escoamento, como diâmetro, rugosidade e velocidade, quando chega em B, houve alteração nesta vazão a variação da velocidade diferenciada em cada um dos caminhos ao qual fora dividida.

Pode-se dizer que:

A) I e III estão corretas

B) Somente III está correta

C) Somente I está correta

D) I e II estão corretas

E) Todas estão corretas
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Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Analise o seguinte código JavaScript

var a = new Array("teste", 1, 2, -1, -2, 0xFFFFF);
a.sort();
document.write(a);

Qual é o resultado de sua execução?

A) teste,1,2,-1,-2,1048575

B) -1,-2,1,1048575,2,teste

C) Um erro na criação do array

D) teste,-2,-1,1,2,1048575
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Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia

O método racional é muito utilizado na determinação de vazão máxima de projeto para pequenas bacias hidrográficas.

Uma bacia hidrográfica com área de 100 ha, coeficiente de escoamento médio de 0,6, recebeu uma precipitação intensa de 120 mm/h, resultando em uma vazão de pico de 20 m3/s.

Qual a vazão de pico para a mesma bacia hidrográfica se ocorresse uma precipitação de 90 mm/h.

A) 30 m3/s.

B) 20 m3/s.

C) 10 m3/s.

D) 5 m3/s.

E) 15 m3/s.
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Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual o resultado da execução do seguinte código Python?

# cria uma string
palavra = "BRASIL"
print("A letra é: {0}".format(palavra(2)))

A) A letra é: A

B) Um erro TypeError: 'str' object is not callable

C) A letra é: R

D) Um erro SyntaxError: EOL while scanning string literal

E) A letra é: {0}
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

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